O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Jozinho 19/03/2019

O menino do pijama listrado
O livro nos conta a história de Bruno um jovem menino que se muda perto de um campo de concentração.Há um momento em que ele chegará a uma cerca e elas existem em todo o mundo mas espero que você nunca encontre uma.

Gabi (@literageek_) 15/03/2019

Que livro incrível.
Há alguns anos eu assisti o filme e vou confessar que o filme não me passou tanta emoção como o livro. O motivo eu não sei ao certo, mas acho que foi a falta de detalhes sobre os ideais de Bruno que o livro nos da.

O livro conta a história de Bruno, o filho de um comandante nazista, que estava de mudanças de Berlim para Haja-Vista. Próximo a casa nova de Bruno existe uma campo de concentração, no qual da pra ser vista da janela do seu quarto, porém o garoto não entende o motivo de todos vestirem o mesmo a mesma roupa e viverem em um lugar que aparentemente não parece ser muito agradave.

No decorrer do livro nos vamos conhecer um pouco da visão de Bruno sobre tudo que está acontecendo ao seu redor. A gente perceber que ele, mesmo sento filho de um nazista, não entende o motivo das mudanças no cotidiano, dos saldados serem tão rudes com alguns empregados da casa e também das pessoas estarem do outro lado da cerca.

Quando Bruno conhece Shmuel a gente percebe que Shmuel também não entende o motivo de está vivendo todo aquele sofrimento. E é nesse momento que o autor nos apresenta a jornada sofrida não só de Shmuel, mas de todo Judeu nessa época e nessa hora que dois mundos se cruzam e vemos a diferença trastica de realidade.

Eu amei o livro. A escrita do autor é super leve e bem detalhada. O ponto chave desse livro é que vemos um momento tão cruel da sociedade através de duas crianças inocentes e que não tem noção de nada do que está acontecendo.

Marcos 14/03/2019

Bruno é um garoto de 9 anos de idade. Suas maiores preocupações na vida são de não se irritar com as provocações de sua irmã e de conseguir comer um bom sanduíche. Ele vive em sua casa, que é próxima a casa dos seus avós, com sua mãe, sua irmã e seu pai. Porém, como seu pai trabalha no exército e tem um cargo importante lá, sua casa vive sendo visitada por diversos soldados, inclusive por um senhor muito chato e incoveniente a quem chamam de Fúria. Até então, a vida de Bruno é muito boa e ele não tem muito do que reclamar.

Até que, um certo dia, seu pai o chama em seu escritório para avisá-lo que eles precisarão se mudar daquele local para um bem distante dali, para um local com um nome meio esquisito: Haja-Vista. Sem querer se separar de seus amigos e de seu modo de vida, Bruno odeia essa mudança e tudo que a envolve. Já na nova casa, ele não consegue encontrar crianças para brincar com ele, o que o frustra e o deixa perturbado. O que mais o indigna é que da janela do seu quarto ele vê uma cerca onde, do lado de lá, várias pessoas com pijamas listrados passam o dia fazendo atividades enquanto ele se vê tomado pelo tédio completo. Há várias crianças ali e Bruno acha muito injusto que ele fique desse lado da cerca, sozinho.

Seguindo seu faro de explorador, Bruno resolve então ver o que encontra nos arredores da nova mansão. Depois de andar bastante, ele se depara com a cerca que via de seu quarto e, próximo a ela, um garoto que aparentava a sua idade, usando um dos pijamas azuis listrados. Logo ele se aproxima e fica amigo de Shmuel. Mas o que ele não entende é porque o garoto está o tempo todo faminto e, em algumas das vezes que o encontra, está machucado no rosto ou em algumas partes do corpo. Mas, sobretudo, ele naõ consegue entender porque Shmuel não está do lado dele da cerca ou porque ele não pode ir para o outro lado para brincarem juntos.

O Menino do Pijama Listrado é o romance de estreia de John Boyne, escritor irlandês e meu autor favorito da vida. O livro foi originalmente lançado em 2007 e agora chega numa nova edição, comemorativa aos 10 anos do lançamento. Nesta temos, além de uma introdução do autor explicando um pouco do processo de escrita e do impacto que a obra teve em sua vida, ilustrações de Oliver Jeffers, artista plástico australiano que já trabalhou com o autor nas edições de outros dos seus livros voltados ao púbico infantil.

Além de todos os extraordinários elementos narrativos usado nesse livro, e de toda a força dramática que a história em si carrega, um ponto que me agrada muito nesse livro e nesse autor genial é a sua escrita. A narrativa de Boyne é suave, extremamente agradável de se ler e envolvente para com o elitro a ponto de fazer com que ele não sinta que está olhando para uma página cheia de palavras mas sim entrando em uma história que se desenrola logo ali, em frente aos seus olhos. Poucos escritores tem esse talento de contar histórias de forma tão mágica e acurada quanto ele. Fui arrebatado desde a primeira vez que li esse livro, há mais ou menos oito anos, e, desde então, fiquei completamente viciado em suas histórias.

A construção do enredo é algo que é muito característico na obra de Boyne. A forma como ele usa o olhar infantil para narrar um período tenso e obscuro da humanidade é genial e traz um contraponto narrativo impressionante. O autor já afirmou em entrevistas que gosta muito de colocar como protagonistas crianças que estão sozinhas e que passam por um momento muito delicado. Esse formato se repete em algumas de suas obras e ele o faz de maneira magistral, sem soar repetitivo ou como autor de fórmula pronta.

Essa é uma dauqelas resenhas em que não importa o quanto eu escreva, nunca chegarei a passar 10% do que representa a obra ou o meu amor pelo autor. O Menino do Pijama Listrado é, sem dúvidas, uma das melhores leituras que já fiz na vida, senão a melhor. Recomendo muitíssimo a todos, sem exceção.

Duda 13/03/2019

O menino do pijama listrado, se tornou um dos meus livros preferidos assim que terminei de le e o unico livro que me fez chorar de soluçar

O Menino do Pijama Listrado fala sobre Bruno, um garoto de nove anos que vivia em Berlim e era feliz com sua vida. Até que um dia, ao chegar em casa, ele é surpreendido ao ver a empregada arrumando suas malas, e vai até a mãe perguntar por que aquilo está acontecendo.

Ela diz que eles vão se mudar. E aí começa toda a trama do livro. Onde todas as mensagens são passadas, seja implícita ou explicitamente. É interessante ver toda essa questão da guerra na visão de uma criança e ve o quanto ela e inocente ate as ultimas páginas do livro.

Lipe 05/03/2019

(Re)leitura Desde os Anos no Ensino Fundamental
O Holocausto e A Solução Final contra os judeus, contados por um narrador que paira sobre a mente de uma criança de nove anos e narra uma história de amor, amizade, inocência e horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial. Com uma linguagem simples e muito tocante temos uma das mais belas histórias da literatura contemporânea protagonizada por crianças.

Madu 24/02/2019

Como que le o livro aqui?
Fiz uma conta recentemente
Prism 26/02/2019minha estante
Eu também não sei como ler. Acho que é pago mano

Jeh Diário dos Livros 23/02/2019

"Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada."
Bruno é um garoto inocente de apenas 9 anos que tem uma família meio complicada. Sua irmã não gosta muito de ficar com ele, sua mãe sempre está ocupada e seu pai trabalha em algo grandioso e nunca tem tempo ele. Um dia Bruno é informado de que sua família irá se mudar para outra casa longe da cidade por causa do emprego de seu pai e é através dessa viagem que as coisas vão começar a mudar.

"As conseqüências de alguns erros são tão berrantes, intensas, macabras… simplesmente pelo fato de serem irreversíveis."

Bruno estava acostumado com a vida fácil onde morava em Berlim, com amigos e uma casa de cinco andares, objeto constante de explorações, sua brincadeira preferida. Tinha seus amigos e muito espaço para fazer o que mais ama: Explorar.

"Tenho mais uma frase para você aprender. É a seguinte: temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim."

Só que de repente seu pai precisa se mudar por conta de seu emprego e bruno se vê indo para um novo lugar, onde não ele não conhece nada e ninguém. Mas ai que vamos ver surgir uma grande amizade.
Entediado em seu novo lar, um dia Bruno resolve explorar o que há em uma grande cerca que ele consegue ver da janela de seu quarto e é lá que ele conhece Shmuel, um garoto judeu de sua idade que está dentro da cerca e não sabe porque eles vivem lá.
Bruno não sabe os motivos, mas sabe que seus pais descobrirem que ele tem um amigo que vive dentro da cerca eles não vão deixá-lo sair mais.
Então um dia Bruno resolve ajudar seu amigo a encontrar seu pai que esta perdido dentro da cerca e lá dentro ele descobre que a cerca não é exatamente aquilo que ele imaginava. E atraves dessa grande amizade que vamos enxegar um mundo cruel dentro dos olhos de uma inocente criança.
O menino do pijama listrado foi um livro cheio de lições e grandes referencias a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.
Trás uma história emocionante através dos olhos de um menino que não sabe o que está acontecendo exatamente.
Os personagens foram bem construídos e o enredo e desfecho foram muito completos.
Recomendo a leitura a todos, pois é uma história emocionante que com certeza vai mexer com você.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2016/04/resenha-o-menino-do-pijama-listrado.html

Nassar 23/02/2019

Simplesmente Libertador
O livro retrata a vida de Bruno, um menino de nove anos, cujo viveu durante a segunda guerra mundial, filho de um importante comandante que foi convocado para administrar um dos maiores campos de concentração nazistas, e junto com ele sua família o acompanha nessa jornada. E Bruno passa por dificuldades no novo lar. Um livro com muito senso de humor, que sensibiliza qualquer um!

Jon O'Brien 11/02/2019

A inocência em meio à Guerra
Quando eu achei que já estava cansado de ler artigos e livros sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, dei uma chance a este livro e me surpreendi positivamente com todas as mensagens que ele trouxe. O Menino do Pijama Listrado não é um livro de suspense, mas sim um drama narrado em terceira pessoa por um narrador que paira sobre a mente de um menino de 9 anos de idade. Quer saber mais desse livro que se tornou um dos meus favoritos? Acompanhe a resenha!

A capa e a linguagem do livro são bonitas, com um ar de inocência, afinal, estamos falando da visão de uma criança de apenas 9 anos. Ainda assim, quem sabe do que o livro fala percebe as entrelinhas de cada página, de cada acontecimento. O que temos aqui é uma história horrível camuflada pela inocência de alguém que não entende o mundo no qual vive.

Bruno é um garotinho que sente ter a vida perfeita. Tem três amigos maravilhosos, estuda em uma escola boa e sente orgulho da sua família, exceto de sua irmã Gretel, que é um Caso Perdido. O problema é que, por causa do trabalho do pai, Bruno e toda a sua família precisa se mudar para Haja-Vista, um lugar desolado onde não há ninguém com quem brincar.

O garotinho não sabe da situação atual do país, do conflito que está ocorrendo, e muito menos imagina que a própria família está envolvida nisso. Nesse cenário, Bruno fica olhando para a janela do seu novo quarto, até que encontra centenas de pessoas do outro lado da cerca, todas elas vestindo pijamas listrados.

Como um bom aventureiro, Bruno tenta descobrir o que é que se passa do outro lado da cerca, e acaba conhecendo Shmuel, um judeu com quem desenvolve uma amizade forte. Então, sempre que pode, Bruno caminha para se encontrar com Shmuel, e aos poucos descobre os mistérios em relação ao seu pai e a um mundo totalmente novo, onde sua inocência pode ser arrancada dele.

Gostei muito do livro. Inicialmente, a escrita me pareceu simples demais, com algumas frases repetitivas que pareciam não acrescentar nada. Mas logo percebi que aquela era como a narração de uma criança, portanto, a narração precisava ser simples, curiosa e poderia até conter repetição de frases. Uma narração nesse sentido pode ser considerada infantil, mas também extremamente verossímil, e com o passar das páginas isso me atraiu muito.

O Menino do Pijama Listrado mostra uma amizade improvável que surge no meio de uma Guerra, e que se desenvolve de uma maneira espetacular. Crianças aprendem a odiar. Vemos Shmuel, um garoto da mesma idade de Bruno e que já entende a brutalidade do Holocausto, e vemos Bruno, um garoto privilegiado que passa a conhecer a realidade do amigo, entendendo também a brutalidade do Holocausto.

É um livro imperdível. Não há uma grande construção dos personagens de fundo, mas Bruno é bem-trabalhado, é bem crível, e no final do livro é capaz que você fique como eu: chorando sem parar. Definitivamente, é uma obra-prima. Pretendo assistir ao filme o mais breve possível, inclusive já o tenho baixado aqui, para depois fazer uma resenha em vídeo do livro e do filme.

Espero que tenha gostado da resenha.

site: https://redipeblog.wordpress.com/2019/02/11/resenha-o-menino-do-pijama-listrado-john-boyne/

estante.da.gabi 04/02/2019

O menino do pijama listrado 👦🏻👦🏼
⚡️Bruno, um garoto de 9 anos, vivia uma vida bem feliz em Berlim, em que brincava muito com seus amigos e morava numa casa grande. Até que seu pai, oficial nazista, anunciou que por conta do trabalho sua família teria que se mudar para o interior.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Sem amigos e morando no meio do nada, Bruno decide explorar o local até encontrar um lugar em que misteriosamente todas as pessoas (e crianças também!!) vestiam roupas listradas. Mas que lugar era aquele? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️ É com este olhar COMPLETAMENTE INGÊNUO que Bruno entra em contato com Shmuel, um menino do pijama listrado. Mas por que eles vivam ali? Que vida estranha era aquela? Bruno nunca soube explicar e nem mesmo Schmuel.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Duas crianças. Dois extremos: nazista e judeu. Uma amizade. É disto que este livro trata.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Em nenhum momento a situação de Schmuel era compreendida por ambos, em nenhum momento ninguém explicou a gravidade desta época tão sombria e surreal a eles. Na verdade, um invejava a vida do outro, pois um sempre achava que vivia melhor do que o outro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️A maravilha desta história é Bruno, um menino de família nazista, conseguir ver que aquele menino e todas as outras crianças encarceradas no tal lugar chamado “Haja Vista” eram PESSOAS, e não mero animais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️O ápice disso tudo é saber que o ser humano nasce bom e que se todos fôssemos crianças, viveríamos num mundo melhor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️O livro, o filme e a essência da história são a prova de que a ingenuidade é maior do que qualquer preconceito. Recomendo muito 💛

site: https://www.instagram.com/p/BnFDoN6HIVV/?utm_source=ig_web_copy_link

Cristiane.Marques 01/02/2019

Por que você fica o dia todo de pijama?
Esse é o questionamento (ingênuo) de um menino alemão a um judeu no auge do Nazismo. Qual a razão de tudo? Faz sentido?

Andressa Y 30/01/2019

Dois meninos e duas realidades tão diferentes.
O menino do pijama listrado é uma livro que muda as nossas vidas, a nossa percepção de mundo e valores pessoais.
A história do nazismo contada pelo menino Bruno, com toda a inocência e curiosidade inerentes à infância, nos constrange em amor.
Vale muita a leitura, a reflexão, os questionamentos sobre a sociedade de hoje, que não é tão diferente da sociedade da Alemanha nazista, infelizmente.
É impossível ler sem chorar...
P.s: o filme também é muito interessante.

~ Abraços! :)

Vitória Marcone 30/01/2019

"O menino do pijama listrado" de John Boyne.
Daqueles filmes que a gente descobre que foi baseado em um livro e diz a si mesmo que vai ler o livro, mas o tempo passa, passam anos, e você esquece ou só deixa pra lá. Depois de muito tempo, finalmente, li o livro, e como esperava o livro tem uma maior riqueza de detalhes e contextualização da história.
O livro ganhou essa edição linda da editora Seguinte, em capa dura, em comemoração aos 10 anos de sua publicação. Essa edição vem com uma introdução inédita do autor, que aborda um pouco do processo criativo da obra e do seu trabalho. E tem, ainda, Oliver Jeffers como ilustrador.
O autor coloca, na introdução, que o processo de escrita do livro começou com a imagem de dois garotos conversando, separados por uma cerca, e seu interesse pelo caminho que os levaram até ali e as conversas que teriam. E essa imagem, de fato, fica muito nítida no livro.
A obra traz a história de dois garotos vivendo o período do holocausto sob perspectivas diferentes da realidade. Bruno, filho de um oficial nazista, e Shmuel, preso em um campo de concentração. Duas crianças, da mesma idade, separadas por uma cerca e que nutriram uma relação de grande amizade.
Apesar do livro relatar um período doloroso da história, ao trazer o relato sob a visão de uma criança ingênua e alheia a dimensão do que estava sendo vivenciado nesse período, o autor possibilitou uma abordagem diferenciada ao tema.

maria 28/01/2019

mudou minha vida!
"O menino do pijama listrado",é narrado por Bruno que tem 9 anos,e,ao contrário do que parece,é um livro extremamente maduro e impactante.
A leitura é fácil e apesar do narrador ser uma criança,recomendo no mínimo 14 anos para a leitura que exige maturidade e amor ao próximo.
Pra mim,esse livro foi aprendizado e muito,muito conhecimento.
Nele podemos ver os efeitos de um dos piores (se não o pior) crime cometido no sistema Solar.A inocência de Bruno e Shmuel provocam tristeza e austeridade no leitor.
Depois desse livro,passei a pesquisar muito mais a fundo sobre a história do Holocausto e sinto-me muito mais humana,muito mais preocupada mesmo,e me sinto muito,muito triste por essa cicatriz ficar para sempre no mundo,inexoralvelmente.
A crueldade do ser humano foi arrebatadora!
O livro é incrível,mesmo! Épico!
Leiam e sejam empáticos! Sejam amor.