Uma Princesa de Marte

Uma Princesa de Marte Edgar Rice Burroughs

Resenhas - Uma Princesa de Marte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jaqueline 12/05/2023

Confesso que esse livro foi uma surpresa. Escolhi por meio da indicação de alguém, mas não havia lido nenhuma sinopse, então a história era um mistério para mim. Fui surpreendida positivamente pelo plot, porém me incomodou o fato do protagonista sempre se dar bem no final sem muitas dificuldades. Tudo parecia muito simples, sem muitos desafios grandiosos, ele parecia ter muita vantagem contra seus oponentes. Se não fosse isso, a nota poderia ser maior.

vtoriazul 17/04/2023

Acredito que uma princesa de marte foi um dos livros que mais demorei para ler, pelo fato de não conseguir acompanhar a história e ficar extremamente perdida com o que acontecia no enredo. São muitos nomes estranhos que nem em minha mente conseguia pronunciar, o que contribuiu para a minha incompreensão do que estava ocorrendo na história.

Não desisti da leitura, pois, pensava que o fim poderia me surpreender ou dar um desfecho que fizesse sentido referente ao que já havia lido, e, mesmo com o final, continuo perdida e sem muito o que falar, pois, não absorvi quase nada do que a trama quis passar.

Devido à falta de afinidade com os personagens e com a realidade mostrada no livro, dei muitas pausas e talvez isso também tenha sido um dos fatores que fez com que eu me distanciasse ainda mais da história, e por fim, perdesse o interesse em tentar entender.

Hugaralh0 09/02/2023

Vazio.
Vazio: é simplesmente o quê eu sinto ao tentar construir uma crítica pra esse livro. Eu sei que ele é importante pra todas as outras obras de aventuras espaciais que vieram depois dele, mas isso não muda o fato de que ele é bem chatinho e básico. Além é claro de ser o responsável por ter criado um péssimo tipo de personagem que é o "branco salvador", eu nem ligo muito pro protagonista do filme "Avatar" (um exemplo de personagem que segue essa fórmula), mas o John Carter é simplesmente INSUPORTÁVEL, o maluco tem que nos lembrar de 5 em 5 segundos que ele não tem dificuldade alguma nesse planeta distante e com uma imensidão de coisas desconhecidas. Com toda certeza um dos piores protagonistas de livro que eu já vi.

dudínea. 15/01/2023

Amor de outro planeta
A história não foi como eu pensava que seria, mas mesmo assim eu gostei muito. Na minha opinião, o único defeito do livro, é que algumas descrições são detalhadas demais. Mas, fora isso, eu gostei da história, dos personagens, da ambientação e etc. Realmente muito bom!

Lorieno 01/01/2023

Com certeza melhor que o filme John Carter
Me interessei pelo livro pois tinha gostado do filme "John Carter", mas após ler vi o motivo do filme não ter se saído bem com o público. O livro está longe de ser perfeito, têm algumas coincidências no roteiro, além de ter bastante clichê, porém eu particularmente gostei, já estava ambientado nesse mundo por causa do filme então no geral foi uma experiência boa. O livro também detalha e explica muito mais situações do filme e "descobertas" que existem no filme que simplesmente vem do nada.

Beatrice 29/12/2022

Achei esse livro muito engraçado, porque o personagem é meio que um super herói, nada de ruim acontece com ele, arranja poderes sobre-humanos e aprende tudo sobre Marte tão rápido!!! De qualquer jeito, me diverti muito lendo ele

RNA 17/12/2022

Sensacional
Livro sensacional assim como o filme, personagens marcantes e bem construídos, é um livro que te envolve da primeira até a última página.

Karin 02/11/2022

Ótima leitura
Queria ler algo de aventura mais leve, e este livro foi o precisava no momento. Confesso que fiquei confusa no começo com as características dos habitantes de Marte, mas com o tempo fui me habituando e tudo fluiu. Por mais previsível que a história foi, confesso que ao final fiquei triste que a história tenha acabado, e ainda de forma tão rapida e corrida. No geral é uma boa história.

Patcha 09/10/2022

Um bom clássico
Quando o filme da Disney saiu, muitos apontaram essa história como um "clássico atrasado. Uma história que já foi tão copiada que não causa mais impacto." Lendo o livro, a impressão que temos é exatamente o oposto.
Por mais que exista um arco de história bem clássico, os temas abordados se mostram relevantes até hoje, como as diferenças raciais e de classe. A inevitável comparação entre os nativos americanos e os humanos de Marte pode gerar, no mínimo, um debate filosófico sobre "o que é ser evoluído".
A narrativa na forma de relato, bem comum à época, pode soar maçante para leitores atuais. Mas é algo que pode ser facilmente superado conforme a história se aprofunda.
No fim, é uma boa leitura, que mostra porque alguns clássicos permanecem clássicos.

Wagner47 03/10/2022

Forjados em um molde semelhante
Uma bela aventura guerreira e transbordando amor (fofa e sanguinária).

Após parar em Marte sem saber como, John Carter fica diante de marcianos humanóides verdes gigantes de seis membros. A partir daí e de certos acontecimentos, John se vê integrado a eles e à cultura desses seres.

No decorrer da leitura conhecemos outras raças de marcianos e com isso novas situações serão encadeadas, forjadas pela guerra e pelo amor.

Uma coisa que me incomoda por muito tempo é como é tudo muito conveniente, principalmente no quesito cultura que sempre facilita para o lado de John ou quando coisas pré-estabelecidas só são lembradas em cima da hora.

A escrita, muito descritiva inicialmente, simplesmente torna-se tão corrida que sai atropelando todo mundo, com sequências de acontecimentos a todo instante, carregando o leitor de informações sem todo aquele cuidado inicial.

John possui um ótimo desenvolvimento. Excelente combatente e ex-soldado, mostra-se um poderoso e temeroso aliado aos marcianos e o autor acerta em cheio ao declará-lo prisioneiro e líder.
A forma como conquista alianças também é feita de maneira orgânica, seja domesticando uma fera, sendo receptor de segredos que transcendem tradições ou lutando por quem ama.

Uma leitura agradável e recomendada, mas cheia de facilidades.

Matheus Luís 03/08/2022

Uma Princesa de Marte
Um bom livro, com uma história que flui bem. Os personagens são interessantes e a ambientação em Marte também. Porém, o livro deixa a desejar em alguns pontos, pois tudo é resolvido facilmente e muito rápido, o que poderia ser melhor desenvolvido.

Sarah 01/08/2022

John Carter da Virgínia
Grata surpresa! Fiquei tão feliz quando recebi esse livro na caixinha do Clube Box, porque sou uma grande fã do flop que é a adaptação cinematográfica com o Taylor Kitsch - e sim, estou evidenciando apenas o ator, pois ele é o motivo de esse filme ser gostoso para mim, fica aí o trocadilho.

O livro é muito gostoso de ler, passa rapidinho, os primeiros capítulos estabelecem rapidamente essa nova cultura, o bioma de Marte, quem é quem na trama, cadeias de comando e tudo mais, mas sem estagnar a história, os acontecimentos acompanham as apresentações do novo mundo. É bem brega, como fruto de uma época, então é claro que temos um grande herói, uma princesa indefesa e chorona, mas é bem divertido. As aventuras do John Carter são interessantes, ele atravessa muitas situações, muitas cidades, diferentes pessoas desse mundo, aprende uma gama de valores e ensina alguns outros também.

Apesar de ter adorado o livro, compreendo perfeitamente porquê a Disney maquiou tanta coisa no projeto final e eles realmente melhoraram algumas dinâmicas, na minha opinião, como a Dejah Thoris ser mais ativa na história, ser uma princesa, mas também uma guerreira. Sobre o final, gosto do final do livro, é em aberto e deixa pra você imaginar se tá tudo bem ou se deu tudo errado, mas também gosto do final do filme, final feliz é - quase sempre - um agrado.

Sophia.Black 11/07/2022

??? ???????? ?? ?????
Acho que eu enrolo para ler este livro a cerca de uns 3/4 anos, e sério, que coisa fofa. Eu lembro vagamente do filme "John Carter", e do pouco que eu lembro, o livro não tem muita semelhança com o filme, o que é sinceramente um alívio já que eu não gosto tanto assim da adaptação.
Sem sombra de dúvidas o meu personagem favorito é o Woola, o bicho de estimação mais leal e carinhoso que eu já vi, sério, que animal perfeito. Fiquei com uma dó da Sola por conta da história dela e tudo o que ela teve que passar, mas meu coração aqueceu com a possibilidade de ela estar junto do pai novamente. E por último, tenho que confessar que a princesa me irritou um pouco, mas por fim acabei gostando dela então sei lá, acho que ela amadureceu desde o início do livro, o que a deixou melhor como pessoa e líder, então passei a gostar dela.
Provavelmente vou querer ler a continuação dessa história, e espero muito que eu não me decepcione porque a história tem um excelente potencial para ser ótima.

mirelle48 14/03/2022

no início foi encantador a versão de marte que o autor criou: a divisão de raças, forma de vida e sobrevivência em marte, domesticação e distinção dos marcianos.
mas, ao longo da narrativa, muitas coisas ficaram sem uma justificativa válida, como a facilidade absurda que o protagonista teve em aprender o idioma de marte e se adptar a forma de vida do planeta. e essa facilidade foi se repetindo em diversos momentos, às vezes beirando o irreal e irritante.

protagonista raso, tendo o único traço de personalidade baseado em ser "o herói que salva a princesa".
o único personagem que me apeguei foi sola, que as poucos é apagada do livro.

o livro em geral é interessante, mas não é bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6