Folhetim: uma história

Folhetim: uma história Marlyse Meyer

Resenhas - Folhetim: uma história

Coruja 25/06/2018

Eu já tinha lido Folhetim: Uma História nos tempos de faculdade - foi tema de um trabalho para apresentar em aula e também me inspirou a tentar escrever meus próprios folhetins. à época, era uma edição pertencente ao professor que passou o trabalho; mas gostei tanto do texto que comprei uma edição para mim e reli-o esse ano para preparar uma das reuniões do clube do livro de bolso (cujo tema fora O Conde de Monte Cristo).

O trabalho de Marlyse Meyer é, a um tempo, bem aprofundado e divertido. Fica óbvio o quanto o tema fascina a autora, e a empolgação dela faz com que o leitor também tenha vontade de se aventurar pelos títulos estudados. Dumas, Eugène Sue, Poison du Terrail e mais um panteão de autores folhetinescos desfilam pelas páginas desse livro, demonstrando tanto a evolução do gênero - que veio a desembocar nas nossas telenovelas de hoje - quanto a forma como ele estimulou o crescimento de uma comunidade de leitores. Isso numa linguagem bem didática e repleta de referências a personagens mais familiares ao público brasileiro, como José de Alencar e Machado de Assis.

Algum dia, ainda hei de ler as aventuras rocambolescas do protagonista mais famoso de Poison du Terrail. E a culpa dessa monumental empreitada (são, salvo engano, trinta e quatro volumes de crimes, sociedades místicas, identidades secretas, identidades descobertas, crianças trocadas, órfãos, princesas raptadas, explosões em criptas sob Paris e fugas alucinantes) será de Marlyse Meyer.

site: http://owlsroof.blogspot.com/2018/06/o-resumo-da-opera-alguns-varios-titulos.html
Carl 15/10/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler essa obra. Pena que está a preço de rim no mercado - ?