Iludidos Pelo Acaso

Resenhas - Iludidos Pelo Acaso

1 | 2 | 3 | 4

Mauricio101 19/03/2021

Talvez tenha sido sorte!
Você não é tão bom. Foi apenas sorte, leitura super recomendada. Assim como todos os outros livros do autor, como "Antifrágil" e "A lógica do cisne negro".
Dimitriu 20/04/2021minha estante
To curtindo demais.

Insular 03/01/2024

Já pensou que pode ter sido sorte?
Taleb mais uma vez com sua arrogância sofisticada nos provoca a refletir sobre a aleatoriedade nos negócios e na vida pessoal. Por vezes me peguei querendo desistir da leitura devido às divagações. Mas no fim fez muito sentido.

Rafael.Gomes 17/08/2021

Lembre-se de que os heróis épicos eram julgados por suas ações, não por seus resultados. Não importa quão sofisticadas sejam nossas escolhas ou que controle temos sobre as probabilidades: o acaso sempre terá a última palavra. A nós resta apenas a dignidade como solução - dignidade definida como a execução de um protocolo de comportamento que não depende da circunstância imediata.

hugofreitas 14/02/2021

Leitura estimulante
Nassim Taleb, autor de livros muito conceituados como A Lógica do Cisne Negro e Antifrágil, agora se debruça sobre a influência da sorte nos mercados (e na vida).
Iludidos Pelo Acaso poderia ser resumido em como o autor acredita que o sucesso ou fracasso depende mais da sorte do que fatores pessoais.

É um livro estimulante porque é escrito de uma maneira agradável e não-técnica, aliás, Taleb odeia esse tipo de escrita e faz várias críticas aos profissionais do mercado financeiro, jornalistas e até os MBAs.

A tese do autor é interessante, mas é difícil concordar porque ele não fornece muitos dados, além de dezenas de referências pessoais. Por exemplo, ele argumenta em determinado momento que o Bill Gates é o Bill Gates (bilionário, criador da Microsoft) por acaso. Existem inúmeros profissionais semelhantes que fracassaram. Dessa forma ele desconsidera toda a história do Bill Gates e todas as pequenas coisas que o diferenciam das centenas de profissionais semelhantes que fracassaram.

Sim, nós subestimamos muito a sorte em nossas vidas, mas é difícil concordar que quase tudo é acaso e nossas atitudes são insignificantes.

Contudo, é uma leitura que agrega valor e é até divertida. Pretendo ler mais obras do autor futuramente.

Fabrício 29/04/2020

A sorte existe?
Primeiro livro da série Incerto. Nesta obra focada na “sorte”, Nassim discorre sobre a probabilidade, incerteza e os vieses psicológicos presentes no cotidiano. Como o título da capa sugere, o autor demonstra como somos enganados pela aleatoriedade, justamente em razão de o ser humano ser suscetível a vieses absolutamente falíveis. Contra o que é comumente falado, Taleb, sob perspectiva probabilistica, defende que o sucesso decorre mais da causalidade (sorte) do que do esforço próprio do indivíduo. Contudo, isso não é motivo/desculpa para buscar o desenvolvimento pessoal. Lições extraídas: 1) vieses retrospectivo e de sobrevivência; 2) problema de assimetria; 3) lógica do Cisne Negro; 4) aposta de Pascal; 5) os cinco traços do tolo do mercado.
Como é o primeiro livro da série, recomendo a sua leitura como marco inicial.

Alvaro Bacelar 18/06/2021

Somos todos iludidos pelo acaso
Nassim Taleb é um escritor que merece uma admiração. Ele tem um modo único de pensar e escreve sem medo de ser bem aceito ou não.
Nesse livro ele aborda sobre a ilusão do acaso, onde muitas pessoas que tomam algum risco e que obtém sucesso são vista como referência e é levado em consideração apenas o resultado e não o processo, ou então têm o processo como uma receita de bolo, desconsiderando a aleatoriedade da vida. É aí que a ilusão do acaso vem, pois para ganhar na loteria é preciso você ir jogar, mas o fato de você realizar o seu jogo quer dizer que vai ganhar.
Observar os perdedores é tão preciso e necessário quanto apenas observar e ler livros de vencedores, pois é evidente que assumir riscos é necessário para um grande sucesso - mas também é imprescindível para o fracasso.

Cristiano 20/04/2021

Não estamos no controle
Uma leitura interessante, carregada de referencias filosóficas e literárias, onde o autor navega muito bem com sua bagagem cultural, para nos mostrar que no fim das contas, por mais sofisticados sejam nossos planos e processos de controle sobre nosso ambiente e na vida, o acaso nos ilude.

Gigio 05/02/2024

O autor explora a influência da sorte em nossas vidas e negócios, mostrando como ela desempenha um papel muito mais significativo do que costumamos imaginar, muitas vezes encarada como competência. Apresenta várias teorias famosas relacionadas à aleatoriedade e incerteza, derrubando mitos e desconstruindo crenças.

"Não precisamos ser racionais e científicos quando se trata dos detalhes da vida diária – apenas nas coisas que podem nos causar mal e ameaçar nossa sobrevivência."

"Lembre-se de que ninguém aceita o papel do acaso em seu próprio sucesso, apenas em seu fracasso."

“Nenhuma quantidade de observações de cisnes brancos permite a inferência de que todos os cisnes são brancos, mas a observação de um único cisne negro é suficiente para refutar essa conclusão.”

"Posso usar dados para refutar uma hipótese, mas nunca para prová-la. Posso usar a história para refutar uma conjectura, porém nunca para afirmá-la."

"(...) tendemos a tomar, erroneamente uma realização entre todas as possíveis histórias aleatórias como a mais representativa delas, esquecendo que pode haver outras. Em suma, a predisposição de se olhar somente os sobreviventes implica que a realização de mais alto desempenho será a mais visível. Por quê? Porque os perdedores não aparecem.

"Eu me considero tão propenso a cometer tolices quanto qualquer outra apessoa que conheço, apesar da profissão e do tempo que gastei para me tornar um especialisa no assunto. Contudo, aqui está a exceção: sei que sou muito, muito fraco ete respeito. Minha humanidade tentará me derrotar, portanto tenho de manter a guarda. Nasci para ser iludido pelo acaso."

Maíra 09/02/2022

Ótimo livro
Conheci Nassim Nicholas Taleb durante o MBA, e desde então tenho como meta realizar a leitura de suas principais obras pertencentes a coletânea "Incerto", dentre eles os renomados "A Lógica do Cisne Negro" e "Antifrágil".

Optei por iniciar a leitura por ordem cronológica de publicação, e "Iludidos pelo Acaso" foi seu primeiro livro voltado para o público geral. A premissa da obra é uma análise sobre sorte ou, mais precisamente, sobre como encaramos nossas experiências pessoais e profissionais.

A partir das reflexões abordadas, as que mais me impactaram foram a submissão humana em relação ao dinheiro, os malefícios da mídia sensacionalista e o quanto somos
pelo viés da sobrevivência, em que não devemos nos deixar impressionar pelas histórias de quem conseguiu o sucesso muito rápido, já que ninguém irá contar a daqueles que perderam tudo.

Por não ser um livro linear, os capítulos apresentam diferentes assuntos, e assim, a leitura se mostrou complexa e exigente, mas também, uma experiência transformadora.

Elton.Oliveira 16/02/2022

Conhecendo mais a aleatoriedade
Não considero o melhor trabalho de Taleb mas sim ! Aprendi bastante !
As obras de Nassim Taleb , um trader experiente que se consagrou e fez fortuna se utilizando desse poder da aleatoriedade , são um convite para a aleatoriedade , a teoria do caos , os cisnes negros ! Iludidos pelo acaso nos mostra muito do que devemos fazer e analisar quando nos deparamos com as incertezas ....
Toda nossa vida tem um pouco de confusão do inesperado , cabe a nós , a preparação ou mitigação de um evento desse ... Como reagir , se adaptar a mudança , aceitar o acaso e retraçar a rota e não ter viés ... Não seja um iludido pelo acaso !!!

Boa leitura , bons insights !!

Matheus.Santos 17/10/2021

Eu gostei bastante do livro porque me relembrou que saber de um assunto não te livra de cometer erros "quando chega a sua hora", todos nos estamos sujeitos a cair em nossos vieses, conhecer a teoria ajuda, mas não te livra. Além disso mostrou a importância de conhecer pelo menos o básico em estatística, já que ela pode e em alguns casos deve ser aplicada em vários coisas na nossa vida.

Minha recomendação? Leia, mesmo que não seja pra ser o que lucra vendendo lenços em meio a crise, mas que pelo menos seja pra ficar atento e não cometer os mesmo erros que as pessoas a sua volta.

Jose.Lima 13/09/2021

A super importância do acaso
Primeiro livro que leio que do tão renomado Taleb, de cara me deparei com uma leitura fluida e de fácil acesso, aparentemente longo mas devido a habilidade de escrita, passa rápido.O livro em si trás uma riqueza imensa, cheio de exemplos, situações vividas pelo escritor, todas bem articuladas e condizentes com o assunto. O assunto principal é o acaso e seu efeito no cotidiano, de como muitos confundem habilidade com a simples sorte em muitas ocasiões e se deixam levar pelo falso sentimento trazendo resultados inesperados e desagradáveis.

Johny Cash 18/11/2020

Aninal
Este é o primeiro livro do projeto Incerto, porém nao comecei a leitura por este. Li primeiro o Antifragil.... confesso que foi tranquilo ler fora de ordem. Meu conselho é começar por Iludios pelo acaso, assim a compreensão de tudo que o Taleb aborda ficará bem mais tranquila.

Igor.Camilo 15/05/2023

Um profundo e divertido passeio sobre a aleatoriedade e de como ela se faz presente em nosso dia-a-dia.

Em alguns momentos confuso e com narrativa "desconexa", mas ainda sim com conteúdo muito bom.

Badlouis 06/04/2022

Muita probabilidade
Mais um livro "hypado" que não agregou em nada. Pensei algumas vezes em desistir mas fui até o fim, e foi doído!
Probabilidades, trader, comparações, egocentrismo e dentista foram os pontos que vi demais nesse livro.
Quando chegou a 80% veio o prefácio, e pra mim, prefácio é enrolação (encheu linguiça, cumpriu tabela) maior perda de tempo, poderia estar lendo outro livro.
Vai ser difícil ler outro livro dele, visto que alguns comentários desse e outros livros mostram essas evidências.
Não gostei e não recomendo pra ninguém.
Leitura chata e entediante.

1 | 2 | 3 | 4