Ligações Perigosas

Ligações Perigosas Cinzia Arruzza

Resenhas - Ligações Perigosas

Gabi F. 16/03/2022

Que livro fantástico! E também, sem dúvidas, essencial para a compreensão da evolução do pensamento feminista e o seu atual estado da arte. A autora faz uma revisão crítica da literatura feminista. O livro se inicia a partir de uma análise dos primeiro escritos considerados pilares do feminismo, em seguida, somos apresentados as divergências que acabaram por separar o movimento operário do movimento feminista. Finalmente, nos deparamos com pontos de encontro e também a importância dessa união. Fantástico.

renatats 15/01/2023

Muito bom para entender a história do feminismo, é um livro de fácil leitura e descreve os diferentes feminismos que existem e qual era aluta de cada um. Descreve também o papel de outros sujeitos na luta femista, como os sindicatos.

Márcio 20/05/2022

O livro levanta um debate teórico sobre as relações entre os movimentos das mulheres e os movimentos operários e sociais, evidenciando os vínculos existentes entre gênero e classe. A autora demonstra as complexas e diversas dinâmicas entre os pensamentos feministas constituídas ao longo da história, sua relação com a luta de classes e a perspectiva do feminismo marxista como uma forma de entendimento interseccional entre o feminismo e a luta classista.
O livro trás essa relação (casamento) entre o marxismo e o feminismo, apontando as pessoas que foram importantes para o debate da mulher na classe trabalhadora e vários outros. Apesar de trazer bastante o cenário histórico, a leitura é clara e objetiva em apontar todas as ligações positivas e negativas que o marxismo e o feminismo tiveram.

Jessica579 19/11/2022

Hora de voltar a discutir marxismo-feminismo com todos
Um ótimo introdutório sobre classe, gênero, força de trabalho e feminismo no marxismo. Temos um panorama histórico da participação feminina na luta marxista, a segregação das feministas brancas e pretas, tudo para chegar aos finalmentes : como é possível conciliar a luta dos trabalhadores, com o feminismo, que combate o patriarcado, uma forma de opressão muito antes enraizada socialmente, e pré capitalista.

Amo que há várias referências a nossa grande Ângela Davis, uma das precursoras da interssecionalidade . Para homens e mulheres repensarem um projeto político que transforme de fato a sociedade! Só canetadas bafônicas aqui, um must read pra todos.

tal 26/03/2022

as várias vertentes do feminismo tratado com profundidade
Comecei a ler Ligações Perigosas por causa de um ciclo de leituras e estudos que participo e preciso dizer que não estava esperando por tamanha complexidade escrita de uma maneira fluida e com tanta base histórica.

Cinzia Arruzza começa o livro falando sobre o casamento entre o marxismo e o feminismo. Nos traz pessoas importantes para debates do direito da mulher na classe trabalhadora e também nos lembra que, certos debates que temos hoje e achamos normais, até mesmo banais, se iniciava muito antes do que possamos imaginar.

A segunda parte do livro ela aborda como as questões que eram bem debatidas e defendidas perdem força e como o feminismo se afasta do marxismo.

Na terceira parte vemos a junção, mas também a diferença de várias vertentes do feminismo e como elas se identificam e depois se divergem. Por último a teoria queer, o feminismo e o marxismo para fecharmos com chave de ouro.

Um livro muito complexo, muito bem escrito e fluido que nos proporciona um cenário histórico, ao mesmo tempo em que aluga um triplex em nossa mente.

Lele 15/01/2023

Viva o feminismo marxista!
Leitura fácil (sobretudo para quem já tem algum conhecimento básico sobre feminismo). Como boa marxista a autora traz um histórico detalhado das lutas e das conquistas do movimento (com foco no feminismo marxista) sem economizar nas críticas (a parte triste é constatar que muitos dos erros cometidos no passado seguem sendo cometidos hoje) e, claro, finaliza olhando adiante.

Giovanna 10/06/2022

amei demais a reconstrução histórica e a perspectiva de uma união entre marxismo e feminismo a partir da teoria queer, mas essa edição é PÉSSIMA. a capa é mole demais, não tem orelha pra proteger e qualquer coisinha deforma a capa. achei bem meh levando em consideração o preço.

Dandara 03/04/2022

Ligações perigosas
Esse foi o terceiro livro do clube de leitura da Sabrina Fernandes, do Tese Onze. Em 168 páginas, a escritora Feminista Cinzia Arruzza nos traz tantas informações e conflitos geradores de reflexão, que terminamos o livro já necessitando iniciar a sua releitura. É importante estarmos atentas as convergências e divergências dentro das lutas anticapitalista (dentro do viés Marxista) e da luta Feminista, para que não ocorra o apagamento ou subalternização do segundo. Para além da recomendação, esse livro é necessário e urgente!

Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Livro de Março do Fundamentes Ciclo
Esse foi o livro de março do @fundamentesciclo (que eu so consegui ler em abril e precisei pular o de abril pra começar o de maio em maio kkkkkkkk)

Achei que essa leitura seria densa e complicada como a de Florestan mas fui surpreendida por um livro MA-RA-VI-LHO-SO! Obrigada @usinaeditorial pela publicação desse livro. E obrigada @teseonze pela escolha! Talvez eu nunca tivesse encontrado ele pelos caminhos da vida se não fosse por você.

A leitura é MUITO fluida e traz um histórico riquissimo da luta feminista, da luta operária e da ligação entre elas ao longo dos anos.
A autora divide o livro em basicamente 3 partes: o “casamento” do feminismo e da luta de classes, o “divórcio” quando as ideias começaram a se distanciar e uma “união queer”, proposta para que essas duas pautas andem juntas novamente.
Me chocou descobrir (sim, DESCOBRIR!) que a gente conquistou tanta coisa anos atrás mas que muitas delas também foram perdidas (daí o “descobrir”! Eu nem sabia que um dia tinham sido conquistadas já que depois foi retiradas) com o retrocesso desse mundo colonialista, capitalista e patriarcal.

Um muito obrigada também ao pessoal do Fundamentes (claro!!!) por todo material desenvolvido pra essa leitura, um complemento e tanto, ainda mais didático do que Cinzia.

Geanne 04/04/2022

Origens políticas do feminismo
Uma visão diferente de muitas leituras sobre a temática. Oferece muitas referências e marcos teóricos e históricos importantíssimos para o movimento feminista, abordando o norte Global. Em que pese sua limitação de análise de movimentos também do sul, faz uma excelente leitura e construção, quer seja para quem está inciando na temática, ou como eu, que busca um aprofundamento.

Bruna.Bandeira 01/10/2023

Boas argumentações
Muito interessante os pontos de vista e as questões levantadas pela autora. Apesar de apresentar muitas informações o texto é fácil de ler. Recomendo!