O Peso Do Silêncio

Resenhas - O Peso do Silêncio

1 | 2 | 3 | 4

Junior 06/04/2020

Profundo.
Quando terminei de ler as páginas deste livro eu parei por um momento e fiquei pensando: como é imprescindível sempre termos cuidado com nossas ações e escolhas, o quão é importante nunca deixarmos de lado as pessoas que amamos e queremos bem, e que sempre temos que ficar alertas e tomar as decisões necessárias quando algo, que pode vir a ser um gatilho para coisas piores no futuro, acontece na nossa vida e na de entes queridos.
A obra aborda um tema que infelizmente ainda é uma realidade, o desaparecimento de crianças. Como a própria sinopse nos aponta, aqui acompanharmos o desaparecimento de duas garotinhas de sete anos cada, Calli Ckark e Petra Gregory.
Durante o desenrolar dos acontecimentos a autora vai nos apresentando à história dessas duas famílias que estão passando por essa triste situação. Como cada família se comporta com o desaparecimento de sua respectiva filha e como cada um deles se sente em relação ao o que poderiam ter feito para terem evitado o ocorrido.
Cada personagem aqui na obra é bem trabalhado e a autora nos mostra a personalidade de cada um dos personagens que fazem parte da narrativa, sempre de maneira muito fluida, cada capítulo do livro nos traz um dos personagens tendo que suportar a situação em que se encontram, lidando ainda com seus próprios sentimentos que os fazem lembrar de suas vidas em outrora e de como suas ações e escolhas possam, de alguma maneira, estar fazendo com que eles estejam enfrentando essa realidade.
Sem ser nem um pouco prolixa, Heather Gudenkauf traz à tona essas lembras na cabeça de cada personagem e o nos apresenta suas memórias, seus arrependimentos e suas escolhas e como cada um se sente em relação a tudo que está acontecendo.
De maneira geral, a história aqui é bem trabalhada é muito contatada, cada detalhe inserido na trama dos personagens pela autora nos faz entender mais sobre as pessoas dessa narrativa e enriquece ainda mais obra. Quem gosta de narrativas emocionantes, sensíveis, que aborda a família e as situações peças quais passam, que ainda traz um suspense e drama bem escrito, esse livro é uma bela pedida.

Aline 22/04/2011

Aqui faz aqui paga!!!
Livro de total suspense que narra a história de duas familias unidas pelo desaparecimento de suas filhas de 7 anos.
De um lado uma familia tradicional os Gregory com pai, mãe e filha única (Petra). Do outro a familia Clark, sofrida com uma mãe resignada,casada com um homem agressivo e alcoolatra que mantem a familia com medo sempre que esta em casa. Eles tem um casal de filhos Ben e Calli (ela não fala devido um trauma do passado).

"Acho que a escolha de alguém para caminhar junto consigo pelo resto da vida é a mais importante que você vai tomar ... com quem você se casa é uma escolha. O homem que escolher deve fazê-la feliz, encorajá-la, acompanhá-la em seus sonhos pequenos ou grandes." Antonia (mãe de Calli)

Moram numa pequena cidade onde todos se conhecem e um acontecimento como esse de duas crianças desaparecidas logo mobiliza todos na cidade.Esse livro teve algo de novo para mim, seus capitulos são divididos em personagem, quer dizer cada um é a versão de um deles da história e além de contarem do dia que as meninas sumiram eles contam do seu passado e sua relação com a cidade, assim a história vai sendo construida e os fatos e personagens ligados.
Muito bem escrito, adorei. É tão bem escrito que em vários momentos me senti no meio dos conflitos da familia Clark, ponto positivo para autora, mas não me sentir bem não porque não admito homem covarde que bate na mulher nos filhos =( e simplesmente não entendo a familia aceitar calada. Realmente só sabe quem passa por isso porque são muitos valores, questionamentos e decisões envolvidas.
Nossa senti muiiita raiva de Griff o livro todo.
Esse livro é muito tenso e o mistério é sentido da primeira a última página, a tempos não me sentia tão envolvida emocionalmente a uma história. Destaque para as amizades de Calli e Petra, e a entre os irmãos Ben e Calli. mesmo diante de tanto terror eles mantem a amizade como o que tem de melhor.
Nossa o fim do livro é maravilhoso e justo. Os vilões tivera o fim que mereceram.Uma das maiores lições percebidas por mim foi que o mal muitas vezes esta ao nosso lado, em muitass situações disfarçado (no caso da familia Gregory) e em outras bem visiveis (no caso da familia Clark) mas cabe a nós perceber, aceitar ou afastar. Alé disso não podemos esquecer que o mal que fazemos uma hora volta para nós (caso de Griff).
Após tudo solucionado na história as familias puderam se recompor e seguir seu caminho em paz.

Gostei muito desse livro e com certeza mais que indico para vocês lerem, mas lembrem-se que é um livro bem real e que relata casos que acontecem em nossa sociedade, não tem nada de fantasia. Digamos que é um alerta: Tenha cuidado com suas escolhar porque elas podem te causar muito mal e seja forte para lutar por sua paz e integridade. Além disso cuide bem da sua familia e amigos.

Pra mim esse livro é nota 10!!!!

Rebeca 04/01/2023

Esse livro foi bem previsível e não tem um enredo NOSSA QUE INCRÍVEL mas querem saber? Eu gostei muito me prendeu a atenção e é isso que importa no final das contas (pra mim pelo menos)

Paula 08/11/2010

Calli e Petra, duas pequenas garotas encantadoras, cada uma no seu modo de ser.
Este é um livro diferente, contado pelos personagens, cada um com seu modo de ver as coisas.
Ao longo dos capitulos somos transportados, para o passado, mente e coração de cada um deles.
Descobrimos seus medos e inseguranças mais íntimos, seus desejos mais escondidos.

Cada personagem se revelou extramamente cativante para mim, seja por me fazer sentir ódio, ou compaixão...
Diversas vezes fiquei com vontade de me transportar para dentro do livro e pegar essas duas garotinhas no colo !
Me envolvi com o desespero das famílias, com Ben... que se tornou um grande herói no livro, encantador.

Livro recomendadíssimo, muita investigação, e apesar de todas as tragédias não deixa de ser um livro bonito, de superação !

Paty 22/08/2010

Confesso que comprei o livro sem esperar muita coisa dele. O título é muito intrigante, assim como a capa, mas todos sabemos que isso não significa nada.

Porém, me bastou ler poucas páginas pra mudar de ideia. A trama toda é muita envolvente e você fica na agonia, querendo descobrir quem fez o quê. A narração alternada dos personagens também foi uma ótima jogada.

Ao final, a autora nos deixa uma reflexão. Confiar nas pessoas não deveria ser tão fácil.

5 estrelas merecidíssimas, ainda mais por ser o romance de estreia da Heather.

PolyFlores 31/10/2010

Indicado melhor romance de estreia!
Fiquei curiosíssima para ler este livro assim que ele foi lançado. Li e não me decepcionei. A trama é envolvente e narrada por cada personagem, deixando a leitura dinâmica e rápida.
Trata do desaparecimento de duas crianças e da procura angustiante de seu familiares e amigos. O que será que levou duas pequenas meninas a sumirem num bosque, na calada da noite?

Só lendo!

Helen 27/07/2010

Ameeei
O livro é muuito bom!! EU aoreii! E gostei muito do q autora fez com os capítulos..cada personagem em um capítulo..Adoreii o liivro!

Jon O'Brien 13/03/2020

O suspense mais diferente que já li
Eu adoro conhecer novos autores, e recentemente li O Peso do Silêncio, da Heather Gudenkauf, uma autora cujos livros eu já tinha interesse em ler mas só há pouco tempo surgiu a oportunidade. E que oportunidade! Eu me apaixonei pela obra à primeira vista, e a leitura fluiu de maneira muito satisfatória. Confira aqui minhas impressões sobre!

Na humilde opinião deste poeta que vos fala, tenho que admitir que O Peso do Silêncio é uma obra banhada pela poesia, e começamos a perceber isso pela capa, que é bastante enigmática e suscita muita curiosidade. Apesar de a edição não ser das melhores (folhas brancas, estou falando contigo!), a diagramação é agradável e o conteúdo, que é o mais importante, uma das coisas mais interessantes que li nos últimos tempos.

O livro fala sobre o desaparecimento de duas meninas de 7 anos, Calli e Petra. Calli é filha dos Clark e, depois de um trauma ocorrido três anos atrás, adquiriu mudez seletiva, parando de falar completamente. Petra é sua melhor amiga e sua porta-voz; a garota conhece as necessidades de Calli e fala por ela.

O Peso do Silêncio brinca com perspectivas de membros de três famílias. Há a narração em primeira pessoa de Antonia, mãe de Calli; narração em segunda pessoa de Ben, irmão de Calli; narração em primeira pessoa de Martin, pai de Petra; narração em primeira pessoa de Petra, uma das meninas que desaparecem; narração em primeira pessoa de Louis, o assistente de xerife que investiga os desaparecimentos; e a narração em terceira pessoa de Calli.

As narrações são repletas de divagações, mas não de um maneira chata. O que quero dizer é que, apesar de as narrações no presente serem quase completamente cortadas por pensamentos e lembranças passados, O Peso do Silêncio foca muito na construção dos personagens, em todos os personagens principais. Logo, não é “encheção de linguiça”, mas sim uma forma diferente de mostrar o passado dos personagens.

O mistério da história não inicia logo no início do livro; na verdade, no começo parece que todas as pistas estão sendo dadas, que o final é até óbvio, mas a história é muito maior do que parece ser no início. Ainda assim, embora tenha havido uma cena bem chocante no meio do livro, consegui advinhar parte do quebra-cabeça que a talentosa Heather Gudenkauf conseguiu construir.

O que mais me impressionou em todo o livro não foi a história em si, mas a maneira como ela é contada. É uma tapeçaria completa que remenda medos, desejos e angústias dos personagens, é um trabalho psicológico muito bem-construído e narrado sob perspectivas poéticas. Algo que não vi em nenhum livro de suspense que já tenha lido.

É uma obra tão bem-escrita que até não é para menos que tenha entrado para a minha lista de favoritos. Até o momento, é o livro que mais gostei de ler neste ano, e suponho que para isso ser superado a outra obra terá que trabalhar duro.

O Peso do Silêncio é um suspense com uma excelente carga dramática, portanto, tenho certeza de que os leitores de drama, assim como os de suspense, não ficarão insatisfeitos com o conteúdo. A autora retém alguns segredos até o momento ideal de contá-los, o que aguça nossa curiosidade. No início, podemos me perguntar se o livro terá um de seus mistérios principais explicados, mas somos saudados com o último capítulo, que nos mostra o motivo de Calli não falar, um motivo que não é surpreendente, mas que achei satisfatório.

Torço para que O Peso do Silêncio ganhe uma adaptação em filme ou série, porque a autora merece, mas não me importo em esperar 20, 30 anos, ou ainda mais do que isso, contanto que a adaptação chegue ao menos aos pés do que Heather Gudenkauf construiu.

site: https://redipeblog.wordpress.com/2020/03/13/resenha-o-peso-do-silencio-heather-gudenkauf/

danilo_barbosa 20/06/2010

Um livro forte e denso como o título do livro. Uma história forte entrada entre duas garotas, Calli e Petra, de 7 anos que desaparecem na floresta. Calli e muda desde os 4 anos, causdos por uma trauma e Petra, sua alma gêmea, é a sua voz diante do mundo.Mais do que narrar esse acontecimento e o envolvimento das famílias das meninas, esse livro no seu desenrolar desabrocha sentimentos não declarados, mágoas e tristezas escondidas no mais profundo cerne de cada personagem. Narrado por várias vozes, esse livro chegou a me incomodar durante muito tempo da sua leitura. Ele não está aqui para narrar o felizes para sempre, mas sabe aquela dor, aquela mágoa, que pode acontecer em qualquer família. A dor, a violência e a tristeza de ações que podem nos marcar por toda a vida. Um livro que mostra que para encontrarmos a luz, muitas vezes precisamos descer a mais densa escuridão. Um texto sublime que vale a pena ser conferido.Mesmo que as vezes o peso deste silêncio pareça grande demais...

Anne Mortensen 08/03/2014

Uma certa força
De início a história se atenta demais no passado dos principais envolvidos na trama, já que uma criança desaparece e as buscas começam. O prólogo é uma pista de que Calli, criança que não fala por causa de um trauma, será encontrada e todo o desenrolar avança para a ação de cada envolvido para encontrá-la a partir do primeiro capítulo.

Com o sumiço da menina, percebe-se que Petra, melhor amiga dela, desapareceu também. As buscas pelas duas traz à tona as falhas, os medos, a ansiedade, as inseguranças de cada um em relação ao que fizeram para chegar até ali e ao mesmo tempo, o que tirariam de lição dessa história.

As reflexões que os personagens levantam são muito importantes para poder entendê-los em sua totalidade. Por isso quando Ben, o irmão de Calli chegou a ser acusado de ter machucado Petra, pois foi o primeiro a encontrá-la na floresta, sua mãe Antônia e o assistente de xerife Louis recusam a ideia facilmente. Ben foi um irmão cuidadoso e atencioso com Calli e a ligação deles sempre reconhecida entre eles. Da mesma forma, quando Griff, o pai de Calli foi acusado, o medo de confirmar essa hipótese esteve evidente na relutância de Antonia em não perguntar para os filhos, no hospital, quem os havia machucado.

Então, as longas descrições e a constante recordação dos personagens em capítulos recorrentes foi de grande importância para entender porque apesar da vida que tinha ao lado do marido, Antonia permanecia com ele; por que o próprio Griff era tão inconstante e fora de si, trocando a família que amava pela bebida; por que a menina que era tão ligada ao pai, de repente passou a temer a sua presença; por que o xerife Louis viu a esposa ir embora com o filho e mesmo se perguntando se devia ter ído atrás dela, não o fez; por que o Sr. Wilson pareceu culpado e logo foi reconhecido como inocente no caso, por que a amizade das duas meninas era tão importante que Petra sabia o que Calli queria sem ouvir a sua voz; por que o acusado do crime esteve livre de suspeitas durante o início das investigações até ser pego.

Narrativa
Com o ponto da longa descrição do passado dos personagens e a importância para o desenrolar dos casos esclarecido, outro ponto em relação a estrutura narrativa deve ser observada.

Talvez quem já leu o livro tenha notado isso rapidamente, mas não eu. Isso porque todos os personagens que contam o seu ponto de vista dos acontecimentos, tem a narrativa em primeira pessoa e Calli, a única que não falava há quatro anos, tinha sua parte da história narrada em terceira pessoa, como se alguém estivesse lendo seus lábios, observando de fora as suas reações a tudo.

E me irritei por não ter me dado conta dessa genial ideia da autora em mostrar, que como Calli ainda não havia encontrado a voz, ela não poderia contar com as próprias palavras o que aconteceu naquele terrível dia na floresta, então só se nota a mudança de narrativa no último capítulo, no epílogo, quando a menina tímida conta usando a voz perdida (em primeira pessoa), o que a fez perder a fala em primeiro lugar, o trauma de infância, o dia na floresta, o resgate de Petra, a morte de seu pai e o que aconteceu seis anos depois.

Conclusão
É sim emocionante pensar que nossas vidas, ligadas a outras tão próximas, podem mudar em algum ponto no passado para sempre. Os fracassos, os medos, as tentativas, até mesmo as oportunidades que batem em nossa porta, os traumas, a inocência corrompida em algum momento da infância, os adultos que ainda não tem a resposta, o "peso do silêncio" que causa ao longo do tempo, a ocultação de uma verdade ou a sua revelação. Assim, não foi só a voz de Calli que foi encontrada, mas uma certa força para continuar, já que a seu modo, cada personagem tinha o seu próprio mundo para habitar.

NOTE-SE:
Autor: Heather Gutenkauf
Editora: Harlequin Books
Literatura Norte-Americana

Sinopse: Aconteceu numa quieta manhã de agosto, duas famílias acordam para um pesadelo. Suas filhas sumiram na noite. Calli, com sete anos, é doce, meiga e muda. Petra, sua melhor amiga, sua alma gêmea e sua voz. Agora, estas famílias estão unidas pelo mistério do que aconteceu a suas filhas. E a solução está oculta no silêncio de seus próprios segredos.

bjs, Anne

site: http://croniannecas.blogspot.com.br/2014/03/para-dar-inicio-nova-versao-do-croni.html

Beca 15/10/2010

Um ótimo livro de Suspense!
O livro é narrado de uma forma muito gostosa, são os personagem que narram a história. Não sou muito chegada em livros de suspense policial, mas tenho que admitir que esse me preneu do começo ao fim! Calli e Petra somem e ao acordar os pais de petra e mãe de Calli descobrem que suas filhas não amanheceram em suas camas, daí começa toda a investigação e nesse longo e complicado processo vamos nos aproximando os segredos e dores contidas em cada personagem.
O livro é emocionante! E o final não deixa a desejar, muito bem bolada a história, muito bem escrito!
Recomendadíssimo!

Fran 21/07/2012

Incrível!
Depois da metade do livro você não consegue mais parar de ler para descobrir os mistérios da história.
A mistura entre os acontecimentos do presente e as lembranças do passado são equilibradas, dando contexto ao enredo.
A trama é bem elaborada e prende o leitor do começo ao fim.

Carlos.Magnun 18/10/2023

O Peso do Silêncio
Um livro forte, emocionante. Conta a história de 2 crianças que desaparecem por circunstâncias diferentes.

dricolina 06/01/2012

Extremamente Recomendado
Acabo de ler o livro, e eu recomendo para todos essa experiência literária. Confesso que pelo livro ter uma narrativa diferente, o começo do livro torna-se um pouco entediante, fazendo com que o leitor canse um pouco, mas as coisas se tornam mais interessantes quando a história começa a se desenrolar. O livro é extremamente emocionante e você se sente dentro dele durante a história. Você tenta também desvendar o mistério e encaixar o quebra-cabeça. O livro além de ser bastante emocionante, também é um livro muito forte. Prepare-se para "o choque" no final do livro. Recomendo para todos!

SARITA 19/06/2011

A autora deu uma fantástica dinâmica ao livro, deixando que cada personagem tivesse um momento como narrador da história.

Até aqui o melhor livro que li este ano. Tenho evitado leituras muito dramáticas por conta de acontecimentos pessoais, por isso a trama me fez sofrer um pouco.

Sei o que é ser mãe e estar insegura. Sei o que é ter um alcoolatra por perto. E, bem, o livro me tocou de uma maneira ímpar e achei tudo bonito, a condução da história, o fim, o epílogo, Calli. Muito marcante para mim. Sinceramente.

1 | 2 | 3 | 4