Fujie e Mikito

Yuri Andrey

Resenhas - Fuji e Mikito

Paulascrap 08/10/2022

Encantador!..
" Ás vezes, tomamos decisões que mudam tudo. E, nem sempre para isso podemos respeitar quem devíamos".

📌📖 A jornada da famíla de imigrantes japoneseses dos Fukudas, tentando uma nova vida no Brasil, sendo narrada pelo jornalista como eles deixaram o japãp, seu estabelecimaneto no Brasil como agricultores, em três gerações, embora detalhando mais a primeira que seria o casal Fujie e Mikito, vindos do Japão para buscarem uma vida melhor nas fazendas de pêssego no interior do estado de São Paulo.

📌 Tufões , terremotos, a decisão de sair de seu país Natal e a chegada dos primeiros Fukudas no Brasil, e todo o confronto com sua familia deixada, as mortes dentro no navio no qual embarcaram no porto de Kobeem 5 de março de 1957.

"Vocês desonraram a nós e aos antepassados ao abandonar o lar e a terra que lhe foram dados".

📌 Uma história real contada em quadrinho e finalista do prêmo jabuti, sem dúvidas um excelente trabalho de pesquisa embora seja uma leitura curta, poderia ter mais detalhes dessa chegada e adaptação nesse novo país, mas de uma forma geral vai abordando toda imigração japonesa e lugares por onde eles se fixaram., resumindo assim a história de muitas famílias e ressaltando um pouco do lado desconhecido desse processo.

📌 Uma família que sofreu ao trocar seu país Natal por uma terra desconhecida, investindo tudo que tinha, desagradando seus familiares que não concordavam com essa decisão, e claro a hostilidade de um povo, novo idioma e cultura. que os recebia. #fukieemikito #familiafukuta #imigraçãojaponesa #quadrinhonacional

Gisele @li_trelando 12/03/2020

Bom potencial
A hq conta com uma história com grande potencial, uma familia japonesa que imigra para o Brasil, passa por muita dificuldade mas sempre unidos. E ainda a história linda do fim. Mas acho q deveria ser melhor contada e dramatizada. Parece que foi simplesmente enumerado os fatos. As ilustrações são muito bonitas.

lucas rocha 28/02/2021

Fujie e Mikito
"Às vezes, tomamos decisões que mudam tudo. E nem sempre para isso podemos respeitar quem devíamos. Às vezes, as pessoas não conseguem mudar. Um dia você vai entender. Mudar pode ser muito duro. Eu perdi muitas coisas. E até hoje, mesmo com tudo, doi."

Pág. 57

Katia.Scott 08/07/2021

Saga da família de imigrantes Japoneses
Tudo que eu gosto em um livro, pois é histórico, é sobre família, é sobre agricultores e isso tudo ilustrado.
Nele tem histórias do Japão e quais os motivos que fizeram a família imigrar, tem história do navio e a longa viagem até o Brasil ( muito mais penosa que uma quarentena!), tem história da vida de agricultores e o conflito das futuras gerações de filhos e netos brasileiros. Sensacional!

Ellie 08/08/2023

A vida quer coragem
Muito lindo como o autor pegou uma história tão singela e conseguiu nos contar de uma forma ainda mais bela. Gostaria muito de ter outra oportunidade de encontrar o Yuri Andrey e conversar sobre Fujie e Mikito, lembro-me que ele mesmo mostrou a primeira versão e ainda falou que era seu TCC da faculdade, isso ficou em minha memória enquanto lia, pois na história podemos acompanhar sua batalha interior para escrever o quadrinho ao mesmo tempo em que conhece a saga da família. Paralelo este que achei incrível e que me tocou bastante.

Sobre a história em si, ela é tão curta mas o bastante para deixar você de coração quentinho. Esse é o tipo de relato que precisava ser contado, as mensagens apresentadas são sinceras e tocantes. Apesar de ser a história de uma família japonesa, é difícil não lembrar de sua própria família e imaginar quantas histórias fantásticas se perderam com o tempo.

Maravilhoso trabalho do autor, obrigado por ter tido olhos sensíveis e fazer essa história linda reverberar.

Tamiris 09/03/2020

Eu gostaria de saber mais sobre a história dos Fukuda. Perdi a chance de conversar com meu avô sobre a imigração da minha própria família e me pergunto o quanto seus pais poderiam ter em comum com Fujie e Mikito.

Mari 07/04/2024

Achei o roteiro do quadrinho muito fraco. Pode até se tratar de uma história bonita, mas que foi bem mal escrita e trabalhada.