O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Marcelle.Paganini 19/03/2024

Inocência em contraste com o sinistro
Eu sou uma pessoa que não tem medo em livro de terror. Mas esse livro me fez acessar uma coisa que não sei dar nome.

Tem mil contrastes. A inocência de quem não vive e de quem não sabe bem o que está vivendo. Pontos de vista, acontecimentos e nuances berrantes. Como um jato de sangue em cima de um lençol branco.

Poucos livro me fizeram chorar. E nenhum me fez gritar: não! Não!! Como se eu pudesse intervir em algo.

Enfim. Chorei e não foi pouco.

Ias 19/03/2024

O menino do pijama listrado
Não tem muito o que se dizer sobre. Eu já tinha assistido o filme e foi muito triste, tocante e pesado.
O livro é a mesma coisa, muito angustiante, muito triste, muito reflexivo e principalmente, muito bom. A leitura é fluída e ao mesmo tempo que o assunto abordado seja extremamente pesado, a leitura é bem leve, pois é do ponto de vista de uma criança. Recomendo imensamente.

jujubaod 18/03/2024

Da pra ficar mais triste do que isso?
Esse livro trouxe uma narrativa muito emocionante sobre um menino alemão vivendo na época do holocausto quando conheceu um amigo "do outro lado da cerca". A amizade deles foi tão genuína e comovente!! Esse final me deixou devastada demais.

Sofia 18/03/2024

Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição
Não tenho palavras para resumir essa obra além de me basear nessa frase do título composta na contracapa. Algo tão simples mas não deixou de ser perturbador a junção da inocência de Bruno com os acontecimentos históricos que vinham ocorrendo.
Notei o quanto o escritor tomou cuidado em se aprofundar nos detalhes de cenas mórbidas, o que me surpreendeu bastante, por que a forma como foi ?deixado no ar? cenas sombrias se tornou coerente com a finalidade do livro - que seria mostrar o ponto de vista de uma criança!! Serviu muito como uma forma de reflexão e compaixão a esse período tão brutal e odioso que o ser humano viveu.

te amo shawn 16/03/2024

Ridiculo
Olha, a historia do livro é bem envolvente, mas é ridicula. O livro que fala sobre nazismo dá enfaze nos nazistas, descreve mais os nazistas, coloca os nazistas como ponto central da narrativa e mal descreve os judeus, menosprezando e apagando eles da historia. O pior de tudo é que na morte de Bruno e Shmuel, o drama do momento está todo focado no Bruno e esquecem do Shmuel, o que é bem ignorante, uma vez que o nazista, mesmo que criança e inocente, foi dramatizado ao inves dos milhares de judeus nos campos de concentracao. Não agrega em nada no contexto nazista didatico, ridiculo.
Isabella1495 22/03/2024minha estante
dei duas estrelas e ainda achei foi muito

Fabiana.Marino 15/03/2024

Muito bom!
Gente, o que falar desse livro? Uma história tão triste sobre o holocausto, mas com a linda amizade de duas crianças que só querem ser amigas e ficar alheias às suas realidades. Esse livro me ensinou que o amor e a amizade não distinguem raça, religião ou nacionalidade. Simplesmente lindo.

skuser02844 14/03/2024

Me encontro totalmente devastada.

Bruno só queria um amigo e Shmuel talvez amenizar as dores...
Bruno achando que seus "problemas" eram os maiores do mundo, Shmuel o escutando.
Bruno uma criança ignorante e Shmuel muito maduro para a sua idade...

Ambos engolidos pela crueldade humana.

Meu coração se despedaçou em vários momentos. Mas, quando Bruno, disse que não conhecia Shmuel, quando Bruno, atravessou a cerca, e quando eles foram para seus "destino" de mãos dadas, foi ali que meu coração se destruiu.

Lorrana 14/03/2024

Impossível negar que é uma história triste, mas sei lá, achei chata, e não acho que os adultos esconderiam a realidade só pelo fato de ele ser criança, até pq tinham orgulho do que faziam.

Giovana Khalil 14/03/2024

Trágico e necessário.
Uma leitura bem rápida, mas isso não significa que não seja profunda. A cada capitulo, senti como se fosse uma porrada em meu rosto. Um evento tão importante sendo retratado em pontos de vista ingenuos é de quebrar o coração.
A visão de Bruno e seus questionamentos são a cereja do bolo em meio a retratação de um dos maiores massacres da história da humanidade, e Shmuel é um garoto cativante e inocente, o que torna a narrativa ainda mais angustiante por sabermos detalhes sobre o evento histórico retratado.

Anna2886 13/03/2024

Bruno e Shmuel - Uma história de amizade e fidelidade
A leitura dessa obra flui muito bem! O livro é extremamente detalhado e mostra de maneira "leve" as atrocidades cometidas pelo nazismo e antisemitismo.
Digo que a obra é leve pois retrata tudo pelos olhos de uma criança, sem maldade nenhuma. Apresenta pessoas como pessoas, sem distinção de raça e religião. Bruno nem mesmo sabia oq eram judeus, e não fazia ideia do motivo deles serem obrigados a ficarem do outro lado da cerca, dentro do campo de "Haja-Vista", que, na verdade, é o famoso campo de concentração de Auschwitz.
Além do mais, O Menino do Pijama Listrado não enuncia palavras que, de certa forma, aclamem o sistema nazista. Por exemplo, Hitler, que popularmente era chamado de Führer pelos alemães, no livro era conhecido como Fúria.
Do meu ponto de vista, é um livro recomendado para crianças de 12 anos ou mais, extremamente nescessário para que aprendamos a olhar o mundo com mais empatia, e entendermos que, às vezes, reclamamos da nossa rotina e desejamos ter a vida de outra pessoa sem necessidade alguma. Às vezes nós temos tanto que nem percebemos o quão felizes somos. A gente só aprende a amar aquilo que tem quando perde, por isso, desejo que essa obra nos ensine a amar nossa liberdade e que nos abra os olhos para que não aceitemos viver um sistema de governo que retire a humanidade de ninguém. Afinal, todos somos pessoas, e merecemos respeito.

Jaine.gabrielle 12/03/2024

O menino do pijama listrado
Esse livro é muito bomm só é meio triste, mas sai da minha zona de conforto com ele, eu aconselho a todos ler ele

Liyyrtt 12/03/2024

Trauma
Somente isso, é uma experiência única que eu nunca vou querer experimentar novamente.
Mas todos deveriam ler
Infelizmente é um fato, todos precisam passar por esse trauma.

gabcalore25 11/03/2024

Já conhecia a história através do filme e do meu pai, que leu. Entretanto foi uma experiência única de ler esse livro
O narrador passa a ingenuidade do Bruno para o leitor, tanto é que as vezes eu ficava refletindo sobre.
Algo que me deixa de boca aberta é o Bruno simplesmente substituir alguns nomes conhecidos, como Hitler para Fúria e Auschwitz para Haja-Vista

Obs: Queria também compartilhar uma teoria do meu pai
Ele acha que essa ingenuidade do Bruno, na verdade, é tudo para ele se esconder da realidade.