Uma Princesa de Marte

Resenhas - Uma Princesa de Marte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcio.Luiz 12/04/2024

Tempo e narrativa
Livro interessante em que o protagonista vai para no planeta Marte em que encontra a princesa do título. Muita aventura num mundo estranho e diferente. A passagem do tempo no livro é uma coisa curiosa. Não percebemos, já que foi escrito em outra época, a noção de tempo é diferente, como o deslocamento por grandes distâncias, por exemplo. Mas no geral o livro guarda algumas surpresas, apesar de algumas coisas previsíveis. Bom divertimento!!!

Adriana 02/10/2012

Uma Princesa de Marte é uma daqueles livros que você desconhece a existência até que vem a Disney e lança uma super produção baseada nele. Foi assim que descobri esta obra de Edgar Rice Burroughs, lançada originalmente em 1917 e que rendeu duas adaptações cinematográficas: uma de 2009 lançada diretamente em vídeo, intitulada Princess of Mars e a mais recente, deste ano, chamada John Carter: Encontro entre dois mundos.

Se não fosse pelo aviso na capa do DVD eu não saberia que John Carter era uma adaptação de um clássico. Achei que o livro lançado pela Fantasy este ano é que era o original. Porém, ele é apenas mais um baseado em um roteiro de filme (e pelas minhas experiências recentes com A Garota da Capa Vermelha e Branca de Neve e o Caçador, não deve ser muito bom).

Este clássico da literatura americana tem como protagonista John Carter, mais conhecido como Capitão Jack Carter, da Virgínia. Ele é um personagem sagaz, inteligente e bem humorado, que conta em uma espécie de diário suas aventuras nos dez anos que passou em Marte (o.O)! Isso aí! O homem afirma que foi parar no planeta vermelho, mas sabe que seria ridicularizado pelo povo da Terra, já que este tem uma mente muito limitada para o desconhecido. Por isso, deu ordens expressas para seu sobrinho Edgar Rice Burroughs de que só revelasse seu manuscrito 25 anos após sua partida.

Carter lutou na Guerra Civil e saiu condecorado e sem nenhum tostão. Por isso, decidiu ir em busca de ouro, junto com um colega. Eles acabaram encontrando uma caverna imensamente rica neste metal, fato que logo foi muito comemorado. Porém, os dois caíram em uma emboscada de índios e depois de uma longa perseguição, John acaba sozinho em uma caverna estranha que até mesmo aqueles índios temem. Lá acontece uma coisa incrível: Carter é transportado para Marte simples assim!

Claro que o personagem não sabe que está em Marte logo de cara. Ele percebe que se encontra em uma planície muito ao longe do que deveria e que não reconhece a vegetação e o solo. Outra coisa muitíssimo curiosa é que, ao tentar andar, ele dá pulos gigantescos, que o elevam a mais de 50 metros do solo. Chocante, no mínimo!

Depois de ser capturado pelos temíveis homens verdes de Marte e de descobrir que definitivamente não está mais no nosso planeta (já que aqui não existem homens verdes com quatro braços e mais de 3 metros de altura), ele percebe que pode ter uma arma valiosa contra aquele homens tão malévolos e frios. O fato de ter nascido e sido criado em um lugar com gravidade muito maior que a de Marte faz com que seus músculos estejam preparados para matar um homem de lá com apenas um golpe. Isso além do fato de poder pular para alturas inimagináveis.

Ele tenta sobreviver e aprender os costumes daquele estranho povo guerreiro, até que descobre que não são só os marcianos verdes que habitam o planeta… A princesa Dejah Toris é capturada em uma das incursões dos verdes contra naves de Helium e John Carter descobre que pode ficar aos pés de uma filha de dez mil jeddaks com muito prazer pela vida inteira. Dejah Toris é linda, estonteante e muito forte. Uma mulher pela qual John Carter vai viver muitas aventuras e perigos.

Edgar Rice Burroughs é um gênio na arte da criatividade. Sua obra é repleta de personagens variados: culturas, personalidades e formas diferentes, todos se entrelaçando em uma linda história de amor e muita aventura.

Isso sem falar no narrador e protagonista: John Carter é um ótimo companheiro neste saga. Ele é espirituoso e engraçado, além de ser muito parecido com qualquer pessoa comum. Enquanto conta as peripécias vividas no planeta vermelho ele dá suas próprias impressões daquele lugar e daquela gente, que poderiam muito bem ser as minhas, se eu fosse parar lá…

“Pelo menos em um aspecto os marcianos são um povo mais feliz: eles não têm advogados.”

John Carter

Com toda certeza, é um livro que recomendo para todos os públicos, de todas as idades. O livro é muito gostoso de se ler, tem uma história super interessante e é divertido pra caramba!

Adorei e recomendo!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4891

Sarah 01/08/2022

John Carter da Virgínia
Grata surpresa! Fiquei tão feliz quando recebi esse livro na caixinha do Clube Box, porque sou uma grande fã do flop que é a adaptação cinematográfica com o Taylor Kitsch - e sim, estou evidenciando apenas o ator, pois ele é o motivo de esse filme ser gostoso para mim, fica aí o trocadilho.

O livro é muito gostoso de ler, passa rapidinho, os primeiros capítulos estabelecem rapidamente essa nova cultura, o bioma de Marte, quem é quem na trama, cadeias de comando e tudo mais, mas sem estagnar a história, os acontecimentos acompanham as apresentações do novo mundo. É bem brega, como fruto de uma época, então é claro que temos um grande herói, uma princesa indefesa e chorona, mas é bem divertido. As aventuras do John Carter são interessantes, ele atravessa muitas situações, muitas cidades, diferentes pessoas desse mundo, aprende uma gama de valores e ensina alguns outros também.

Apesar de ter adorado o livro, compreendo perfeitamente porquê a Disney maquiou tanta coisa no projeto final e eles realmente melhoraram algumas dinâmicas, na minha opinião, como a Dejah Thoris ser mais ativa na história, ser uma princesa, mas também uma guerreira. Sobre o final, gosto do final do livro, é em aberto e deixa pra você imaginar se tá tudo bem ou se deu tudo errado, mas também gosto do final do filme, final feliz é - quase sempre - um agrado.

OToloDeAmarelo 26/05/2021

Ótimo
Esqueçam o filme meia boca que a Disney lançou. Uma Princesa de Marte é um grande livro de aventura e fantasia com momentos épicos e batalhas bem sangrentas. Com uma fluidez incrível, o livro desde o começo tem uma atmosfera empolgante e é com muita desenvoltura que acompanhamos sua trama. As coisas acontecem bem depressa mas é super fácil de se acostumar e ser levado por suas páginas, de modo que pouco se nota o avanço até se dar uma ligeira e merecida pausa.

É um livro extremamente divertido de se ler e com certeza uma aventura única. Me envolveu desde o começo e não teve momentos enfadonhos nem desnecessários. É como acompanhar um filme bem elaborado do começo ao fim que te faz querer mais após sua conclusão. Ótima obra!

Cello 21/01/2022

É um clássico da aventura e da ficção científica, idéias avançadas para sua época. Mas sinceramente não gostei de sua história de herói invencível que vence a todos e resgata a pobre princesa, os diálogos ou mesmo os pensamentos do protagonista são extremamente constrangedores e jamais temos a sensação de perigo iminente. Um livro que apesar de ser uma fantasia representa muito bem o pensamento da época: o civilizado homem branco ocidental vencendo todas as adversidade contra as civilizações "incultas", quer sejam indígenas americanos ou os avançados "selvagens" de marte.

Fabiana 30/12/2021

Uma princesa de Marte
Bem diferente do filme, Uma princesa de Marte nos faz revisitar John Carter e sua história. Na minha visão o deste livro me faz lembrar muito o Daniel Craig em Cowboy & Aliens. Li esta obra, lembrando mais deste último filme do que o produzido pela Disney. Para quem, assim como eu, gosta de conhecer várias versões da mesma história fica a recomendação.

Joao804 08/03/2022

Um livro escrito a mais de 100 anos atrás mas muito a frente de seu tempo. Espero que as continuações expliquem como Carter consegue ir da Terra pra Barsoom.

Alustriel Silvermoon 14/01/2019

Nunca existiu um homem como Jonh Carter!
O perfeito Jonh Carter, irremediavelmente apaixonado pela perfeita princesa Dejah Thoris! Eu sei que tenho que levar em consideração a época em que o livro foi escrito, mas não posso negar que tanta perfeição e necessidade de suspensão de descrença me incomodaram. O universo criado pelo autor, bem como as espécies e seus costumes são as coisas mais interessantes da leitura, porém o protagonista aprender, a ponto de falar fluentemente, uma língua alienígena em 30 dias foi um pouco demais para mim. Jonh Carter é um herói idealizado, pronto para socorrer sua princesa, também idealizada, a qualquer custo. Para alguém que chegou até o livro pelo filme, acho que este último, mesmo com seus defeitos, resolveu bem algumas questões da obra que ficaram datadas. No mais, tive dificuldade no começo da leitura, já que o primeiro terço é muito arrastado, contudo, da metade para o final a aventura engata e senti curiosidade pelo fim da jornada. O final deixou um bom gancho para a continuação e me peguei querendo ler o próximo volume, mas não urgentemente. Se desconsiderar toda a idealização e alguns pequenos absurdos, é um bom livro, mas nada excepcional.

E.R.A.S 25/12/2021

Que história mais Disney! Eu até agora não sei se é ilusão ou real?! O final me deixou ???? GENTE? Alguém me ajuda a entender ksksksksks mas eu amei!!

João 03/04/2013

O que se vê na saga de Barsoom, livro um
Uma princesa de Marte, livro que nos remete a um planeta que muito se especula a vida. Escrito há quase cem anos, o livro continua até os dias de hoje algo bom e divertido para se ler.
De inicio, você pensa que a narrativa pula muitas partes, ou omite alguns detalhes, e isso chega até a comprometer a ação do livro.
E se você viu o filme John Carter antes começar a ler, provavelmente você o achará abaixo do nível do filme durante boa parte da leitura. Porém, o final, irreverente no filme, nos surpreende no livro. Um final mágico que nos instiga a ler a sequencia do livro, "Os Deuses de marte".
John Carter é um herói por excelência, e aborda as questões que aparecem a ele em um novo mundo com extrema astúcia, inteligencia, cavalheirismo e heroísmo. John Carter não foge da batalha, não é mentiroso e nem covarde, mas, sobretudo, não é assassino.
O livro nos faz refletir sobre o certo e o errado, e os problemas de marte coincidem em diversas vezes nos problemas típicos de nossa própria raça, a humana, tão distante de Barsoom.
Uma belíssima obra de ERB, merece aplausos afervorados dos leitores ao fim de seu livro. Nunca vi um livro ser tão implacável ao dizer indiretamente: "Compre a minha sequencia".
luiza 11/09/2013minha estante
Muito bem dito, a série é espetacular!

Jaqueline 12/05/2023

Confesso que esse livro foi uma surpresa. Escolhi por meio da indicação de alguém, mas não havia lido nenhuma sinopse, então a história era um mistério para mim. Fui surpreendida positivamente pelo plot, porém me incomodou o fato do protagonista sempre se dar bem no final sem muitas dificuldades. Tudo parecia muito simples, sem muitos desafios grandiosos, ele parecia ter muita vantagem contra seus oponentes. Se não fosse isso, a nota poderia ser maior.

Mily 18/02/2022

Maravilhoso!!
É o primeiro livro do Edgar R. Burroughts que eu leio e devo dizer que gostei muito da escrita. Não é um livro com uma plot denso e pesado cheio de detalhes e personagens, é simples, bem construído, os personalidades dos personagens são muito boas especialmente de John Carter (o humor dele é demais), o romance é fofo, e a trama é perfeita.

Renan 04/08/2011

John Carter
História apaixonante, Herói inspirador e um belo romance, O livro tem tudo que é preciso para ser uma boa história, e o faz muito bem, porém nos últimos capítulos o desenvolvimento da história sofre um pouco pois o autor parece agilizar muitos embates e encurtar "caminhos alternativos" o máximo possível para que se chegue logo ao grande desfecho, uma pena que seja assim, mais ainda assim consegue ser muito bom, com um final que deseja somente a desejar a leitura do próximo volume.

Asil. F 10/02/2020

Olha...
Então pra quem me conhece sabe que eu gosto de tudo que envolve outros planetas e esse livro não foi diferente...
Gostei muito da ambientação, realmente é incrível como o Edgar Rice conseguiu escrever isso em 1912 porque ele fez parecer que foi escrito nos anos 2000, vou ler o segundo sim pra ver o que acontece
o livro é bem estereotipado em alguns momentos mas leve em conta que essa história tem 108 anos .

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6