O Peso Do Silêncio

Resenhas - O Peso do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4

Helder 06/09/2011

Suspense com narrativa diferente
Este é um livro muito interessante, graças a narrativa criada pela autora, que tirou o livro do lugar comum de outros livros de suspense.
Calli é uma menina que ficou muda aos 4 anos. Numa noite ela acorda com vontade de ir ao banheiro e tenta evitar que seu pai a veja, mas não consegue. No fim, ele acaba levando-a para a floresta. Na casa ao lado, mora Petra, sua amiga, que vê duas pessoas na janela e resolve segui-los. Pela manhã, a família de Petra se desespera pois não a encontra em seu quarto. Ao procurarem por ela na casa de Calli, descobrem que a amiga também desapareceu.
Começa ai a busca pelas meninas, e o livro vai mudando de narradores. Os narradores são Calli, sua mãe, seu irmão, o assitente do Xerife e o pai de Petra.
No nosso caso, vamos conhecendo o passado dos personagens e entendendo as reações do pai de Calli e até o motivo da sua mudez.
Mas o mais interessante é o clima de tensão que vai crescendo. Nós sabemos que Calli está bem, mas também sabemos que vai acontecer alguma coisa, e também sabemos que a solução não pode ser tão óbvia.
E é esta nossa curiosidade mórbida que vai nos guiando em frente, pois na verdade até a pagina 200 não acontece nenhum crime, mas a tensão é enorme.O que vai acontecer? Que cometerá um crime?
Já depois da pagina 200, fica mais difícil ainda largar o livro. No meu caso, eu sabia quem era o criminoso e quando Calli está no hospital sendo examinada e fica desesperada no momento que seu irmão chega, isso ficou óbvio, mas somente Calli podia contar o que aconteceu, e como fazer isso sendo muda?
Livro de deixar sem fôlego, principalmente por lidar com maldades com crianças.
DIRCE 17/09/2011minha estante
Sua resenha me motivou a comprar o livro. Espero ficar sem fôlego.
Tenha um ótimo final de semana.

DIRCE 17/09/2011minha estante
Voltei.
Não encontrei A Décima Terceira História na sua Estante. Leia e faça sua resenha ( risos)

Jon O'Brien 20/02/2020minha estante
Estou lendo o livro agora... Isso foi um spoiler, Helder?

Helder 21/02/2020minha estante
Jon, fiz esta resenha há 9 anos e não lembro mais do final deste livro. Eu nunca tive costume de dar spoiler, mas sempre busquei deixar as pessoas curiosas pra lerem os livros. Leia o livro e me avise se achar mesmo que dei algum spoiler que aí eu marco aviso de spoiler por aqui.

Jon O'Brien 21/02/2020minha estante
Fechado. Obrigado!

Jon O'Brien 18/03/2020minha estante
Não se preocupe, Helder. Não é spoiler, não. PS.: também adivinhei o criminoso.

Lela Tiemi 26/11/2011

Prepare-se para lágrimas!
Um livro que possui uma história triste e emocionante. A forma como a autora escreve é envolvente e cheia de sensibilidade. Eu me emocionei em diversos capítulos.
Cada capítulo é narrado por um personagem - esta narração é intercalada entre os integrantes da família Clark: Antonia (mãe), Griff (pai), Ben (irmão) e Calli (uma das meninas desaparecidas); e por Martin (pai de Pietra, melhor amiga de Calli e também desaparecida) e por Louis (assistente de xerife). Essas diferentes narrações deixam o livro ainda mais interessante, deixando uma sensação de ser um quebra-cabeça a ser montado além de dar um toque mais íntimo à história narrada. Conforme vai ocorrendo a investigação o passado desses personagens vão se desvendando e se encaixando com os acontecimentos atuais da história.
Fiquei com o coração apertado e por diversas vezes meus olhos ficavam embaçados durante a leitura e uma ou outra lágrima rolava. Lágrimas pelas crianças desaparecidas e pelo desespero de seus pais, lágrimas por decisões erradas que mudam toda uma vida; e, principalmente, eu chorei por saber ser tão realista uma história tão triste como esta, por a maldade ser algo tão real e tão próxima.
Percebe-se ser um livro bem dramático e para as choronas - ou os chorões - como eu, não se esqueçam dos lencinhos antes de iniciar a leitura de "O peso do silêncio"!
Rose 07/08/2010minha estante
Gostei tanto da tua resenha, que acabei add o livro as minhas leituras futuras... pois fiquei louca para ler...

Juliana ;* 30/01/2011minha estante
Quaze choro só de ler sua resenha kk'

DIRCE 16/10/2011minha estante
Oi Dani!
Tudo bem?
Excelente resenha.Pena que não fui arrebatada por esse livro como você.
Beijo grande.

Tati 07/02/2013minha estante
Dani, vc esqueceu de citar que Petra, a outra garotinha desaparecida, também narra algumas partes.

Nana 01/06/2010

Muito envolvente!!
Adorei a forma de escrever desta autora.
Os capítulos são curtos, com um suspense que mantém um clima tenso o tempo todo, deixando o leitor envolvido e emocionado com o drama das duas meninas Calli e Petra.
Cada capitulo é contado do ponto de vista de um personagem diferente, o que torna a leitura mais interessante.
Uma estória marcante que ficará na memória após ler a última página.
Este é o livro de estréia desta escritora, espero que tenhamos muitos outros neste mesmo nível!
Debinha 01/06/2010minha estante
Também adorei este livro. Tive a mesma opinião que vc. Bjssss

Cissa 08/08/2010minha estante
Concordo plenamente com você Nana. Mesmo com medo do próximo capítulo, eu me via ansiosa por ler, pois queria saber qual era o preço do silêncio. Descobri que ele muitas vezes é muito alto.

nessacardoso 29/05/2011minha estante
Bem isso que a Cissa disse. Putz, estava com medo de virar a página e descobrir algo não... digamos, agradável. Adorei o livro. :)

Cissa 15/07/2010

Ótimo!
Qual será o peso do silêncio? Me fiz essa pergunta quando peguei esse livro nas mãos pela primeira vez.

A escritora Heather Gudenkauf me mostrou de maneira firme e dura qual é esse peso que o silêncio tem

Não trata só de um silêncio de uma criança que para de falar aos quatro anos de idade, mas do silêncio de sua mãe, pai, irmão. Silêncio das pessoas ao se negarem em abrir seus corações e suas mentes para encarar a vida de frente, enfrentando problemas e buscando soluções. Encarar as dificuldades e ver o quanto todos são responsáveis pelos acontecimentos que mobilizem uma pequena cidade do interior do Estados Unidos.

Uma história diferente que é contada pelos personagens. Queria saber o que iria acontecer apesar do medo de virar a página e encarar o próximo capítulo.

Um livro para ser "devorado", pois uma vez começado não consegui deixá-lo antes do final.

Uma história contada de maneira diferente sobre problemas tão bem conhecidos por todos nós, mas que apesar de tudo ainda nos afeta e surpreende bastante.
Suzi 07/12/2010minha estante
Cissa, fiquei muito curiosa com sua resenha e acabei comprando-o, não vejo a hora de chegar!

Cissa 07/12/2010minha estante
Oi Suzi, que bom que gostou. Fico feliz. Acredito que vá gostar bastante do livro. Beijo.

Lorran 28/06/2010

WWW.SUBTITULO.COM.BR
Resenha publicada no blog Subtítulo - www.subtitulo.com.br

Às vezes sofro de uns preconceitos tolos, mas que no final das contas acabam se superando e me ensinando bastante. O que é bom, pois abre horizontes que eu jamais pensaria explorar. Há alguns dias vi nas livrarias o novo lançamento da Harlequin Books, O Peso do Silêncio. Oquêi, a capa é sombria, a resenha promissora, mas me peguei perguntando: Harlequin Books?

A verdade é que para mim, a Harlequin Books se resumia àqueles romances de banca água com açúcar. Nada contra, mas pelo que propunha o novo livro, me parecia um tanto fora do contexto. A Nathália foi a responsável por me deixar ciente de que a editora não se restringia aos romances de banca, e no final das contas acabei convencido a comprar o livro.

E, para calar a minha boca – pelo menos o meu preconceito –, surpreendi-me absolutamente extasiado ao fim da história, ao constatar que se tratava de um romance policial de extremo bom gosto.

O Peso do Silêncio foge um pouco à característica violenta dos romances policiais. Sou fã de Rubem Fonseca e seu jeitão descarado, bem como de Dennis Lehane, autor que tem a violência como tema principal. Heather Gudenkauf é mais sutil, bem mais sutil, talvez por isso mesmo tenha caído como uma luva na Harlequin Books.

O livro tem uma trama policial onde o aspecto psicológico dos personagens é mais importante do que o próprio caso policial em si. Não à toa, a história é contada, a cada capítulo, por pontos de vistas diferentes. São seis personagens que dão vida a narrativa, revelando, sob os mesmos acontecimentos, aspectos, sentimentos e desejos completamente diferentes.

Tudo acontece quando acontecimentos isolados levam ao sumiço de duas amigas de apenas 7 anos, Calli e Petra. A primeira deixou de falar anos atrás devido a um acidente familiar e encontrou na amiga sua voz e alma gêmea. Calli torna-se a maior testemunha dos acontecimentos, e é nessa hora que percebemos como o silêncio pode ser sufocante.

Tensão até a última página, O Peso do Silêncio é daqueles livros que não dá para parar de ler. Daqueles que você puxa o ar e só solta quando fecha o livro. Se não ficar sem ar antes, acaba envolvido por uma trama de altíssima qualidade.

"Com maestria e beleza, Heather Gudenkauf nos oferece um romance em que são contrapostos sentimentos de culpa e desejo, devoção e honestidade, situações que permeiam sonhos, escolhas e experiências durante o curso de nossas vidas.Uma narrativa vívida e honesta que vai permanecer na memória por muito tempo depois de a última página ser lida."
PolyFlores 07/07/2010minha estante
Já li bons livros da Harlequin Books!
Que bom que vc superou este "preconceito".
Abçs.

Bruna 14/05/2018

Muito bem elaborado!
Sabe aquela receita perfeita? que não precisa de nada a mais? Esse livro tem essa receita! É simplesmente maravilhoso! Instigante, sedutor, violento, dramático e misterioso, Ele prende e cria mistérios na medida certa, e quando está perto do final? ele vai ficando intenso e revelador duma maneira leve e fascinante que você só percebe que terminou... quando chega ao epílogo! Amei demais, foi impossível não ler compulsivamente até o final.
Favoritado com 5 estrelas só porque não há mais estrelas pra dar, pois se houvesse essa opção eu as daria!
Meg 18/05/2018minha estante
Deu uma vontade de ler esse!

iana c. 22/02/2013

Narrativa muito arrastada, creio que isso se deva ao fato de a história ser contada por meio dos pontos de vista dos personagens principais, e a autora explorar as mesmas situações e reflexões nos personagens. O final é previsível e ainda ficam em aberto questões que simplesmente não são respondidas.
Na primeira vez em que tentei ler esse livro, eu desisti. Concluí agora, lendo-o pela segunda vez, e me esforçando bastante para não abandonar a leitura novamente... E me desapontei.
Thamyres Andrade 01/06/2016minha estante
Nossa! em meio a tantas opiniões positivas sobre esse livro, já tava me sentindo uma alien por não estar gostando tanto assim. Peguei pra ler há uns dias, já deixei de lado várias vezes e pensei em abandonar. Só não o fiz, porque tô curiosa com o desfecho, mas vontade não falta. Ainda não terminei.
Arrastado demais, peloamor!

neli 27/03/2011

Cansativo
Esse livro conta a estória de duas amiguinhas que desaparecem na floresta e a busca das familias e da policia, por elas.

Achei interessante os capitulos serem contados por cada personagem e achei chato tantas recordações.
Eram tantas páginas com lembranças do passado, as vezes, sem tanta necessidade, que pra mim, o livro se tornou cansativo. Fiquei doida para acabar logo.
Desconfiei logo no inicio do bandido, então não teve graça.
Não é um livro que vou reler(coisa que faço mto).

Tonks71 20/05/2010

Bem... Nora Roberts que se cuide. Esse é o trabalho de estreia de Heather Gundenkauf e é sensacional.

Envolvente e diferente onde a história é contada através de pequenos capítulos. Cada um mostra um segmento da trama através do ponto de vista dos personagens chaves: Calli, Petra, Ben (irmão de Calli), Antonia (mãe de Calli), Martin (pai de Petra) e Louis (assistente do xerife). Cada pedacinho vai se juntando de uma forma perfeita criando uma narrativa maravilhosa, poética... uma poesia amarga e pungente, principalmente quando vemos os pontos de vista das crianças.

O clima de suspense é intenso, como disse antes os capítulos são curtinhos, logo você passa para outro ponto de vista... um momento seguinte e isso funciona muito bem. Você não consegue abandonar a leitura e quando você se dá conta já acabou de ler. Mas o livro não é só isso, pois a obra mostra a intimidade de três famílias. Segredos, escolhas mal feitas, amor incondicional e sentimentos de culpa, tudo isso cria uma história com uma carga dramática intensa e tocante, porém nada exagerado ou piegas.

O livro é marcante, vai ficar na minha memória por muito tempo. Uma leitura obrigatória, mesmo que você não goste de livros com grande enfoque dramático como eu. Este vale a pena. Eu recomendo.

Naty 02/06/2010

www.meninadabahia.com.br
Calli e Petra têm 7 anos. São melhores amigas. Calli é muda e encontra em Petra seu portal de voz para o mundo. São meninas adoráveis, quietas... Mas numa certa manhã de agosto ambas desaparecem.

Calli é levada por um passeio floresta adentro por seu pai, já Petra desapareceu poucos minutos depois e ninguém tem noção de seu paradeiro. Numa busca frenética pelas duas, suas famílias tentam buscar no passado motivos que geraram o tormento presente.

Atonia, mãe de Calli era apaixonada pelo assistente de xerife Louis e seu atual marido, Griff, bêbado e abusivo, sempre sentiu ciúmes dele. Martin, pai de Petra, nunca quisera ser pai, mas ao ser abandonado, pela segunda vez, pela esposa Fielda, o faz refletir sobre a paternidade e ele aceita seu destino. Petra nasce. Ben, irmão de Calli e seu defensor mais fiel, odeia o pai e tudo que ele faz com sua família.

Todos se juntam numa busca eloqüente para encontrar às meninas. A resposta está oculta no silêncio dos segredos das famílias. O silêncio pesa. O tempo urge.

O peso do silêncio, Heather Gudenkauf (Harlequin Books, 352 pág.) é denso. Um drama, com um tema atual, transformado de maneira magistral num ‘romance comovente e lírico, cujo ritmo mantém a aura de tensão até a última página’.

A narrativa através de vozes dos personagens me lembrou o estilo de Jojo Moyes, em Baía da esperança. Essa forma de narrativa, diferente do que estamos acostumados, mas nem por isso ruim, é uma adaptação do fluxo da consciência, na qual o monólogo interior de um ou mais personagens é reproduzido. Essa narrativa intercala presente e passado, onde às vezes nem sempre é claro distinguir lembranças da situação presente.

Carol.Ramone 14/12/2023

Gostei muito e quero ler outros livros da autora. O final até que foi surpreendente mas estava esperando algo mais "tchan"

marcilivros 15/06/2010

Trata-se de uma obra extremamente pesada, tão tortuosa quanto as trilhas da floresta que serve de cenário para a trama. Aborda um tema que abre feridas nas famílias, as quais jamais cicatrizam. Traz à tona questões maiores do que o desaparecimento das duas protagonistas, levando-nos a pensar o que gera tais perdas. O alcoolismo e a violência que dele emana é o ponto-chave de toda esta história. É um livro que faz-nos pensar se devemos ou não adentrar à página seguinte, pois não sabemos com o que mais vamos deparar-nos. Triste, sim, mas impossível de se parar no meio do caminho, por maior que seja o medo do que venhamos a encontrar em meio à sombra das árvores.

Danni 07/07/2010

Para pensar que as vezes conhecemos uma pessoa, e é outra...
Um livro muito bom,narrado por vários personagens.

O livro conta a história de duas meninas Calli e Petra,que são duas amigas,Calli não fala, mas Petra entende ela perfeitamente...
Na história elas desaparecem e ai começa ficar emcionante e angustiante...

Um suspense, que faz vc parar pra pensar em quem realmente é as pessoas que vc coloca junto com sua familia.

#Recomendo*

Carol 10/12/2010

Há algum tempo que queria ler esse livro, a crítica falava maravilhosamente bem... e eu assino embaixo!

Um livro para você mesma saber medir as emoções!
Contado a partir do relato dos envolvidos em plena ação da cena!
Diversos pensamentos rodando no mesmo momento e você ali, parado tentando administrar as emoções dos personagens.

Devorador! Você quer ler absurdamente rápido, para desvendar o fato.

O livro não cai de ritmo e muito menos na monotonia... você não sabe o que faz quando é obrigado a parar de ler!!

Muito bom e muito bem recomendado!!!

1 | 2 | 3 | 4