Uma Breve História da Arqueologia

Uma Breve História da Arqueologia Brian Fagan

Resenhas - Uma breve história da arqueologia

Uiara 24/07/2020

Ótimo, mas poderia melhorar
O livro cumpre seu papel de trazer informações históricas sobre o desenvolvimento da arquelogia deste seus primórdios, passando pelos aventureiros e saqueadores do século XIX aos profissionais do século XXI que nem precisam escavar para encontrar vestígios, tudo em uma linguagem simples e de fácil compreensão. Apenas me incomodou um pouco o fato de citar pouquíssimos arqueólogos nativos dos países, (a maioria das escavações citadas são no Oriente Médio, América Latina, Oriente, África), sendo os "heróis" sempre britânicos ou americanos. Entendo o contexto da época e que geralmente são os estrangeiros que valorizam e financiam este tipo de patrimônio, mas poderiam ter citado mais sobre outras nacionalidades. Sei que é uma edição de bolso, mais popular, mas seria muito mais enriquecedor se houvesse fotos reais que pudessem ilustrar os locais citados (e não uma ilustração no início de capítulo), principalmente porque é voltado para leitores leigos.

Rodrigo 15/05/2022

Arqueologia
Uma breve história diz tudo, muito bom o livro, relata nomes importantes que ao longo dos anos contribuíram para o crescimento e reconhecimento da arqueologia como ciência.