Baía da Esperança

Baía da Esperança Jojo Moyes

Resenhas - Baía da Esperança

Bianca Tonaco 28/03/2024

Entre baleias e algumas mentiras

O livro conta a história de três gerações através das personagens Kathleen, Liza e Hannah, mulheres da mesma família que fazem parte da mesma trama e do mesmo cenário: a cidade de Silver Bay, um paraíso tranquilo, preservado, repleto de golfinhos e baleias jubartes que apreciam o silêncio. Essa realidade é ameaçada com a chegada de Mike, um empresário que quer investir na área construindo um resort, e que traz à tona também alguns segredos guardados por essas três gerações de mulheres.A trama é interessante, e envolve um cenário que eu mais uma vez fiquei encantada, e então mais uma vez aprendi um pouco sobre observação de baleias e costumes dessa população. E novamente o ranço do Mike em alguns pontos dessa trama eu me vi detestando Mike, um personagem superficial, mentiroso, que só no final do livro é que vai se portando como gente boa - ignorando tudo o que fez antes. O romance entre ele e Liza se inicia pela traição de Mike com Vanessa, e independente de quão arrogante e patricinha Vanessa era, nenhuma mulher merece ser traída se esse não foi combinado. Inclusive, caracterizar a mulher de forma depreciativa para justificar uma traição é um ato bem baixo de se ter. Portanto, apesar da trama ser
interessante, ambientada num lugar tranquilo, mostrando as jubartes, golfinhos, enfim a natureza eu amo, esse principal ponto foi motivo para que o livro me conquistasse, e claramente estampado aos 4 ventos, eu sempre prego a palavra, amo Jojo Moyes desde COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, e vou continuar amando ate o fim. E LOGICAMENTE CONTINUO SEM passar pano para homens que descumprem combinados e que depois, do nada, se portam como gente boa, beleza? ( RANÇO, MIKE ESTAMPANDO)
Kathleen, Liza e a doce e amavel Hannah eu amei entronntrar com vocês novamente

Pedro_henriquee 22/03/2024

Baia da esperança
Com o objetivo de dar outra chance a outro livro de Moyes fiquei impressionado, embora so lí "a última carta de amor" e foi uma leitura que não gostei. Baía da esperança foi uma experiência totalmente diferente e empolgante, tenho algumas críticas da maioria dos capítulos que chegavam a ser cansativos e desinteressantes. Mas no final desses capítulos ficava bom e me deixava curioso em saber o que iria acontecer no próximo e no próximo, sempre havia esse ciclo em vários capítulos. Esse livro ficou perfeito do meio da história adiante, não sendo só um história de amor entre duas pessoas (casal) mas uma história de amor entre: Mãe e suas filhas, tia e sobrinha, amigos, e claro Silver Bay o lar de todos e dos animais marinhos. Fico feliz em ter gostando tanto dessa obra da Jojo.

Danielle.Almeida 10/03/2024

Baía da raiva
Esse livro não funcionou pra mim. Pode ter emocionado várias pessoas, mas não fui uma delas. Talvez se tivesse lido em 2016 ou 2017 teria me prendido e me feito amar, mas em 2024 definitivamente não.
Pra começar os personagens com exceção da Hannah, nenhum dos personagens me agradou. A Kathleen até conseguiu em certo momento mas depois caiu no meu conceito. Liza, apesar da sua história extremamente triste e arrasadora, de ser uma vítima de violência doméstica, era uma mulher egoísta, fria e que tratava os outros feito lixo. Nenhum passado triste justifica usar a boa vontade das pessoas que te querem bem.
Mas o personagem que foi determinante para a 1 estrela que dei e o ódio deste livro tem nome e sobrenome: Mike Dormer: o típico figurão bem sucedido que tem tudo e que acha que passar por cima dos outros é aceitável, o cara que destrói a vida das pessoas mas olha só ele se arrependeu, vamos esquecer tudo de ruim que ele fez e perdoá-lo! Mike, que traiu a noiva não uma mas duas vezes e se sentia no direito de achar que a noiva estava errada em botar ele pra fora de casa. Mike que achou que as 'férias' em que estava trabalhando arduamente pra destruir tudo que os moradores de Silver Bay e o Hotel Baia da Esperança conheciam, estava indo de vento em popa. E digo mais, ele só se arrependeu pq foi descoberto, e essa paixão de verão pela Liza, me poupe, sem nenhum desenvolvimento. Se fosse na vida real, não daria 3 meses pra ele ver que essa vida não é pra ele, e voltar a londres pra ganhar dinheiro. Me desculpe quem se emocionaou por essa pataquada toda, mas com centavos de desenvolvimento que personagens e a historia se desenrolando por vários pontos de vista rasos e sem emoção, dar 1 estrela ainda foi ato de piedade.

Maria18775 06/03/2024

Baía da esperança
Meu deus. Nem acredito que da primeira vez que comecei a ler, eu parei por achar chato..
Que livro maravilhoso, que história bem contada e com viravoltas incríveis, apenas perfeito.

Uélita 05/03/2024

Otimo
Uma mãe sofrida, tudo por causa de um homem mal amado, duas irmãs afastadas uma família em pedaços por causa de egoísmo, mas no fim tudo se resolve

Nandecas 14/02/2024

Mike é um empresário ambicioso e que vê uma oportunidade incrível de alavancar sua carreira, ajudando a fechar um negócio lucrativo na Austrália. Mas aí chegar lá se afeiçoa a população local, e principalmente a capitã Liza, que foge do seu passado da Inglaterra.
É uma história comovente e que vale a pena ser lida!

Josiane251 13/02/2024

Baía da esperança
Jojo Moyes sempre surpreende com sua escrita tão detalhada, seus personagens tão cheios de vida e lugares tão bem descritos que nos faz viajar. Baía da esperança é uma história que fala basicamente do amor dos seres humanos pelos animais, nos mostra o quão importante a preservação de animais marinhos e toda natureza. Fala também da importância da família, como a família nos fortalecer e nos ampara. Estou muito satisfeita com essa leitura, me decepcionou somente o fim, com todo o sofrimento vivido nessa história e terminar com um" felizes para sempre", achei meio forçado, mais entendo que todos torçam por finais felizes.

fer_pmartins 01/02/2024

Melhora da metade pro fim
O começo achei ruim, não dava vontade de ler, mas na metade começa a ficar interessante e daí sim consegui terminar.

Nanda 31/01/2024

Para variar, mais uma história da Jojo com personagens reais e cativantes. Esse enredo me prendeu demais! Fiquei torcendo para as baleias e golfinhos tanto quanto os personagens, parecia que eu era mais uma pessoa da família rs
Dos livros da autora que eu li até agora, acredito que esse seja o que eu mais gostei!

@flaviamaris06 30/12/2023

Autora conforto ?
Baía da Esperança é um livro bem interessante. A sinopse esconde um pouco todos os assuntos tratados na narrativa. O livro, ao contrário do que parece, não gira em torno do romance de Mike e Liza. Na verdade, o romance é bem sutil e bem explorado de uma forma superficial. Então não diria que o livro é uma história romântica. E Mike também não é o protagonista absoluto. Jojo Moyes explora em Baía da Esperança vários personagens e sabe dividir bem cada capítulo.

O livro é dividido em vários capítulos de tamanho variado que se revezam entre as narrativas de Kathleen, a Garota do Tubarão e tia de Liza; Liza, a loira misteriosa e contida que trabalha nas embarcações que observam as baleias de Silver Bay; Hannah, a adorável e inteligente filha de Liza; Mike. O livro é bem dividido de forma que esses quatro personagens tenham importância fundamental para o desenvolvimento da trama e contribuam para que a narrativa corra mais facilmente.

O começo do livro é um pouco monótono. Baía da Esperança tem um ritmo mais lento, a história é apresentada de forma sutil. No começo fiquei um pouco perdida para encaixar os pedaços da trama, mas é perceptível que essa é justamente a intenção da autora. Jojo não entrega a história de bandeja, ela se preocupa em construir os personagens ao longo de todo o livro, o que é um forte da autora.

Jojo Moyes escreve muito bem, foi uma das responsáveis por me introduzir no mundo da leitura, realmente minha autora de conforto. Não apenas a construção da personalidade de cada personagem é muito bem pensada, mas cada detalhe da história é perfeitamente elaborado. Houve uma pesquisa por trás do trabalho do livro, o que anda cada vez mais raro nos best-sellers. Todos os detalhes a respeito das baleias torna a história ainda mais crível e madura.

Baía da Esperança é praticamente todo baseado nos pensamentos e pontos de vista dos personagens. Por esse motivo, demorei um pouco para mergulhar completamente na história. Mas, quando peguei o ritmo do livro, a leitura se desenrolou tranquilamente.

Baía da Esperança é um livro, no geral, muito gostoso de ler. Ao passar a última página, vem aquele sentimento de tranquilidade que a narrativa consegue transmitir. Apesar de não ser uma trama extremamente envolvente e diferenciada, o livro se destaca pela escrita de Jojo Moyes e pela complexidade de cada personagem. A história se encaixa perfeitamente sem deixar nenhum fio solto, o que me agradou muito. Foi uma leitura de conforto realmente
Danielle.Almeida 09/02/2024minha estante
tô lendo agora e detestando o mike, pensando seriamente em abandonar por causa dele

Crestani 29/12/2023

Não sei o que dizer
Acho que foi o livro mais controverso do ano. Gostei de algumas coisas mas na sua maioria ele foi um grande surto. Demorei DEMAIS pra me apegar nos personagens (no fim, praticamente não consegui). Achei tudo meio bobo e sem graça. No início do livros somos apresentados a diversos personagens que depois somem (não que não apareçam mais na história, eles simplesmente se apagam e deixam de ter relevância). O romance é mal elaborado, acontece magicamente, nada faz sentido. Eu só não dei menos estrelas porque o final me deixou um pouco emocionada, mas de resto, sinto que com o tempo não vou mais lembrar de nada.

Juliana 10/12/2023

?E é isso que amo nelas: apensar do poder, da força muscular, da aparência assustadora, as baleias são um das criaturas mais benignas de todas?, Baía da Esperança

Amanda 28/11/2023

Não gostei
O Romance é pouco desenvolvido, se trata bem mais da trama da Baía, das baleias, do hotel, e pouco se desenvolve o romance. Quando chega nos capítulos que o casal está junto você nem sabe o porque eles se apaixonaram. Eu amo a Jojo, amei como eu era antes de você e a ultima carta de amor, mais esse me decepcionou muito.

Nice 26/11/2023

Não decepcionou
Baía da Esperança não foi um livro que me conquistou nas primeiras páginas, mas não posso negar que o finalizei com o coração cheio de amor.