Kim Ji-young, nacida en 1982

Kim Ji-young, nacida en 1982 Cho Nam-Joo

Resenhas - KIM JI-YOUNG, NACIDA EN 1982

Duda Balue 22/03/2024

Kim Jiyoung, nascida em 1982
Leitura super dinâmica, leve e fácil de levar. O assunto é relevante e atual, decidi ler após ver as novas políticas tomadas pelo governo para incentivar a natalidade do país.
Um livro ótimo para se introduzir nesse assunto, principalmente pelas voltas no tempo para explicar mais sobre a cultura, mas senti falta de aprofundarem algumas linhas de pensamento.

Bia Amaral 10/01/2024

Machismo na Coreia do Sul
Livro que retrata o machismo na Coreia do Sul, passando pelas diversas fases da vida da personagem e apontando os desafios de ser uma mulher na sociedade coreana. Gostei bastante da narrativa, apesar de achar que algumas críticas poderiam ter sido feitas de forma menos didática.

Dadá 04/01/2024

O livro retrata a realidade na Coréia, mas na vdd é a realidade da mulher em todo o mundo. Essa cobrança por filhos, cuidar da familia...a mulher se torna mulher ainda na adolescencia, enquanto o homem é um eterno menino e a mulher deve entender isso e fazer tudo p facilitar a vida dele.

Achei o livro muito interessante e c uma leitura muito agradavel e rápida.

Rayssa.Almeida 13/07/2023

Muito bom simplesmente incrível quem gosta da cultura coreana e quer saber como realmente é a vida lá para as mulheres de renda baixa vale muito a pena!

bibi 17/05/2023

Mulheres.
Eu chorei MUITO, me vi surpresa com o quanto me identifiquei com o livro porque são situações absurdas tão normalizadas por nós mesmas. é triste ver que um livro tão curto mexe com as emoções de todas nós.

BArbara 25/02/2023

Livro interessante para conhecermos a cultura da Coreia, no entanto, fiquei bastante indignada como as mulheres são tratadas.

kkyucalm0 24/02/2023

Sobre mulheres.
Como uma mulher tenho me atentado a ler todos os gêneros de livros escrito por mulheres, esse foi o primeiro que li focado exatamente na base de como a mulher é tratada e julgada pelo mundo. O que me dói não é só a forma como parecia tudo muito "escrito" como se as mulheres já tivessem seu papel na sociedade, mas também o fato de ler os dados do livro e saber que nessa década as coisas não melhoraram de forma gigantesca, ainda continua sendo um fardo ser de um gênero que não tem olhos da sociedade. Ler livros como esse, apesar de doerem, nos lembram de como o mundo realmente é.

Milena 29/01/2023

Kim Jiyoung, Nascida em 1982
Eu estou simplesmente chocada no quanto essa leitura pode ser tão real porém fictícia ao mesmo tempo. O livro conta a história de uma mulher que está apresentando transtornos psicológicos (pode ser associada a uma metamorfose do Kafka) e a partir daí o psiquiatra faz um resumo da vida de Kim Jiyoung. A história da Jiyoung em si retrata as dificuldades, desde seu nascimento, de ser uma mulher, e o mais surpreendente da autora é que apesar da história ser completamente inventada ela é baseada em fatos, estudos e pesquisas comprovadas. Apesar da história se passar na Coreia e terem uma cultura diferente do resto do mundo é indubitável que isso é uma realidade para as mulheres, mesmo que muitos discordem. Para terminar, há uma consideração final do psiquiatra onde ele confirma que se nao fosse por essa situaçao ele nunca teria se tocado do que as mulheres podem passar, ele continua falando da sua esposa que passou por situações semelhantes,e a última pessoa que é apresentada, por fim, é uma funcionária do doutor que está em seu último dia por conta da gravidez e assim que finaliza todo seu texto ele chega a conclusão que irá se certificar de que a pessoa que venha a substituí-la não seja casada (tirem suas conclusões com essa frase final porém concordamos que apesar de todos os relatos a sua volta a sociedade ainda tem o mesmo sentimento sobre as mulheres).
Eu podia falar por muito tempo desse livro perfeito, que por sinal não estava dando nada por ele, uma leitura muito fácil e realista.

Lorenlac 13/10/2022

A realidade da mulher que tem que abrir mão de seus sonhos e gostos e mudar sua vida, pelo simples fato de ser mulher.

Um livro infelizmente atemporal que mostra a desigualdade de gênero.

Leitura boa!

Ella 07/08/2022

Bastante focado na história da Coreia, com inúmeras referências reais e notas de rodapé, o livro conta a história de vida de Kim Jiyoung que, no começo do livro, vai a um psiquiatra porque está sofrendo de algum transtorno mental. A narrativa passa por sua vida desde a infância até a idade adulta, com bastante foco no enredo e no desenvolvimento das personagens. O narrador onisciente (na maior parte da obra) não é muito descritivo, então a construção das personagens é feita a partir de suas falas, pensamentos, emoções e atitudes. O tema principal é o feminismo e as questões de gênero em uma sociedade extremamente machista. Alguns temas abordados: assédio, crise financeira, mulheres no mercado de trabalho (ganhando menos que os homens), pressão da sociedade para se casar, engravidar, ter parto natural, o quão cruel a sociedade pode ser com as mulheres que são mães, entre outros. O interessante é ver que, além do narrador onisciente, também temos o psiquiatra narrando no começo e no final do livro. Ele é homem. Kim Jiyoung, no livro que leva seu próprio nome, não tem voz. Muito bem construído e com um final inacreditável.

isa 26/04/2022

Esse livro é maravilhoso,durante minha leitura só consegui ficar completamente indignada em como a sociedade coreana normatiza tanto esse patriarcado e conservadorismo implantado. Recomendo demais essa leitura.

adri 07/03/2022

Um Olhar Sobre a Violência de Gênero na Coréia do Sul
Esse livro oferece uma visão ampla sobre a condição feminina na sociedade coreana, destacando a forma cruel como a violência de gênero influencia a vida das mulheres, seja no ambiente profissional, familiar ou nas relações sociais. Para aqueles que idealizam relacionamentos com coreanos, este livro é uma oportunidade para abrir os olhos e compreender a realidade.

mimperatriz 02/02/2021

Kim Ji-young, nacida en 1982
É um livro gosto e fluido, embora o assunto principal seja denso, doído e atual, infelizmente. É uma leitura necessária.
A Autoria, Cho Nam-joo, relata a história de Kim Jiyoung, uma mulher sul coreana de 33 anos, casada, mãe e totalmente absorvida pelo machismo recorrente em sua vida e existente muito antes do seu nascimento.
O livro reforça o quanto o machismo é cruel e impiedoso e o quanto ele maltrata, agride e faz adoecer.
Infelizmente em alguns momentos da vida presenciei e experimentei o machismo sentido pela Kim Ji-young e acredito que muitas mulheres também reconhecerão várias passagens do livro, ou melhor, da vida de Kim.

jesssantz 08/06/2020

Sociedade Machista de Coreia
Recomendo para as pessoas que gostem da cultura coreana, seja pelos doramas ou pelo Kpop. É o livro que promoveu linchamento virtual de girls idols e atrizes coreanas, por ser feminista demais. Porém, o livro retrata como as mulheres são vistas perante a sociedade coreana, tira um pouco do brilho e da romantização que é promovido pela hallyu wave. Durante a leitura, teve vários momentos que senti muita raiva e em outros pude ver correlações com a sociedade brasileira. Muito bom.