O livro obscuro do descobrimento do Brasil

O livro obscuro do descobrimento do Brasil Marcos Costa

Resenhas - O livro obscuro do descobrimento do Brasil

Carlos Padilha 13/04/2024

Muito além do título
O livro apresenta informações que vão muito além do que o título indica. Na verdade, faz uma análise muito interessante dos cenários político, econômico e religioso na Europa entre os séculos 15 e 17 e seus desdobramentos para o recém descoberto continente americano e, em especial, para o Brasil.
São apresentados fatos que passam muito longe do que nos é ensinado na escola e que, em sua grande maioria, apresentam a face terrível da degradação humana.
Em minha opinião, o livro comete um erro terrível (que me levou a dar apenas 3 estrelas), que é a apresentação, na íntegra, da correspondência trocada entre diversas figuras históricas retratadas. São dezenas e dezenas de páginas com uma linguagem extremamente rebuscada e sem qualquer objetividade, que, imagino, serão "puladas" pela maioria dos leitores, após as primeiras tediosas tentativas. Seria muito mais apropriado colocar esse material como um apêndice, para ser lido apenas por estudiosos interessados em determinado evento ou personagem.
Não obstante, vale a pena ler o livro e conhecer um pouco dos horrores da época, que, de certa forma, explicam a formação de nossa política atual.

Nathali 02/02/2023

O que eu achei do livro
Se vc quer conhecer a história do Brasil de uma forma leve e como se estivesse tendo um diálogo, digo a vc que esse é o livro ideal!!
Nos livros de escola vc aprende e descobre os fatos ocorridos de uma forma mais formal, mas já nesse aqui, vc vai passo a passo entendendo e descobrindo, é como se o autor do livro estivesse na sua frente comentando sobre os fatos. O Livro de maneira geral para quem for ler ele pela primeira vez, no começo vai ficar um pouco perdida pq ele vai e volta em datas mas depois de um tempo vc se consegue entender melhor, ele é um livro que quando vc senta pra ler ele vc fica presa lendo mas precisa fazer um pequeno esforço para le - lo frequentemente, pois vc perde " o foco " algumas vezes.
Demorei um bom tempo para terminar de ler, pois eu lia e deixava de lado, mas gostei bastante, acho que por ser o primeiro livro sobre história que eu leio, posso ter ficado assim. Quem pretende lê - lo tem que gostar bastante de história ou ter muita curiosidade para poder entender melhor os fatos.

Reginato 29/08/2022

O outro lado da História do Brasil
O livro é incrível, conta uma época de quase 100 anos antes e depois ao descobrimento. A preocupação eram terras que gerassem receitas com riqueza naturais e o início da escravização como uma medida econômica barata em um modelo de capitalismo traficando pessoas da África e como a monocultura que trouxe impactos muitos negativos dentro da nossa sociedade que até hoje tem reflexo.

O livro mostra também o lado obscuro de Colombo como um espião de Portugal e aborda o misterioso paralelo 12 Sul, o papel da mítica Escola de Sagres, e os círculos alquímicos.

Recomendo a leitura para todos os brasileiros que querem saber da verdade omitida na história do Brasil e Portugal.

Leonardo 27/06/2022

A leitura não é das mais fáceis. Em diversos momentos a leitura é cansativa. Contudo, o livro possui profundidade nos temas abordados.

Elane48 24/11/2021

AS VERDADES QUE NÃO NOS CONTAM NA ESCOLA
Eu estou cho-ca-da com a verdadeira história do Brasil! Se esse livro tivesse sido lançado antes (ele é de 2019), se eu o tivesse lido há mais tempo, não teria comemorado 500 anos coisa nenhuma! A gênese deste país é uma vergonha!
Tolerância religiosa? Tolerância religiosa o escambau! Não me falem em catolicismo, papa, vaticano & afins! Tomei ranço! E os jesuítas??? MeoDeos!!! Por que não contam nas escolas, na aula de História, ou de Literatura (Quinhentismo) as atrocidades que eles faziam???
É um livro de terror, só que não é ficção.
Taytay1 24/11/2021minha estante
Quando as pessoas estudarem a origem do catolicismo (e q não tem nada a ver cm os ensinos reais de Cristo) o mundo vai mudar

Elane48 24/11/2021minha estante
Definitivamente, religião: melhor não tê-la.

Fabio451 06/10/2021

Quando me proponho a ler um livro de História sempre pesquiso antes para saber quem é o autor e se é um pesquisador sério e pode ser considerado como uma boa referência no assunto. No caso de ?O Livro Obscuro do Descobrimento?, o autor Marcos Costa é um pesquisador sério, sendo Doutor na área, além de autor de diversos outros livros e artigos respeitáveis sobre a temática. Sendo assim, segui com mais segurança na leitura, ciente de que os fatos expostos são fatos e não somente interpretações do autor sobre os fatos históricos.

O livro apresenta detalhamente diversos elementos que contribuíram direta e indiretamente com o ?descobrimento? do novo mundo pelos europeus. E quando digo detalhadamente, não é uma figura de linguagem e sim uma constatação: em diversos trechos de sua narrativa o autor se utiliza de escritos históricos da época, cartas trocadas entre reis e papas, entre colonizadores e padres, e diversos outros relatos que, embora riquíssimos, acabam por deixar a leitura um pouco maçante e cansativa em alguns momentos.

É uma questão de gosto, claro, mas eu particularmente preferiria que fossem utilizados recortes menores, e feito uma paráfrase em outros momentos, de forma a deixar a leitura mais prazerosa para leitores que não são tão ligados assim em história. E digo isso como alguém que ama história e se delicia com obras como essa.

O autor faz uma combinação de diversos elementos históricos que levam as nações europeias a se lançarem na aventura de navegarem rumo ao ocidente, desbravando o assustador (para a época) Oceano Atlântico.

Eu gostei particularmente de o autor sanar uma dúvida antiga minha, desde os tempos escolares. Nunca entendi por que razão os portugueses, ao tentar chegar à índia navegando ao redor do continente africano, acabaram vindo parar no Brasil. O autor explica, brilhantemente, que se trata de uma questão natural, uma vez que as correntes do atlântico propiciam uma navegação mais segura e rápida nesta direção, e seria mais fácil para as embarcações portuguesas se deixarem levar pela corrente ao invés de lutar com elas para se manterem próximas à costa africana.

O livro é muito rico, existem detalhes que ajudam a entender a construção da nação brasileira. Como, por exemplo, os impactos da inquisição espanhola nos destinos da colonização do Brasil, e a influência da Reforma Protestante e da Contrarreforma na ascensão e queda dos impérios Ibéricos. Dou uma nota 4,5 pelo conteúdo e um 3,5 pela construção do texto. Nota 4 no conjunto geral da obra. Recomendado a todos, e particularmente aos que se interessam por questões históricas

Camillys 28/03/2021

Conta detalhadamente (bem detalhadamente) o processo de colonização do Brasil. Desde o conhecimento da América - que não foi descoberta por acaso, muito menos no século XV - até o fim do século XVII.
A leitura não é das mais fáceis, precisei de muito interesse para continuar lendo, então pra quem não gosta muito de história vai causar só frustração.
Já quero ler outras obras desse autor, ele se formou em História na UNESP, estou tendenciosa a me tornar fã haha

Edras 10/03/2021

Um livro fascinante que vai muito além da história ensinada nas escolas. O autor mostra uma história muito maior do a história que é reconhecida e contada

Jorge Lavagnoli 06/03/2021

O melhor livro sobre descobrimento do Brasil
Dentre todos os títulos que li até o momento sobre todos os eventos que envolvem o descobrimento do Brasil, sem dúvida alguma, este é o melhor e mais detalhado.
Mesmo outros escritores mais famosos e conceituados, não conseguem abranger de forma tão minuciosa e assertiva a atmosfera que possibilitou a descoberta e a consequente colonização do Brasil.

Kelly 27/08/2020

" O terror religioso corrompe o caráter nacional...
O livro aborda acontecimentos do século 15 e 16, antes e depois da chegada dos portugueses ao Brasil e como esses acontecimentos influenciaram o mundo e o Brasil. A história da chegada dos portugueses ao Brasil remonta a criação da escola de sagres, quando D. Henrique sentiu a necessidade de expandir as relações comerciais e sentia a curiosidade de explorar novos territórios. Através da conquista de novos territórios e utilizando-se de espiões Portugal acumulou conhecimentos que foram obtidos através dos séculos por diversas civilizações. Dentre as descobertas podemos citar as ilhas dos Açores, uma passagem para as índias e a existencia de outras terras ainda desconhecidas. Além dos diversos livros obtidos pelos portugueses descobriram também vários mapas com territórios ainda não conhecidos, entre eles uma ilha chamada Brasil (essa ilha nunca foi encontrada). Essas informações não costumam ser repassadas, mas era algo que sempre imaginei existir, afinal um continente desse tamanho não iria aparecer na frente das caravelas como se fosse mágica. Após a chegada dos europeus ao continente o autor relata como o continente foi sendo conquistado, o que aconteceu com as civilizações que ali viviam e como foi a exploração dos recursos encontrados. Em alguns momentos durante a leitura me senti perdida com tantas datas e o vai e vem dos anos, um recurso utilizado pelo autor para contar todos os acontecimentos de cada época, que faz com que a leitura seja lenta e cansativa, mas acontece apenas em algumas partes do livro. Outro ponto abordado pelo autor é a influência da igreja, como ela influenciava as nações e como foi a influência dela no Brasil, toda a sua relação de poder durante os anos e como fazia para se manter com todo poder adquirido durante os séculos. Eu gostei muito do livro, tem muita informação boa e importante sobre a nossa história. Recomendo para quem gosta do tema.