A Fome Vermelha

A Fome Vermelha Anne Applebaum

Resenhas - A fome vermelha

Amigo 02/07/2023

A história se repete
É fácil traçar um paralelo entre o Holodomor e a atual invasão russa, inclusive o livro cita isso. A desinformação e a manipulação de enredo são armas poderosas assim como no passado, o medo russo da soberania ucraniana sempre existiu, uma ucrania independente e forte como nação representa uma ameaça para a Rússia e todo o seu território subjugado. Mas assim como outrora, o sentimento nacionalista e independente ucraniano irá permanecer vivo.

Victoria.Rosa 05/03/2023

Uma leitura bem densa e pesada, tanto nos assuntos tratados quanto na escrita. É um livro que retrata uma realidade que foi e ainda é muito pouco difundida. Pessoas se mataram tentando matar a fome que lhes afligia, e pais matavam seus filhos tentando evitar que eles próprios sofressem como eles.

V ROSA 01/03/2023

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Fome Vermelha: A Guerra de Stalin na Ucrânia" é um livro da historiadora Anne Applebaum que trata da Grande Fome Ucraniana de 1932-1933, um dos eventos mais trágicos da história da Ucrânia e da União Soviética. A autora utiliza uma abordagem multidisciplinar, combinando fontes históricas, entrevistas com sobreviventes, relatórios governamentais, documentos secretos soviéticos e estudos acadêmicos para apresentar um panorama detalhado do genocídio cometido por Stalin contra o povo ucraniano.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte descreve o contexto histórico e político da Ucrânia antes da Grande Fome. A autora explica como a política soviética de coletivização forçada da agricultura, que visava consolidar o poder do Estado soviético e eliminar os camponeses como classe social, afetou particularmente a Ucrânia. A autora também analisa a resistência ucraniana e o papel da diáspora ucraniana na Europa e nos Estados Unidos.

A segunda parte do livro apresenta a história da Grande Fome em detalhes, com relatos de testemunhas oculares, documentos oficiais soviéticos e análises de especialistas. Applebaum mostra como Stalin e seus colaboradores deliberadamente causaram a fome, confiscando todo o alimento dos camponeses ucranianos e impedindo que qualquer ajuda externa chegasse ao país. A autora também discute o papel da propaganda soviética, que negou a existência da fome e culpou os camponeses ucranianos por ela.

A terceira parte do livro examina as consequências da Grande Fome, incluindo o impacto duradouro na sociedade ucraniana e a reação internacional ao genocídio. A autora também discute como a memória da Grande Fome foi suprimida durante a era soviética e como ela foi redescoberta após a queda do regime.

Em suma, "A Fome Vermelha" é um livro fundamental para entender não apenas a história da Ucrânia e da União Soviética, mas também a história do comunismo e das políticas de genocídio em todo o mundo. A autora apresenta uma análise detalhada e emocionalmente poderosa de um evento traumático e negligenciado da história mundial, oferecendo uma homenagem aos milhões de ucranianos que sofreram e morreram durante a Grande Fome.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

João 15/02/2023

Um ensaio para os dias atuais
Jm choque de realidade e um aviso para as gerações futuras. Um claro exemplo do que já narrativa bem feita pode causar. Ótima leitura pra quem hoje usa o termo "facista" pra qualquer um que não compartilha de suas opiniões.

Joao 17/01/2023

Completo
A princípio, achei que o livro falaria tão somente da fome, assim como o de Miron Dolot que li, porém, além de ele citar o autor que mencionei, acaba entregando muito mais.

Primeiramente, Anne nos faz uma introdução muito completa, mostrando como era a Ucrânia antes da chegada dos comunistas, ou seja, na época dos tsares. Mostra-nos não somente os bolcheviques conseguindo, enfim, pegarem o poder, mas também o que fizeram até 1932, passando pela fome de 1921, 1928 e, finalmente, chegando no Holodomor.

Dolot, por ter escrito uma biografia, acaba nos entregando uma obra mais triste de se ler, contudo, Applebaum é muito detalhista. Fico muito feliz por ter lido a biografia primeiro, pois adentrei na ?Fome Vermelha? com mais ?peito? para ler.

Anne, após encerrar o documentário da grande fome, continua e vai além. Conta sobre Chernobyl, ato este que deixou os ucranianos ainda mais nervosos e desacreditados para com a URSS; sobre as primeiras eleições presidências ucranianas; e muito mais.

Essa obra é COMPLETA!!! Muito bem escrita, contudo, é claro, pelo fato de o tema ser pesado, algumas horas a leitura se torna cansativa.

Recomendo!

Will 16/11/2022

Ótimo livro histórico sobre um período sombrio da humanidade.
Livro bem completo, traça um parâmetro histórico e político da Ucrânia, no qual conseguimos contextualizar até com o período atual e essa tentativa de busca de identidade de uma região que sofreu com muitas tragédias e períodos conturbados. O livro apresenta muitos dados e relatos sobre o período do Holodomor, e também sobre os outros períodos de fome (natural, artificial ou um misto) da época soviética. É triste imaginar um povo entregue a fome para sustentar o poder vigente, esmagar possíveis oposições e tentar consertar erros gigantescos de gestão.
Os relatos de como a fome causa reações extremas nas pessoas são difíceis de imaginar, coisas que superam os piores filmes de terror. É difícil ter que concluir que são acontecimentos reais e planejados, talvez um bom ponto de reflexão pra quem defende regimes autoritários com amplo poder, independente de posição ideológica. Ótima leitura para interessados no período soviético, recomendo!

Renata Rezende 28/11/2020

A fome foi proposital
A história da Ucrânia e todo o sofrimento, pelo qual seu povo passou, nas mãos comunistas da URSS e Stalin. Holodomor não pode ser esquecido assim como não esquecemos o Holocausto.
Milhares de pessoas pereceram de fome da maneira mais cruel que a humanidade já viu.

Livro importantíssimo!!
Ronaldo Silva 12/05/2021minha estante
Estou lendo agora, e sinto como s estivesse relendo obras sobre o holocausto. Não sei precisar quem foi mais infame na história, Hitler ou Stalin.

Renata Rezende 12/05/2021minha estante
Ronaldo, esse livro é muito bom! Prepare-se para os horrores que ele detalha mais para o final. Um povo sofrido demais!!

Ronaldo Silva 12/05/2021minha estante
Obrigado pela dica, esse chegou hoje e já percebi que será um ótimo livre com um respaldo documental absurdo. Obrigado querida.

Alipio 01/06/2020

Genocidio Ucraniano
Holodomor ( extermínio pela fome) é o termo usado para definir o genocídio de milhões de Ucranianos entre 1931 - 1933.

Anne Applebaum, com uma narrativa que lhe é peculiar, trás à luz uma história que por muitos anos foi ocultada ( e negada) pela URSS entre 1933 - 1991. A narrativa é fundamentada em documentos que só foi possível aos historiadores, jornalistas e pesquisadores explorá-los (e divulgá-los) após a independêcia da Ucrânia e o desmoronamento da URSS em 1991.

Com dificuldades de abastecimentos de alimentos, em 1929, Joseph Stalin, lider da então URSS lançou uma política de coletivização forçada da agricultura que expulsou milhões de camponeses de suas terras e os levou a fazendas coletivas sendo o Estado Soviético seu administrador. O sistema objetivava o controle dos cereais pela força e distribuí-los preferencialmente aos considerados essenciais pelo Estado.
Os Ucranianos se opusseram à essa politica imposta por Stalin que em retaliação à resistência, determina que seja tomada medidas extremas como forma de punição aos seus opositores. Uma " campanha exemplar" de requisição compulsória acima da capacidade de produção é imposta sobre os camponeses que para atender a demanda, eram obrigados a abrir mão de parte de grãos para o seu sustento.
A perseguição contra este povo, foge à compreensão humana. Pessoas para saciarem a fome, comiam grama, cascas de árvores, cães, ratos, insetos e até mesmo cadáveres encontrados nas ruas ou em casas abandonadas.
Quem fosse pego guardando alimento era severamente punido e condenado aos campos de trabalho forçado na Sibéria.
Fome, canibalismo e mortes de mais de 5 milhões de pessoas, são o resultado de uma politica comunista imposta por um regime que prometia Paz, Pão e terra.

Holodomor, um dos maiores crimes de Stalin contra à humanidade com consequências até os dias de hoje.
Ronaldo Silva 12/05/2021minha estante
Estou lendo agora, simplesmente surreal a crueldade do socialismo na história.