O Sobrinho de Rameau

O Sobrinho de Rameau Diderot

Resenhas - O Sobrinho de Rameau

Marcos606 22/03/2023

Eu e Ele
Um diálogo, uma discussão casual entre Eu, o narrador, filósofo, e Ele, Jean-François Rameau, sobrinho do famoso compositor Jean-Philippe Rameau.

Parte de um contexto histórico muito específico, o da acusação dos anti filósofos contra os autores da Enciclopédia: Diderot, d'Alembert, Voltaire, Rousseau, os chamados Filósofos do Iluminismo. O que está em jogo nessa disputa? Irritado com a admiração que os Filósofos tinham pelo rei Frederico II da Prússia na época da Guerra dos Sete Anos, Choiseul, o primeiro-ministro de Luís XV, lança uma cabala contra eles. Choiseul acusa Diderot em 1758 de ter saqueado as tábuas de Réaumur para a Encyclopédie e plagiado Goldoni em sua peça Le Fils naturel. Os filósofos são apoiados em particular por Madame de Pompadour e Malesherbes, diretor da livraria, que finalmente obtém permissão tácita para imprimir a Enciclopédia. Fréron é o anti filósofo mais perigoso, mas é Charles Palissot, protegido de Choiseul e amigo de Voltaire, que é animado por um rancor muito particular contra Diderot. Dedica-se a “desmascarar os sofistas do tempo”. À frente da cabala antifilosófica, ele ataca particularmente Diderot como o líder da Encyclopédie. Palissot condena a intolerância dos Filósofos e seu partidarismo: “O entusiasmo pela nova Filosofia foi levado tão longe que a menor piada que alguém pudesse permitir a qualquer um de seus seguidores era tratada como um crime irremediável."

Este debate marca o advento de uma nova elite que deseja desempenhar um papel nacional e cujos clãs rivais se enfrentam, cada um reivindicando distribuir glória e liderar a opinião pública. Como líder da Encyclopédie, Diderot é particularmente atacado, ridicularizado, criticado, perseguido. Ele é criticado por seu jargão, seu pedantismo. Ele promete não escrever uma palavra de retaliação, mas sua resposta mais forte será sobrinho de Rameau.