Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler

Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler Phillip Hoose

Resenhas - Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler

Adriana.Aquino 17/09/2023

Gostei do livro pela parte histórica. A narrativa é algo monótona em alguns momentos, entremeada por alguns momentos de aventura aonde você acaba torcendo pelos meninos travessos
Boa história da segunda guerra

Naty.Duarte 02/04/2023

Resistência
Resistência e coragem é o que define esse livro com todos relatos de Knud, esse sobrevivente de uma das épocas mais tristes da nossa história como seres humanos.

Adolescentes ensinando homens a se imporem, a resistirem e lutarem pelo seu país, pelos seus valores e pela sua nação.

"Mortificados pelo fato de as autoridades dinamarquesas terem se rendido aos alemães sem reagir, esses meninos haviam travado uma guerra própria".

"Agir e fugir rapidamente, esse se tornou o estilo do Clube RAF".

Pamela.Ghizzi 12/03/2023

Esse livro emocionante, conta a história de jovens que não deixaram ser dominados pela invasão alemã, resolveram agir por conta própria contra os nazistas. Após vários ataques, esses meninos foram presos, porém encorajaram vários cidadãos a seguirem os seus caminhos.

Vanessa.Liandro 24/02/2023

"Nossas bicicletas eram nossas armas."
Em 9 de abril de 1940 tudo mudou para os dinamarqueses. As grandes guerras mundiais foram dois acontecimentos que transformaram o século XX de formas que suas consequências ecoam até os dias de hoje. São diversas obras literárias que trazem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo para muitas histórias sejam elas fictícias ou não.
"Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler" de Phillip Hoose é uma história que vai contar sobre o Clube Churchill. Com relatos de um dos membros desse clube mesclados a narrativa do autor, vamos conhecer um grupo de garotos entre 14 a 17 anos insatisfeitos com a ocupação alemã na Dinamarca. Essa ocupação aconteceu sem que houvesse nenhuma resistência do governo dinamarquês e isso revoltou esses garotos que ainda cursavam o ensino fundamental.
É simplesmente incrível ler sobre a bravura e o quanto eles estavam engajados em motivar a população a fazer algo pelo seu país. Eles admiravam o político Winston Churchill, que foi um primeiro ministro inglês durante a Segunda Guerra Mundial, e assim o clube surgiu em homenagem a esse líder. Com suas bicicletas realizavam pequenas sabotagens em veículos, prédios e roubavam armas dos alemães. O inimigo não via o que os atingia, afinal eram garotos que pareciam muito inocentes, mas realizaram muitos feitos.
Garanto a vocês que essa é uma leitura inspiradora, mesmo em um dos períodos mais tristes da nossa história moderna, o pouco que esses jovens realizaram se tornou imensamente grande para aquela geração. Seus feitos são lembrados até hoje na história da Dinamarca e perpetuarão por muito tempo.

Thaina241 22/06/2022

Fantástico
Esse livro deveria ser amplamente conhecido e comentado. Jovens que fizeram a diferença e começaram uma revolução em um país que se rendeu ao nazismo. Sabiam que as consequências seriam sérias, mas fizeram o que tinha se proposto: Sabotar nazistas.

O que me incomodou no livro foi só a forma como a edição dividiu as falas e a narração. Eu me confundia em alguns momentos, não sabem se era fala direta do Knud Pertesen (líder dos meninos sabotadores) ou algo narrado pelo escritor.

Pipoca 16/05/2022

Sem palavras
Sou nem louca de dar menos que a nota máxima pra um livro bibliográfico, mas se fosse possível eu daria mais que 5 estralas.

A história em si, aquele grupo de crianças lutando pelo próprio país, envergonhados por dividirem a pátria com adultos covardes, eu lia e sentia tudo que o entrevistado queria passar, um ótimo contador de história.

Não somente um contador, como um historiador, ele provou tudo que disse com fotos e pedaços de jornais, fez tudo ficar muito mais real, tangível

E o escritor, então! Mesclando relatos dados nas entrevistas com trechos de livros respeitados, ele foi o professor assistente, auxiliou o mestre á passar sua aula.

Sou capaz de passar horas falando desse livro que ironicamente me deixou sem palavras durante e após a leitura

oquecadalivronosensina 16/05/2022

Os Garotos Dinamarqueses que desafiaram Hitler
Quem diria que um bando de adolescentes poderia ameaçar o império nazista ao ponto de que o próprio Hitler ter que se importar? A é verdade ninguém, por isso mesmo que eles eram as pessoas perfeitas para fazer uma série de sabotagens contra os nazistas e mesmo adolescentes foram para a cadeia por isso, baseado na história real de um grupo de amigos, Os Garotos Dinamarqueses Que Desafiaram Hitler nos mostra que a idade não interfere quando o assusto é defender seu país.

Márcia 13/05/2022

Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler - Phillip Hoose
Durante o ano de 1940, com a Segunda Guerra Mundial já dominando diversos países, o rei da Dinamarca findou um acordo com Hitler que colocou o país nas mãos dos alemãs nazistas, deixando assim que o exercito alemão ocupasse a Dinamarca. É claro que nenhum cidadão se opôs a tal decisão, talvez por medo ou até mesmo por simpatizar com o lado nazista da guerra. Mas, contrapondo-se a isso, um grupo composto por adolescentes decidiu lutar pela libertação da passiva Dinamarca.

Foi assim que Knud Pedersen, junto com seu irmão mais velho Jens, fundou o Clube Churchill, um grupo composto por garotos jovens que tinham como objetivo sabotar as tropas alemãs que haviam se apossado da Dinamarca. O Clube Churchill inspirava-se nas forças britânicas, na resistência da Noruega perante à invasão alemã e na vontade de se impor contra uma guerra cheia de sofrimentos e perdas.

Sendo assim, o Clube Churchill foi o primeiro passo de imposição contra a ocupação nazista. Enquanto todos os adultos ficavam parados e deixavam ser conduzidos pela força alemã, o grupo sentiu a necessidade de tomar decisões revolucionárias que, futuramente, inspirariam o seu país.
É incrível como garotos menores de idade conseguiram iniciar uma revolução na Dinamarca e acordar a população para o que estava realmente acontecendo. Chega a ser inspirador em como esses jovens mudaram o rumo do seu país e como não pararam de lutar pelo o que acreditavam, independente das consequências. Eles sabiam que o que faziam era arriscado demais e que se fossem pegos a punição poderia chegar à morte, mas, mesmo assim, isso não os impediu de lutar e desejar pela liberdade.

Danda.Rombesso 06/04/2022

INSPIRADOR!
Que livro maravilhoso, algumas horas na leitura eu esquecia que o livro era todo baseado em fatos reais, de tão surreal que são os acontecimentos decorrentes no livro.
A força de vontade dos garotos citados no livro, seus atos de rebeldia e resistência pelo seu país, são inspiradores.
A escrita é muito boa, é muito legal pois a narração intercala entre o narrador (Phillip Hoose, o próprio autor do livro) e um dos integrantes do Clube Churchill (Knud Perdesen, quem foi entrevistado) e há muitas imagens e documentos sobre os acontecimentos narrados no livro, o que deixa tudo muito mais interessante e compreensível.
Saber mais sobre a época em que se instaurava o nazismo é algo muito delicado, saber das atrocidades que ocorreram nesse período é algo de fato muito triste, e esse livro com certeza me deu maior conhecimento sobre isso, e também mostrou como é importante um jovem tomar partido por si próprio, e como isso pode interferir na sociedade e no mundo, com força de vontade.
Livro muito bom, devorei ele, acho que é um livro no qual você lê rapidinho e não se cansa, a escrita e o conteúdo dos livros são maravilhosos, recomendo demais!!!

Flávio 21/02/2022

Um livro inspirador
Quando você acha que já ouviu todas as histórias possíveis vem esse livro para te mostrar que não. Uma ótima leitura especialmente nesse período de crescente tentativa de levante de discursos mais autoritários. Mostra uma história por uma perspectiva de jovens em um período tão brutal que foi a segunda guerra mundial e mostra uma visão pouco discutida no Brasil que foram as dos países ocupados pela Alemanha nazista.

Ioná 06/11/2021

Vale a pena!
Sou muito fã de histórias reais e essa é das boas. Não me atrevo a dizer que foi maravilhosa porque, na minha opinião, na guerra nada pode ser maravilhoso. Knud foi um garoto incrível! Vale a pena conhecer um pouco da vida dele e de seu país.

Rita 31/03/2021

Uma história real e bem interessante que eu não fazia ideia que tinha acontecido.

Crianças têm uma coragem a mais, ou um filtro de medo a menos.

Realmente, o livro me lembrou de coisas que quando jovens nós queremos enfrentar, mas quando crescemos pensamos em apaziguar a situação para não sairmos machucados e, quem sabe, obter algum lucro com ela.

Já ouvi dizer que crianças de 13 anos não têm maturidade pra fazer um grêmio estudantil, talvez sejam os adultos que têm medo de ouvir o que esses jovens têm a dizer especialmente pelo número menor de filtros. Adultos se conformam mais facilmente e isso é péssimo de tantas formas.

Ainda assim, a história é bem triste. Afinal, sempre que os responsáveis por um país deixam as coisas chegarem ao ponto em que crianças sentem que são os únicos que vão fazer alguma coisa, é porque os adultos falharam.

Adultos fazem guerras, mas sempre acabam tendo crianças mortas e com armas nas mãos.
Nay C 31/03/2021minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro, já vou adicionar na minha lista, parabéns pela resenha!

Catarine Heiter 27/02/2021

Adoro literatura de testemunho e esta foi a minha primeira experiência lendo algo não ficcional sobre a Dinamarca durante a segunda guerra mundial. O tema central, as ações dos grupos de resistência, é explorado de forma biográfica e documental; com ênfase nos precursores do processo: O clube Churchill. A forma escolhida pelo autor para desenvolver a narrativa, nos aproxima do contexto e dos envolvidos de um jeito fascinante! Leitura rápida, envolvente, informativa; em uma edição repleta de fotos e com muitas referências complementares sugeridas. Recomendo!

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2021, na categoria ‘Que era para ser lido em 2020’

Pati Rocha 17/09/2020

Narrativa da Segunda Guerra Mundial, que foge dos fatos históricos. O autor Philipp Hoose incrementa essa narrativa incrível, com força e originalidade.