O que Resta da Ditadura

O que Resta da Ditadura Vladimir Safatle

Resenhas - O que Resta da Ditadura

Toni 29/04/2019

Nas palavras do psicanalista Tales Ab’Sáber “o que restou da ditadura militar foi simplesmente tudo. Tudo, menos a própria ditadura”. Os quinze ensaios que compõem este livro organizado por Edson Teles e Vladimir Safatle respondem, de uma maneira ou de outra, a pergunta do título, apresentando as diferentes maneiras com que a ditadura brasileira logrou manter-se insidiosamente presente em nossa democracia. Vale lembrar, por ex., que trinta e três anos após a transição, o Brasil continua sendo o ÚNICO país (dentre os que viveram ditaduras na América Latina) que não puniu ou disponibilizou informações a respeito de crimes hediondos imprescritíveis perpetrados pelo Estado.
Resultado de um seminário realizado em 2008, o livro contempla aspectos da “semidemocracia brasileira”, como nossa Constituição com fortes traços autoritários (forjada sob a guarda de generais), nossa política de transição precária, a presença da tortura como método de ação policial contra as classes populares, a Lei dos Desaparecidos, que impôs aos familiares e vítimas o ônus da prova contra as Forças Armadas (que se recusam a abrir seus arquivos), a luta por verdade e justiça empreendida ao longo de décadas por esses mesmos familiares e vítimas da violência de estado e do “poder desaparecedor” da ditadura.
O amplo escopo científico, que inclui historiadores, filósofos, cientistas políticos, críticos literários, psicanalistas, juristas (ou seja, gente que estuda a ditadura brasileira dentro das especificidades de seus campos), garante a todos nós, leitores leigos, um painel bastante complexo do quanto ainda respiramos as consequências de um silenciamento institucional — uma Anistia da Impunidade que engendra monstros, como pôde ser comprovado nas últimas eleições.
Se alguém aí se interessou, o e-book de 'O que resta da ditadura' estava em promoção por 8,90 Golden $howers na Amazon até o momento desta publicação.

Monique Bonomini 18/03/2016

Muitos pontos de vista
Este livro é uma coletânea de artigos produzidos a partir de um seminário realizado em 2008 pela USP. Na apresentação de 2009 os organizadores refletem sobre o que impede nossa experiência democrática de avançar... vale buscar saber mais sobre este turvo período da história brasileira, pois só assim se enxergam as evidências de quanto deste assombroso passado contamina nosso presente...
Ludmila Aguiar 26/10/2018minha estante
dois anos atrás e este comentário e livro e tão atuais.