E eu não sou uma mulher?

E eu não sou uma mulher? bell hooks

Resenhas - Eu não sou uma mulher?

isamoraex 10/04/2024

Magnífica
Gosto da forma encantadora de bell hooks, abordando temas sérios e com falas muito importantes ela consegue de forma delicada te atingir e ensinar.

Lerica 30/03/2024

Eu sempre me questionei sobre a existência de um feminismo negro, mas depois de ler sobre e, principalmente após a leitura dessa obra eu entendi que ele é extremamente necessário.

O problema de gênero não deve ser sobreposto ao de raça, porque eles têm sim uma dependência, as mulheres brancas que não entendem isso, estão sim fazendo distinções de raça, porque a realidade delas é totalmente diferente da vida das mulheres negras, seja no trabalho, na sociedade ou até mesmo nas relações românticas.

Os ensinamentos de Bell Hooks são imprescindíveis na nossa formação como seres humanos!

Marina de Paula 30/03/2024

Muito interessante, uma visão diferente pra algo que está literalmente tão na nossa cara, que muitas vezes nem paramos pra pensar.

Patricia Peres 29/03/2024

Bom, mas extremamente prolixo.
A leitura deste livro complementou o livro ?Mulheres, raça e classe?, de Angela Davis, que li recentemente. Contudo, achei a leitura bem cansativa por achar a autora Bell Hooks muito prolixa em sua escrita. Mas, ampliar o conhecimento sobre a luta feminista das mulheres negras nunca é demais.

Chiara 10/03/2024

Muito Bom!
Se você quer entender sobre feminismo negro, esse é o livro pra você. O livro apresenta uma linguagem relativamente simples, trazendo essa acessibilidade para todo o tipo de leitores, Bell Hooks tem uma escrita clara e marcante, que te prende sobre as pautas que ela se propõe a escrever sobre. Foi um livro muito esclarecedor e interessante!

Gi Santos 26/02/2024

Bell hooks dá uma aula de história nesse livro sobre a posição social e política da mulher - sobretudo da mulher negra - ao longo da história.

Essencial, necessário, cirúrgico e crítico como só ela sabe ser.

cachinhos.m0 07/02/2024

A Bell Hooks é muito didática e explicativa. Ela nos trás trechos de obras de outros autores pra embalar os argumentos dela e argumenta com precisão o ponto dela. Esse é um livro muito bom pra iniciar um estudo e uma reflexão (até mesmo pra aprofundar) a respeito do movimento feminista e o que as mulheres negras tem a ver com isso, ou como nós nos encaixamos no movimento feminista, porque, sendo mulheres e pretas, temos uma luta duas vezes mais complexa. Obrigada Bell Hooks por dar voz aos meus anseios e dúvidas.

Larissa 11/01/2024

Por que lutam as feministas?
Em uma obra esclarecedora, bell hooks nos apresenta o verdadeiro sentido do feminismo: a igualdade entre os sexos e, não, a superioridade de mulheres brancas, alcançando postos similares aos dos homens brancos, com a manutenção do sistema racial opressor.

Ainda longe de alcançar qualquer igualdade entre homens e mulheres, precisamos reconhecer que existe sim um feminismo que exclui mulheres negras e trans, ainda mais rebaixadas por essa sociedade patriarcal.

Livro extremamente necessário e revolucionário.

_rafaelasza 11/01/2024

Doloridas, mas necessárias palavras
Um livro que explica, que questiona, traz dados históricos importantes e leva a reflexão! a escrita dessa mulher é impecável

Carol2488 06/01/2024

Abrangente estudo sobre mulheridade negra
Como feminista, fiquei muito mexida com o texto de bell hooks. Conhecemos o sofrimento do povo escravizado, mas a escrita dela dá proporções mais reais aos acontecimentos e foca no sofrimento da mulher negra. Chamou minha atenção o fato de ela sempre usar os termos mulher branca, mulher negra, homem branco e homem negro, de uma forma que nos faz entender que é importante marcar essas diferenças, que por tanto tempo foram ignoradas e deixaram as mulheres negras em último plano na sociedade.
As origens de preconceitos que vemos até hoje, o feminismo racista das sufragistas estadunidenses, a criação de um ideal de mulher frágil para servir aos interesses do patriarcado e tantos outros aspectos desse livro fazem dele uma leitura obrigatória.

"Para mim, o feminismo não é simplesmente uma luta para acabar com o chauvinismo masculino ou um movimento para garantir que as mulheres tenham direitos iguais aos homens; é um compromisso para erradicar a ideologia de dominação que permeia a cultura ocidental em vários níveis - sexo, raça e classe social, para citar alguns - e um comprometimento de reorganizar a sociedade dos Estados Unidos de maneira que o autodesenvolvimento das pessoas possa preceder o imperialismo, a expansão econômica e os desejos materiais."

danjos 28/12/2023

"[...] Nós, mulheres negras que defendemos a ideologia feminista, somos pioneiras. Estamos abrindo um caminho para nossas irmãs e para nós mesmas. Esperamos que, ao nos verem alcançar nosso objetivo - não mais ignorarmos, não mais amedrontados - elas criarão coragem e nós seguirão."

p. 307

jffonsek 21/12/2023

Bell hooks te vejo como figura materna
Acho que é um dos primeiros que dou 5 estrelas aqui, mas sério, QUE LIVRO SURREAL DE BOM!
apesar de ser no eua é muito bom, parece que tudo que a gente ainda vive vai se conectando. eu não sabia a história das mulheres pretas de verdade e nunca me atentei, porque tudo que falavam sobre escravidão se resumia só a homem e pá.
aí chega a mami e mete todos os acontecimentos em 300 páginas, te amo bell
só achei difícil porque tem muita informação às vezes. tipo tem os títulos em inglês e entre parênteses em pt-br aí me atrapalho todinha tadinha de mim sou da coitadolandia ?
enfim ótimo pro feminismo negro (apesar da hooks não concordar tanto com o feminismo negro) bjos

Vênus_Alice 06/12/2023

E eu não sou uma mulher?
A crítica que Bell Hooks faz neste livro é sobre as conquistas dos direitos e espaços feministas na sociedade e que a maioria das lutas ocorreu uma fragmentação, criando uma hierarquia de poder e direito:
1 homem branco
2 mulher branca
3 homem negro
4 mulher negra

Essa hierarquia sofre resquícios (que são bem presentes), da época de escravidão e quando havia luta por direitos, as mulheres se fragmentavam, mulheres brancas não queria ser colocadas juntas com as negras e só aceitavam elas na luta quando eram beneficiadas, mas no momento de garantia das mulheres negras, ninguém as apoiavam. Homens negros quando conquistavam espaços e respeito na sociedade, queriam agir como os brancos, de forma patriarcal e machista. As mulheres brancas menosprezavam as negras, e não queriam estar no mesmo segmento.
Sob essa ótica, foi visto que o racismo e o sexismo não são pautas separadas e a fragmentação gera enfraquecimento. É triste perceber que muitos grupos utilizaram e utilizam os movimentos sociais apenas para benefício particular e não para o coletivo.

fad 11/11/2023

Eu, MULHER negra, também sou uma mulher
Amei esse livro da hooks, mas confesso que a leitura foi um tanto quanto pesarosa.

Várias questões sociais são mencionadas ao mesmo tempo. Se você não tiver familiaridade com os assuntos, não vai conseguir entender ou então vai ter que abrir o Google toda hora.

Foi o primeiro livro dela que li. Amei tudo, mas também não indico como primeira leitura pra ninguém, porque ele é muito denso.