Visagens e Assombrações de Belém

Visagens e Assombrações de Belém Walcyr Monteiro

Resenhas - Visagens e Assombrações de Belém

Ariadne Twigg 18/12/2013

Nesse livro você conhece a capital da cidade das mangueiras, Belém do Pará e suas lendas urbanas!
Com lendas urbanas incríveis você conhece a famosa cidade das mangueiras, Belém do Pará!
Este foi o meu primeiro livro! O livro da minha infância!

Bem, o livro é repleto de Lendas Urbanas da capital paraense. As lendas são passadas de geração para geração, antes mesmo de ler o livro eu já conhecia algumas, no entanto o autor Walcyr Monteiro fez uma intensa pesquisa e coleta de dados antes de publicá-las.
Os contos são sobre almas penadas,seres sobrenaturais, misticismo, superstições, cultos das almas e alguns tipos de ocultismos, porém apesar de parecer muito assombroso o livro relata tudo de forma leve como deve ser uma lenda urbana.

E ao final do livro, há diversas fotos de todos os lugares onde os contos se passam, entre os meus contos preferidos estão: A procissão das Almas, A moça do Taxi, O Fantasma erótico de Soledade (um cemitério da capital), Noivado Sobrenatural, ... Entre outras.

Espero que se divirtam com essa leitura!!
Abraços,
=D
Vera Lima 04/01/2014minha estante
Esse livro é muito bom! Tb já o li!

Camila Caca 05/01/2014minha estante
Eu amo esse livro! É o livro da minha infância!!!

Iago 02/06/2020

Belém e seu sobrenatural
O folclore amazônico é muito rico de lendas e "causos" fantásticos, quase sempre com a paisagem da mata ao fundo ou nela acontecendo. Quando uma cidade cresce nela, como aconteceu com Belém, essas figuras sobrenaturais se adaptam a nova realidade e começam a residir no meio urbano, influenciando o comportamento de muitos, servindo de guardiões, protetores, ameaças ou só vivendo sua pós-vida. De qualquer modo, eles vivem através da tradição oral, a qual neste livro é transcrita e preservada. Para os moradores de Belém, o livro é repleto de nostalgia e lugares familiares e pode até atiçar a curiosidade dos mais corajosos a visitar algum cemitério. Se for, vá acompanhado... E não vá a meia noite, muito menos se for sexta-feira.
Klikucha 05/12/2020minha estante
Tem interesse em vender esse livro?

Isidro 08/02/2010

Descobri esse interessante livro durante minha viagem a Belém do Pará, no início de 2010. Com ele aprendi bastante sobre o folclore, a religiosidade e as lendas amazônicas. Visitar os lugares que serviram de cenário para os contos, como a Praça Frei Caetano Brandão, conhecida simplesmente como Largo da Sé, onde fica a belíssima Catedral, causa uma sensação indescritível. O livro é um ótimo complemento aos indispensáveis guias de viagem. Enfim, indico-o para qualquer interessado no imaginário amazônico e para o viajante que venha a Belém, pois é uma leitura excelente para se aclimatar de vez.

Brena Sâmela 17/10/2012

Imaginário Popular.
Histórias que foram ficando conhecido de "boca em boca" através do imaginário popular, que fazem parte da cultura paraense e que trás o seu folclore, superstições, lendas populares, um livro simples e rechiado do imaginário popular que vêm desde nossos avôs.

jolie 28/09/2015

Preciso de ajuda
Como faço pra ler os livros por aqui , sou nova aqui . Desde já agradeço

z..... 17/01/2016

A obra é uma fonte valorosa sobre mitologia paraense e, por extensão, da Amazônia. O autor fez um estudo detalhado com exposição jornalística.

Em relação às histórias, predominam as lendas urbanas pesquisadas em jornais e relatos de um recorte temporal de 1969 a 1972. Todas tem referências a pessoas mortas e essa cultura está relacionada a uma visão popular de forte associação com a natureza no entendimento dos mistérios ou fenômenos. O autor enfatiza que a transformação urbana determina também o enfraquecimento ou desaparecimento dessa cultura. As que me impressionaram mais foram "Fantasma erótico da Soledade" (pelo humor macabro) e "A moça do táxi" (que tem até a suposta identidade dessa aparição em Belém).

Outra parte do livro destina-se ao "Culto das Almas", que é um ritual de orações e petições em alguns cemitérios. Isso não me atrai e li para entender algo dessa cultura. É um tradicionalismo, a exemplo do misticismo das histórias, baseado numa visão primitiva e com sincretismo religioso, resultante de influências umbandistas, rituais indígenas e tradições católicas. Algo um bocado sinistro, com ladainhas pedindo favores pessoais até para as supostas almas no Purgatório em uma invocação dos fiéis aos mortos.

"Belém - Área da pesquisa" tem abordagem didática, com o levantamento de coisas curiosas na História, Geografia, Política e Sociologia da cidade paraense. Destaque para a origem do nome dos bairros.

"Uma abordagem interpretativa" trata da mitologia na sabedoria popular e em sua representatividade. Nesta parte o autor fala de mitos que não foram apresentados entre as histórias, como o boto, a cobra grande e outros entes de maior relação com a natureza. O capítulo aborda de maneira muito interessante a questão das origens dessas superstições na sociedade.

Finalizando, encontramos anexos com um acervo fotográfico dos locais relacionado às histórias apresentadas, orações do Culto das Almas e alguns recortes de jornais exemplificando as inspirações da obra.

O livro foi um achado muito interessante em uma passagem de férias em Belém. Gosto dessas histórias folclóricas, apenas pelo divertimento da leitura e busca das origens. São capazes de determinar rumos inimagináveis a muitos em sua visão de mundo e fé. Também tenho minhas crenças e elas me fazem lembrar da passagem do Novo Testamento na Carta ao Gálatas 1:8 e 9.

Kallyssa 29/08/2016

Maravilhoso
Sou de Belém do Pará, a cidade sobre a qual o livro conta as típicas historia de assombração e particularmente amei o livro! Um livro que conta de uma maneira bem paraense, mostrando um pouco da nossa cultura!

Thyago 22/07/2020

Crenças, imaginários, lendas, visagens e assombrações de Belém em um só livro.
Link do blog: https://eguadolivro.wordpress.com/2020/05/31/resenha-do-livro-visagens-e-assombracoes-de-belem-de-walcyr-monteiro/

Visagens e Assombrações de Belém, é um livro que narra e relata as crenças, o imaginário, lendas urbanas e visagens e assombrações que envolvem a capital paraense, Belém.

O livro que li estava na 5º edição e o mesmo é a continuação de um trabalho árduo de pesquisa de 1972 que visava o resgate e preservação desse imaginário cultural que se mantém principalmente de forma oral no interior do nosso estado e que advém até à capital. Este trabalho foi iniciado em 1972 por walcyr Monteiro, que ao publicar as histórias e lendas no jornal ‘A província do Pará’ teve grande receptividade do público.

Para o leitor que deseja ler somente o essencial do livro, o mesmo é dividido em duas grandes partes importantes: A primeira é a coletânea dos contos relativos as visagens, lendas, causos e assombrações; A segunda é a descrição do Culto das Almas, que são consideradas milagrosas, nos cemitérios de Belém.

O autor acertou em cheio ao narrar os contos de visagens e assombrações em uma linguagem popular acessível a todos, principalmente ao jovem leitor. Além das narrativas assombrosas, cada conto traz grandes ilustrações/desenhos que retratam o conto a ser narrado.

O livro é incrível para quem é morador da cidade de Belém, pois o narrador durante os relatos faz muitas referências quase exatas de bairros, ruas, lugares, praças, cemitérios, enfim… locais onde ocorreram tais relatos de visagens e assombrações. Então é muito interessante, pra não falar fascinante, passar de ônibus ali por perto pelo local do evento ocorrido, ou andar pela rua da Doca, ou passar perto do cemitério da Soledade, ou ir ao bairro da pedreira, etc. e lembrar que supostamente ali aconteceu aquela história sinistra há dezenas ou centenas de anos atras.. (sei que são lendas urbanas, mas muito disso está arraigado em nossas crenças e imaginário e o livro aborda isso nas considerações e pesquisas finais do autor) Então andar pela cidade de Belém fica tendo outro sentido. Se torna mágico.

Sem dúvida “Visagens e assombrações de Belém” é um livro importantíssimo pois vem resgatar e deixar registrado tantas histórias e relatos que de outra forma se perderiam, pois hoje em dia perdeu-se muito da tradição oral, onde a mãe contava as histórias pro filho, o avô para o neto, o vizinho para o outro vizinho, ou seja, sem a transmissão desses conhecimentos e histórias do nosso imaginário popular e regional, esses relatos morreriam com as próprias pessoas. Com este livro/pesquisa, elas podem ser acessadas pelas futuras gerações.

Recomendo este livro para todo Belemense, ou que more na região ou qualquer um que queira conhecer essa faceta mágica e sombria da capital Paraense. Recomendo também principalmente para estudantes e para crianças pois o livro é muito fácil de ser lido, e flui muito rapidamente e também para todo aquele que gosta de mitos e lendas, lendas urbanas e folclore regional.

site: https://eguadolivro.wordpress.com/2020/05/31/resenha-do-livro-visagens-e-assombracoes-de-belem-de-walcyr-monteiro/

Flavia 16/04/2021

Considero um clássico quando se trata do Folclore amazônico. Traz pesquisas sobre a Belém da época e relatos de moradores da cidade. Assim sabemos de onde as lendas vem (muitas delas viajaram do interior para a cidade) e para onde elas vão (até hoje, não é incomum que essas histórias sejam repassadas oralmente para as gerações mais jovens).

crdrchok 28/11/2022

Visagens e Assombrações
Bom, eu fiz uma resenha, mas ela não ficou salva. Vou levar isso como uma oportunidade pra fazer uma resenha mais trabalhada.
Eu conheço esse livro desde quando sou criança, quando peguei a edição da minha irmã para ler os contos. E agora finalmente tenho a minha edição.
É realmente um livro bom, nos conta histórias e mais histórias de Belém, não sei se consigo dizer qual foi a minha favorita. Mas o livro não é simplesmente as lendas, ele nos mostra histórias do Culto das Almas, histórias de Belém em si. Recomendo não só para estudo.

Halanna.guerreiro 14/01/2023

Visagens e assombrações de Belém
Todas as histórias de walcyr monteiro são totalmente especialmente daqui de Belém, e ótimo pra um leitor paraense q gosta da cultura, simplesmente amo esse livro e os contos q a nele

beatrxste 09/04/2023

(leitura acadêmica pra realização de um trabalho de geografia nos anos iniciais)

certamente esse livro é um clássico da literatura paraense. me lembro que da primeira vez em que eu li esse livro eu estava no ensino fundamental, acredito que na segunda série, naquela época eu fiquei muito impressionada e encantada com o livro, com as lendas, com tudo que o autor trazia de novo até sobre o meu bairro. foi incrível. ?

agora tendo uma outra perspectiva, de certo modo a leitura não me encantou tanto, isso porque eu percebi Informações um pouco desnecessárias no início das lendas que não são tão atraentes entes para todos os leitores. ?? assim como, senti falta de determinadas informações quanto a ambientação, quanto a detalhes que são relacionadas a coesão, o detalhamento de personagens, enfim podemos perceber muitas lacunas nessa leitura. ?
mesmo assim é um livro muito bom para ser utilizado em sala de aula, principalmente com as crianças para fazer essa atividade de identificação, para que eles possam reconhecer o seu bairro, possam conhecer novos bairros e também conhecer a cultura paraense né, para que eles consigam entender que existem histórias aqui dentro que merecem ser valorizadas e não só as histórias vindas de fora. mas infelizmente não acredito que essa leitura seja tão proveitosa para o público adulto. ?

aiesca0 26/05/2023

Só indico a quem queira ficar acordado até depois da meia noite pensando em cada assombração que já passou por Belém.

etoiletitia 07/09/2023

Bom para conhecer a história de Belém
Além de contar histórias bastante conhecidas no cenário sobrenatural de Belém, o leitor ainda tem uma base histórica sobre como Belém foi fundada, como funcionava na época colonial, como eram as ruas antigamente, nomes antigos, etc.

Parece bastante com um TCC, tem a introdução, a pesquisa de campo, contexto, conclusão e anexos. Posso estar enganada mas parece muito.

As histórias são de caráter urbano. Pensei que seria o folclore de sempre: matinta perera, mula sem cabeça, boto, etc. Umas e outras mencionam, mas em sua maioria são histórias da cidade, majoritariamente visagens e não seres mitológicos.

A parte favorita do livro, obviamente, é a das histórias. O capítulo ?Área de pesquisa? e ?O culto das almas? são totalmente dispensáveis pra mim, que li sem maior interesse.