Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler

Os Garotos Dinamarqueses que Desafiaram Hitler Phillip Hoose

Resenhas - Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler

Fabio Pedreira 28/03/2020

Não tem idade para a liberdade
Imagine você presenciar seu país ser invadido por uma nação estrangeira e não poder fazer nada quanto a isso? Pior ainda quando você vê que enquanto o país vizinho resiste e luta contra a invasão, o seu abre as portas para o inimigo e o toma como aliado por medo do que pode acontecer.
Isso foi o que ocorreu com o jovem Knud Pedersen e seus amigos ao verem a Dinamarca ser invadida pelos alemães no dia 9 de Abril de 1940.
Mas o que os alemães não esperavam era que iriam encontrar resistência onde menos esperavam, com jovens de 13 a 16 anos. Movidos por raiva e patriotismo, esses garotos primeiro criaram o clube RAF onde faziam pequenos atos de sabotagem com os alemães para mostrar que a presença deles ali não seria tolerada por todos e para mostrar aos cidadãos dinamarqueses que eles poderiam lutar em vez de abrir mão de sua liberdade.
Mas com a mudança de cidade de Knud e do seu irmão, outro clube foi formado, o Clube Churchill de resistência. Vários atos corajosos e ao mesmo tempo irresponsáveis - já que não tinham treinamento - foram cometidos durante um tempo. Incêndios, roubos de armas e outros pequenos atos.
Esses jovens nunca imaginaram é que isso criaria uma revolução no seu país futuramente. Os jovens dinamarqueses que desafiaram Hitler é mais um excelente livro da Vestígio. Uma história emocionante da segunda guerra, onde é impossível não torcer para os garotos.
A edição alterna entre relatos do próprio Knud e do autor, que juntos montaram esse livro. Com informações e imagens da época, esse livro deve ser lido por todos que gostam a temática e por aqueles que acreditam que não existe idade para buscar a liberdade.
Margô 02/08/2020minha estante
Bom relato! Acabei me interessando...valeu Fábio!

Fabio Pedreira 03/08/2020minha estante
Eu que agradeço. Espero que goste ?

Margô 03/08/2020minha estante
???

Naty__ 30/03/2020

Impactante
O que mais gosto da Vestígio é o fato de publicarem histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, o que sou apaixonada. Quando faço a solicitação dos livros, eu nem me preocupo se vou gostar ou não, pois sei que eles arrasam nesse gênero. Neste aqui, temos uma história pequena, mas que transmite uma lição profunda, com ensinamentos que levamos para a vida toda.

O que você faria se visse o seu país ser invadido? Talvez não fizéssemos nada, mas o país vizinho se fecha para a invasão dessa nação estrangeira… E o seu país libera tudo, pode tudo e qualquer semelhança com o nosso caso pode ser considerado mera coincidência.

Inconformado com a situação e envergonhado com os líderes de seu país, que se renderam sem resistência aos ocupantes alemães na Segunda Guerra Mundial, o jovem dinamarquês Knud Pedersen, de 15 anos, junto com seu irmão mais velho, Jens, fundou o Clube Churchill. Esse grupo é composto por adolescentes e tem como objetivo praticar atos de sabotagem, despertando a fúria dos alemães, que acabaram identificando e prendendo os garotos.

Tudo o que o Clube realizou não foi em vão, pois acabou ocasionando uma resistência generalizada na Dinamarca. Esses garotos fizeram o que adultos não tiveram a coragem de fazer, afinal, alguém precisava lutar para não abrir mão da liberdade, para evitar perdas e maiores sofrimentos. Esse grupo se tornou um exemplo, foi um grito dinamarquês da não aceitação das tropas alemãs comandadas por Hitler, um grito de indignação e esperança.

Coragem, ousadia, resiliência… São diversas emoções, sensações e lições de vida que essa história apresenta. É um excelente livro para ser lido nesse período que estamos passando, um período que precisamos fazer a nossa parte, nos preocuparmos com o próximo e refletirmos nossas ações, um tempo que estamos em guerra, mas não uma guerra física e sim com algo que não podemos ver, não podemos tocar. Uma guerra contra um vírus e contra nós mesmos, afinal, precisamos ter consciência. Recuar é a melhor forma de atacar, de nos proteger. Essa história nos faz pensar tantas coisas e percebemos o poder de uma união.

É um livro que merece ser lido por qualquer pessoa, qualquer idade, com uma temática forte, não é uma leitura cansativa. Indico a obra, aproveitem e comprem o e-book para lerem nesse período.

Um detalhe interessante é que no início o autor procurou Knud para escrever a sua história e ele disse que uma pessoa já escreveria. E assim passou-se um tempo… Hoose decidiu entrar em contato e ver como estava o andamento do livro e não tinha dado certo. Knud e Hoose se encontraram e então ele começou a escrever a sua obra. Porém, Knud já estava numa idade delicada e enfim, ao finalizar o livro, Knud recebeu seu exemplar, distribuiu aos parentes e disse adeus a esse mundo, mas as suas atitudes ficarão para sempre em nosso coração. Knud será sempre um exemplo de homem para todos nós!

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/03/resenha-os-garotos-dinamarqueses-que.html
Angela Cunha 02/04/2020minha estante
Sempre digo que tudo que for escrito ou feito em matéria de filmes ou séries, nunca será suficiente para mostrar a nós um pouco do que foi este período turvo da nossa história.
Eu amo o gênero e já coloquei o livro na estante de desejados.
Creio que será uma leitura ímpar!
Beijo

K-Roll 27/04/2020minha estante
Sempre curti livros que se passam durante a segunda guerra. Principalmente quando tem foco no holocausto. Acho que esse livro daria um bom filme tipo Bastardos inglorios, talvez um pouco menos violento.

ingriD 08/05/2020minha estante
Acho curioso como, não importa quantos livros lancem, quantos anos tenham se passado, sempre surge algum fato histórico novo. O que essas crianças não devem ter enfrentado? Me lembrou um pouco o livro Maus, talvez por se tratar de uma história alternando entre duas pessoas.
Definitivamente entrou na minha lista de desejados.

Michelle 08/06/2020minha estante
Eu não curto muito livros e filmes com essa temática. Mas a premissa é muito interessante.

Amanda 12/06/2020minha estante
Não é meu tipo preferido de livro, apesar de achar incrível o tanto de lições que esses livros geralmente trazem. Que legal a história de como ele foi feito! Talvez se tivesse sido escrito pelo outro autor, não seria tão bem feito e passaria as mesmas emoções com tanta intensidade.
Beijos,
Amanda Almeida

Carol 29/03/2020

É um bom livro, fala abertamente da segunda guerra mundial através dos olhos de resistentes.

Barbarella 22/05/2020

O clube Churchill
O livro é de leitura rápida e bem interessante. É incrível ter uma noção de como era a vida naquela época em meio à guerra. O mais impressionante é que eram jovens que se negavam a aceitar o destino que os alemães estavam impondo a eles, enquanto que as autoridades dinamarquesas estavam se rendendo e não resistindo. Os rumos que a vida desses jovens tomaram foram bem desafiantes e as sequelas são percebidas ao se ler sobre o desfecho da vida deles. Foi um feito impressionante e que marcou muito a história do país.

dafsss 07/06/2020

Adorei conhecer esses garotos.
Uma experiência literária de esperança e gratidão. Jovens foram a resistência em época de guerra. Jovens não se conformaram com nazismo e o abuso que os alemães exerciam sobre o país. Eles serviram de exemplo e de orgulho para muita gente.
⠀⠀
O livro é contado pelas palavras do Knud, junto da pesquisa excelente do autor que se preocupa em recolher dados e imagens pra acrescentar a leitura. Uma escrita cheia de paixão, respeito e orgulho por conversar com um representante desse clube que lutou pelo país.🌏

site: https://www.instagram.com/p/B99ulnqjGAi/

Luciana Storino 16/02/2020

Adoreiiii, é daqueles livros que nos prendem e só paramos de ler quando chega ao fim. Para quem gosta de história é um prato cheio, super indico.

@jeanflamel 01/04/2020

Perfeito e triste.
Um história incrível onde mostra um grupo de jovens dinamarqueses arriscando as próprias vidas para defenderem seu país , onde os lideres desse país não fizeram praticamente nada. Um livro que mostra força e resistência desses jovens, e como é triste ver o quanto morreram por causa de um homem só. E as marcas de guerras que deixaram nesses jovens que são irreparáveis.

oquecadalivronosensina 16/05/2022

Os Garotos Dinamarqueses que desafiaram Hitler
Quem diria que um bando de adolescentes poderia ameaçar o império nazista ao ponto de que o próprio Hitler ter que se importar? A é verdade ninguém, por isso mesmo que eles eram as pessoas perfeitas para fazer uma série de sabotagens contra os nazistas e mesmo adolescentes foram para a cadeia por isso, baseado na história real de um grupo de amigos, Os Garotos Dinamarqueses Que Desafiaram Hitler nos mostra que a idade não interfere quando o assusto é defender seu país.

Vanessa.Liandro 24/02/2023

"Nossas bicicletas eram nossas armas."
Em 9 de abril de 1940 tudo mudou para os dinamarqueses. As grandes guerras mundiais foram dois acontecimentos que transformaram o século XX de formas que suas consequências ecoam até os dias de hoje. São diversas obras literárias que trazem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo para muitas histórias sejam elas fictícias ou não.
"Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler" de Phillip Hoose é uma história que vai contar sobre o Clube Churchill. Com relatos de um dos membros desse clube mesclados a narrativa do autor, vamos conhecer um grupo de garotos entre 14 a 17 anos insatisfeitos com a ocupação alemã na Dinamarca. Essa ocupação aconteceu sem que houvesse nenhuma resistência do governo dinamarquês e isso revoltou esses garotos que ainda cursavam o ensino fundamental.
É simplesmente incrível ler sobre a bravura e o quanto eles estavam engajados em motivar a população a fazer algo pelo seu país. Eles admiravam o político Winston Churchill, que foi um primeiro ministro inglês durante a Segunda Guerra Mundial, e assim o clube surgiu em homenagem a esse líder. Com suas bicicletas realizavam pequenas sabotagens em veículos, prédios e roubavam armas dos alemães. O inimigo não via o que os atingia, afinal eram garotos que pareciam muito inocentes, mas realizaram muitos feitos.
Garanto a vocês que essa é uma leitura inspiradora, mesmo em um dos períodos mais tristes da nossa história moderna, o pouco que esses jovens realizaram se tornou imensamente grande para aquela geração. Seus feitos são lembrados até hoje na história da Dinamarca e perpetuarão por muito tempo.

Catarine Heiter 27/02/2021

Adoro literatura de testemunho e esta foi a minha primeira experiência lendo algo não ficcional sobre a Dinamarca durante a segunda guerra mundial. O tema central, as ações dos grupos de resistência, é explorado de forma biográfica e documental; com ênfase nos precursores do processo: O clube Churchill. A forma escolhida pelo autor para desenvolver a narrativa, nos aproxima do contexto e dos envolvidos de um jeito fascinante! Leitura rápida, envolvente, informativa; em uma edição repleta de fotos e com muitas referências complementares sugeridas. Recomendo!

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2021, na categoria ‘Que era para ser lido em 2020’

Pati Rocha 17/09/2020

Narrativa da Segunda Guerra Mundial, que foge dos fatos históricos. O autor Philipp Hoose incrementa essa narrativa incrível, com força e originalidade.

Adriana.Aquino 17/09/2023

Gostei do livro pela parte histórica. A narrativa é algo monótona em alguns momentos, entremeada por alguns momentos de aventura aonde você acaba torcendo pelos meninos travessos
Boa história da segunda guerra

Rita 31/03/2021

Uma história real e bem interessante que eu não fazia ideia que tinha acontecido.

Crianças têm uma coragem a mais, ou um filtro de medo a menos.

Realmente, o livro me lembrou de coisas que quando jovens nós queremos enfrentar, mas quando crescemos pensamos em apaziguar a situação para não sairmos machucados e, quem sabe, obter algum lucro com ela.

Já ouvi dizer que crianças de 13 anos não têm maturidade pra fazer um grêmio estudantil, talvez sejam os adultos que têm medo de ouvir o que esses jovens têm a dizer especialmente pelo número menor de filtros. Adultos se conformam mais facilmente e isso é péssimo de tantas formas.

Ainda assim, a história é bem triste. Afinal, sempre que os responsáveis por um país deixam as coisas chegarem ao ponto em que crianças sentem que são os únicos que vão fazer alguma coisa, é porque os adultos falharam.

Adultos fazem guerras, mas sempre acabam tendo crianças mortas e com armas nas mãos.
Nay C 31/03/2021minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro, já vou adicionar na minha lista, parabéns pela resenha!

Naty.Duarte 02/04/2023

Resistência
Resistência e coragem é o que define esse livro com todos relatos de Knud, esse sobrevivente de uma das épocas mais tristes da nossa história como seres humanos.

Adolescentes ensinando homens a se imporem, a resistirem e lutarem pelo seu país, pelos seus valores e pela sua nação.

"Mortificados pelo fato de as autoridades dinamarquesas terem se rendido aos alemães sem reagir, esses meninos haviam travado uma guerra própria".

"Agir e fugir rapidamente, esse se tornou o estilo do Clube RAF".

Danda.Rombesso 06/04/2022

INSPIRADOR!
Que livro maravilhoso, algumas horas na leitura eu esquecia que o livro era todo baseado em fatos reais, de tão surreal que são os acontecimentos decorrentes no livro.
A força de vontade dos garotos citados no livro, seus atos de rebeldia e resistência pelo seu país, são inspiradores.
A escrita é muito boa, é muito legal pois a narração intercala entre o narrador (Phillip Hoose, o próprio autor do livro) e um dos integrantes do Clube Churchill (Knud Perdesen, quem foi entrevistado) e há muitas imagens e documentos sobre os acontecimentos narrados no livro, o que deixa tudo muito mais interessante e compreensível.
Saber mais sobre a época em que se instaurava o nazismo é algo muito delicado, saber das atrocidades que ocorreram nesse período é algo de fato muito triste, e esse livro com certeza me deu maior conhecimento sobre isso, e também mostrou como é importante um jovem tomar partido por si próprio, e como isso pode interferir na sociedade e no mundo, com força de vontade.
Livro muito bom, devorei ele, acho que é um livro no qual você lê rapidinho e não se cansa, a escrita e o conteúdo dos livros são maravilhosos, recomendo demais!!!