Assassin

Assassin's Apprentice Robin Hobb

Resenhas - Assassin's Apprentice

Nando Brekker 22/04/2023

É Sobre Personagens
Embora uma leitura difícil (sinto que consigo ler qualquer livro de fantasia em inglês agora haha) foi muito prazeroso acompanhar o desenvolvimento de personagens tão incríveis. Principalmente o Fitz.

Não é um livro com ação, tiro, porrada e bombas. É muito mais tramas políticas, crescimento e relação entre personagens. E isso me conquistou muito. Com certeza vou ler as continuações.

valentina 30/11/2023

ótima leitura, achei que iria demorar muito para acabar porque li a versão em inglês e o livro é relativamente longo, mas foi uma leitura super fluida, e sempre que eu parava de ler ficava ansiosa para poder continuar a história. acho que o que contribui para essa fluidez seja um pouco a simplicidade da história, e não digo isso nem um pouco como uma crítica, é um livro que pessoalmente não me impressionou em nenhum aspecto particular (o famoso “não inventou a roda”), mas entregou sua proposta muito bem do início ao fim.

a construção do mundo também ilustra esse aspecto, porque não é o tipo de fantasia com dragões e elfos aparecendo o tempo todo, as partes mágicas são um pouco mais misteriosas e até demoram um tanto para aparecerem e serem bem explicadas pela história. no início essa falta de explicação clara foi um pouco frustrante, mas gostei de como o poder dos personagens foi abordado e se tornou extremamente importante para a história com o tempo. além disso, gostei muito de como partes da história do mundo são explicadas no início de cada capítulo, foi um jeito muito bom de não deixar o leitor tão perdido, mas sem interromper o fluxo da narrativa com momentos longos de exposição.

em relação à leitura em inglês, a história envolvente com certeza ajudou, e a escrita não é tão densa, apesar de o vocabulário em si ter sido um pouco complicado às vezes, mas nunca o suficiente para ficar trechos inteiros sem entender o que estava escrito.

Carolina 06/05/2024

Gostei muito do livro. O início foi meio arrastado, mas depois a história não para! Gostei muito de acompanhar o desenvolvimento da personagem principal, um filho bastardo sem direito a um nome.

Achei que a autora foca bastante nos relacionamentos entre as personagens. Há desentendimento, alegria, dor... e como a história é contada em primeira pessoa, a gente só sabe das coisas ao mesmo tempo que o narrador.

Uma coisa que não gostei muito é de ter muitos cachorros. Explico: amo cachorros com todo o meu coração, mas sempre que aparece um em histórias de aventura, morro de medo de o bichinho falecer. É bom preparar o coração, há muitas reviravoltas quanto aos bichinhos.

No geral, depois do início mais arrastado, a história te prende. Há ainda muitos mistérios para serem desvendados nos próximos volumes e irei lê-los, de certeza.