Falando com estranhos

Falando com estranhos Malcolm Gladwell

Resenhas - Falando com estranhos

Mourino 20/03/2024

Um livro de 300 páginas para concentrar umas 3-4 ideias centrais e muitos exemplos, nem sempre pertinentes. O autor passa pano para violências com uma aparente neutralidade despolitizante. Em relação às 3-4 ideias centrais, são interessantes e fazem sentido, além da leitura ser boa.

Gabs.ouza 30/12/2023

Difícil de terminar
Comecei esse livro com uma ideia de que ele ia me ensinar a falar com estranhos, mas percebi que foi uma má interpretação da minha parte, sobre o título. Tudo bem, ainda era um assunto interessante, entender estranhos.

O problema é que o livro começa uma história e depois continua emendando outras mil histórias, fica tudo muito solto pelas 300 páginas. Até chegar nas últimas páginas e ele conclui a primeira história e comenta que todas aquelas outras histórias eram para exemplificar que as pessoas podem não ser previsíveis.

Eu achei cansativo e maçante, não leria de novo e só indico se a pessoa quiser saber de mil histórias aleatórias que envolvem a justiça em que as pessoas não são previsíveis.

Adendo, tem informação e histórias legais no decorrer do livro, entendo a ideia do autor, mas ficou muito solto e deixar para solucionar no final a primeira história foi decepcionante.

Raoni.Pereira 12/11/2023

É legal. Faz uso de exemplos
É mais um livro de causas interessantes que foram estudados sob a ótica do comportamento.

Leitura interessante, ajuda a abrir a cabeça

Bolisss 04/08/2023

Estranhos são realmente estranhos
Admito que no início eu achei que terminaria o livro com respostas, mas no fim acabei levando angústia e resignação.

O livro em si é recheado de exemplos que demonstram todo o contexto que o erro de tentar entender estranhos vive, e bem, vendo em terceira perspectiva, alguns parecem até bestas na visão: "ah, eles foram ridículos esse caso é fácil de julgar", mas não, quando põe a imparcialidade no meio, nenhuma é fácil ou sequer julgavel a favor de um lado, e isso que torna tudo tão angustiante. Não os exemplos, mas a percepção que não é fácil e tem limites de entender um estranho, podendo, se forçar muito, a criar distorções e "fanfics" daquela pessoa.
Tentamos avidamente criar familiaridade, mas fracassamos ao perceber que não conhecemos de fato, mas não resignamos ou tentamos ser compreensivos com a situação, ou criamos uma confiança falsa de saber ou culpamos os estranhos pela essa "falta" de saber, levando a sermos mal interpretados pelos outros e vice-versa.

E qual a solução então?

É... Talvez você precise da própria reflexão no livro para criar a resposta ou olhar o enigma dos estranhos (e todo resto que o autor adiciona) e ter uma crise existencial, mas, de todo modo, estranhos são estranhos, não importa como vejamos, contanto que seja como humanos, indivíduos.

Giovanna383 16/05/2023

O interessante nem sempre é necessário
O livro é instigante e com certeza trás um ponto de vista válido sobre relações extrapessoais, contudo, as vezes a escrita se torna um pouco tediosa e por vezes me vi pensando se a culpa era minha ou do escritor por achar difícil chegar até o final.

Jaque 10/01/2023

Gladwell ja escreveu livros melhores
Amo os livros do Gladwell acho incrível a habilidade de contador de histórias q ele tem, porem esse livro ñ superou minhas expectativas. Acho q vou relê daqui um tempo pra ver se foi falta de compreensão minha.

Luanna 01/02/2022

Esperava mais!
Um dos meus autores preferidos, estava ansiosa por esse livro, porém, deixou a desejar.

O tema é até interessante, a ideia do ?pressuposto da verdade? é bem real no nosso dia dia, mas achei que ele se perdeu contando muitas ?historinhas? e deixando de falar sobre o assunto em si.

Enfim, recomendo fortemente todos os livros do Gladwell, mas pode deixar esse por último ?.

Jakelline 25/12/2021

É um livro que nos faz pensar sobre como interpretamos as pessoas que não conhecemos.

Como seres sociais, faz parte do nosso dia a dia lidar com strnhos, as devemos ter em mente que nossa capacidade de avaliar suas ações é bem limitada.

É uma leitura interessante e fluída para quem gosta desse tema ligado a psicologia comportamental.

Jorge.Hermany 21/12/2021

Decepcionante
Nossa, esse livro acabou me decepcionando muito pois basicamente 90% dele é descrevendo casos policiais, não senti quase nenhum entrelaçamento com o título, decepcionante.

Felipe.Tiecher 15/12/2021

Análise excelente sobre a compreensão humana
Não sabia muito o que esperar deste livro por nunca ter lido nada do autor. No fim, curti a leitura do começo ao fim. Escrito de uma maneira muito fácil de entender e com as ideias muito bem costuradas entre si. Excelente para nos ajudar a entender que somos muito bons em julgar errado com base em atitudes e comportamentos e que é quase impossível "ler" outras pessoas e acertar o que de fato está se passando através das suas ações. Acredito que todos deveriam ler essa obra e tentar mudar o seu modo de enxergar os acontecimentos no seu entorno. Vou buscar mais obras do autor. Excelente!

Passos 18/11/2021

Falando com Estranhos
Este é mais um best seller de Malcolm Gladwell, e como de costume o autor usa histórias reais para demonstrar sua teoria, histórias incríveis de como prejulgamos as pessoas sem ao menos conhecê-las

Jenni Pradera 12/10/2021

Esse livro é uma coletânea de casos policiais e experimentos comportamentais. Achei muito interessante e ao mesmo tempo senti que o autor com a sua imparcialidade, deu uma suavizada e justifica casos de estupro, abusos e o porquê deles serem assim. Confesso que me incomodou.
No geral foi bom, mas não leria novamente

Okawa 28/08/2021

O pressuposto da verdade. Tudo parece sempre tão óbvio? como o nosso julgamento (pela aparência ou pela posição que o outro ocupa) é equivocado.

Amanda 26/07/2021

Compra no escuro
Viajei, acabei o livro que levei e no desespero por ter algo para ler no vôo, adquiri este livro.

Li despretensiosamente e com a mente aberta.

Cita alguns experimentos interessantes, fala de comportamento e coloca teorias que eu desconhecia.

Achei interessante, mas um pouco rígido na visão do autor. Vale a pena para conhecimento e direcionamento para leituras mais densas no futuro.