Calafrio

Calafrio Maggie Stiefvater

Resenhas - Calafrio

Clio0 04/06/2022

Li esse livro e sua sequência para cumprir um desafio. Se arrependimento matasse...

Calafrio é uma versão mais bem acabada dá já minguada febre dos romances sobrenaturais. Ao invés de vampiros, anjos ou qualquer outra presença feérica popular, lobos são os dominantes aqui. E eis então o primeiro problema do livro: zoofilia.

A heroína, Grace, se apaixona por um lobo e por anos a fio tenta domesticá-lo. Não há exagero algum nessa afirmação. O fato de que o lobo é na verdade um lobisomem só é descoberto posteriormente e deixa a protagonista chocada - e a leitura ainda mais perturbadora.

Stiefvater tentou criar um tipo de romance transcendental que ultrapassa o limite da carne, mas o resultado foi a versão intimista de uma perversão sexual que consegue a proeza de se tornar monótona devido ao excesso de diálogos internos e momentos platônicos que parecem absurdos na pele de adolescentes.

O fato é que descrever Sam, o lobo, como alguém quase assexuado não combina muito com a proposta de que ser um lobisomem transforma as pessoas em seres irracionais - diga-se de passagem um dos grandes horrores do livro.

Nem tudo é ruim. A escrita é competente e há alguns poemas razoáveis. Nada que mereça três ou quatro horas do seu tempo, no entanto.
Gil 04/06/2022minha estante
Mdss, tô horrorizada

sillyl1ly 04/06/2022minha estante
Que horror, como alguém escreve isso e acha normal???

Stefany* 05/06/2022minha estante
Vou confessar que abandonei esse livro, não deu pra engolir.

Anna Rael 27/12/2022minha estante
Gente a menina n tem atração pelo lobo, é pelo homem kkkkkk

jusouzr 19/01/2023minha estante
leu ele fechado, só pode, o livro não é aquelas coisas mas zoofilia? tá doida fia

vitoria.matturo 05/06/2023minha estante
Olha, eu tava com o livro na mão e li esse resumo. Juro que fiquei em choque. Mas queria saber da onde que saiu a zoofilia? (Eu li o livro, ok?)
Tem sim seus problemas de construção, é um livro bem teenager e muito platônico, mas beeeeeem exagerada essa descrição.

arthurnumeriano 22/05/2012

Um romance sem mimimis
A época dos livros com temáticas sobrenaturais, em especial os que tratam de vampiros e lobisomens, acabou. Ou pelo menos está perto do fim. Em meio a tantos sucessos literários (desmerecidos, na minha opinião), achei que não haveria um que realmente me agradasse. Mas foi então que encontrei um determinado livro cuja capa era tão bonita, simples e efetiva. Resolvi dar chance a ele, mesmo sabendo que fazia parte do gênero que eu mais detesto. E ele conseguiu se tornar o único romance do qual sou fã.

Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcateia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas - uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira de para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido.

Como The Wolves of Mercy Falls é uma série que prefere dar ênfase aos sentimentos a dar aos acontecimentos, muitos podem achá-la monótona. E de fato é. Não há um grande clímax, não como o que a gente sempre espera: uma grande batalha, algum vilão que pretende destruir o amor do casal protagonista Não. Em Shiver, o passar do tempo e das estações é que é o grande empecilho de Grace e Sam. Um empecilho que não pode ser retardado ou controlado. E é exatamente nessa questão que Maggie Stiefvater trabalha tão docemente.
Luan Queiroz 05/02/2011minha estante
Muito boa a resenha!Li os cinco primeiros capítulos do livro e já quero comprá-lo.A história pode ter marcas profundas da saga Crepúsculo,mas a forma em que a Maggie conta a história é totalmente original!

Ana Clara F 13/01/2012minha estante
A capa do livro é realmente linda! A história também, é um romance bem escrito sem ser meloso a ponto de ser chato! É simplesmente um livro perfeito. Muito boa resenha!

Lily 09/02/2013minha estante
"Um romance sem mimimis", adorei sua resenha, mas você me ganhou com essa primeira frase! Fiquei muito ansiosa para ler esse livro :)

Carolina 19/05/2013minha estante
Eu gosto da temática sobrenatural, mas vampiros e lobos nunca conseguiram me atrair muito. Depois que uma amiga me indicou Shiver eu vinha procurando resenhas que me convencessem a lê-lo, e a sua acaba de fazer isso. E a propósito, a capa é realmente linda.

Sam 11/01/2014minha estante
Bela resenha e por causa dela lerei esse livro. :)

Talita 16/06/2021minha estante
eu procurei palavras, mas você foi preciso aqui "Shiver pode ser definido como uma poesia sentimental e delicada ou uma tragédia romântica. É como o inverno que ambienta e tem um papel importante na história: é triste, mas é lindo. Pode soar meio meloso para quem não conhece a história, mas a maneira com que a autora escreve o que acontece dentro e fora de Grace e Sam faz com que você compartilhe dos sentimentos desses dois. E entenda, sofra e torça por eles. Em grande parte, o tom melancólico do livro chega a ser palpável. Mas é uma melancolia singela e, de novo, poética."

Brenda Aline 22/04/2020

Expectativas Foram Criadas. "Fim".
Não sei nem o que dizer desse livro, só sei que alguma coisa me incomodou bastante. É como comer sua comida preferida e perceber que ela tá sem sal.

Não achei os personagens cativantes, nem o romance é atrativo. A história dos lobos é bem sem graça.

Antes de terminar eu já estava decidida a não continuar com os demais livros da série, nem se no final acontecesse um plot twist. Ainda bem que tudo acaba bem. Não preciso de respostas. Achei bem bobo e adolescente.

Talvez se eu tivesse lido há 10 anos eu iria amar, mas, infelizmente, esse tipo de escrita não me atrai mais.
Milly 22/04/2020minha estante
Eu comecei a ler ele uns anos atrás, mas a leitura não me prendeu, até pensei em voltar a ler, mas relembrando as partes q eu li, não tem nada q me atraia pra tentar ler de novo

Brenda Aline 22/04/2020minha estante
Não é um livro que recomendaria para alguém. Durante toda a leitura eu só pensava em terminar pra começar outro livro que eu realmente gostasse e torcendo pra não ficar de ressaca.

Milly 22/04/2020minha estante
Acho q nem vou tentar ler então ?

Brenda Aline 22/04/2020minha estante
Kkkkkkkk. Tem tanta leitura boa, não precisamos forçar essas leituras desnecessárias. ?

Cris Paiva 23/12/2010

Sem querer comparar, mas já comparando: o Sam, é a cara do Jacob!!!
Conforme eu ia lendo o livro, eu ia imaginando o Jacob no papel, ia ficando perfeito. Gentem, impressionante a semelhança!!! É claro que o Jake é mais saradão, tudão, gostosão... mas o Sam é o maior fofo!!

A Grace, mocinha do livro, não se parece nadinha com a Bela. Ela é esperta! Não ficou procurando por nenhum vampinho vegan, e sim agarrou logo de cara o lobão. A Grace foi mordida por uma matilha de lobos quando criança e partir daí passou a ter uma estranha fascinação por eles, em especial por um certo lobo de olhos amarelos... E quando ela encontra um rapaz de olhos amarelos, ferido na porta de sua casa (por que isso nunca acontece comigo?), ela logo tem ideias doidas sobre quem seja...
O problema é que o Sam não pode passar frio, se isso acontecer ele volta à forma de lobo, por isso a marcação de temperatura no titulo de cada capitulo. Conforme o grau marcado lá ia caindo, mais nervosa eu ia ficando, e té calafrios por causa da temperatura baixa eu tive. É claro, quanto mais velho ele fica, menor o seu tempo como humano, e maior como lobo, até que um dia ele não vai mais voltar a ser humano... E o Sam tem a terrivel consciência de que esse será o seu ultimo ano como humano...
Cristine 23/12/2010minha estante
deve ser a neve! homens feridos só aparecem perdidos em meio a nevascas!
ah coitado, joga o bicho na cama sem roupa pq nada melhor que um pouco de "calor humano" para garantir que ele fique quentinho!!!
rsrs

nessacardoso 28/12/2010minha estante
haha, Sam eu te amo, mas igual ao meu Jacob não há :B

Nana 04/01/2011minha estante
"A Grace, mocinha do livro, não se parece nadinha com a Bela. Ela é esperta!" Sua resenha já me conquistou aí, amada. Estava na dúvida se devia ou não ler esse livro, mas agora irei correr atrás, rs...

DEAMOU 14/01/2011minha estante
Cris ainda não li "Calafrio", mas vou pedir emprestado de uma amiga, depois desses cometários fique com uma vontade de ler e confrirmar e conferir TUDO sobre o Sam.
Obrigado depois de digo do que achei do livro. Bjs

Lyn 09/05/2021

Muito perfeitinho!!!
Minha amiga me deu ele no meu aniversário, e agora eu sou apaixonada por um lobo chamado Sam. O bom desse livro é que o casal não tem aquele mimimi para ficar junto. Só fiquei um pouco confusa no final, mas tirando isso eu amei. Estou louca para ler a continuação.
Moodreader 12/05/2021minha estante
Eu tenho esse livro há um tempinho já, mas nunca tive coragem de começar, é realmente bom?

Lyn 16/05/2021minha estante
Assim, eu gostei, mas achei o final um pouco confuso, não sei se é porque eu já estava com um pouco de sono quando eu terminei ou se realmente é do livro.

Moodreader 16/05/2021minha estante
Vc planeja ler a sequencia?

Lyn 29/05/2021minha estante
Simm

Lud 15/11/2011

Lindo demais!
OMG, não tenho nem palavras para descrever Calafrio...
O livro é lindo demais e me apaixonei logo nas primeiras páginas. É fofo, romântico e totalmente perfeito.
A narrativa da Maggie é incrível, em especial pela descrição dos cheiros (que é algo que eu adoro): quase dá para sentir o cheiro dos lobos e dos bosques em Mercy Falls!
Enfim, estou muito feliz por uma amiga querida (oi, Vânia!) ter me indicado esse livro tão bonito que entrou para os favoritos e que sem dúvida foi uma das leituras do ano para mim!
Vânia 27/11/2011minha estante
Oi Lud!
Amei a resenha
;)

Douglas P Da Silva 23/02/2012minha estante
O curioso é que a escritora não vê estas criaturas como seres fantásticos ou lendários, e sim como um fenômeno ainda não explicado pela ciência.Obrigado Lud por me fazer ler esse lindo livro e viajar juntos com vocês.

Lud 23/02/2012minha estante
Que bom que gostou do livro, Douglas! :)
Só agora vi que esqueci de colocar a minha parte preferida do livro na resenha: a loja de doces... rs

maria 14/01/2020

Gostei, mas esperava mais
Adoro romances sobrenaturais, e fiquei empolgada com esse livro já que não me recordava de já lido algum romance sobre lobos, mas infelizmente o livro não atendeu as minhas expectativas.
Gostei muito da escrita da Maggie Stiefvater e com certeza lerei mais livros da autora, mas houveram alguns pontos de Calafrio que me incomodaram, não necessariamente nessa ordem:
O ponto de vista alternando entre Sam e Grace, principalmente no começo do livro, foi desnecessário. Com exceção de alguns momentos cruciais, preferia ter apenas um narrador na maior parte da estória.
Sei que não é o primeiro e nem o último livro do mundo a ter romance a primeira vista, mas algo nesse romance EM ESPECÍFICO me incomodou bastante. Não funcionou para mim o início deles, todo aquele amor alucinado. Com o passar do livro e o desenvolvimento dos dois como casal ficou até fofo.
Também senti falta de... lobos. Sim, de lobos. Acho que focou tanto no casal que esqueceu que tinha todo um contexto lupino por trás, que acabou sendo deixado como coadjuvante quando poderia também ser um protagonista. Também acho que alguns personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos, como os pais negligentes de Grace, Olívia e a Rachel que só aparece no livro pra tapar buraco, praticamente.
Calafrio é um livro que nada acontece, mas tudo acontece ao mesmo tempo. É uma narrativa gostosa de ler, mas os fatos PRINCIPAIS do livro demoram para acontecer, para ter um desenvolvimento, e ao decorrer do livro tem uma coisinha ou outra para manter a atenção do leitor.
Sei que o livro possui uma continuação, mas acho que não lerei. Acho que terminou bem e o que vier depois provavelmente é só uma encheção de linguiça, mas valeu a pena a leitura.
PS: O Sam é muito gato.
Ariel 02/03/2020minha estante
Eu estou mais ou menos na metade do livro e meu Deus concordo com o que você falou. O romance é bem fofo (apesar de ser questionável como começou.... A obsessão dela desde criança, ele ainda lobo.... Enfim meio estranho) e está servindo pra me manter presa ao livro. Mas sempre que dou uma pausa fico pensando nos buracos da história e que basicamente tudo é pano de fundo e motivo pra existir o romance. Talvez uns anos atrás eu tivesse me empolgado mais, mas agora... Vou concluir só pra ver no que vai dar (ah e concordo que um ponto de vista apenas seria suficiente. Particularmente os capítulos de Sam parecem ser mais ricos e detelhados)

maria 05/03/2020minha estante
Também tive a sensação que, se tivesse lido há anos atrás, teria gostado mais. O romance foi fofo, mas acho que não compensou os problemas que a história tem, então não me motivou nem um pouco a ler o segundo (acho que nunca vai acontecer). Triste pela expectativa que tinha colocado pela temática dos lobos, que nem foi bem desenvolvida :(

Ariel 06/03/2020minha estante
Pois é, eu paro de ler e fico pensando como o livro seria muito mais interessante se tivesse sido escrito de outra forma, sei lá. Enfim, estou criando coragem pra terminar, acho que n vou ler a continuação :/

Flávia 16/12/2016

Não desta vez, Maggie.
Depois de ter lido e gostado de A Corrida de Escorpião fui procurar outro sucesso da autora e me deparei com Calafrio, e desta vez me decepcionei. Na minha opinião, não houve uma dosagem certa do romance, ficou muito cansativo. Não tem grandes acontecimentos durante o livro, foi bem difícil de terminá-lo porque dava sono de ficar lendo a mesma coisa sempre, escola-passeio-casa. Gostaria que a autora tivesse se aprofundado mais nos personagens secundários como Isabel, Olívia e Rachel, invés de ter focado tanto no romance. Pela forma que acabou não entendi o porque de mais dois livros, provavelmente será só enrolação.
Christian 16/12/2016minha estante
Te recomendo a saga dos corvos da mesma autora, que é muito boa, leva só um pouco de tempo pra você se acostumar com o universo dela, mas vale muito a pena!

Daniel 19/12/2016minha estante
tbm recomendo a saga dos corvos!

Flávia 19/12/2016minha estante
Obrigada gente, li a sinopse e gostei. Vou ler assim que possível! :D

KariVegas 14/06/2010

Oh. My. GOD!
(resenha originalmente publicada aqui: http://karidoread.blogspot.com/2010/06/review-calafrio-por-maggie-stiefvater.html)

A escrita da Maggie é uma coisa surpreendente. Pensa em um dia de outono, onde o céu está azul e o vento está geladinho, batendo no seu rosto e te fazendo se sentir tão bem e viva como nunca. É assim que eu descrevo as linhas que li, que chegavam quase a ser poéticas (as vezes, literalmente poéticas) (e olha que eu não gosto de nada poético). Enquanto avançava as páginas, eu me sentia maravilhada com aquilo, em como alguém podia escrever tão bem, tão docemente. Ao mesmo tempo, me sentia triste por que nunca na minha vida eu seria capaz de conseguir algo assim. Um feito assim: escrever tão bem. E encantar. É depois dessa experiência Calafriana (haha) que você percebe quanta porcaria andou lendo...

Acima de tudo, Calafrio é um livro sobre amor, um romance romântico ligado ao máximo. E quando eu soube disso, antes de ler, eu pensei: ah, cara, vai ser enjoativo que nem o inferno. Mas não! Eu amei a história, amei Grace&Sam, amei o amor deles. E olha que eu sou 0% romântica! Ou seja: Meggie opera milagres. Enquanto você lê, você pensa merda, é isso, eu quero me apaixonar assim. Eu quero ISSO. E não, ela não o ama por que ele é oh, um lobo forte que mata bandidos e adversários - ele não é - para protegê-la. Ela ama Sam, o Sam em si, dos olhos dourados. Ela só é fascinada pelos lobos. Sam ser lobo não acrescenta ou extrai em nada esse amor – só o impede. Ser lobo é uma maldição. Então você não vai ver aqui uma história na qual o lobisomen vai saltar ao socorro da menininha toda hora. Por que ele não vai. Ele, nas vezes que vira lobo, some. E é triste. Muito.

E eles são tão normais (tirando o fato de um se transformar num animal lupino), tão ridiculamente normais que você imediatamente começa a acreditar e a se envolver profundamente com a história. As cenas e ocasiões onde os dois estão juntos são tão cotidianas mas ao mesmo tempo tão lindas que você se pergunta por que não está passando por aquilo.
Doce. Suave. Lindo.

No final, Calafrio me tornou uma menina menos cética, mais aberta para as coisas simples da vida, mais esperançosa. Apesar de curto o período desde que eu acabei de ler, eu SEI que eu mudei. Por causa desse livro. E é isso, gente, que faz de um livro um bom (ótimo!) livro: quando ele te marca tanto que vai ser meio impossível esquecê-lo. E que você aprendeu muito graças a algumas páginas.

Eu peço, por favor: leia esse livro. Por favor.

(aliás, eu chorei. Eu nunca choro.)
Chris Ribeiro 17/06/2010minha estante
Adorei a resenha, trenzim, será meu próximo livro.
Se não for tudo isso volto pra te falar.rsrs

Erika 25/02/2011minha estante
kkkkkk...vou ler esse livro por causa da sua resenha...rssss ..ADOREI

Maria 18/12/2011minha estante
"aliás, eu chorei. Eu nunca choro."

Hahaha é um efeito colateral de Calafrio, lágrimas.

jan 15/01/2011

Comum...
Não há outra palavra para definir melhor Calafrio...absolutamente comum! Uma decepção após ter lido tantas resenhas dizendo o quanto o livro era maravilhoso, perfeito, incrivel e outros afins!

Apesar da personagem Grace ser profunda e absolutamente cativante, a historia muitas vezes se perde nas divagações dos pensamentos dos dois personagens principais....sem contar a irritante mania de Sam tentar compor em musica e verso seus pensamentos (alias, Sam como poeta é um ótimo lobo)

O romance é bonitinho....até charmoso! E um ponto positivo é q pelo menos nesse livro eles não ficam só no agarra, agarra (sim....adolescentes também fazem sexo! Pelo menos essa autora não foi hipocrita)

Mas sinceramente, não vejo nada nesse livro q justificasse uma continuação! Para mim, foi um livro q correu atras do rabo o tempo todo!...Tedioso na maioria das vezes....resumindo: 3 estrelas com muito boa vontade!
Carolina 17/01/2011minha estante
Concordo com você em vários pontos da sua resenha, principalmente na parte da decepção. Uma pena né? Para mim, o livro prometia tanto...

Juh 17/01/2011minha estante
Eu vou rir três dias enquanto me lembrar do "Aliás, Sam como poeta é um ótimo lobo!"

uushuahushahuah

E um livro que correu atrás do rabo foi a melhor definição "EVER"

^^

Camila Ramos 29/07/2013

#Maratona Literária
Desafio - #Dia 1
Carta para um personagem: Sam - Os Lobos de Mercy Falls

Querido Sam,

Não podia ser para ninguém mais, eu percebi que tinha que escrever essa carta para você. Eu queria desesperadamente saber como anda sua vida depois de tudo pelo que você passou. Eu pensei em escrever para a Grace, mas fiquei um pouco apreensiva. Do jeito que as coisas terminaram da última vez que ouvi falar de vocês, eu não sabia se essa carta chegaria até ela.

A sua história me fez derramar muitas e muitas lágrimas. Você me conquistou e fez meu coração palpitar. Eu te admiro tanto. Sempre que você estava lá, eu aqui do outro lado me sentia segura e alegre. Fico imaginando como a Grace devia se sentir completa ao seu lado. Ela sempre foi sortuda por ter você.

Você e a Grace nasceram um para o outro, sem dúvidas. O amor entre a pequena garotinha e o lobo de olhos amarelos que a salvou, foi o mais puro que eu já vi. Me emociono ao lembrar dessa historia. E mesmo que você não saiba quem eu sou, acredite que eu nunca desejei nada além de felicidade para você, Sam. Eu espero que você esteja sempre com um sorriso no rosto. Espero que sua vida esteja repleta de coisas boas. E que uma delas seja a Grace.

Com muito carinho,
Camila.
Flaviana 12/10/2012minha estante
Cami... eu quero tanto esse livro!! mas bem q a editora poderia fazer edição com a capa original...pra ficar igual aos outros da serie neh?
Amei a sua resenha e só fiquei querendo mais ainda o livro!!! Tipo...se eu comprar esse livro hj terá sido totalmente sua culpa...hehehe
Espero conseguir esperar pela chegada do livro físico e não me meter logo com o ebook...hehehe
Bjim

Camila Ramos 12/10/2012minha estante
Flash, hshuashaushuashuashush' Pois é pra ler mesmo, porque o livro é muito, muito, lindo!!! Você vai amar, tenho certeza. E eu concordo com você, era pra editora fazer com as capas todas iguais. E os tamanhos também, porque a trilogia ficou o primeiro grande, o segundo pequeno, e o terceiro grande também... Isso é chato né?! :/

Luiza3302 03/02/2011

Sam + Grace = Sem + Graça! HAHAHAHAHA
Grace (a mocinha da história) foi mordida por lobos quando criança, sendo que outro lobo salvou-a da morte. Depois disso eles criaram uma relação de amor platônico: Durante o inverno, passavam horas só se olhando...
Trata-se de (nada mais, nada menos) mais uma historia de amor entre uma humana e um ser sobrenatural, no caso, um lobisomem.
Na capa é dito que quem é fã de Crepúsculo iria amar o livro... Isso não aconteceu comigo. Achei que o Sam (o mocinho da história) tinha um pudor desnecessário/não justificável para com a Grace. O Edward queria o sangue da Bella, ele tinha motivos de não ficar se agarrando com ela logo no começo... Mas o Sam não oferece perigo nenhum pra Grace nesse sentido e fica cheio de uma melação monótona e um pudor chato. Eles até (ops, SPOILER) .....................................................................................................................................................
acabam fazendo oxes (leiam ao contrário hahaha), com direito a incentivo ao uso de camisinha e tudo. Mas o relacionamento deles é tedioso e foi isso que me fez aceitar trocar o livro assim que terminei de lê-lo.
Sem contar que só tem um pouco de animação já quase no final do livro...
Se irei ler a continuação?! A resposta é sim. Mas não por causa dos personagens principais! Gostei da Isabel, da Shelby... Principalmente dessa última! Quero saber que destino ela terá nos outros livros...
Mas no geral, Calafrio foi meio que uma decepção...
A trama tinha tudo pra dar certo se não fosse esse romance insosso!
Thaís 03/02/2011minha estante
Vc esqueceu q ele vive tendo q ser esquentado... literalmente e metaforicamente. Da comparação entre Sam e Edward eu nunca pensei falar isso mas prefiro Edward e acho q ele tinha mais pudor tmb pela época q nasceu e etc (não só pela sede de sangue). Agora Sem-graça e Bella pra mim não são diferentes em nada!!!

Léka 07/02/2011minha estante
O título da resenha sumarizou tudo com perfeição. Adorei!

Carolina 17/01/2011

Esse livro foi um pouquinho complicado para mim. Não pela forma como foi escrito, longe disso, afinal é um livro juvenil, de linguagem bem acessível. Mas pela forma como a história se desenrolou. Uma pena.

Bom, a história se passa numa cidadezinha de interior chamada Mercy Falls (nome bonito, por sinal). É lá que mora Grace com sua obcessão por lobos, em especial por um lobo de olhos amarelos. Sam.

A verdade é que Sam é um lobisomem e, na história de Stiefvater, o frio é o botão de start para a transformação que se dá nos humanos que foram mordidos por outros lobisomens. Lobisomem não é a melhor maneira de chamá-los, já que eles se transformam em lobos de verdade, não num ser híbrido meio lobo meio humano. E a partir do encontro de Grace e de Sam, em forma humana, eles se apaixonam. Mas muito, até demais.

A partir daí começa uma corrida contra o tempo onde Grace, Sam e, mais tarde, Isabel (uma menina que teve seu irmão mordido por um dos lobos da alcateia de Sam) procuram encontrar um jeito de fazer com que Sam se cure e não volte a ser mais lobo.

O problema é que, para mim, esse livro foi meloso demais. Nem foi pelos diálogos açucarados, nem tiveram muitos, mas pelas ações dos personagens. Eles tinham que ficar sempre juntos o tempo todo.

O que eu achei realmente interessante foi a forma como foi feita a narrativa. O livro é narrado em primeira pessoa, sendo que em alguns capítulos quem narra é a Grace e em outros Sam. O bacana mesmo foi que os dois narram de forma diferente! Sam adora poesias e lê bastante, logo nos capítulos que narra surgem várias metáforas bem bonitas. Grace também gosta de ler, mas é muito mais prática. Seus capítulos vão direto ao ponto, sem muitos rodeios ou ajetivos.

Confesso que foi impossível não comparar ao livro Crepúsculo, já que a base é parecida: cidade pequena, muito fria, cercada por florestas. Menina normal (até certo ponto já que Grace não é tão normal assim, nem a Bella)se apaixona demais por um ser que não é apenas humano e por aí vai. A diferença é que Crepúsculo tinha diálogos grudentos de tão melosos.

Para quem gosta desse tipo de romance, recomendo esse livro. Agora se você curte romance, mas não tão... romântico, leia por sua conta e risco!
jan 23/01/2011minha estante
Oi Carol....obrigada pelo comentario na minha resenha!

Pois é....somos vencedoras pq a muito custo conseguimos chegar no final desse livro! Aff!

E sabe q apesar de Crepusculo ter, como tu bem exemplificou, dialogos muito melosos, foi mais facil para mim lê-lo, do q Calafrio.....não sei se pelo fato de Crepusculo ter sido o primeiro dessa leva adolescentelóide-sobrenatural, mas realmente não sofri tanto com ele.

Uma dica: Se vc curte o estilo (assim como eu), experimente Personal Demons!

Bjinho

Carolina 24/01/2011minha estante
Oi Jan!

Para mim também foi bem mais fácil ler o Crepúsculo do que o Calafrio (eu pensei justamente isso quando estava fazendo a resenha). Na verdade, a narrativa do Crepúsculo é bem mais leve e fácil de ler. Acho que é por isso que, apesar dos diálogos melosos, a leitura em si não foi sofrível.

Ah Personal Demons! Estou muito curiosa para lê-lo! :D Confesso que a capa não me agradou muito não, mas a história parece ser massa! Gosto muito do tema anjos e afim, mas me amarro quando tem um demônio no meio. Fica meio que equilibrado, sabe?

Obrigada pelo comentário ^^
Beijos