Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

PorEssasPáginas 27/03/2013

Resenha: Columbine - Por Essas Páginas
Em 20 de Abril de 1999, dois adolescentes no último ano do Ensino Médio entraram na sua escola e começaram a atirar em colegas e professores, matando um total de 13 pessoas e ferindo mais de 20 antes de tirarem as próprias vidas. A tragédia que chocou a pequena cidade de Littleton, Colorado, foi transformada em um circo pela mídia e pelas igrejas locais, causando intermináveis debates sobre aquisição de armas, medicamentos para depressão, e pais que não criam seus filhos com valores morais. Mas a pergunta que assombrou os estudantes, seus pais e todos que acompanharam o caso nunca foi propriamente respondida: Por quê? Juntando elementos da investigação, relatos de profissionais ligados ao caso, entrevistas com diversas pessoas envolvidas, e os diários e vídeos dos assassinos, Dave Cullen formou um esboço de Eric Harris e Dylan Klebold, que nos ajuda a entender melhor seus motivos e, quem sabe, prevenir que mais tragédias desse tipo aconteçam.

Existem vários mitos sobre o tiroteio em Columbine. Para quem – como eu – não se lembra dos detalhes da tragédia (com apenas 15 anos de idade, lembro-me de ter ficado horrorizada, mas nada além disso), uma busca básica na internet contará como se acreditava que os pais de Eric e Dylan também eram responsáveis, a história de Cassie Bernall, a garota que disse acreditar em Deus e por isso foi assassinada, ou que um grupo do qual Eric e Dylan faziam parte – a “Máfia dos Sobretudos” – estaria por trás do ataque. Durante muito tempo também se acreditou que Eric e Dylan teriam tido alvos específicos, ou que eles fossem góticos solitários. A realidade, de acordo com Cullen, era totalmente oposta.

Eric Harris e Dylan Klebold eram ambos de famílias de classe média, tinham vários amigos e tiravam notas boas na escola. Apesar disso os dois garotos eram extremamente diferentes, e sendo assim os caminhos que percorreram até chegar no mesmo objetivo foram igualmente diferentes. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi apesar de Columbine ter sido um tiroteio, a ideia inicial não era essa. Eric desprezava atiradores: por quê perder tempo atirando em meia dúzia de pessoas quando se pode matar mais de 500? O plano – arquitetado por Harris mais de um ano antes – era simples: colocar duas bombas de propano na cafeteria da escola no horário mais movimentado, esconder-se atrás de seus carros estacionados em locais estratégicos e esperar para que as bombas destruíssem a escola. Eles então atirariam em todo e qualquer sobrevivente que tentasse escapar. Somente ao ver que as bombas não explodiram foi que Eric e Dylan entraram na escola.

Mas o que torna Columbine uma leitura fascinante não é a tragédia em si, mas os relatos dos diários de Harris e Klebold, bem como de The Basement Tapes (algo como Os Vídeos do Porão), uma série de vídeos filmados pelos dois no período de um mês antes do ataque, nos quais eles explicam seus planos e motivos. Entretanto, Columbine não se foca somente no ataque e no que levou a ele, mas no que aconteceu depois. Dave Cullen mostra como a mídia apresentou conjecturas como fatos, como as igrejas da região fizeram uso da tragédia para atrair mais fiéis, e como os pais de algumas das vítimas lidaram com a perda dos filhos. Um dos fatos que mais me chocou foi a mãe de uma das sobreviventes do ataque – que sofria de depressão – que entrou em uma loja de armas, escolheu um revólver e enquanto o dono se preparava para checar seus dados, carregou a arma e se matou. Também me emocionei com o relato de pais das vítimas que após alguns anos fizeram questão de se encontrar com os pais de Harris e/ou Klebold para dizer a eles pessoalmente que os perdoavam ou que não os culpavam pelos atos dos filhos.

Sendo o livro sobre o que é, obviamente Cullen apela para o sensacionalismo algumas vezes, e frases como “ela nunca mais veria sua filha novamente” estão por toda a parte. Entretanto, é uma leitura que me deixou grudada no livro, não por eu esperar um final diferente ou por curiosidade, mas por uma vontade maior do que eu de conseguir entender. Dizer que Columbine aconteceu porque Harris era um psicopata e Klebold lutava contra pensamentos suicidas é uma maneira fácil de responder à inquietante pergunta. Eu acho que nunca será possível compreender inteiramente os motivos que levam tragédias como essa a acontecer, mas Columbine nos dá uma visão assustadora das mentes de Harris e Klebold, e nos ajuda a pelo menos começar a vislumbrar uma resposta.

Resenha original em http://poressaspaginas.com/resenha-columbine
Tainara 02/01/2019minha estante
Esse livro tem em português?

Nena Flores 22/06/2023

Dia 20 de abril de 1999 aconteceu um dos atentados que mais teve repercussão pela quantidade de informações que nos chocam. A Columbine High School foi o alvo dessa tragédia, ela é uma escola situada no Colorado nos EUA. O massacre ocorrido foi feito por dois alunos da instituição, que aparentemente não teria motivos para fazer tal atrocidade. Mas descobrimos que há muito mais por trás disso no livro Columbine.

Quando decidi ler esse livro, eu imaginei que teria partes pesadas mas pensei que iria chorar assuntos com uma carga emocional imensa para processar, a leitura foi além da minha imaginação e realmente aconteceu. Demorei para finalizar o livro ele faz sentir várias emoções, raiva, tristeza, indignação com algumas situações, livro é um relato minucioso daquilo que realmente aconteceu no atentato a Columbine. Ele vai além do massacre, explora o que aconteceu com as vítimas, os motivos por trás dos assassinos terem feito isso, entre outras coisas pouco mencionadas pela mídia, vale a penar ler eu recomendo.

rhu 27/02/2022

A manipulação de um psicopata e a fragilidade de um depressivo em meio ao caos
A obra é caracterizada e formulada sob o desejo de se tornar um documentário de um caso que assombrou a população estadunidense no quase inicio dos anos 2000. Conta todas as situações decorrentes de maneira muito descritiva e precisa. Expõe os personagens de uma maneira adequada sem coagir ao leitor um sentimento de simpatia com os dois personagens principais da história.
Os personagens cardeais desta história que aconteceu no Colorado: Eric Harris, uma adolescente com pensamentos semelhantes ao de um alucinado. Ele se encaixa perfeitamente na maneira de agir e pensar de um psicopata em desenvolvimento. Com sua destreza fora do padrão em enganar as pessoas e subordina-las para que as tome sob vantagem, Eric foi quem planejou grande parte do ataque, quem forneceu equipamento e grande parte das ideias maquiavélicas antes da história principal se desenvolver no fundo da caixa de seu duro e enfadonho coração. Dylan Klebold era seu comparsa, ao contrário de Eric, ele não era um psicopata e ao desenrolar da história podemos perceber que ele sim tem sentimentos, e tendo ciência disso, sofre com amargor, sofre porque queria amar e fora rejeitado (ou pelo menos pensava assim). Muitos estudantes desse caso afirmam que Dylan foi manipulado à fazer coisas barbáries e horrendas, tendo influência de Eric, Dylan começou a desenvolver pensamentos angustiados e deprimidos, o que evoluiu para pensamentos homicidas e alarmantes referente a realidade que ele vivia.
Os dois juntos assassinaram 13 pessoas na escola secundária de Columbine, grupo estudantil o qual nunca mais foi o mesmo, uma marca surpreendente em sua história e sem duvidas provocou o fechamento de suas atividades 20 anos depois do triste acontecimento. O relato dos diário dos participantes principais foram o maior conteúdo que chegamos a ter sobre o porquê de terem feito isso, contudo, mesmo tendo milhares de pessoas participando do investigamento do caso nenhuma foi capaz de solucionar o porquê das ações dos dois, mas afirmações superficiais podem contaminar seu ponto de vista, como Eric psicopata manipulador e Dylan apenas uma parte da missão, manipulado. Entretanto, acho que há algo a mais, como podemos ver nos capítulos finais do livro, o video gravado em despedida revelando um pouco de humanidade nos dois, pedindo perdão aos pais e dizendo que o que fizeram foi necessário, mas.. foi mesmo? Nunca conseguiremos descobrir.

Ariane.Goncalves 15/06/2022

Clássico true crime
O caso Columbine é essencial para os amantes de True crime, é esse livro em especial aborda todos os pontos de vista da história; fala dos pais, dos feridos, da mídia, dos assassinos e da polícia. Único ponto negativo: a falta de ordem cronológica dificultou um pouquinho a fluidez da leitura.

Rodrigo.Artioli 23/09/2022

Uma triste realidade
Através dos relatos das vítimas o autor relata essa terrível tragédia que se abateu nos Estados Unidos. Em certos momentos o autor romantizou muito os fatos (algo que por si só já é pesado) uma outra observação foi o fato de entregar tudo na primeira parte, tornando o restante do livro mais arrastado. Mas no todo uma boa obra infelizmente baseada em fatos reais.

cassia182 27/05/2023

?Ao substituirmos ?saúde mental? por ?rastreamento de depressão adolescente?, podemos atacar um elemento-chave ao nosso alcance.?

Gente que livro louco, pesado e interessante ao mesmo tempo. Não tinha nem noção dos vários planos que falharam e dos pensamentos dos dois. É muito louco saber tudo o que fizeram, que tudo isso poderia ser evitado mas que, na época, infelizmente ninguém se deu conta. Mas serviu de aprendizado, e como o próprio livro mostra, alguma situações semelhantes puderam ser evitadas ou amenizadas por conta de Columbine.