O Fascinante Império de Steve Jobs

Michael Moritz

Resenhas - O Fascinante Império de Steve Jobs

Marcílio 11/11/2010

Técnico demais...
Finalmente acabei de ler esse livro! Já a quanto tempo? Acho que uns 3 meses...

Demorei por que não tinha pique algum para ler. A história não é nada motivadora. Peraí, não tem quase história!... é isso mesmo, tem mais informações técnicas de placas, chips, componentes do que qualquer outra coisa. Para quem não entende nada de hardware e não é tão fissurado em Apple, esse livro não é indicado.

Mas e pra quem gosta de Marketing? Bom, tem algumas informações importantes, interessantes. Alguns casos que podemos tomar de exemplo. Mas nada que você não encontre na internet.

Tem algumas coisas interessantes como: A garagem onde Jobs e Woz começaram a montar computadores. Por que escolheram a maçã como nome. Como hoje a Apple é sinônimo de tecnologia avançada. E mais algumas coisas.

Mas, por incrível que pareça o Epílogo é a melhor parte do livro.
07/02/2012minha estante
Também gastei muito tempo lendo. Sinal de que não gostei. Concordo que traz detalhes interessante dos primórdios da Apple, mas é muito cansativo. Talvez como documento seja importante, mas como literatura é fraco. E a tradução é péssima: parece tradução simultânea de evento. Além disso, vários termos técnicos são traduzidos de forma errada. Até adiei meus planos de ler a biografia escrita pelo Isaacson, que espero seja mais interessante.

André 27/07/2021

Espetacular
Achei o livro espetacular, pois o autor mostra todas as dificuldades e problemas encontrados pela Apple até se tornar a empresa que é hoje. Além disso, o livro retrata um pouco sobre os outros fundadores menos conhecidos. A maioria dos livros retratam somente o lado positivo da empresa e esse mostrou que a Apple passou por problemas muito comuns em qualquer outra organização.

Barbara Sant 28/01/2011

Oie Gente!

Como uma das minhas metas para 2011 é combater meus preconceitos literários, resolvi encarar mais uma biografia, também foi sobre um ícone da informática. Sim, sim. Eu sou uma geek sem salvação. Eu assumo! Fazer o que, é a vida!
Dessa vez foi a Universo dos Livros que me presenteou com o livro.

Se você não é fã de biografias, curioso pela evolução de uma empresa ou não é um geek, provavelmente não terá grande interesse pelo livro.
Caso seja uma dessas coisas, o livro de Michael Moritz é uma ótima fonte de informação.
É bem verdade que o ar de "empresa-de-informática-boazinha" que as novas corporações da área tem é ainda mais desmentido do que foi com a leitura de Bilionários por Acaso, mas a volta por cima de Jobs, com os autos e baixos, também foi interessante de ler!
Provavelmente isso é meu lado-geek-de-ser falando, mas, ei!, faz parte! hehehehe
Até mais!

Caso queiram mais informações sobre o livro, podem dar uma espiadinha aqui!

www.indeath.com.br

asanaparada 12/04/2012

Pareceu-me que o autor se embolou um pouco no inicio do livro, mas com o decorrer da narrativa ele consegue ajeitar as informações que conseguiu arrecadar e o livro não perde do porquê de querermos lê-lo, isto é, conhecer um pouco mais steve jobs e como ele fundou uma das empresas de maior sucesso mundial.

brasmussen 13/03/2011

Leitura complementar à Cabeça de Steve Jobs
Definitivamente, este livro e A Cabeça de Steve Jobs, de L. Kahney , são leituras complementares. Enquanto este livro aborda com detalhes a fundação da Apple e traz detalhes ricos do comportamento e método de trabalho não só de Jobs mas também de Woz e Markkula, o segundo se aprofunda na vida de Jobs, dando explicações mais completas até mesmo para a época em que Jobs fundou a NeXT.

O livro é muito técnico? Não. Ele apenas traz detalhes sobre o esquema de ações da empresa, fornecedores e concorrentes. Até mesmo o plano de comunicação da empresa na época é trazido de forma bastante completa. "O Fascinante Império de Steve Jobs" é um excelente livro que complementa a história de Steve Jobs em "A Cabeça de Steve Jobs" e é uma ótima oportunidade para entender o crescimento da maior empresa de tecnologia do mundo - isto porque o livro retrata em detalhes a empresa até 1986, mais ou menos, antes de seu declínio. Só depois, em um capítulo final, explora rapidamente a saída de Jobs, a criação da NeXT e a volta de Steve Jobs como CEO, até o lançamento do iPod, iPhone e aí por diante.

Emanuel 20/12/2012

Um livro em dois tempos...
O Fascinante Império de Steve Jobs deve ser lido com uma observação importante. Ele foi escrito entre duas décadas distintas. O autor começou o livro e foi até 3/4 do mesmo, quando a Apple era um gigante da informática, mas dava sinais de ruína. Até esse momento, o livro é fascinante pela riqueza de informações técnicas, uma preciosidade à sua época, onde era relevante e os termos de processadores e de memórias RAM eram discutidos entre os entusiastas do meio, como quem fala de motor e acessórios de carro. A ascensão e a queda, o crescimento vertiginoso, com os detalhes de quando a Apple ainda transitava da garagem para empresa, de uma forma que nenhum outro livro ou mídia abortou tão bem. Então o tom do livro muda, abruptamente. A editora onde o autor trabalhava mutilou um artigo do mesmo, tornou-o persona non-grata na Apple, e o mesmo, desiludido, colocou o livro na gaveta e foi atuar no mercado de ações e especulação, focado principalmente no mercado de start-ups e inovações. Somente com os lançamentos recentes que o livro saiu da gaveta do autor e foi terminado, mal terminado infelizmente. Sua revisão da Apple atual ficou curta, seca e breve, mas isso não tira, em nada, o brilho e a beleza desta obra.

Erick 16/04/2013

Boys apple
O livro tem um conteúdo legal sobre as jogadas de marketing, altos e baixos da marca, detalhes de informações técnicas, como Jobs começou seu carreira, porém foi escrito de forma muito detalhista, e me pareceu, o autor se embolar bastante em alguns parágrafos. Para quem não é leigo sobre esses aspectos torna-se bem massante. Porém, não perde o seu mérito.

Luciano Luíz 11/08/2014

Mais uma biografia.
Mas, de uma lenda que até pouco tempo, andava entre nós.

O FASCINANTE IMPÉRIO DE STEVE JOBS, é uma obra e tanto.

MICHAEL MORITZ foi fundo em suas pesquisas. Aliás, ainda na distante década de 1980, ele já era o jornalista responsável por cuidar dos arquivos da APLE.

Acompanhou de perto não apenas a empresa, mas também o homem responsável por tamanhas revoluções na história do computador.

Este livro cobre desde o nascimento de Jobs, até o ano de 2009.

Portanto, a única desatualização, é com relação a morte do CEO que mostrou ao mundo como ser criativo e objetivo.

Cada página é um aprendizado, e sem contar que não apenas Jobs, mas muitos outros ilustres personagens aqui dão as caras.

Poder conhecer um pouco da vida de um homem que esteve por trás do i-Pad, i-Pod e i-Phone, é ir além.
Não apenas de forma histórica, mas fictícia.

Ver o quanto foi sofrido, para que milhões pudessem usufruir.

Uma das melhores biografias de todos os tempos.

Nota: 10

L. L. Santos