O Menino do Pijama Listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Compartilhe

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Kelly 12/08/2018

Li o menino do pijama listrado há muitos anos atrás, quando apareceu a oportunidade de solicitar a obra em nova edição, não pensei duas vezes, ele seria mais uma releitura de 2017.

Quem ainda não conheceu essa obra seja pelo livro ou pelo filme está perdendo e muito, se você é um desses não perca tempo e vá atrás do seu exemplar pois garanto, vale muito a pena.

(...) só porque um homem olha para o céu á noite, isso não faz dele um astrônomo, sabia?

Bruno é um garoto de 9 anos que mora em Berlim com sua família, e tudo parece bem tranquilo até que ao chegar da escola um belo dia suas malas estão sendo organizaras. Seu pai ganhou uma promoção e toda a família está de mudança.

Logo quando chega a casa nova, Bruno já a detesta, não só por ela ser bem menor e menos atrativa que sua casa em Berlim, mas porque não há ninguém para brincar e o número de soldados aqui é bem maior, além do fato deles estarem ali todos os dias. Mas algo chama a atenção do menino, da janela do seu quarto é possível ver um terreno enorme repleto de pessoas que passam o dia vestido de pijamas, logo a curiosidade de Bruno vence e ele parte em expedição de reconhecimento de área, e assim ele conhece Shmuel, um menino de 9 anos que nasceu no mesmo dia que o Bruno, mas que está do outro lado da cerca.

Logo uma amizade amizade perigosa nasce, mas para Bruno e Shmuel não há nada demais entre eles, há não ser o fato de a cerca impedir suas brincadeiras.

Após finalizar a releitura, consigo perceber o quanto eu era imatura na época em que li o menino do pijama listrado pela primeira vez, eu não me recordava direito dos fatos e perceber a inocencia de Bruno é com certeza um dos pontos mais altos do enredo.

Apesar de ser filho de um comandante, aos olhos do menino seu pai é um homem bom, e nem passa por sua cabeça as atrocidades que acontecem do outro lado da cerca, o quanto Shmuel sofre e o quanto sua vida é miserável, ao mesmo tempo em que Bruno é um menino esperto ele também pode ser ignorante para coisas que não entende, e no final quem não o é?

Talvez essa seja a mensagem central de Jhon Boyne? A inoscencia por trás da ignorância, já que ao mesmo tempo que Bruno não entende as coisas Shmuel sabe de tudo e se mantém e silêncio.

A amizade dos dois é linda e cativante, os pensamentos de Bruno são puros e altruístas, e por mais que em alguns momentos ele pareça um menino mimado e grosseiro, a visão se torna diferente quando comparada a Shmuel, tão sofrido e humilde.

O livro é narrado em primeira pessoa, mas em nenhum momento a narrativa se torna adulta, Jhon faz questão de deixar claro que as palavras e a forma de pensar são do garoto e o faz com maestria! A edição da Cia está impecável, um exemplar que promete conquistar os colecionadores de boas obras literárias. Com ilustrações lindas de Olivier Jeffers o livro possui uma composição perfeita e marcante.

Uma história que me marcou a 10 anos atrás e que me marcará por mais dez anos à frente! Um livro lindo, sensível e com uma lição incrível sobre inocência e amizade.

site: http://www.paraisodasideias.com

Maria Vitória 09/08/2018

Muito bom!
Sem palavras para descrever o quanto é bom, apesar de muito triste.

Isa 08/08/2018

LO livro menino do pijama listrado fala sobre bruno, um menino q vai morar com a família em outro lugar perto de onde era supostamente uma “fazenda” pra ele, porém lá era onde eram mortos muitos judeus, ele nesse intervalo acaba conhecendo um dos judeus e virando amigo do menino, isso mostra a inocência de não julgar as pessoa pela religião. Eu amei a história e o modo como é contada, fazendo chorar diversas vezes pela realidade q trás. O ponto negativo na minha visão, é o final ser muito triste, porém é muito bonita.

Raissa.Reis 08/08/2018

O Menino Do Pijama Listrado
A história desse livro se passa na época do governo de Hitler. Bruno é um menino de nove anos cujo pai é militar, devido ao trabalho de seu pai ele se muda para uma casa ao lado de um campo de concentração. Em uma de suas brincadeiras Bruno descobre esse campo e conhece Shmuel, um pequeno judeu. Desde então, Bruno e Shmuel vão criando uma amizade arriscada e proibida.

Beatriz.Bertao 08/08/2018

O Menino do Pijama Listrado
O livro é encantador pelo simples fato de ser uma história contada no ponto de vista de uma criança em questão da guerra. Bruno é uma criança curiosa, que acaba descobrindo que há um lugar cheio de pessoas vestindo pijamas listrados aonde mora, oq faz com que ele tenha a curiosidade de conhecer e saber mais sobre o local, indo até lá, ele conhece um outro menino, chamado Shmuel, oq faz a história ficar mais emocionante e forte, pelo fato de Shmuel ser um dos judeus preso no campo de concentração, mas pela inocência de Bruno isso não foi nenhum problema pra fazer amizade, Shmuel e Bruno tiverem uma bela amizade verdadeira, o final do livro é uma das partes mais chocantes e surpreendente. É um livro encantador e bem forte.

CauA.Piacenti 08/08/2018

O menino do pijama listrado
O Menino do Pijama Listrado começa falando sobre Bruno, um garoto que vivia em Berlim e era feliz com sua vida. Até que um dia, ao chegar em casa, ele é surpreendido ao ver a empregada arrumando suas malas, e vai até a mãe perguntar por que aquilo está acontecendo. Ela diz que eles vão se mudar. E aí começa toda a trama do livro. Onde todas as mensagens são passadas. Os dias passam, e Bruno odeia cada vez mais aquele lugar. Odeia por estar longe de seus avôs, odeia por estar longe de seus amigos. Lá, passa a observar de longe as pessoas que caminham de pijama listrado, do outro lado da cerca de sua propriedade. Levado pelo tédio e pela curiosidade, Bruno resolve explorar a área para ver se encontra algo que o tirasse do tédio. É interessante ver toda essa questão da guerra na visão de uma criança. E sinceramente, o livro mostra isso da melhor forma possível

Ian 08/08/2018

O Menino do Pijama Listrado
Bruno é um menino de 9 anos, vive em Berlim, tem uma vida boa e comum, porém a situação muda quando ele e sua família é obrigado a se mudar para o interior por causa do trabalho do seu pai.
Bruno não tinha ideia do que seu pai trabalhava e fazia, somente que era das forças armadas e servia seu país.
Bruno odiou a nova casa e para se distrair,já que ali não tinha amigos de sua idade, resolveu explorar a floresta em volta de sua casa, em busca de achar uma fazenda que sempre via da vista do seu quarto.
Quando um dia, encontra uma cerca, do outro lado está um menino aparentemente da mesma idade que a sua, chamado Schmuel e aos poucos foi se aproximando e descobre que eles tem muito em comum e que a fazenda não era nada como ele pensava.

Nicole.Karabachian 08/08/2018

O menino do pijama listrado
O livro relata sobre a vida de Bruno de nove anos, que por tal idade, via o mundo da maneira mais bonita e fácil que se pode ver. Seu pai era bem sucedido, portanto moravam em uma casa grande, onde havia espaço para os mistérios que o menino gostava de explorar. Em sua casa, sempre iam soldados, tinham liberdade de ir e vir dentro dela.
Contudo, foi cedido outro cargo á ele, sua família teve que deixar a moradia e seus amigos, tais muito amados pela criança. Bruno nunca soube o que era exatamente todas aquelas pessoas, sua curiosidade só aumentou no seu novo lar, de fato, menor, porém no campo ao lado vivam muitas pessoas, as quais vestiam-se sempre com os mesmos pijamas listrados.
Ele passava os dias se perguntando o que faziam lá e quão melhor deveria ser morar lá, por ter muitas crianças, imaginava que poderiam ser grandes amigos, já que os dele ficaram em Berlim.
"O menino do pijama listrado" é um livro realmente intrigante, pois conta-se a história de um período muito difícil na Alemanha, que é a prática do nazismo, com Adolf Hitler como o tão secreto patrão de seu pai. Embora me assuste lembrar que milhões de pessoas morreram em campos de concentrações como esse, é interessante o ponto de vista que foi escrito.

Maju 08/08/2018

O Menino do Pijama Listrado - Resenha
A obra em questão tem uma escrita fácil de ser compreendida, porém não é desleixada e rasa. Sendo assim, não possui uma leitura maçante ou desinteressante. Bruno é um menino alemão com seus nove anos de idade, que parece não compreender a gravidade do que está acontecendo; não parece compreender a decorrência da guerra, quando entra em contato com o mundo exterior ao se deparar com Haja-Vista, embora o seu amigo judeu parece já ter entendido o que acontece. A inocência de Bruno é bem expressada durante o livro. O final apesar de ser rápido e a sequência dos fatos faz os acontecimentos finais serem levemente sem sentido, ainda consegue ser impactante e manter o clima do livro - afinal, ele está contanto a partir da visão infantil dos nove anos do protagonista, mesmo não sendo em primeira pessoa. Não me lembro da palavra "nazista" ter sido mencionada, um bom ponto para continuar mantendo a perspectiva. Por fim, as últimas palavras "isso não poderia acontecer de novo, não no nosso tempo" são minha parte favorita do livro.

Isadora 08/08/2018

O Menino Do Pijama Listrado
Bruno,tinha apenas 9 anos,ele morava com sua família em Berlim. Um dia,seu pai foi promovido no trabalho,então eles tiveram que mudar de cidade,uma casa perto de um campo(bruno achava que era um campo com varias pessoas felizes ,ele não sabia no que o seu pai trabalhava ) era um campo de concentração,onde tinha varios nazistas...
Bruno tinha muita curiosidade,ele queria visitar o campo para ver o que tinha lá,etc.
Só que os pais de bruno não deixavam,então ele foi escondido e fez um ?amigo? lá no campo,só que esse menino não explicava direito para bruno o que era o campo de concentração,então bruno continuou achando que era legal
Até que um dia o amigo de bruno pediu ajuda para procurar seu pai lá dentro.....eai é o final que ninguém espera.
Eu gostei bastante do livro ,só que o final é bem surpreendente e triste demais

Barbosa 08/08/2018

O Menino do Pijama Listrado
O Menino do Pijama Listrado fala sobre Bruno, um garoto que vivia em Berlim e era feliz com sua vida. Até que um dia, ao chegar em casa, ele é surpreendido ao ver a empregada arrumando suas malas, e vai até a mãe perguntar por que aquilo está acontecendo.

Ela diz que eles vão se mudar. E aí começa toda a trama do livro. Onde todas as mensagens são passadas, seja implícita ou explicitamente. É interessante ver toda essa questão da guerra na visão de uma criança.