Calafrio

Calafrio Maggie Stiefvater

Resenhas - Calafrio

Douglas P Da Silva 22/02/2012

Excelente!!!!
Este não é, com certeza, um livro como outro qualquer; ele tem algo que cativa o leitor da primeira à ultima página, a começar pela estrutura narrativa, pois a história é narrada alternativamente por Grace e Sam, revelando os pontos de vista de cada um sobre os acontecimentos que os envolvem.Quem espera, porém, encontrar apenas mais uma série de teor romântico e místico, desta vez encenado no universo dos lobisomens, se engana, pois a autora constrói em cada página uma narrativa poética, densa e povoadas por questões existencialistas. O mais importante, porém, é a linguagem poética a declaração de amor à literatura, através do personagem Sam, e a força do amor, que move não somente Grace e Sam, mas também os principais integrantes da alcatéia, unindo-os em laços de fidelidade e amizade.
Vânia 22/02/2012minha estante
Douglas, a resenha ficou ótima.
Esse livro é perfeito.

Lud 24/02/2012minha estante
Douglas, gostei da sua resenha!
Esse livro é uma delícia, adoro! As descrições dos cheiros são tudo de bom! :))

Helo 01/01/2011

Uma história de inverno que te aquece. Não no sentido “hot” da palavra, mas no sentido fraterno, de que o amor é um sentimento tão bonito e puro, que independe do seu corpo físico e sim da sua essência.Isso traduz o que é o livro Calafrio.

Grace fora atacada por lobos quando ainda era criança, mas conseguiu se salvar e a partir de então passou a ter uma fixação pelos mesmos, especialmente por um, que com seus olhos praticamente a hipnotizava. Sam é esse lobo, que no inverno fica na forma do animal e no verão se transforma novamente em humano, porém quando assim nunca havia se encontrado com Grace. No verão em questão, Sam ainda não tinha se transformado até que após um incidente se vê diante da casa de Grace e ela o socorre. A partir daí inicia-se a história de amor humana entre os dois, até então "platônica", e ao mesmo tempo o medo de que logo ele se transforme em lobo novamente.

Que leitura leve, gostosa e prazerosa. Para ser sincera comprei o livro porque estava sendo muito recomendado nos blogs, mesmo eu não curtindo muito essa coisa de lobisomen (talvez por conta de odiar o Jacob da saga Crepúsculo). Que grata e bela surpresa eu tive. Maggie Stiefvater consegue conduzir a narrativa de forma cativante, com capítulos curtos, e que você só quer largar quando terminar... Ou nem assim...
Matheus Caixeta 04/01/2011minha estante
Me deixou com vontade de ler o livro. Que resenha bem feita, gostei muito! :D

Cris Paiva 23/12/2010

Sem querer comparar, mas já comparando: o Sam, é a cara do Jacob!!!
Conforme eu ia lendo o livro, eu ia imaginando o Jacob no papel, ia ficando perfeito. Gentem, impressionante a semelhança!!! É claro que o Jake é mais saradão, tudão, gostosão... mas o Sam é o maior fofo!!

A Grace, mocinha do livro, não se parece nadinha com a Bela. Ela é esperta! Não ficou procurando por nenhum vampinho vegan, e sim agarrou logo de cara o lobão. A Grace foi mordida por uma matilha de lobos quando criança e partir daí passou a ter uma estranha fascinação por eles, em especial por um certo lobo de olhos amarelos... E quando ela encontra um rapaz de olhos amarelos, ferido na porta de sua casa (por que isso nunca acontece comigo?), ela logo tem ideias doidas sobre quem seja...
O problema é que o Sam não pode passar frio, se isso acontecer ele volta à forma de lobo, por isso a marcação de temperatura no titulo de cada capitulo. Conforme o grau marcado lá ia caindo, mais nervosa eu ia ficando, e té calafrios por causa da temperatura baixa eu tive. É claro, quanto mais velho ele fica, menor o seu tempo como humano, e maior como lobo, até que um dia ele não vai mais voltar a ser humano... E o Sam tem a terrivel consciência de que esse será o seu ultimo ano como humano...
Cristine 23/12/2010minha estante
deve ser a neve! homens feridos só aparecem perdidos em meio a nevascas!
ah coitado, joga o bicho na cama sem roupa pq nada melhor que um pouco de "calor humano" para garantir que ele fique quentinho!!!
rsrs

nessacardoso 28/12/2010minha estante
haha, Sam eu te amo, mas igual ao meu Jacob não há :B

Nana 04/01/2011minha estante
"A Grace, mocinha do livro, não se parece nadinha com a Bela. Ela é esperta!" Sua resenha já me conquistou aí, amada. Estava na dúvida se devia ou não ler esse livro, mas agora irei correr atrás, rs...

DEAMOU 14/01/2011minha estante
Cris ainda não li "Calafrio", mas vou pedir emprestado de uma amiga, depois desses cometários fique com uma vontade de ler e confrirmar e conferir TUDO sobre o Sam.
Obrigado depois de digo do que achei do livro. Bjs

Mandy Befer 10/09/2022

Perfeito
Pra quem gosta de clichê, porem levemente adulto, apesar de ser representado por protagonistas adolescente, com certeza, Sam e Grace, ja passaram muitas coisas e isso os torno mais experientes que os próprios pais, os dois vivem um amor impossivel, quando finalmente podem se tocar e se amar Sam tem que voltar a sua origem, ele faz tudo que pode pra ficar com grace e sabendo disso, grace faz que pode para nao perder ele, a quimica deles é palpável!! O tanto que eles sedentes um do outro, é algo que só leitores de romance podem entender o quanto é dificil achar livros de romance que realmente os dois protagonistas se amam incondicionalmente e nós transmite bem isso!!.
Eu amei minha experiência, li em um dia ^^

BookShild 21/02/2011

Resenha da Bianca para o BookShild
Grace foi ataca à seis anos atrás por lobos enquanto brincava em seu balanço próximo ao bosque. Eles tinham a força para puxá-la do balanço, arrastá-la e mordê-la. Lobos que depois desse dia arrepiante e quase fatal, foram observados por ela. Um lobo em especial - Sam. Ele a salvou. Com aqueles olhos amarelos e únicos, ele a salvou. Mas apesar de tudo, Grace não tinha medo, pelo contrário, ela adorava aqueles lobos. Principalmente Sam... Ela o considerava o seu lobo, de mais ninguém. Foram seis anos observando e sendo observada. Foram seis anos sem medo de qualquer aproximação da alcateia. Anos bons aqueles de observações... Até que boatos surgiram na pequena cidade de Mercy Falls. Boatos aqueles que acusavam lobos de matar Jack. Provado o sumiço do garoto, eles foram à caça, literalmente.

Para conferir a resenha completa, acesse http://bookshild.blogspot.com/2011/02/resenha-calafrio.html

Helo 21/05/2021

Acho que fui com muita sede ao pote
Não simpatizei muito com a Grace mas em compensação amei os outros personagens. Eu realmente espero que esse livro tenha sido para "preparar" para o resto da saga e que melhore com o passar do tempo. Foi muita encheção de linguiça pro meu gosto, mas é até legalzinho.

aninha 30/10/2020

vale a pena
apesar de a personagem principal ser um porre, a trama é até bastante interessante, mas com algumas falhas

com foco demais no romance dos protagonistas, as coisas sobrenaturais relacionadas aos lobos ficam bem ofuscadas, o que não foi muito legal pra história como um todo

além de receber atenção demais, o relacionamento deles é totalmente irreal e absurdo, fugindo DEMAIS da realidade, o que me fez gostar ainda menos da grace

apesar desses detalhes, o livro é cativante e até emocionante às vezes (chorei kk) e me deixou bastante curiosa para ler as continuações, super recomendo a leitura

Bru 07/07/2010

Confesso que quando comecei a ler o livro,tinha uma expectativa muito grande.Já tinha lido muito bem sobre ele.E,para a minha felicidade, ele superou TODAS as minhas expectativas.

Tem um tom poético,que deixa a narrativa leve,simples e doce. Mostra a visão dos dois personagens principais,o que faz com que você se sinta na pele de cada um. Ao mesmo tempo que é tão 'mágico',por ter algo sobrenatural, ele é meio real.São pessoas comuns e a história toda se passa num cotidiano normal.

Gostei tanto da Grace,uma menina forte e independente. Aprendeu muito com a vida que levava.E Sam,completamente encantador e tem sempre que superar coisas.Não tem como não se encantar com ele.

O livro me fez dar muuuuuito mais valor as coisas simples da vida, que é o que realmente importa!E a gente só percebe quando perde.

SUUUUUPER recomendado! Sem dúvida,é um dos meus preferidos. Um dos mais lindos que li.

ThalitaSantos. 03/09/2020

É inverno. A neve cai na cidade de Mercy Falls,em Minnesota,deixando a cidade sob o tom branco da neve. E em meio a temperaturas baixas, Grace é atacada por lobos e vira notícia local. Porém,o que ninguém sabe é que quem a salvou da alcateia foi um dos próprios lobos,com seus enigmáticos olhos amarelos.
6 anos após do ataque de Grace,Jack Culpeper,o filho de uma das famílias mais ricas da cidade é dado como morto e a causa da morte logo é divulgada: Ataque de lobos.
Inicia-se assim a caçada aos lobos na pacata cidade de Mercy Falls, a fim de preservar os outros moradores. Os lobos que até então eram apenas animais selvagens vivendo no bosque a beira da cidade se revelam lobisomens,quando Sam, o lobo de olhos amarelos aparece na porta de Grace na forma humana, alvejado durante a caçada da cidade.Também é a partir deste momento que percebemos a intensa conexão que Grace mostra ter com Sam. Eles passam a dividir segredos, esperanças e dúvidas sobre o futuro incerto da relação dos dois.
Nesse ponto descobrimos vários fatos sobre a alcateia de Mercy Falls,inclusive que os lobos se transformam em humanos mediante ao calor e voltam a forma animal no frio. A história gira em torno de Grace e Sam e sua paixão avassaladora com um toque de crepúsculo e Teen Wolf (Que inclusive,adoro).

O Interessante também é a forma como os capítulos são entitulados : O nome de quem narra e a temperatura do local no momento descrito.

No geral é um livro daqueles que você devora rapidamente e quer ler a continuação o mais rápido possível.

Quotes :
"Pensei que, se Grace e eu fôssemos objetos,
ela seria um elaborado relógio digital, ajustado de acordo com a hora mundial em Londres com perfeição técnica, e eu seria um globo de neve: lembranças remexidas numa bola de vidro."

O sonho me sussurrou que eu estava ignorando os sinais. Os sinais que mostravam que eu estava trazendo a violência do meu mundo para o de Grace. Lobos na sua escola, na casa de sua amiga e, agora, na dela. Lobos que escondiam corações humanos em seus corpos."

Nota : 5?

Tathy 01/10/2010

Calafrio (série Os lobos de Mercy Falls) de Maggie Stiefvater
Se você deseja ler a resenha completa (com links ativos e imagens), acesse http://www.tathy.com.br

Título Original: Shiver
Editora: Ediouro selo Agir
Número de Páginas: 340
ISBN: 9788522010509
Ano: 2009
Avaliação: 4 estrelas - Muito bom!

Calafrio é o livro que eu mais desejei este ano. E quem já me acompanha, sabe disso, pois eu disse e chorei desejando em todas as oportunidades que eu tinha. Quando comecei a ler as resenhas sobre ele, eu fiquei endoidecida desejando-o e quando eu recebi o meu exemplar da querida editora Ediouro (o livro foi publicado sob o selo da Agir) eu dei literalmente pulos de alegria. Aquela emoção de você chorar de felicidade, sabe? 137891158Parecida com quando eu ganhei o LP do Só Pra Contrariar no meu aniversário de 15 anos, mas abafem este fato, rs O mais gostoso de tudo é que como eu queria muito, quando o livro chegou, foi totalmente surpresa. Apesar d’eu ter entrado em contato com a editora, eu não tinha tido nenhuma resposta certa e positiva. Mas enfim, chegou, eu sorri, eu chorei, eu abracei, eu cheirei e Sam&Grace são só meus!

O livro conta a história de Grace, garota que com seus 17 anos é super independente e só é assim pois tem pais que não nasceram pra serem pais. Há 6 anos, Grace foi arrastada (e atacada) do balanço no quintal de sua casa por lobos, conseguiu ser salva a tempo e criou um estranho fascínio pelos lobos, em especial por um lobo de olhos amarelos. Grace passa os anos observando os lobos do deck de sua casa, que sempre somem nos dias de calor, para tristeza de Grace. Um dia de muito frio, ao chegar em casa, ela encontra um garoto ferido na porta de sua casa e curiosamente, ele tem os olhos extremamente parecidos com o do “seu lobo”. Depois diss, a vida de Grace nunca mais vai ser a mesma…

Calafrio é maravilhoso, é uma história de amor puro que nos deixa fascinada, de olhos cheios o tempo todo, torcendo pelos personagens. Apesar disto, eu esperava um ritmo muito melhor, mais acelerado, eu diria. E a falta deste, é o motivo das minhas 4 estrelas. Mas não fiquei decepcionada nem frustrada. Entendo que o livro foi mantido neste ritmo mais calmo por ser uma trilogia e eu estou louca pra ler muito rapidamente a continuação, que infelizmente ainda não foi publicada no Brasil. O livro termina daquela forma que temos vontade de jogar o livro na parede (eu nunca faria isso com meu Sam&Grace) de tanta raiva por não poder saber o que acontece em seguida.
Este é um daqueles livros que lembramos a todo momento, sabe? Já terminei de ler fazem alguns dias (sim, eu demorei pra fazer a resenha. Não é nada fácil escrever sobre o que gostamos muito #medodeserinjusta) e já estou lendo outro, mas mesmo assim, a todo momento eu me pego pensando no livro, como se eu ainda estivesse lendo e vivendo a história… e de certa forma estou né? Já que ainda não acabou…

Iris Figueiredo 21/07/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Hesitei muito em ler Calafrio - principalmente pela declaração na capa que o comparava à Crepúsculo. Eu já fui muito fã da saga de Meyer, mas simplesmente não tinha pique para outra história igual. Para mim, Calafrio era só mais uma história que seguiria a onda e não seria diferente de todas as outras.
Não deixa de seguir. Mas há algo de especial no modo como essa abordagem é feita.
A escrita da Maggie é como uma canção de amor triste que não conseguimos parar de ouvir. Dói, fere, mas ainda assim tem uma beleza ímpar. Gosto da sensibilidade que ela tem em alterar as nuances de sua narrativa.
No início, a narrativa de Grace é tranquila e até mesmo vazia, como se ela não tivesse muito a sentir. No final, você vê as emoções carregadas em cada ponto e letra. Com Sam, as palavras começam entrecortadas, como se tivessem levado facadas e fossem rasgadas por patas de lobos furiosos - até ganharem um ritmo novo quando Sam assume sua forma humana. Nos momentos mais tensos eu sentia a narrativa acelerar e depois acalmar.
É difícil explicar, mas é como se estivesse em uma montanha-russa de sentimentos, sendo guiada pelo ritmo da narrativa da autora. É uma prosa que parece poesia. Irresistível.
A dor de Sam e Grace é paupável e compreensível. Há um toque bem meloso na narrativa, mas isso não se torna cansativo em momento nenhum pela forma delicada como é narrada. Assim como os lobos não parecem tão impossíveis, vindo de um mundo paralelo.
O amor deles é tão doce que você deseja aquilo pra você, um amor assim. Pode até soar um pouco possessivo algumas vezes, mas é puro. E isso encanta. É como se estivéssemos vendo uma bela pintura e desejando estar lá dentro.
Antes que me esqueça, o relacionamento dos personagens principais com os pais é tão conflitante que você sente raiva e dor por eles. É uma relação complicada que os dois possuem com os pais e isso talvez os aproxime ainda mais.
Não posso deixar de destacar essa capa que é linda e passa a atmosfera do livro de um jeito que a americana não consegue traduzir.
Toda relutância que tive antes com Calafrio foi quebrada logo nas primeiras páginas. O livro é de uma sensibilidade única e uma história de amor marcante a seu modo. Iria compara-lo a um conto de fadas moderno, mas contos de fada são felizes. O que eu posso dizer é: leia. Não é o melhor livro que você vai ler no mundo, mas é um livro que vai marcar você de algum modo por conta da sua história sensível e apaixonante. E mesmo que seja tudo tão doloroso, você vai desejar um pouco disso.
DeBee-SaN 03/08/2011minha estante
Devo dizer que eu pensava o mesmo que você em não ler esse livro. Mas após sua resenha (e uma outra) mudei de ideia e irei lê-lo. :D

Lud 15/11/2011

Lindo demais!
OMG, não tenho nem palavras para descrever Calafrio...
O livro é lindo demais e me apaixonei logo nas primeiras páginas. É fofo, romântico e totalmente perfeito.
A narrativa da Maggie é incrível, em especial pela descrição dos cheiros (que é algo que eu adoro): quase dá para sentir o cheiro dos lobos e dos bosques em Mercy Falls!
Enfim, estou muito feliz por uma amiga querida (oi, Vânia!) ter me indicado esse livro tão bonito que entrou para os favoritos e que sem dúvida foi uma das leituras do ano para mim!
Vânia 27/11/2011minha estante
Oi Lud!
Amei a resenha
;)

Douglas P Da Silva 23/02/2012minha estante
O curioso é que a escritora não vê estas criaturas como seres fantásticos ou lendários, e sim como um fenômeno ainda não explicado pela ciência.Obrigado Lud por me fazer ler esse lindo livro e viajar juntos com vocês.

Lud 23/02/2012minha estante
Que bom que gostou do livro, Douglas! :)
Só agora vi que esqueci de colocar a minha parte preferida do livro na resenha: a loja de doces... rs

raposoreads 30/03/2021

Calafrio
Autora de Garotos Corvos, Maggie Stiefvater, também escreveu a série Os Lobos de Mercy Falls. Calafrio é o primeiro de quatro livros que conta um romance sobrenatural entre uma garota e um lobisomem. E apesar do clichê garota com lobisomem, a autora faz suas próprias modificações na lenda que torna a história única. Com uma narrativa minuciosa, a autora descreve os ambientes de maneira ímpar e faz com que a gente se sinta lá. A leitura corre de maneira fluida, uma vez que a linguagem usada é muito acessível e as dúvidas que vão surgindo ao longo da narrativa são respondidas até o final do livro.

Julie 26/01/2021

Grace e Sam ?
Grace sempre se sentiu só, vive em uma casa com seus pais displicentes, ela tem fascínio por um lobo de olhos amarelos,que aparecia no seu quintal, perto da floresta.

Sam se encantou com Grace, e agora tem uma oportunidade para conhecer a garota que sempre via de longe.