Enquanto eu respirar

Enquanto eu respirar Ana Michelle Soares

Resenhas - Enquanto eu respirar

Bookster Pedro Pacifico 23/05/2023

Enquanto eu respirar, de Ana Michelle Soares
Me deparei com a incrível AnaMi, como era carinhosamente chamada, depois de ter lido o livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, da Dra. Ana Claudia Arantes, médica especializada em cuidados paliativos. Com a Dra. Ana Claudia, comecei a compreender a importância e o real significado da medicina paliativa. AnaMi era não apenas uma paciente, mas uma grande amiga da médica.

A ideia de escrever o livro surgiu depois que AnaMi foi diagnosticada com um câncer de mama metastático, quando tinha 32 anos. Ou seja, de acordo com os seus médicos, não havia cura para a sua doença, mas apenas uma possibilidade de controle, enquanto o paciente deveria aproveitar os anos que ainda tinha pela frente. A autora se viu de cara com a morte.

A realidade de AnaMi fez com que ela não passasse a sofrer diariamente com o medo do que viria pela frente, mas sim que aprendesse a viver intensamente o dia de hoje, que era a sua - e a nossa - única certeza. E é essa jornada que a autora compartilha com nós em “Enquanto eu respirar”, um belíssimo relato autobiográfico sobre cuidados paliativos, medo da morte, incertezas, mas, sobretudo, de alegria, bom humor e vontade de viver.

Além disso, grande parte da obra é voltada para a sua emocionante amizade com Renata, uma companheira de jornada e paciente paliativa que exalava sabedoria na forma com que lidava com as dificuldades. A relação entre as duas é inspiradora e nos faz refletir demais sobre o valor que damos a nossa saúde e aos dias que vivemos.

Terminei o livro com muitas lágrimas nos olhos e, por uma triste coincidência, fiquei sabendo que a AnaMi faleceu algumas horas depois. Recentemente, foi lançada uma obra póstuma da autora, “Entre a lucidez e a esperança”, em que ela discorre sobre os últimos anos e a sua lista de desejos. Vocês ainda podem continuar acompanhando o lindo trabalho que ela criou com o @paliativas!

Leiam AnaMi, assim temos a certeza de que suas palavras continuarão vivas por muitos tempo!

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/CsHj9ZMsivf/

Victoria (Vic) 22/01/2021

Emocionante, leve e cheio de ensinamentos. Termino a leitura enxergando a vida (e a morte) de outra forma. Belíssimo!
Heloisa.Agibert 27/12/2021minha estante
Um lição de vida ou morte? Que narrativa linda e emocionante. Nos mostra como nos cabe a escolha de saber viver para um dia morrer. Pessoalmente foi um tapa na maneira como vivo hoje. Morta para encarar o prazer de viver!

Karla 16/10/2022minha estante
perfeito, lindo,leve, fala muito mais sobre viver do que morrer!!!!!

Cíntia 18/07/2022

Todo mundo devia ler Enquanto eu Respirar
Terminei a leitura dia 20/06 e não consegui fazer a resenha em seguida. Na verdade não queria, sofri muito lendo esse livro.

O livro não é meu, uma colega de trabalho me emprestou para ler, e eu não gosto de pegar um livro emprestado e não devolver lido, mas sofri muito lendo.

Enquanto eu respirar é escrito por AnaMi, uma mulher guerreira que tem câncer de mama metastático e nele ela conta diversos momentos da vida dela e fala em especial também de sua amiga e irmã de alma Renata.

A própria AnaMi fala que não tinha intenção de fazer um livro triste, mas não tem como não se emocionar com o relato de vidas reais, e ainda mais com os sentimentos tão bem expressados, eu senti uma dor genuína ao ler as palavras da Ana Michelle.

Não foi uma leitura fácil pra mim. Eu gosto muito de ler fantasias e romances clichês, porque gosto de ler para fugir da realidade. Sou técnica de enfermagem, às vezes vejo muito sofrimento no meu trabalho, e ler 'Enquanto eu Respirar' foi um verdadeiro dedo na ferida, me considero uma pessoa humana no trabalho, mas certamente depois da leitura, me tornei muito mais amorosa.

Indico a leitura sim. É um livro que te faz pensar e valorizar a vida, valorizar muito mais tudo o que se tem e não se tem.

Cris609 12/02/2024

Em muitas vezes na nossa história é preciso morrer para poder viver. Deixar para trás uma parte de você e descobrir novas versões pode ser desafiador, mas necessário para seguir desfrutando das possibilidades que o universo dispõe para nós. Uma trajetória jamais estará completa até o suspiro final.

E é disso que esse livro trata. Ironicamente, um livro sobre a proximidade da morte, tem, na verdade, o efeito de valorização da vida. Mas não de qualquer meio de vida. Ele nos faz ver o quanto podemos estar mortos, mesmo estando com saúde e o quanto de bagagem desnecessária podemos tirar das nossas costas para podermos ser mais leves.

Saber seguir em frente, mesmo com todos os obstáculos, e aproveitar essa jornada maravilhosa, que pode ser mais curta para alguns, mas não menos deslumbrante, é uma arte. Quantas pessoas que vivem essa vida por tantos anos, mortas por dentro e sem ter a oportunidade de viver o amor de uma família dedicada e unida?

Valorizar aquilo que mais é precioso: o carinho, o amor, a amizade, a paz de espírito, a leveza da alma, o ar puro. Deixar de lado todo ego, a vaidade, o rancor, o ciúme, os sentimentos ruis, as culpas e os remorsos, que tanto pesam nossa existência. E viver, como se hoje fosse o nosso último dia nessa encarnação, porque, afinal, ninguém sabe até quando estará aqui.

Esse livro é maravilhoso nesse exato sentido. Ao tratar da morte precoce, ele nos questiona o tempo inteiro se ainda estamos mesmo vivos e nos abre os olhos para mostrar que não importa o quanto de tempo que ainda temos, mas como aproveitamos esse tempo, ainda que ele seja curto. É de chorar rios.

Le_deleitura 27/01/2024

O câncer é um tropeço, tanto para os que o vivenciaram pessoalmente, carregando-o em alguma parte de seu corpo, quanto para os familiares que acompanham todo o processo da doença e que, eventualmente ficam...
Nos convida a reflexões das quais normalmente fugimos por envolverem a morte, a finitude, a impermanência.
Impossível também não se emocionar com o relato dessa amizade, desse encontro de seres humanos plenos, cheios de vida e lúcidos no momento mais temido.
Vale a pena, por fim, pela abordagem da questão dos cuidados paliativos, do câncer e de como médicos e familiares lidam com o tema.

•As palavras escritas com doçura e leveza nos ensinam a ver e viver a vida sob outra perspectiva. A finitude e a consciência dela são realmente os melhores instrumentos para encontrar o caminho do autoconhecimento profundo e sensível, ver o outro e a si mesmo de forma intensa, verdadeira e cheia de amorosidade.

NO MEU PERFIL DO INSTAGRAM (@Le_deleitura) compartilho mais dos livros que leio.

Cinthia 05/07/2021

Que livro emocionante
Ameiii esse livro, e a linguagem simples como ele é contado.
Me emocionei várias vezes durante a leitura

Mariane 01/07/2021

Que livro mais maravilhoso! Muda completamente nossa visão sobre o que é a vida e como viver. Recomendo muito! Me ajudou a ser alguém mais leve.

Vânia 04/02/2020

Envolvente e verdadeiro, sem deixar a peteca cair...
"Devia ser a décima vez que eu entrava em uma máquina de ressonância magnética."

É assim que a gente é apresentado a Ana Michelle, ou AnaMi, uma pessoa como você e eu, com sonhos, desejos, que um dia descobriu que tinha câncer, e fez todos os procedimentos para obter a cura.

Cura... o Santo Graal buscado por todas as pessoas que adoecem, seja de uma gripe a uma doença com nome e sobrenome, como o câncer.
Às vezes é possível (e graças por a Medicina estar avançada), às vezes, não.

Mas, ei! Psiu!
Antes que você pare de ler esta resenha achando que pode ser muito baixo astral, ou caso você esteja entre o grupo de pessoas que acha que só por mencionar "aquela maldita doença com C", já está infectado, saiba que este livro é um dos mais otimistas que já li do gênero (e acredite, tenho lido vários sobre o assunto.)

Já reparou na quantidade de pessoas famosas que têm essa doença ou morreram por conta dela?
Não sei se ela sempre teve esse número alarmante de infectados, e só começamos a saber em tempo real por causa da internet, ou se nosso modo de vida está nos matando.
A verdade é que a cada dia, mais pessoas descobrirão que estão com câncer.

A palavra já dá medo, não?
A gente pensa logo nos efeitos nada positivos: em ficar muito magro (ou muito gordo, o que na verdade é inchaço); perder os cabelos; ver as unhas fracas e quebradiças; perder a fome; ficar com o paladar com gosto de ferro; ter dores pelo corpo; passar a ter problemas de memória; ter medo de ser abandonada; querer dormir; ter medo de morrer; querer morrer...

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas. - Mario Quintana

São tantas as emoções que a pessoa mais parece uma daquelas montanhas-russas super power.

Ainda assim, a pessoa parte à luta.
Porém, em alguns casos (e aqui, não vou falar em estatísticas. O ser humano não é uma), a pessoa descobre que apesar da luta, apesar do otimismo, apesar da clínica mais moderna em tratamentos, o seu câncer evoluiu.

E agora?

Para quem gosta de viver, nunca será tempo suficiente

Por conta de uma falha no sistema, Ana teve acesso manual à descrição de seu caso/tratamento para o câncer. E foi quando descobriu que havia entrado na fase paliativa.
Os remédios não eram mais para combater o câncer, mas para mantê-la com qualidade de vida.

Ao longo desse caminho, ela foi descobrindo quem realmente estava do lado dela.
O casamento real acabou, mas novos enlaces foram se formando, especialmente com as amigas de luta, outras mulheres - que através de grupos de apoio - se entendem, se respeitam, não deixam a peteca cair (porque ela periga cair todo o santo dia.)

Nos últimos anos, havia me especializado na arte de ocultação de gritos. Eu sorria quando queria chorar. Eu sorria quando queria agradar. É incrível como um sorrisinho amarelo deixa tudo mais prático e confortável para a outra pessoa.

Então, mais do que ser apenas um livro autobiográfico ou de autoajuda, este livro é a história de amigas @paliativas. Pessoas que conhecem muito do caminho trilhado por pessoas com esse diagnóstico.
Não, elas não são super-heroínas. Não são daquelas pessoas irritantemente bem-humoradas que só veem o lado bom de tudo. Elas só têm um "cadin" mais de experiência, e, por alguma razão, o tratamento não teve o desfecho que todos sonham ao receber esse diagnóstico, porém, nem por isso, a vida perdeu a sua beleza.

E o que você pode fazer para morrer feliz, já que é assim tão inevitável?
5 estrelas

Clau7letrinhas 20/08/2023

Inspirador
O livro me emocionou em vários momentos. AnaMi me fez repensar muitos conceitos de como é viver a vida e de como coisas que nos parecem essenciais são apenas etapas de um todo infinitamente mais importante. É impressionante a força de vida da autora, realmente exemplo e inspiração pra todos nós.

Lena D. 20/11/2021

É sobre a beleza do viver! ?
Emocionante, lindo e tocante! A vida é algo tão precioso que sejamos gratos por cada respiro que o Universo nos proporciona, que saibamos enxergar beleza e gratidão em cada detalhe da vida!

"Não esperem pelo fim de semana. Apenas sintam essa vida que pulsa no seu peito!"

Gerson 15/09/2020

Meu Deus!!! Que leitura maravilhosa!!! Amo livros que me inspiram... amo tudo que me inspira... comprei em um momento tão difícil da minha vida, muito mais por curiosidade do que por outro motivo e não me desapontei.

A autora, paciente oncológica paliativa, conta (divide) sua experiência e de sua amiga-irmã Renata no tratamento dessa doença devastadora e o faz com doses certas de humor, ironia, amor e, por incrível que pareça, esperança!!!

Não esperança em uma cura que pode vir ou não, mas apenas de que ela (todos nós) possa ao final da jornada comum a qualquer ser vivo estar satisfeita com aquilo que transformou sua vida.

Obrigado Anami!!! De coração!!!

Waleska2 21/04/2020

Pra quem tem coragem.
Esse livro é pra quem tem coragem, coragem de olhar pra finitude da vida e escolher viver os dias como se fossem os últimos, porque de fato são, podem ser os últimos 90 anos ou os últimos 9 minutos não sabemos mas, são os últimos.
Lindo livro vale a pena ler e chorar com ele, a autora tem uma escrita deliciosa.

Lu 22/01/2023

E ela se foi...
Quando terminei a leitura , fui saber se ela estava viva . Sim. Estava ! Fiquei feliz . Minha felicidade durou pouco , pois no dia seguinte , ela voou, se libertou !
Enquanto eu respirar não é um livro sobre a batalha contra o maldito câncer.
É uma ode à vida.
Claro, que lágrimas são derramadas sem nos darmos conta . Meus olhos , muitas vezes ficaram marejados pois meus sentimentos e pensamentos viajavam em direção à minha irmã.
Que luta !
Apesar do choro e da dor que pode nos abraçar , eu recomendo a leitura.
Todos deveriam entrar em contato com a alma da Anami. Um ser de luz, força e coragem.

Arminda 07/07/2021

Um livro maravilhoso! Amei e recomendo a todos que puderem ler, vale muito a pena, é aprendizado.
Um livro que poderia falar sobre doença e morte, mas na realidade fala sobre viver e como podemos/devemos aproveitar a vida.
A AnaMi possui câncer e "entrou" no tratamento paliativo, agora ela é paliAtiva e mostra isso com com palavras, momentos, amizades e descobertas que podem parecer simples, mas muitos ignoram ou "fecham os olhos" ou não se deram conta ainda.
É amor, amizade, cumplicidade... É o viver enquanto respiramos.