The End of Eternity

The End of Eternity Isaac Asimov

Resenhas - The End of Eternity

JuRodrigues 31/01/2013

Eterno
Esse livro é sensacional!
No futuro o bem estar da humanidade é observado por um grupo que está fora do espaço-tempo comum, os Eternos. Essa “sociedade” se auto-responsabiliza a cuidar para que o nível de felicidade geral dos homens ao longo dos séculos se mantenha sem grandes flutuações, e para isso eles estudam a realidade e calculam pequenas mudanças que influenciem o suficiente o curso da história humana a fim de que a mesma prossiga em benefício de todos.
Andrew Harlan é um Eterno, um técnico, e sua função é justamente realizar essas mudanças. Durante um de seus projetos ele conhece uma mulher, Noÿs Lambert, e acaba se apaixonando por ela. Só que com a próxima mudança Noÿs será não só afetada, como deixará de existir! Harlan parte então, numa missão desesperada, infrigindo várias leis, para tentar salvá-la da mudança e poder designá-la como companheira.
Lendo a resenha de capa do livro a impressão que tive era de que a história seria um romance bem escrito com toda a grandeza de uma boa ficção-científica. Mas o livro não é só isso. Aliás, o romance representa uma pequena parte da leitura, ainda que importante e principal motivador inicial dos acontecimentos.
A história é sobre Harlan, como ele virou e vive como um Eterno, como sua mente, mesmo moldada para ser impessoal, é muito humana a ponto de amar, odiar, invejar, duvidar. Os capítulos não são lineares, somos apresentados primeiro a diferentes épocas da vida de Harlan, assim vamos conhecendo o personagem e a estrutura da sociedade na qual ele está inserido.
Vamos acompanhando-o na sua busca por salvar não só Noÿs, mas sua vida com ela, e nessa empreitada conhecemos a Eternidade. Seus habitantes não são imortais, como homens de alguns séculos pensam, mas ele trabalham em prol da eternidade da raça humana. A sociedade na Eternidade é composta por algo similar a castas, onde cada um é designado para um tipo de serviço, sendo os técnicos e os computadores os mais temidos.
Por sua posição e conhecimentos diversos, durante sua jornada ele descobre um segredo sobre a Eternidade, e quando é pego na tentativa de salvar Noÿs, ele pensa duas vezes antes de por a primeira em risco.
A narrativa ganha intensidade na segunda metado do livro, e é onde justamente o título nos convence como uma grande história de ficção-científica, como um grande livro. Asimov nos guia pelas maravilhas, dúvidas e paradoxos da viagem no tempo, mas também consegue discorrer sobre a lógica humana de uma forma profunda.
No final nosso protagonista realiza que ele realmente tem o poder de manter ou não a Eternidade.
Impressionante!

Lili Machado 18/12/2012

Há sempre um custo a ser pago numa estória de amor...
Uma das obras primas de Isaac Asimov, é um dos must read dos fãs de sci-fi.
Andrew Harlan é um Eternal – um membro da elite do futuro, que vive em organização chamada Eternity – um local fora do tempo e do espaço, cuja missão é proteger a humanidade de seus próprios erros.
Eternity possui diversos ambientes construídos como habitats de cada século da história do Homem. Todos ligados ao futuro previsto da expansão de nosso Sol.
Em Eternity há uma sociedade dividida em castas, em que cada indivíduo é relacionado a um tipo de trabalho para o qual é intencionalmente melhor adequado – de manutenção de computadores a técnicos de realidade virtual.
Alguma relação com Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley (resenha no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/04/07/admiravel-mundo-novo-brave-new-world-aldous-huxley/ )?????
Esses indivíduos são recrutados no tempo espaço real, já que os Eternals são proibidos de terem filhos.
Andrew Harlan é um desses recrutas identificados como Técnicos, com habilidades intelectuais e emocionais, para criar múltiplas realidades, cuidadosamente controladas. Pequenas mudanças no curso da história, passada ou futura, em benefício da humanidade.
Os Observadores são os que coletam dados de diferentes períodos do tempo; os Computadores analizam os dados e determinam as mudanças na realidade; os Técnicos executam essas mudanças. Porém... há sempre um custo a ser pago...
Durante uma de suas experiências, Harlan conhece e se apaixona por Noÿs Lambent, uma mulher que vive no tempo e espaço reais.
O relacionamento entre essas duas pessoas, quebra todas as regras de Eternity. Então, Harlan descobre que Noÿs deixará de existir em breve, e arrisca tudo para trazê-la para Eternity.
Infelizmente, eles são presos...
A punição de Harlan? Sua próxima tarefa: matar a mulher que ama antes que o paradoxo do tempo que eles mesmos criaram, resulte na destruição de Eternity, já que ele possui o conhecimento secreto de como Eternity foi estabelecida, pela primeira vez.
Asimov explora, conscientemente, os limites imaginários do clássico paradoxo do tempo, que tem permeado tantos trabalhos de ficção científica. A idéia da inércia do tempo, quando os efeitos das mudanças introduzidas vão sumindo, aos poucos, é bastante interessante.
A teoria que Asimov quer passar através dessa estória filosófica, é a do perigo desse controle da nossa realidade. Assim como uma criança aprende a andar, com repetidas quedas, a principal característica da humanidade é o desejo e a habilidade de inovar através de riscos. Se formos protegidos de cometer erros, podemos evitar tragédias, mas iremos vegetar e morrer.
A estória explora a implicação de uma estrutura social na mudança da História, e os efeitos que as ações de indivíduos isolados podem significar a todo um sistema.

Rodrigo 02/12/2015

Viajantes do tempo!
A humanidade descobriu a viagem no tempo e para controlar essa ferramenta e coordenar o comércio inter-secular foi criada um departamento fora do tempo e do espaço, chamada de ˜Eternidade˜. Técnicos como o protagonista Harlam são recrutados ainda crianças e passam por anos de treinamento árduo para trabalhar no sentido de otimizar as condições de vida da humanidade no século sobre sua responsabilidade. Quando fatos estranhos começam a ocorrer nos "corredores" da Eternidade, Harlam se vê arrastado por um turbilhão que poderá por fim à Eternidade.