O Menino do Pijama Listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Zoroark 21/06/2018

Meio triste
Acho que nunca li outro livro que conta uma história da época do Hitler.
O livro conta sobre um menino que morava em uma casa grande e luxuosa, mas teve que se mudar por causa do trabalho do pai, então ele fica sem amigos para brincar, até achar um amigo bem diferente dele, que ficava em um lugar separado dele porque era um judeu.
Achei o livro interessante, e meio triste no final, mas não quero dar spoilers.

Luis.Eduardo 21/06/2018

O menino de pijama listrado
O menino de pijama listrado feito por John Boyne, que nasceu em 1971 na Irlanda, e morou em Dubling, o livro ganhou mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo.
A história retrata um menino de nove anos chamado Bruno,sua família se muda pois o pai tem que ficar perto do exército. Esse menino vive durante o nazismo e encontra nesse momento um grande amigo que mudará o rumo da sua vida.

Soliguetti 12/06/2018

Muito tocante
Li o livro com uma pulga atrás do orelha, após ter assistido ao filme e ouvido muitas pessoas dizerem que o filme era melhor. Felizmente não era totalmente verdade.

O filme é sim, muito emocionante e bastante fiel ao livro. Porém, o livro traz um toque maior de inocência que o filme não consegue reproduzir. Aqui, somos guiados pelos pensamentos de Bruno, o garotinho protagonista, e percebemos como ele e seu amigo Shmuel realmente são lançados dentro de toda aquela situação cruel sem se dar conta minimamente do que estava acontecendo.

O final é ainda mais emocionante quando nos damos contas de como Bruno considerava Shmuel seu melhor amigo e vice-versa.

Através de obras como essa é possível ver como o mundo era verdadeiramente cruel sob o domínio nazista. Que histórias como essa e cercas como a de Haja-Vista não se repitam nunca mais.

Ana -@dozecapitulos 11/06/2018

O Menino do Pijama Listrado
?Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.??
?
Essa história se passa no período da Segunda Guerra Mundial e conta sobre Bruno, um garoto alemão filho de um comandante, que depois de se mudar de sua antiga casa em Berlim para Haja-Vista, se sente extremamente sozinho por não ter ninguém com quem brincar, estando longe de seus três melhores amigos. Mas depois de conhecer Shmuel, um garoto judeu que vive do outro lado da cerca, uma linda amizade surge entre eles em meio a tanto caos e ódio que existiam entre os alemães em relação aos judeus. ? ?
?
?Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo. ? ?
?
Com uma escrita leve, tranquila e com muito a nos ensinar, O Menino do Pijama Listrado mostra a inocência, a pureza e ingenuidade de uma criança em reconhecer as coisas do mundo, mesmo vivendo em um momento de terror e de muita maldade como nesse período da Segunda Guerra, marcado com o holocausto. Por isso, ao invés de sempre querer buscar novos conflitos, semee sempre paz e muito amor.

Iris 27/05/2018

Que livro foi esse?
Que livro foi esse?
Me deixou no chão e sem palavras.
Ele conta a história de Bruno e sua família, que viveram na época da Segunda Guerra Mundial.
O livro é narrado por ele, então vemos tudo através dos olhos de uma criança, talvez por isso eu não estava preparada para o final, pois o Bruno tbm não estava e, na sua inocência nem sabia o que estava acontecendo, porém sofreu as consequências do ódio e preconceito daqueles adultos que se achavam superior.
Foi uma excelente leitura que me tocou profundamente, queria dizer que amei, porém parece que essa palavra não iria cair bem.
Super recomendo, sei que muitos não gostam de livros históricos, pois eu tbm não era muito fã, mas essa é uma leitura rápida e nem um pouco maçante.

" Você é meu melhor amigo Shmuel. Meu melhor amigo para a vida toda." ?

Sofia.Furlanetto 23/05/2018

Cabuloso
É muito bom,mas pode parecer frustrante para algumas pessoas.

Fernando Baldiotti 13/05/2018

Short review
Cruel.

iza 02/05/2018

O livro conta a história do menino Bruno e sua família que vivia em Berlim, Alemanha e tiveram que se mudar para uma cidade estranha e distante. O pai dele era soldado e conseguiu um cargo alto de comandante e mantinha relação próxima do governo. Porém, isso não agradava a todos.

O livro é surpreendente e desde o início não deixa nenhuma pista de como será o final e para a curiosidade do leitor a partir do capítulo 12 começa a entusiasmar e lançar curiosidades a todo o momento, pois no decorrer acontecem fatos marcantes.
Na casa do comandante sempre havia jantar de negócios e ele exigia um comportamento exemplar dos filhos e familiares, mas sua mãe, a avó de Bruno não suportava a posição do filho, isso a deixava triste e desapontada.

Certo dia Bruno, o seu pai, a mãe e a irmã Gretel se mudaram para uma cidade chamada Haja-Vista. Ao chegar a sua nova casa sentiu uma decepção com o lugar e tudo que rondava o ambiente, pois não compreendia o fato de haver uma cerca separando as pessoas e tudo que acontecia era incompreensível para uma criança de apenas nove anos. Suas lembranças com seus amigos entristeciam, pois deixou seus melhores amigos para trás.

O menino observava o ambiente pela janela do quarto, mas não entendia aquela divisão entre as pessoas. Eram soldados e indivíduos vestidos de pijamas. Sua vontade de obter respostas era constante, porém seus pais haviam proibido de circular fora da casa e de fazer qualquer comentário. A cada dia se sentia mais solitário e não podia contar com a irmã porque ela era mais velha alguns anos e se sentia adulta e debochava de suas atitudes.

Cansado de ficar em casa Bruno resolve colocar as botas e sair para explorar, pois era uma de suas preferências quando vivia em Berlim. Ele amava explorar os locais e fazer descobertas, mas desta vez teria que ser cuidadoso para não ser visto por ninguém, principalmente pelos soldados. Após andar por mais de uma hora já desapontado descobre um vulto e ao se aproximar ver uma criança do outro lado da cerca. Para sua alegria ambos conversam e se inicia uma amizade sem que sejam descobertos.

A família de Bruno não comenta nada para que as crianças não saibam dos acontecimentos naquele local e mantém contato somente com soldados, inclusive fazem jantar e convidam alguns. Gretel em sua fase de pré-adolescência foca apenas em sua beleza e em seus cabelos e finge está bem. O clima vive sempre tenso e estranho, como se não houvesse nada agradável e a mãe de Bruno não se anima com a vida atual.

A relação familiar não estava bem e a mãe de Bruno queria sair daquele ligar e voltar a sua vida normal, mas o comandante não podia retornar para Berlim. O menino com seu novo amigo planejavam fazer novas descobertas mesmo sem saber do perigo que o aguardava, pois não tinha conhecimento dos fatos.

Quando a mãe de Bruno estava com tudo pronto para retornar a sua antiga casa acontece algo inesperado que abala toda a família e infelizmente nada voltara a ser como antes. O fato mais incompreensível e aterrorizante acontece em sua família e nem mesmo os soldados conseguem desvendar tamanho mistério. O comandante fica desolado e Gretel chora todos os dias.
Quais motivos levaram a mudança da família de Bruno para uma cidade distante?

O que o comandante fazia de tão desprezível que a própria mãe não o apoiava?

O que houve na família de Bruno que chocou a todos e desolou o comandante?

Leia O Menino do Pijama Listrado e descubra respostas para todas essas perguntas e se emocione com o final surpreendente e triste.

GuiGui 21/04/2018

Sutilmente Impactante
O livro tem uma narrativa gostosa e fácil de ler, o livro é narrado pelo personagem principal, Bruno, e nas primeiras 100 páginas acompanhamos ele em suas experiências mudando pra uma nova casa, longe de Berlim, o lugar aonde morava. Durante a leitura notamos pequenas situações e ações sutis que nos dizem oque está acontecendo ali, mas tudo é muito sutil e um tanto confuso porque está sendo narrado por uma criança de 9 anos que não sabe oque está acontecendo ali.
Em certo momento depois de umas 100 páginas o Bruno conhece o Shmuel, um garoto que ele encontra do outro lado de uma cerca, vestido de um pijama listrado, eles logo se tornam amigos e passam seus dias conversando e se conhecendo. Durante o livro como eu disse, notamos falas e acontecimentos que o Bruno não compreende, como o porque do Shmuel só usar um pijama listrado, etc. O Bruno acha que Shmuel vive como ele do outro lado da cerca. Quando o final chega, ele é tão sutil quanto o resto do livro, ele te da uma insinuação, não te diz abertamente oque exatamente aconteceu ali mas você sabe.
A inocência é muito grande, e é triste vermos que de tudo oque aconteceu com os dois garotos eles não entenderam nem metade, um livro muito bonito de se ler, a história de como dois garotos em mundos diferentes criaram um laço tão forte. O livro chega a ser mais sutil que o filme e eu amei.

Layza 15/04/2018

Bruno tão inocente, um menino de 9 anos tem muito a ensinar com sua inocência e seu modo de ver a vida;
Tão rápida e fácil a leitura, vem com aquele aperto no coração.

iletrado 14/04/2018

Mais uma história sobre a segunda guerra
Parece quase cruel se referir a qualquer história sobre a segunda guerra mundial como: mais uma. Porém são tantas que é o que me vem a cabeça. Então, sim, mais uma história sobre segunda guerra. A deste livro é contada sobre o ponto de vista de um menino, tudo é contado de forma inocente como numa fábula. Apesar de ser uma bela história, acaba se tornando mais um título no meio de tantos outros. Ainda assim, gostei da leitura. Razoável.

site: https://iletradoblog.wordpress.com/2017/03/08/o-menino-do-pijama-listrado-john-boyne

Lauro.Junior 06/04/2018

Bom
O livro é uma narrativa de um campo de concentração na visão de um menino de 9 anos, cujo o único amigo é um estranho menino que sempre está vestido com o mesmo pijama, história emocionante,as um dos raros casos que o filme passa mais emoção que o livro.

Veronica.Alves 29/03/2018

O menino do pijama listrado
Uma história forte sobre o menino Bruno durante a segunda guerra mundial

Lorena Tihara 27/03/2018

O menino do Pijama Listrado
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. Eu super recomendo esse livro, e também recomendo o filme, simplesmente é maravilhoso!!!