Porque me ufano do meu país

Porque me ufano do meu país Afonso Celso

Resenhas - Porque me ufano do meu país

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Porque me ufano do meu país" foi escrito por Afonso Celso, um político e escritor brasileiro do final do século XIX e início do XX. A obra é um ensaio sobre o Brasil, que tem como objetivo mostrar os aspectos positivos do país e combater a imagem negativa que o Brasil tinha no exterior, na época em que o livro foi escrito. O autor inicia o livro falando sobre a posição geográfica do Brasil, que é estratégica por estar no centro do continente sul-americano, e fala sobre a diversidade do país, que possui uma grande variedade de raças, costumes e riquezas naturais. Ele também destaca a importância da história do Brasil, que tem como marco o descobrimento por Pedro Álvares Cabral e a colonização portuguesa. Além disso, o autor destaca a capacidade do povo brasileiro de se adaptar às condições adversas e de encontrar soluções para os problemas.

Afonso Celso argumenta que a cultura brasileira é rica e diversa, com influências europeias, africanas e indígenas, e que o país tem uma grande produção artística, literária e científica. Ele também ressalta a importância da religião católica na formação do país e defende que o catolicismo é um elemento fundamental da cultura brasileira. O autor ainda faz uma crítica aos estrangeiros que vêm ao Brasil e fazem comentários negativos sobre o país, sem conhecer a sua realidade e sem levar em conta os seus aspectos positivos. Por fim, ele conclui o livro afirmando o seu amor pelo Brasil e a sua confiança no futuro do país.

Comentário:
O livro "Porque me ufano do meu país" é um ensaio nacionalista que exalta as qualidades do Brasil e combate a imagem negativa que o país tinha no exterior no início do século XX. O autor defende que o Brasil é um país com uma grande diversidade cultural e natural, com uma história rica e com um povo capaz de enfrentar os desafios e encontrar soluções para os problemas. Além disso, o livro destaca a importância da religião católica na formação do país e a sua influência na cultura brasileira. Apesar de ter sido escrito há mais de um século, o livro ainda é relevante para entender o nacionalismo brasileiro e a visão positiva que muitos brasileiros têm do país. No entanto, é importante lembrar que o livro reflete uma visão idealizada do Brasil e que muitos dos problemas e desafios que o país enfrenta atualmente não são abordados na obra.
Por: Romeu Felix Menin Junior.