Urupês Monteiro Lobato

Resenhas - Urupês

1 | 2 | 3 | 4

Everton.Bixinn 27/03/2022

Até que gostei
Por incrível que pareça é um bom livro. Tem um monte de crítica o que lasca é só entender o que ta escrito

Daniel 04/03/2022

Urupês
O livro Urupês de Monteiro Lobato reúne 14 contos sobre diversos temas e assuntos como: Tradição, Família, Casamento, Azar, Sorte, Preservação Ambiental etc. Todos os contos são ambientados na zona rural do estado de São Paulo.

A seguir eu elenquei os 14 contos de acordo com os que eu menos gostei até os que mais gostei:

14. Os faroleiros
2. A vingança da peroba
1. Velha praga

Jean Bernard 29/08/2021

Contos críticos
Antes de julgarmos Monteiro Lobato por seis equívocos, conhecer sua obra é essencial. Vemos um homem preocupado com a situação do país gritando aos 7 ventos, quase como um pedido de socorro. Um homem que não pode ser colocado em caixas ideológicas. Um homem que tinha suas opiniões.
O que mais me impressionou foi a escritora de Monteiro (muito diferente das suas histórias infantis). Um escritor que sabe usar as palavras com maestria quase poética para tratar problema reais e mundanos.
Recomendo conhecer sua obra, para assim tirarmos nossas conclusões (ainda estudando para chegar lá).

Prof. Edivaldo 27/07/2021

Urupês
Talvez este seja o segundo livro da obra adulta do autor que eu leio. Para a compreensão de seus contos é preciso uma leitura bastante atenta; isso porque Lobato usa um vocabulário que exige uma certa consulta ao dicionário. Algumas sentenças mais longas, com citações de autores estrangeiros ou expressões latinas fazem com que o leitor se esforce mais para entender o que o autor quis/quer dizer. Quanto aos contos do livro, a maioria encerra um desfecho um tanto trágico. Vale a pena lê-los, porém, sobretudo porque revelam um pouco da sociedade da época (primeiras décadas do século XX), com seus costumes e mazelas.

JoaoGabriel2911 19/06/2021

Livro Bom
Gostei do livro, as histórias são interessantes e ainda tem a linguagem da época que é uma coisa boa para aprender sobre o passado!

Zeantonio 02/06/2021

Contos interessantes que tratam a princípio do cidadão sertanejo, um contraste com outras obras que tornam ?heroico? o mesmo cidadão

Amanda Meira 11/04/2021

URUPÊS
No livro Urupês, de Monteiro Lobato, são apresentados quatorze contos, e a maioria se passa na zona rural brasileira. O livro possui uma linguagem bem complicada, mas compreensível. O autor utiliza uma linguagem exagerada e dramática, que faz com que os contos fiquem trágicos e mórbidos, e acaba causando um choque em quem está lendo. Há alguns contos em que a história estava boa até a parte trágica, pois isso tira o foco de tudo que foi dito, e passa a ideia de que foi enrolação, deixando a leitura, às vezes, um pouco maçante.
Na obra, Monteiro Lobato consegue descrever muito bem a área rural, e faz com que o leitor compreenda o que ele quer transmitir, as dificuldades desse povo, os problemas sociais que eles enfrentam, etc.
Além disso, é possível perceber as críticas sociais feitas pelo autor ao criar o personagem Jeca Tatu, e mostrar a realidade de um caipira que mora no campo, e não possui cultura, educação, estudo, conhecimento, e é apresentado como preguiçoso e ignorante. Isso também é retratado na frase “Pobre Jeca tatu! Como és bonito no romance e feio na realidade", criticando outros autores que não eram realistas ao relatar esta vida da zona rural. Há outros contos que trazem a mesma ideia de “Urupês”, como por exemplo, “A vingança da Peroba”, pois é retratado o Nunes, um personagem preguiçoso, ignorante, preconceituoso e cachaceiro, que não respeita ninguém e as consequências de seus atos acabam causando um grave problema, que deixa o final do conto extremamente trágico e triste, pois é algo inesperado.
Apesar da morbidez utilizada pelo autor ao escrever seus contos e da mentalidade negativa e um pouco preconceituosa em função da época em que o livro foi escrito, a obra é muito boa, pois os acontecimentos são descritos de maneira em que prende a atenção do leitor.

Pedro.Valério 31/03/2021

MINHA IMPRESSÃO
O livro Urupês do Monteiro Lobato, tem catorze contos, que em sua maioria se passam em uma área rural do interior do São Paulo, na região do vale do Paraíba. Nesta obra é clara a intenção do Monteiro Lobato de criticar certas figuras típicas da época onde ele escreve o reflexo de como, pensava na época, de forma bastante grotesca. Tanto que já no seu primeiro conto, ele lança diversas críticas sem dó. Porém após ter lido alguns contos eu comecei a achar a leitura muito cansativa, pela necessidade do Monteiro de querer mostrar o lado mórbido em muitos destes contos, o que até causava um certo desconforto, como no conto A Colcha de Retalhos, o qual durante a história ele expressa muito sofrimento e tem um final sombrio e muito triste.
Contudo o único conto que achei interessante foi coincidentemente o que dá o nome a obra, Urupês, no qual o autor trouxe um retrato de toda a miséria e atraso que o brasil vivia naquela época, através do personagem icônico, Jeca Tatu, caipira, sem jeito, analfabeto, doente, preguiçoso e abandonado pelo governo. Acredito que esse conto seria a única leitura valida deste livro, porque ele traz uma clara perspectiva do contexto histórico do Brasil na época e traz uma visão pejorativa sobre os homens das áreas rurais, sem trazer tanto desconforto ao leitor

Pedróviz 17/03/2021

Impressões
Urupês são aqueles cogumelos "orelhas-de-cobra", comuns no processo de decomposição da madeira. Chama-se assim urupês aquilo que cresce à toa, invade.
Seguem minhas impressões da leitura.
A obra Urupês, de Monteiro Lobato, reúne vários contos que podem ser considerados como cenas de um misto de tragédia e comédia. O principal cenário é o meio rural com suas lidas, costumes, linguagem, crenças e sofrimentos. A obra não chama atenção aos prazeres da terra, mas aponta os tormentos: a maleita, a saúva, a inveja, o ódio, a maldade, enfim, o mal está na natureza e está no homem.
No conto Os faroleiros, narra-se como dois rivais são levados pelo destino a trabalhar num mesmo farol. Desfecho sangrento. Bom conto.
O engraçado arrependido é um conto sobre um contador de piadas e fazedor de gracinhas que quis ser um homem sério. Esse conto me causou um farfalhar de risos por conta do estilo do autor. O desfecho é irônico. Muito bom conto.
A colcha de retalhos é o conto mais triste do livro. Muito sofrimento e um final de cortar o coração. Muito bom conto.
A vingança da peroba é uma advertência aos tolos. Dos que têm o coração sujo, até o pouco que têm lhes será tirado. Um bom conto.
O suplício moderno é um conto referente à antiga profissão dos estafetas. O autor descreve vividamente a realidade daqueles homens e suas montarias para então desenvolver o conto com um personagem. Muito bom.
Meu conto de Maupassant é um conto sobre remorso com um desfecho macabro. Não me impressionou.
"Pollice verso" é uma crítica àquela medicina carniceira que cultiva pacientes em vez de curar. Muito bom.
Bucólica é um conto cujo clima muda à medida que um fato triste vai sendo revelado. Um bom conto.
O mata-pau é um paralelo entre a árvore homônima e sobre como se infiltra um parasita numa família. Muito bom.
Bocatorta está mais para um conto de terror. Interessante, mas não me cativou. Bom.
O comprador de fazendas é sobre um jovem que se passa por comprador de fazendas. Um dia a ironia do destino bate à porta. Muito bom.
O conto O estigma introduziu para mim o termo face noruega, que é aquele lugar sempre sombreado que, apesar das plantas crescerem e terem folhas, jamais frutificam. O viver do protagonista com sua esposa era uma face noruega. Ótimo conto.
Velha praga não é conto. É um manifesto de indignação do autor. Ele escrevia contra as tradicionais queimadas e não poupava os seus autores, os caboclos. Bom conteúdo.

Nicole 06/03/2021

Achei um pouco cansativo, talvez por ter sido leitura obrigatória para a escola, espero poder voltar e ler de novo, mas por enquanto eu não gostei

Conceicao.Sanchez 06/02/2021

Urupês é um clássico da nossa literatura brasileira. Traz uma reunião de contos que nos remete ao contexto histórico do tido caipira do início do século XX, contudo é um livro atemporal. Desconhecia as obras para adultos de Monteiro Lobato e simplesmente fiquei encantada!

ca.palomares 01/09/2020

Urupês
Urupês se trata de mais um clássico da literatura brasileira que leva uma linguagem diferente e muito característica. É um compilado de contos e crônicas escritos por Monteiro Lobato para um jornal da época. Conta histórias simples e cotidianas de 1918.

JoAo.Belos 08/08/2020

Não curti o fluxo do livro, mas é gosto pessoal. No plano das ideias, o livro revela um pouco a perspectiva com a qual a sociedade da época pensava.

Gladston Mamede 21/06/2020

Não é uma resenha; é só uma declaração: amei. Amei. É o que basta.

1 | 2 | 3 | 4