A última Tudor

A última Tudor Philippa Gregory

Resenhas - A última Tudor

Fernanda.Mancini 14/01/2024

Gostei de conhecer a história das 3 irmãs Tudors. Algumas partes achei enrolação, mas no geral o livro é muito bom. Não é atoa que a Philippa Gregory é a minha autora favorita. Recomendo demais.

carolmureb 27/12/2022

Mais um livro incrível da Philippa Gregory nesta saga de contar a história das mulheres que foram rainhas ou tiveram relações próximas com o trono inglês. Este livro que conta a história de 3 irmãs princesas na linha sucessória e vistas como ameaça primeiro pela rainha Mary e, depois, pela rainha Elizabeth me pareceu, particularmente, triste e até impressionante. Triste pela perserguição sofrida em razão da neurose de Elizabeth, responsável pelo destino das duas irmãs mais jovens. E impressionante por ver a crueldade com que ela conduz tudo isso. Mesmo sabendo que muitos fatos são ficção, o destino delas é histórico e muito triste.

Giovanna 17/12/2022

BOM, MAS UM POUCO CANSATIVO
Primeiro livro que leio da autora e me apaixonei pela escrita. Gosto desse tipo de narrativa e me senti envolvida na história, mas do meio pro fim foi ficando cansativo e repetitivo, fiquei com desejo de querer apenas de acabar logo. Contudo, ainda quero ler outros livros da autora. Sua escrita é emocionante.

Duda 02/06/2022

A última Tudor
A trama fica um pouco cansativa quando chega na parte da segunda irmã Catarina Grey, que é a maior parte do livro. As partes de Jane e Mary Grey acabam ficando muito curta.

babisenberg 07/04/2022

Razoável
De todos os livros da série sobre os Tudors esse foi o que mais demorei pra ler... achei que a estória não foi tão envolvente quanto os outros, foi bastante repetitivo. A divisão da estória entre as 3 irmãs também me incomodou um pouco, por vezes esquecia qual delas que estava relantando no momento. Das 3 partes a primeira foi a pior, aquela moça Joana me irritou demais!!

@uaitolendo 01/03/2022

Vou ser curta e objetiva. Mulher é um bicho chato, que nao consegue pensar com a logica, so com o coracao. Quiz entrar no livro e esguelar Joana, Catarina e Maria. Aff!! Mulher apaixonada so faz merda. PQP. Odio mortal pela Joana, que se achava. Odio da Catarina que so pensava na porcaria do amor. Odio da vibe certinha da Maria. ????.
O livro é baum. Philippa dispensa comentario, mas na historia de Catarina, ela perdeu o ponto e prolongou demais.
Pra mim Philippa Gregory, segue sendo minha autora preferida, mas os ultimos livros que li ela esta perdendo o ponto, nao esta sabendo parar o capitulo e passar pra outro.

Aline 19/12/2021

É sobre três irmãs. Da linhagem de Maria Tudor, irmã de Henrique VIII. Isto lhes confere direito ao trono, não?! De acordo com Elizabeth (filha de Henrique e Ana Bolena), não.

O livro trata, principalmente, sobre a irmandade entre três irmãs destinadas a terríveis destinos simplesmente por serem da linguagem real. À elas, a felicidade e o amor são proibidos. Por isto  trata também de sofrimento e morte. E o reinado de Elizabeth é o pano de fundo (mas nem tão fundo assim ?). Ah, é também uma história de inveja e medo.

Confesso que a leitura, embora sempre me deleite com os fatos históricos, foi um pouco arrastada. Mas também, seria difícil não o ser. Em momentos diferentes, as três irmãs são presas (o motivo de cada prisão é pior do que o anterior, mas não esqueçamos de quem estamos falando ????). E, durante a prisão, não muito diálogo ou narração de eventos extraordinários, não é mesmo?!

Mais do que as principais facetas das irmãs, o livro trata do reinado de Elizabeth (por isto eu disse que não tratava tanto assim de 'Pano de fundo'). Ela é retratada como uma rainha esperta e manipuladora, mas também como uma rainha com medo... medo de perder a coroa para qualquer um com pretensão ao trono melhor que a dela. Afinal, ela não foi declarada bastarda? Ela é uma Tudor?! Ela mesma já incitou revoltas contra sua irmã, Maria. Por que  não fariam o mesmo contra ela? Talvez seja melhor deixar aqueles com direito ao trono (as meninas Grey e, até mesmo, a rainha Maria da Escocia) presas e sob observação ?

Enfim, é novamente um livro muito bom da autora (não, não acho que considerarei qualquer livro desta série ruim!). Não o melhor, mas muito bom. O panorama dado sobre Elizabeth, a suas paixões, a razão pela qual ela nunca se casou, a rejeição às primas... tudo se encaixa.

Por isto, ao ler a série, é um livro que - obviamente - deve ser lido ?

Verona 13/11/2021

Ótimo livro
Philippa Gregory sabe cativar o leitor com sua escrita embasada na história dos Tudor. Adorei a leitura sobre Joana, Catarina e Maria Grey.

Raquel 16/07/2021

Enquanto o rei Eduardo VI estava a beira na morte, o conselho real, tentava achar um meio de levar ao troco alguém que não fosse a católica princesa ou lady Maria.

Assim, Joana Grey, prima do falecido rei, quarta ou quinta na linha de sucessão, é levada ao trono.

Joana, protestante convicta, desejava levar uma vida dedicada aos estudos. Mas, primeiro é obrigada a se casar e depois a aceitar uma coroa.

Mas, seu reinado dura pouco. Seus aliados e parentes no momento de perigo a abandonam. E ela, que não teve poder de decisão é julgada e condenada. Abandonada pelo pai e mãe, restando-lhe  apenas, Catarina sua irmã.

Catarina, a irmã do meio, uma menina vaidosa, a principio parece tola. Porém, no momento de adversidade, amadurece. Tentou alertar Joana do seu destino, mas Joana julgando-se mais sábia que a irmã,  não lhe deu ouvidos.

Após a morte de Joana, Catarina é aceita na corte da rainha Maria e depois na de Elizabeth. Levada pelo coração contrai matrimônio sem a autorização da monarca. E fica presa até seu último dia de vida.

A irmã mais nova: Maria. A menor dama da corte, vê sucessivamente suas irmãs, serem mortas por outras duas irmãs. Também, levada pelo coração, se casa, sem a autorização de sua alteza Real, e é presa. Mas, ao contrário das irmãs, anos depois, já viúva é libertada.

Acho que Elizabeth era de fato filha de seu pai, ou será que puxou a mãe? Achei ela uma pessoa mesquinha e bem ruim. Quando assisti os filmes, gostei dela, mas hoje a vejo com outros olhos e não gosto nem um pouco.

Quanto a escrita e tudo o mais, maravilhoso. Amei.

Claudia 20/01/2021

Praticamente estou no final da série 13/15! Esse é um dos mais emocionantes.

Carol Amaro 08/12/2020

As irmãs Grey
Tudor e Phillipa são sempre sucesso!
Eu só conhecia superficialmente a Joana Grey, afinal foi a "Rainha dos Nove Dias". Nesse livro é contada a história das três irmãs Grey e toda a perseguição que sofreram por causa do sangue que carregavam.
Não sei se o clima desse ano tenso colaborou, mas achei a história bem "pesada" e acabei ficando triste e angustiada. Apesar de ser um romance, os fatos centrais são verídicos e isso deixa tudo mais chocante.
Nesse livro vemos um lado bem tenso e cruel das perseguições e medos que a sucessão gerava. É complicado ver um lado nada agradável da Bess.
Vi q a indicação seria ler antes de O Amante da Virgem e A Outra Rainha, mas tenho minhas dúvidas. De fato, é quase em paralelo.
Lu 08/10/2021minha estante
Eu li o " A outra rainha" , que fala da Mary Stuart, que é de um período posterior. Também é uma leitura tensa, meio arrastada, mas interessante.

Carol Amaro 08/10/2021minha estante
Os eventos de A Outra Rainha tb são citados nesse. Adoro todos os livros da Philippa da Guerra do Primos e do período Tudor. :)