The Nobleman

The Nobleman's Guide To Scandal and Shipwrecks Mackenzi Lee

Resenhas - The Nobleman's Guide To Scandal and Shipwrecks

Lauraa Machado 30/12/2021

Um ótimo final para a história dos irmãos Montague
Eu sou completamente louca pelo Monty e acho o livro da Felicity ainda melhor que o dele, então fiz questão de reler tudo que veio antes para ler esse! Preciso dizer que minhas expectativas estavam altas? Acho que não, né? Por um lado, eu me decepcionei um pouco com esse, porque não consegui gostar tanto do Adrian quanto dos outros, nem de longe. Mas a história é muito boa, a conclusão dela é maravilhosa, e eu simplesmente amei todas as cenas em que o Monty ou a Felicity apareciam.

Sério, nem consigo explicar o quanto eu amo esses dois e como amei ver a trajetória deles tantos anos depois! A autora realmente conseguiu manter a personalidade deles, mas ao mesmo tempo mostrá-los mais maduros. Além disso, foi incrível ver que eles conseguiram viver como queriam, mas que isso também não significa que a vida deles foi perfeita e impecável! Não tenho nada para criticar sobre o Monty e a Felicity! Super releria esse livro só por eles e vou ser eternamente grata à autora por ter criado personagens e histórias tão maravilhosos!

Mas esse terceiro livro é pelo ponto de vista do Adrian, e esse é o maior problema dele. Adrian não é uma pessoa ruim, mas ele tem uma ansiedade crônica tão forte, que foi quase insuportável ficar 'dentro da cabeça dele'. Entendo que essa era até a intenção, já que para ele também é praticamente insuportável, mas não dá para curtir tanto a narrativa assim. Não dá, fiquei incomodada sim. Talvez eu seja mais sensível para esse tipo de coisa, não sei. Não é algo que precisava ter sido mudado na escrita, talvez, porque ele é assim mesmo, mas tampouco é algo que me agradou.

Acho que teria funcionado bem melhor se o livro fosse mais curto ou se tivesse intercalado com a narrativa pelo ponto de vista de outra pessoa. Mas também não é impossível de gostar e, depois de metade do livro, eu tentei só aceitar e não me incomodar. Tentei focar nos acontecimentos e não nos pensamentos dele, o que funcionou bem para mim! O enredo é bem interessante, eu amei o clímax e o final, mesmo que fosse inteiro focado em Adrian, e todas as cenas que tinham o Monty ou a Felicity (depois de um ponto da história, eram várias) valeram por eles!

Sério, não consigo descrever o quanto eu amo esses personagens e a história desde o primeiro livro até as últimas palavras desse! O epílogo foi talvez a melhor parte e tenho certeza de que vou reler, tanto o livro quanto o epílogo, várias vezes na minha vida! Apesar de ser um livro que segue o mesmo estilo dos anteriores, uma viagem pela Europa com uma questão fantástica os movendo, tem um tom bem diferente. Acho que começar a ler já esperando um personagem com uma mente traiçoeira e uma ansiedade absurda e constante já te ajuda a não se decepcionar, além de que descobrir como Monty e Felicity estão faz valer toda a história!

Claro que recomendo, esse livro só aumentou meu amor por essa série, e estou louca para descobrir o que a autora vai escrever em seguida!
Carous 30/12/2021minha estante
Ainda estou ouvindo este livro e tendo o mesmo problema que você com estar na cabeça do Adrian enquanto ele destrincha toda sua ansiedade. É muito difícil não se cansar com a narração dele e eu vi que essa foi a maior reclamação dos outros leitores. E sim, não consegui me apegar ao Adrian como me apeguei à Felicity e Monty

Lauraa Machado 30/12/2021minha estante
Essa é a parte mais triste, mas o Monty e a Felicity fazem muito o livro valer a pena!

biacs 01/12/2021

Expectativas muito altas
Não gostei, esperava muito mais :( não tinha muito sobre os personagens que já gostávamos e conhecíamos, não me interessei nada pelo Adrian, pulei muita coisa. Queria mais Percy, queria mais Monty e queria mais Felicity. Mas enfim, pelo menos teve um final feliz.
Carous 06/12/2021minha estante
Tô sentindo vontade de pular algumas partes também. Estou ouvindo o audiolivro e até neste formato a história parece parada e chata. Não gosto do Adrian tanto quanto gosto de Monty e Felicity e sinto que a luta dele não chega perto dos problemas dos irmãos

Letícia 06/12/2021

Amei!
Fiquei muito satisfeita com o final dessa trilogia! Quando comecei a ler the gentleman's guide no fim do ano passado, nunca pensei que se tornaria um comfort book e o Monty um dos meus personagens preferidos.

Adorei o Adrian, amo como a Mackenzi cria seus personagens e explora suas inseguranças de uma forma que você se identifica, a forma que ela relatou a ansiedade dele foi impecável.

Ver a Felicity formada e praticando medicina foi tudo, fiquei feliz que ela conseguiu alcançar tanto.

Fiquei triste que o Monty ainda se sente inseguro sobre sua relação com o Percy, apesar de tantos anos, mas sei que esse tipo de sentimento é uma luta constante. Fiquei muito emocionada com o capítulo final, esses dois são tudo para mim!

Achei que a parte mitológica desse livro foi a mais fraca dos três, mas a história compensou em outras partes.

A relação que os três irmãos construíram foi perfeita, amei ver eles juntinhos e se apoiando. Também adorei ver os personagens dos outros livros e gostei muito dos novos, principalmente a Louisa.

Enfim, achei que foi um ótimo desfecho para personagens tão queridos!

Tati oliveira 02/02/2022

Teria sido melhor ler esse livro na sequência dos outros dois. Mas ainda não tinha lançado ?
Tem muita referência dos outros livros! O que deixa mais divertido mas em vários momentos eu não sabia dizer se eram referências e eu tinha esquecido ou algo que não lemos mas aconteceu entre os dois primeiros livros e esse.
Eu fui ler o livro com uma expectativa super diferente (achei que era sobre um irmão perdido e não sobre o irmão que era um bebê no começo ?). Mas achei super legal a autora trabalhar mais nas questões de ansiedades dos personagens e o impacto que isso tem na vida deles e de todos ao redor

tutuzin_uai 02/03/2022

Pera que eu preciso comentar MAIS COISAS
Eu acabei de fazer uma resenha mas por algum motivo ela sumiu (?), então vou fazer de novo. Vou retomar o que falei e adicionar mais uns pontos.

Bem, esse livro é INCRÍVEL e eu achei muito interessante a ansiedade do protagonista ser exposta assim. Os personagens são todos autênticos e bem humanos, eu esqueço que eles não existem... As interações entre os irmãos me encheram de serotonina e a história me prendeu do começo ao fim. Pensei que eu teria dificuldades por ler em inglês, mas foi uma leitura clara, simples e fluída.

plsjessie 10/02/2023

Amamos um caçula ansioso
Desde antes do primeiro livro lançar eu já estava lá esperando porque achei toda a promoção a respeito do guia do cavalheiro muito boa e chegar no final dela agora quase cinco anos depois me fez dar uma choradinha real.

Estar na mente do Adrian é cansativo, mas não de um jeito que me faça cansar de ler e sim me fazer pensar que queria dar um pouco de conforto para esse jovem e que dói a forma como a mente dele está sempre machucando ele e você só quer gritar e fazer ele entender que ele é bom o suficiente (mas em um ponto, percebe que não funcionaria de qualquer forma porque é assim que a ansiedade funciona).

Me apeguei muito ao Adrian, HES A BABYYYYYY, ele é muito queridinho e ficava triste quando o Monty (que é o meu maior querido) tratava ele mal. A Louise, noiva do Adrian, é uma mulher MARAVILHOSA! Eu queria que o livro tivessem mais partes com ela porque ela é uma personagem muito cativante e é muito gostoso ler a forma como o Adrian a ama.

Gostei demais que aconteceu a mesma coisa com esse livro do que aconteceu com os livros anteriores, onde algo fantastico que meio que podia acontecer no mundo real acontece, nesse caso sendo as histórias a respeito do navio fantasma, e como estamos na mente do Adrian há momentos em que dá pra se perguntar se aquilo é real ou ele está em um delirio por causa da negação.

MONTY, PERCY E FELICITY ADULTOS!! Queria que o Percy tivesse aparecido um pouco mais, seria legal se ele estivesse na viagem junto com o Adrian e o Monty, mas entendo a lógica pelo qual ele não foi. O Monty, meu querido e amado Henry Montague!! O humor dele sempre o melhor do mundo, é tão gostoso poder ler as piadinhas dele no meio de assuntos sérios, ele é o maior do mundo! E saber que a Felicity conseguiu lecionar numa universidade??? ELA É A MELHOR DO MUNDO! Uma médica de verdade!

Enfim, o final foi muito bonitinho, eu realmente amo meus queridissimos Montague, levarei eles no meu coração pra sempre. E o Percy. E a Sim. E a Louise. E a Johanna e seus cachorros gigantes!!!

GabiiV 21/05/2023

Fofoca
Adorei o Adrian, achei ele muito fofo, mas ler os pensamentos dele me deixavam ansiosa o que dificultou a leitura. O livro possui uma conexão maior com os outros especialmente os referentes ao da Felicity, por mais que seja perfeitamente compreensível sem ser necessário ler os outros. Entretanto, o livro fica muito melhor, acredito eu, tendo lido os outros antes.
Senti que faltou algo, acho que se a Louisa tivesse ido na jornada teria sido melhor porque teria o elemento de romance como no livro do Monty ou então um entendimento de sexualidade como no caso da Felicity. O volume do Adrian era obrigado a ter romance? Não. Reconheço que isso possa ter sido mais uma expectativa minha, baseada nos outros, e um desejo de um maior aprofundamento do relacionamento Adrian-Louisa que pelo pouco que vi é muito fofo.
O final é maravilhoso, perfeito, redondinho e bonito. A interação entre os irmãos é muito fofa.

luiza 16/07/2023

Final perfeito para essa trilogia
Ai como eu amo essa trilogia. todo livro que terminei dela eu pensei ?esse aqui eh o melhor?. adorei este demais. terminou perfeitamente a história dos irmãos. eu amo o adrian. ????

honeyfields 17/02/2024

A conclusão da história dos irmãos montague é de semelhante dimensão aos seus antecessores. Embora meu favorito continue sendo o segundo, esse não fica muito pra trás, trazendo certas situações e acontecimentos que me são familiares e bem vindas. Uma ótima série, e uma ótima experiência.