Enquanto eu respirar

Enquanto eu respirar Ana Michelle Soares

Resenhas - Enquanto eu respirar

Alícia 04/02/2022

Um livro que me fez viver a vida com outros olhos
Quem convive com alguém que faz tratamentos oncológicos, nunca irá sentir a dor que a pessoa sente, e este livro me fez ver e entender certas dores.

A leveza que a Ana Michele traz na escrita, alivia dores que sentimos, de um dia perder uma pessoa que amamos, ou de morrermos cedo demais.

Me fez entender que a vida deve ser vivida para nós mesmo, e que devemos aproveitar a cada dia, que terá dias ruins e dias bons, mas que devemos agradecer por estarmos vivendo o momento.

Arminda 07/07/2021

Um livro maravilhoso! Amei e recomendo a todos que puderem ler, vale muito a pena, é aprendizado.
Um livro que poderia falar sobre doença e morte, mas na realidade fala sobre viver e como podemos/devemos aproveitar a vida.
A AnaMi possui câncer e "entrou" no tratamento paliativo, agora ela é paliAtiva e mostra isso com com palavras, momentos, amizades e descobertas que podem parecer simples, mas muitos ignoram ou "fecham os olhos" ou não se deram conta ainda.
É amor, amizade, cumplicidade... É o viver enquanto respiramos.

MãeLiteratura 23/10/2020

Emocionante e sobre a vida!
"Antes uma vida curta por inteiro do que uma longevidade pela metade."
Este é um livro sobre a vida, sobre respeito e sobre enxergar além do câncer.
Gosto muito de ler sobre histórias de pacientes, sobre tratamentos oncológicos e cuidados paliativos. Eles fazem parte da minha história profissional e já li vários livros técnicos, alguns escritos por médicos que viraram pacientes, mas nenhum com a clareza, a sensibilidade e a coragem desta moça, de quem aprendi a gostar, durante a leitura.
Com esta leitura entro em contato com um universo que quase não conhecia e que pouco tinha visto nas mídias sociais, o das pacientes metastáticas, ou seja que tiveram um novo diagnóstico, do retorno do câncer (metástase), agora em outro órgão do seu corpo.
Segundo AnaMi a ditadura da cura é uma das coisas que mais atormenta o paciente oncológico, embora seja o status mais sonhado e desejado. No livro ela aborda temas muito importantes para qualquer doença, como tratamento humanizado, a relação médico/paciente, confiança, expectativas. Fala ainda sobre a alma e sobre aspectos emocionais.
O livro conta a sua história e da Renata, amigas que se conheceram durante o tratamento oncológico e que juntas criaram o @PaliAtivas, um perfil no Instagram para contar não só sobre o tratamento, mas sobre a vida, sobre amizade. Assim também é o livro.
Franca, AnaMi conta sobre sobre medos, inseguranças e sobre caminhos por vezes tão tortuosos. Conta também sobre esperança, resiliência e amor.
Médicos arrogantes, tratamentos que não dão certo, a coragem de mudar, os sintomas e efeitos colaterais também estão neste livro tão rico de experiências e de vivências.
Durante e depois da leitura voltei várias vezes ao @paliativas para ver as fotos e os textos. Acho que este processo me permitiu sentir o livro de forma diferente, com mais proximidade.
A escrita é fluida, clara e sincera, o que traz leveza ao tema pesado e difícil. Fiz muitas marcações e fiquei reflexiva por dias, após o final da leitura.
Super recomendo esta leitura inspiradora, para todos que gostam de ler sobre a VIDA!

site: https://www.maeliteratura.com/2020/10/resenha-enquanto-eu-respirar-ana.html

Bruna 16/09/2021

Lindo demais
O livro conta a história de Ana Michele e Renata duas amigas unidas pelo seu diagnóstico de câncer de mama metastático. Contam sobre sua vida paliativa e as aventuras que se pode viver ainda que se esteja morrendo.
É uma leitura cheia de lições, de tapas na cara, e de aprendizado pra quem é paciente, profissional de saúde, ou pra quem ainda não percebeu o quanto viver é maravilhoso.
Um ótimo livro!

larissa leite 02/06/2021

enquanto eu respirar...
[...] A gente morre várias vezes ao longo da vida. Cada escolha de caminho é, consequentemente, a morte da outra possibilidade. E no caminho que é seu, é possível encontrar ilimitadas novas possibilidades de outros destinos. Por que, então, decidimos, paralisar na vida qhe não gostamos de ter? O que pode haver de mais importante do que essa vida preciosa que pulsa no peito? Enquanto existe ae nls pulmões, existe a chance de ver a vida pelo seu melhor ângulo.

[...] É triste não poder falar sobre amor. É triste não poder tocar neste amor enquanto estamos vivos. Somos nossos próprios carrascos a maior parte do tempo, criando justificativas para nos mantermos presos ás armadilhas do ego. A vida se arrasta na lama dos arrependimentos e nos priva de vermos toda a beleza que pode haver na vulnerabilidade. Tentei entregar à sociedade o que parecia o certo: o amor idealizado e um casamento perfeito. Deixei de ser mesma. Passei a buscar garantias a isso só me fez descobrir a dor de não ser capaz de controlar o futuro. E foi uma amiga que me fez abrir os olhos novamente para a magia da vida sem complicações nem expectativas. Nossa felicidade não pode estar presa aos projetos que fazemos com outras pessoas. O que tudo, pra ela, pode não ser o mesmo que o seu. E essa prisão escondida atrás de um discurso de amor e proteção só cria novos vazios, frustações e claustrofobia. Viva a vida que lhe cabe. Busque ajuda quando achar que as coisas estão perdendo o sentido. Na igreja, no psicólogo, no silêncio, na solidariedade. Ser feliz com a felicidade de outras pessoas e oferecer seu ombro quando elas precisam também carregar uma linda dose de preencher o vazio com o tudo.
E como é linda a vida que é vivida na intensidade do dia de hoje. Sem pressa.

esse livro simplesmente abriu meus olhos, me passou uma visão muito valiosa, sobre o que é viver. eu nunca esquecerei desse livro e do quão ele despertou em mim a REAL vontade e o verdadeiro sentido de viver a vida. enquanto eu respirar, lembrarei desse livro e dessa história.

Neyla 10/08/2021

Enquanto eu respirar
Um livro que me fez chorar, sorrindo.

Uma história linda de amizade entre AnaMi e Renata, ambas pacientes paliativas. Juntas, elas nos fazem refletir sobre a vida, a morte e o tempo.

De uma forma bem divertida, nos mostra o lado bonito da vida, mesmo em meio a tantas dificuldades.

Vale muito a pena lê, afinal, a finitude se faz presente em todos os sentidos da nossa vida, independente de ser uma paciente paliativa ou não.

Van 15/03/2020

Leiam!!!!
Achei a AnaMi por acaso no Instagram de uma amiga. Me apaixonei pela sua história e quando descobri que ela tinha publicado um livro, comprei no mesmo momento. Leitura rápida e intensa... te faz pensar muito e eu simplesmente amei! Recomendo!

Rafa.rafa 08/06/2022

Enquanto eu respirar...
Sensacional!! Quando comprei o livro, achei que a história seria sobre AnaMi (autora), porém, ao longo da leitura, percebi que a obra é dedicada a sua amiga Renata.
Esse ato de homenagear uma pessoa querida por meio de um livro é muito fofo.

AnaMi e Rê tinham tudo para serem pessoas ingratas, rabugentas, tristes.. afinal, enfrentam um câncer terminal, mas elas decidiram encarar a vida de outra maneira, da maneira mais pura e proveitosa possível.
É indescritível o quanto pude refletir a respeito da minha própria vida, do quanto sou saudável, feliz e de como preciso dar valor às pequenas coisas...

Elas falam muito sobre a medicina paliativa, uma medicina que olha para o paciente de forma mais cuidadosa e que se preocupa com a qualidade de vida.
Além do mais, conseguiram ressignificar a cura, a qual transcende a biologia.
Vale muito a pena. Super indico??

Marlú 18/06/2021

Tocante
Enquanto eu respirar eu irei lembrar deste livro e dos ensinamentos que me foram apresentados a cada página um novo olhar,um novo jeito de pensar que me levaram muitas vezes a reflexões.Por mais que eu escreva não encontro palavras suficientes para expressar como a história de AnaMi me tocou e me emocionou.
"Conecte-se com o que há de sagrado em você. A vida pode ser mais simples do que parece quando você aprende a respirar fundo, segurar por alguns segundos , soltar e agradecer pelas inúmeras oportunidades que existem em mais um dia."

Letis 08/09/2020

não é sobre doença, é sobre saúde
este livro é com crtz um dos mais importantes para mim, neste ano de pandemia. eu não tenho câncer, mas tenho uma doença autoimune que me faz sentir muita dor. neste livro entendi que preciso urgentemente entender como encarar minha vulnerabilidade. a Ana Mi e Renata me fizeram despertar para a importância de viver e não só sobreviver. sou muito grata!

Dora 12/08/2023

Perplexa
Não consigo descrever o amor que estou sentindo no meu peito. Que livro!
Me encontro chorando, acabei de ler e estou invadida por todas as palavras.

Me mostrou a doença de outra forma, o centro não é a cura nem tratamentos, é o paciente; o que é mportante pra ele, a vontade de ser ouvido e visto. E que tudo tem um propósito, o diagnóstico poderia ser visto como uma chance de aproveitar, de estar ciente que o prazo é curto e que não há tempo à se perder mais.
Tantas pessoas morrem sem nem terem vivido, acreditando que tem a hora certa para isso, que hoje não é um bom dia, ou pior, guardando todo amor que sente no seu coração, sem nunca ter falo ou demonstrado o quanto ama, e quando se dá conta, o tempo acabou.

Esse livro me fez ver a vida de outra forma.
A vontade de viver, de dizer que ama, de demonstrar que ama, de aproveitar o simples, de rir sem motivo, de ser eu mesma e de ser verdadeiramente feliz.
A história da Renata e da Ana é extremamente linda e doce. Eu amei com todo meu coração esse livro, com certeza um dos meus queridos.

Mike Willian 28/02/2023

"Acho que conseguimos Rê. Fizemos um bom trabalho."
E fizeram mesmo.
Não que fosse obrigatório.
Não que fosse preciso.
Não que fosse uma responsabilidade.
Mas fizeram.

Enquanto eu respirar é um livro de leitura rápida. Não é ficção, mas também não é auto-ajuda. Ao mesmo tempo que é tudo isso também. É a biografia desconcertante do amor à vida por pessoas que descobriram muito cedo o sentido de sua finitude. Ao mesmo tempo que ele retrata a morte, o objetivo principal é o foco em saber viver.

Ao longo das páginas vamos conhecendo um pouco mais de AnaMi e a Rê. A AnaMi é a escritora, mas o protagonismo é todo da amizade entre as duas mulheres que se conheceram mediante a noticia que todos temem, o câncer metastático.

A obra inteira é de rir com vontade e chorar com alegria. É sobre reconhecer a gratidão genuína na certeza da morte, porque nem todo mundo entende a fugacidade que é viver e perde seus dias, semanas, meses em direções onde não encontraram a felicidade. É sobre refletir sobre onde colocamos nosso coração e buscamos por plenitude.

Quem acompanha o @Paliativas conhece um pouquinho dessa história. Mas gostaria de deixar minha recomendação mesmo assim.

Thuany 19/06/2021

Necessário ??
Sem dúvida esse é um dos melhores livros que já li. Ler as reflexões da vida de alguém que decidiu viver após descobrir que a vida é realmente findável é necessário e dolorosamente lindo. Mas sem dúvida necessário! ??

Mips 02/04/2022

Profundamente Transformador
Se engana redondamente quem pensa que só por ser um livro de pacientes em metástase se trata de uma história sobre morte, pelo contrário, é uma história sobre viver intensamente. Eu acho impossível ler o livro e não se comover com a amizade de Ana e Renata, com a história dessas mulheres fortes, que transformaram seus diagnósticos em motivação para viver cada momento da vida de maneira intensa. É um livro que me tocou profundamente, principalmente por ser uma história real. Temos muito a aprender com elas, com essa amizade eternizada através das palavras.

Nicole 14/02/2022

Viva a vida
Enquanto eu respirar é um livro sobre a vida e como devemos aproveitá-la como se fosse o nosso último dia aqui. AnaMi sem dúvida superou minhas espectativas quando ao livro.uma história de superação e sobre entender o real sentido da vida e da morte.