Baía da Esperança Jojo Moyes

Resenhas - Baía da Esperança

be.ariane 22/02/2023

Baía da Esperança
Peguei esse livro para ler enquanto outro que queria não estava disponível para eu ler na biblioteca. Que ótima escolha!
Já li "Um Caminho para a Liberdade" da Jojo Moyes e adorei a escrita dela. Acho que pra mim, uma adolescente, os assuntos mais pesados que ela aborda ficam fáceis de compreender e mais leves. Com esse livro não foi diferente.
No decorrer da história percebi um ar melancólico, que reflete, na verdade, na Liza. Achei o plot muito bom, e a narrativa me instigou muito, com seus personagens cativantes. Adorei que se passa na Austrália(um lugar que adoraria morar) e a conscientização sobre os animais marinhos, especialmente as baleias jubarte, as protagonistas de Silver Bay.
Foram confusas as trocas de narradores, porque por muitas vezes tive que voltar até a primeira página do capítulo para confirmar quem estava narrando. Mas não atrapalhou minha leitura.
Enfim, muito bom, Jojo Moyes escreveu um baita livro mais uma vez ???

Lavi Lavi 21/02/2023

Baía da esperança
O início é bem enrolado o que acaba dando preguiça de continuar lendo. Por ter muitos pontos de vista acaba te confundindo enquanto não aprende o nome dos personagens.

Na história o Mike vai pra Silver Bay para fazer negócios, um novo hotel na vizinhança. Nisso ele bai se hospedar no hotel Baía da Esperança, onde ele conhece Kathreen a dona do hotel e a Liza e Hannah sobrinhas da Kathreen.
Liza tem um passado misterioso, que ao decorrer da história vai se revelando aos poucos.

O livro é péssimo só dei duas estrelas porque o final é bom

Marília 21/02/2023

Adorei as reviravoltas da história. Quando você pensa que a solução das coisas está se encaminhando numa direção a autora muda tudo, mas de uma maneira que as coisas façam sentido.

Nicolly 19/02/2023

Eu quero ir para Baía da Esperança!
O livro foi simplesmente incrível, mesmo com alguns pontos que me incomodaram. Consegui me apaixonar por Baía da Esperança e todos os seus habitantes, sejam estes seres humanos ou animais aquáticos.
A princípio, pelo que entendi do livro, a intenção é nos fazer amar os animais locais, entender o quanto são importantes para o lugar e para o mundo em muitos casos. A história de Mike e Liza é citada muito rápido, o que deixou os dois meio sem química a princípio já que foi um romance apressado "por trás das câmeras" que apenas os dois conheceram.
Da metade ao fim do livro nós conseguimos ver que realmente se amam e como são fofos juntos, mas tem coisas que eu realmente gostaria de ter lido sobre os dois. A forma como se aproximaram, juras de amor e a quebra dos escudos de Liza com mais profundidade. Foi um romance corrido e por isso não é meu livro favorito da Jojo Moyes, mas nem por isso é um livro ruim.
Me vi torcendo para um casal Secundário incrível (um beijo para o Senhor e a Senhora Gaines) a qual realmente fora possível de apaixonar ao decorrer do livro, mesmo que algumas coisas não chegassem ao nosso conhecimento. Me vi apaixonada por baleias ciumentas e golfinhos sorridentes e principalmente pelo mar, o que me entristeceu por muitas coisas ali acontecerem diariamente e eu não dar tanta importância, mas que olhando a perspectiva de quem realmente se importa, se torna único e emocional.
O livro é um livro bom, mas talvez um pouco frustrante.

Lavi Lavi 07/05/2023minha estante
Super concordo com isso, o livro enrola muito pra um plot bem mais o menos

Mands 28/01/2023

Decepcionada
De todos os livros que já li de jojo moyes, esse com certeza é um dos mais fracos. A história é interessante e tem potencial, até a metade do livro ela conseguiu explorar bem e deixar uma curiosidade gostosa pra continuar lendo.
Depois da metade pra mim desandou completamente. O plot não faz muito sentido, o segredo revelado é bobo e não faz jus ao comportamento da personagem ao longo do livro. Além de demorar horroreeeees pra acabar, muita enrolação pra pouco desenvolvimento da história, o final estava bem maçante e só terminei pq não quis deixar incompleto. Fiquei decepcionada, realmente achei que fosse gostar quando comecei, Jojo já fez histórias bem melhores

Laila 17/01/2023

Decepcionante
Gosto muito dos livros da Jojo, mas esse foi difícil de engolir, olha. Não consegui me afeiçoar a nenhum personagem, peguei ranço de todos.
Mike é um cara super problemático e egoísta que não sabe o que quer da vida.
Liza é uma mulher mimada e frustrante que não parece ser uma adulta. Inclusive, a filha dela, Hannah, aparenta ser mais madura que a própria mãe.
Kathleen não era necessária como uma personagem tão recorrente na trama. Ela não acrescenta em nada.
Enfim, tô traumatizada.

Lelê 16/01/2023

MUITO BOM!!
no começo achei o livro meio entediante, mas depois da metade comecei a me interessar pela história. As reviravoltas são muito boas e acho que são elas que fazem o livro ficar interessante!

Jojo soube muito bem aprofundar a história de cada personagem e abordar com muito cuidado e atenção a visão de cada um deles em cada capítulo do livro. A obra é, sobretudo, muito sensível? confesso que no início fiquei um pouco impaciente com a rispidez e seriedade de Liza, mas ao desenrolar da história eu pude compreender o porquê da maneira tanto quanto ríspida que ela tratava as pessoas!

a história em si não tem como primeiro plano o romance entre 2 personagens; na minha opinião, a autora abordou muito mais que isso em primeiro plano: o amor de todas as formas e versões!

enfim, os plot twists são incríveis e o final da história não poderia ser melhor e mais feliz! Uma ótima recomendação pra quem gosta de muito amor e sensibilidade no enredo.

?A verdade de que, às vezes, podemos prejudicar algo tão maravilhoso por nossa simples proximidade.?

_izabellyc 13/01/2023

não me cativou muito
gosto muito dos livros da Jojo
mas achei esse meio maçante
não consegui me envolver na história
muito triste por não me apaixonar

Thay Gomes 06/01/2023

Esse livro merecia um filme
Cara, sem palavras. Mais uma vez profundamente apaixonada pela escrita impecável dessa autora. Realmente imaginei um filme enquanto lia, espero que algum dia transformem isso em um filme kk mas realmente me senti tocada o enredo todo. Além de se passar na praia (algo que aprecio), envolve o ponto de vista de quase todos os personagens, o que torna tudo cada vez mais incrível. Amei

camomila23 31/12/2022

jojo surpreende mais uma vez
o primeiro - e único até pouco tempo - livro que li da jojo foi ?como eu era antes de você?. foi um livro que marcou muito a minha vida literária e a história me emocionou bastante.

em ?baía da esperança?, a jojo mantém a emoção.

esse livro foi um dos melhores que li em 2022. eu não estava dando nada pela leitura e estava sem expectativas apesar do histórico positivo da autora.

o início é bem devagar, somos apresentados à diversos personagens e capítulos divididos em povs de cada um. levei um tempo para associar os nomes, mas quando se acostuma a leitura toma um ritmo confortável.

o romance em si, acredito que fica de segundo plano. se o foco do livro fosse o casal principal, a história teria um rumo ruim. eles não são tão aprofundamos assim, então não acho que a intenção é que esse relacionamento seja a estrela do livro.

foi o primeiro livro que li que a fauna era um ponto de destaque na narrativa. a preservação dos mares e dos animais é muito importante para o local e para os moradores, e se torna valiosa para nós, leitores.

a comparação que a jojo faz com uma das protagonistas ao comportamento da baleia fêmea é uma das coisas mais lindas que li.

fiquei muito surpresa com o impacto da leitura, amei o livro.

Mariana 28/12/2022

Entre baleias e algumas mentiras
O livro conta a história de três gerações através das personagens Kathleen, Liza e Hannah, mulheres da mesma família que fazem parte da mesma trama e do mesmo cenário: a cidade de Silver Bay, um paraíso tranquilo, preservado, repleto de golfinhos e baleias jubartes que apreciam o silêncio. Essa realidade é ameaçada com a chegada de Mike, um empresário que quer investir na área construindo um resort, e que traz à tona também alguns segredos guardados por essas três gerações de mulheres.
A trama é interessante, envolve um cenário que eu não conhecia e que não tenho informações, então aprendi um pouco sobre observação de baleias e costumes dessa população.
Porém, um dia li uma frase em uma rede social vizinha que fez sentido para mim: "se é romance e envolve traição, voltemos duas casas". Não gostei de Mike, um personagem superficial, mentiroso, que só no final do livro é que vai se portando como gente boa - ignorando tudo o que fez antes. O romance entre ele e Liza se inicia pela traição de Mike com Vanessa, e independente de quão arrogante e patricinha Vanessa era, nenhuma mulher merece ser traída se esse não foi combinado. Inclusive, caracterizar a mulher de forma depreciativa para justificar uma traição é um ato bem baixo de se ter. Portanto, apesar da trama ser interessante, esse principal ponto foi motivo para que o livro não me conquistasse. Sem passar pano para homens que descumprem combinados e que depois, do nada, se portam como gente boa, beleza?

Babi 24/12/2022

Uma surpresa e tanto
Confesso que de início tava achando a história bem sem pé nem cabeça a ponto de ser meio sem graça, mas foi uma leitura muito surpreendente!
Me emocionei DEMAIS com a história da Liza e Hannah. Chorei igual um bebê na cena da rede fantasma, nossa senhora que descrição impecavelmente dolorosa.
Amei muito mais do que imaginei.
Jojo arrasou nesse!

Carolina1213 15/12/2022

Baía da Esperança
Este livro é uma preciosidade sem tamanho! A história é completamente tocante, emocionante e cheia de reviravoltas, isso por si só já seria o suficiente, mas estamos falando de Jojo, não é mesmo?! Ela consegue surpreender sempre, é surreal a forma com que ela escreve.
Preciso dizer que amo livros como esse, cada capítulo é narrado por um dos personagens mais importantes do livro e isso faz com que a gente possa não só entender a visão deles da história, como podemos sentir como eles se sentem, pois a riqueza de detalhes é excepcional.
Kate, Liza e Hannah são três gerações de uma família que possui um hotel na Baía de Silver Bay, chamando Baía da Esperança, ele está mais pra uma pousada familiar do que pra um grande hotel. Kate administra o hotel já tem muitos anos e elas vivem da renda do que o hotel fatura e dos passeios para observar as baleia e golfinhos que frequentam a Baía. A vida delas não é luxuosa, muito pelo contrário, elas vivem bem e muito felizes pois a Baía é um lugar incrível para se viver.
A vida delas está prestes a mudar, quando Mike, um financista de Londres chega até a Baía. Ninguém sabe, mas ele está lá para pesquisar o local e ver como vai ser quando o grande hotel que a empresa de seu sogro construiria lá. Daí por diante, muita coisa acontece.
As reviravoltas são tão inesperadas e verdadeiramente surpreendentes que faz com que a gente não queira desgrudar do livro!!
Quando a gente pensa que a história vai ser sobre uma coisa, não demora muito para ver que estávamos errados. O livro e toda a trama é muito bem escrito. Ele começa de uma forma mansa, mas conforme os capítulos passam eles fica cada vez mais viciante.
O final é a coisa mais linda e tocante. Recomendo demais a leitura!
E o único conselho que posso dar é pra que você leia de coração aberto e sinta toda a magnitude de sentimentos que um livro pode despertar!

naty 11/12/2022

Baía da Esperança é um livro gostosinho de se ler, com uma historia que só pela sinopse já dá para ter uma noção do que virá pela frente.
Porém, apesar de ser uma leitura bem levinha, não gostei de cada capitulo ser narrado por um personagem. Isso quebrou muito o ritmo da narrativa. Claro que foi uma maneira de preservar o segredo da Liza mas, em muitos momentos a historia parecia picada.
Outro fato é a Liza. Que personagem chata. Eu realmente não sei o que todos viam nela. Tinha momentos que eu queria berrar com ela ou arremessar o livro longe.
O final foi bonitinho mas não consegui gostar tanto assim pois achei mirabolante demais. Muito corrido e apressado. Se tivesse falado menos das baleias poderia ter mais paginas para um desfecho mais elaborado.
Gostei mais do que realmente merece e querendo muito conhecer Silver Bay .