Condições nervosas

Condições nervosas Tsitsi Dangarembga

Resenhas - Condições nervosas

Wellington.Pimente 03/10/2023

Acompanhamos um relato de uma família do grupo étnico shona, no Zimbabué, através do olhar da protagonista Tambudzai, que conta a sua história, já sendo adulta, mas vai narrando nesse primeiro volume o período da sua infância e adolescência.

Portanto, a Tambu, vivendo numa pobreza e que devido essa limitação financeira da família, a prioridade dos estudos é dada aos homens, e assim seus pais vendem suas plantações para a própria sobrevivência e juntam dinheiro para possibilitar a educação do seu irmão Nhamo. A Tambu, ainda criança e bastante obstinada, batalha para que seu pai lhe conceda um pedaço de sua terra, para que ela possa plantar e vender milhos e com o dinheiro arrecadado, poupar para garantir a sua própria educação. Nesse interim, ela enfrenta uma estrutura patriarcal muito forte mesmo com a ajuda de mãos bondosas.

Mas a oportunidades de fato acontece quando seu irmão morre, que era o único menino desse núcleo familiar. Através de seu tio Babamukuru, que teve a oportunidade de estudar na Inglaterra e ao voltar para a colônia africana, trabalhar em função de diretor. Há uma parte em que a visão de Tambu, sobre a esposa de Babamukuru , a Maiguru e o que sua mãe sabiamente alertou: "...Minha mãe dissera que ser negra era um fardo porque fazia você ser pobre, mas Babamukuru não era pobre. Minha mãe dissera que ser mulher era um fardo porque você tinha que parir filhos e cuidar deles e do seu marido. Mas eu não acreditava que isso era verdade. Maiguru era muito bem cuidada por Babamukuru, em uma casa grande na missão, que eu nunca tinha visto, mas sobre a qual eu já ouvia rumores relativos a seu tamanho e sua elegância. Maiguru era conduzida em um carro, tinha a aparência bem-cuidada e descansada, sempre limpa. Ela era um tipo de mulher completamente diferente da minha mãe. Decidi que era melhor ser como Maiguru, que não era pobre e não tinha sido esmagada pelo peso de ser mulher."

Quando ela vai viver na casa do tio Babamukuru, cria uma relação de irmandade com sua filha Nyasha, percebendo a situação e os conflitos enfrentados pelas mulheres nessa casa, mesmo com todo o conforto disponível. E assim, Tambu enfrenta através de suas reflexões, um tio bondoso para ela e sua família e as situações impostas, como mulher, para confrontar os labirintos de si mesma. Questionando as ações do seu tio, uma estrutura patriarcal que mulheres nessa sociedade enfrenta, a pobreza e a dependência da sua família e a busca da sua independência pessoal. Um livro forte, em que a autora suaviza com sua visão humanitária.

Nana 18/05/2023

Livro nr 07 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Zimbábue"

Que bela descoberta!

Iniciei a leitura sem ter nenhum conhecimento do enredo e nem da escritora. Precisava de livro para representar o país Zimbábue no meu projeto de ler um escritor de cada país, e para minha surpresa, além do livro ser maravilhoso ainda faz parte de uma trilogia!!!

Eu amei do início ao fim! É narrado por Tambu, que inicia com sua infância e vai passando para a adolescência mostrando o quanto é importante o estudo na vida de todos.
Escrita fluída, rica em informações sobre a cultura, os costumes e as dificuldades que o povo de lá enfrenta.

Indico a leitura para quem gostou da série "A amiga genial" da Elena Ferrante. Apesar de uma história não ter nada a ver um com a outra, me lembrou bastante pela situação do local pobre onde se passa e pela amizade da Tambu com a prima Nyasha.

Agora vou em busca dos outros dois livros da série..rss

Leio, logo existo 17/05/2023

É um bom livro
O livro “ Condições Nervosas” narra a infância de Tambudzai, uma menina pobre do interior do Zimbábue.

Durante o período em que o Zimbábue deixa de ser colônia da Inglaterra, a família de Tambu sonha com a ascensão social. O único caminho aparente para atingir esse objetivo é enviar um dos filhos para a escola.

Diante dessa situação, nossa protagonista sente-se preterida, pois o escolhido para essa missão é seu irmão mais velho, Nhamo (o único filho homem).

Contudo, esse filho morre de forma repentina e diante dessa nova situação a família decide que Tambu assumirá a tarefa de frequentar a escola. Assim, a menina de apenas nove anos é enviada para a casa dos tios em outro vilarejo para continuar sua formação. O amadurecimento será forjado de forma solitária.

O texto de Dangarembga é simples, agradável, objetivo. Entretanto, os temas que a autora explora são complexos, desagradáveis, tais como: machismo, saúde mental da mulher, violência doméstica, exploração colonial entre outros.

A frase “Não lamentei quando meu irmão morreu” proferida pela protagonista, nas primeiras linhas do livro, nos mostra a potência narrativa de “Condições Nervosas”. Recomendo a leitura!

romulorocha 24/02/2023

Condições nervosas, de Tsitsi Dangarembga - 10/10
Tsitsi Dangarembga nasceu na Rodésia, hoje Zimbábue. É escritora, cineasta, dramaturga, poeta, professora e mentora. Tsitsi Dangarembga foi a primeira mulher negra do Zimbábue a publicar um livro em inglês, Nervous conditions (1988). É o primeiro volume da trilogia Tambudzai, da qual fazem parte Nervous conditions (1988), The book of Not (2006) e This mournable body (2018).

"Não lamentei quando meu irmão morreu.”, assim a narradora e protagonista de Condições nervosas, Tambudzai, começa a nos contar sua história. Mais conhecida como Tambu, ela tinha apenas 8 anos quando sabe da notícia da morte de seu irmão Nhamo. Ele, que seria o responsável por receber estudo fora, na cada de seu tio, Babamukuru, e se tornar o futuro provedor da família, agora, contra os padrões de uma cultura zimbabuena da década de 1960, Tambu assumirá essa responsabilidade. Ao mudar-se para casa de seu tio, logo faz amizade com sua prima, Nyasha, uma ávida leitora e crítica

Luvanor N. Alves 20/12/2022

Tambu é uma reflexo da condição perene atribuída às mulheres no âmbito patriarcal e sexista. Sua luta por espaço, e entender que há voz em si, é o reflexo do despertar de outras imagens como ela além do espelho.

@buenos_livros 18/12/2022

Condições Nervosas - Tsitsi Dangarembga??
?Já é ruim quando um país é colonizado, mas quando as pessoas são colonizadas também! Esse é o fim, é o fim mesmo.?
. 95/2022
. Condições Nervosas (1988)
. Tsitsi Dangarembga ??
. Tradução: Carolina Kuhn Facchin
. Romance | 241p. | e-Book
. @editorakapulana
. O livro narra a história de uma garota na Rodésia (atual Tanzânia) pós colonial, sua batalha para escapar de uma realidade limitada pelo patriarcado e a mentalidade colonialista dos anos 70. A leitura mergulha na cultura local, na estrutura familiar e educacional, colocando personagens que tiveram experiências na Inglaterra como contraponto da protagonista. Mais uma leitura que nos apresenta ainda mais sobre a cultura de parte da África.
. ??????

Biblioteca Álvaro Guerra 06/07/2022

Condições nervosas (original Nervous conditions, 1988), de Tsitsi Dangarembga, é um clássico da literatura africana. Narrado em primeira pessoa por Tambudzai, que, já adulta, relembra a sua infância e adolescência e os caminhos que tomou para contornar as opressões da pobreza, do patriarcado e do colonialismo. Tambu tem a oportunidade de estudar após a morte do irmão, único menino da família. Em suas memórias, ela relembra as dificuldades do processo de emancipação de sua mente e corpo, as ideias controversas e sedutoras da prima Nyasha, a resignação da mãe, a amargura da tia, e as injustiças que unem todas essas mulheres. O livro traz discussões pertinentes sobre machismo, religião e colonialismo, e como esses três fatores se entrelaçam para construir uma sociedade altamente opressora e limitante para as mulheres e as pessoas que vivem na pobreza. Condições nervosas recebeu o prêmio "Commonwealth Prize for Africa", em 1989; está entre os dez primeiros colocados na lista dos 100 Livros Africanos Mais Importantes do Século XX, organizada pela Zimbabwe International Book Fair com a colaboração de entidades africanas e internacionais; e, em 2018, integrou a lista da BBC dos "100 livros que ajudaram a mudar o mundo", na 66a posição.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788568846803

Letícia 10/06/2022

Um clássico que eu queria ter lido na escola
Condições Nervosas foi escrito em 1988 pela Tsitsi Dangarembga, que também é diretora e nasceu e mora no Zimbábue. Considerado um dos 100 melhores livros do século XX, possui uma escrita fluida e envolvente. O leitor se sente inserido dentro da realidade da narradora Tambu.
Não é preciso explicar nada e nem tem por quê: o patriarcado é dominante globalmente, então mesmo uma realidade de outro continente me recordou a da minha família. O irmão, por ser do sexo masculino, tem a oportunidade de estudar. Já Tambu não, afinal a ela é imposta a responsabilidade de trabalhar para ajudar sua família em situação de pobreza.
Porém não é nenhum spoiler que seu irmão morre de uma doença e por isso ela consegue ter a chance de estudar no lugar do irmão.
O livro aborda muitas questões, como por exemplo o patriarca da família, tio dela que, por ter mais condições financeiras e por ter tido acesso aos estudos,além de ajudá-la também é muito respeitado e venerado pela família. Praticamente colocado num pedestal por ser um homem culto e de classe média. Porém, quando a Tambu passa a viver na casa dele e de sua esposa e filha, percebe um outro lado do tio: marido machista, que silencia sua esposa, extremamente rígido e bruto com a filha etc.
Sua esposa possui mestrado, mas mesmo assim é destinada a cuidar dos filhos e limitada a ser mãe e esposa servil.
Já a prima de Tambu é insubmissa, estudou fora e por isso tem uma percepção maior de mundo e entende com naturalidade que não é certo ser tratada como inferior por ser mulher. Tem o espírito livre, estuda bastante e, com isso, Tambu passa a ler os livros da casa. A partir dessa oportunidade, Tambu começa a questionar e refletir sobre os costumes e a cultura da qual foi ensinada desde criança. Não é um questionamento abrupto e explícito, mas sim podemos perceber como os estudos vão ampliando aos poucos a visão de mundo e as perspectivas de vida de Tambu.
É um livro imperdível para ser trabalhado nas escolas porque tem uma pegada jovem e, ao mesmo tempo, fala de coisas históricas e dominantes em nossa sociedade como o colonialismo e o patriarcado. Também é ótimo para entrarmos em contato com outros países e sairmos da bolha eua-europa.

Nat 31/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Apesar do título, Condições Nervosas não tem nada a ver com acessos de raiva ou qualquer problema nervoso. É uma espécie de autobiografia da personagem Tambudzai que, já adulta, conta como foi sua infância / adolescência depois que pode ir estudar – o que aconteceu apenas porque o irmão morreu. Esse é um livro muito importante da cultura africana e o que mais me impressionou foi ela conseguir entender o processo de se desprender das raízes patriarcais e colonialistas de seu país, o Zimbábue. Ótimo livro, recomendo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Silmara.Alencastro 02/01/2022

Lindo e forte
Quase um ano para concluir a leiteira desse livro profundo e arrasador! Uma história única que ao mesmo tempo se parece muito com a gente. Uma mulher negra e sua saga pasta estudar e tornar-se "gente", respeitada, visível. Para que esta jornada fosse possível primeiro ela precisou que seu irmão morresse, pois os meninos tem prioridade para estudar. Uma leitura fundamental.

isa.dantas 27/11/2021

Não sabia que era uma trilogia e que começo interessantíssimo! Essa primeira parte acontece na década de 1970, mas traz debates atuais sobre patriarcado e feminismo. Estou muito curiosa para saber como termina.

Sandra de Oliveira 17/07/2021

????????
Literatura Africana recomendada. História forte e que explora bem as questões culturais e tradicionais sem ser mais do mesmo.

Karoline67 30/06/2021

Sem palavras!
Realmente não sei o que dizer sobre Condições Nervosas. No início, o livro demorou muito para me prender, mas depois a levada foi incrível. É um brainstorm de choques culturais, que faz pensar sobre a condição da mulher (principalmente da mulher africana), da influência cristã nesse local (Rodésia) e sobre o amor pelo conhecimento. É um choque que vale a pena levar!

Fabiana 18/04/2021

Impactante. Estranho falar sobre esse livro sem levar em conta o patriarcado e a tradição de algumas culturas de "carregar toda a família nas costas". Como é ser mulher mantendo um embate com o outro, com a sociedade, porque se deseja ser além do que querem que seja? O psicológico pode ser completamente destruído... Como resgatá-lo? Como voltar a ter a mente sã?...