O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

gthimb4ck 07/04/2024

Eu raramente leio livros rápido. Esse foi um que eu li em literalmente 3 horas. É sensível, inocente e além de tudo traz uma forma admirável e inocente de tratar a crueldade vivida no holocausto. Ao meio de tanta guerra, se desenvolvera uma amizade tão adorável que fez um se sacrificar pelo o outro. Não leria novamente, apesar de ser um livro emocionante, trata de assuntos que dão mais ênfase e foco a ?tristeza? alemã do que as próprias vítimas, os judeus.
AliJu 07/04/2024minha estante
Você pegou a problemática desse livro que me fez doar sem ler, a comunidade judaica detesta ele por esse motivo que você citou. E o autor não é judeu, claro.

J.Mendes 07/04/2024

Doloroso!!
Eu li esse livro já sabendo da história e, mesmo assim, pude sentir a dor novamente. Uma história extremamente triste e marcante e que dói ainda mais ao saber que foi inspirado numa situação real que levou muitas vidas inocentes.

Gabrielly835 07/04/2024

Esperava mais
É bem escrito, mas é fraco, mostra uma criança que não consegue perceber o que está acontecendo a sua volta, o que foi me irritando um pouco porque pega muito nisso da criança inocente que não tem noção do que se passa ao seu redor, que tava sendo protegido desse horror, que até certo ponto é interessante e é um pouco emocionante, mas depois de algumas páginas já parece forçado, ele vê as pessoas maltratando os judeus, acha pesado e fica horrorizado mas isso simplesmente passa e é isso, não que ele pudesse fazer algo mas nem isso faz ele cair na real. Mesmo sendo muito novo, acredito que na idade que ele tem ele já teria pelo menos alguma noção do que acontece ali, a irmã dele que não era muito mais velha já sabia o que acontecia.
Independente do que está acontecendo com os judeus são páginas e mais páginas dele falando que perdeu as mordomias na vida dele, como a casa de mil andares para uma de dois andares e é basicamente isso por grande parte, eu estava esperando algo diferente, acho que a minha experiência negativa foi mais porque estava esperando outra coisa.

Lo 06/04/2024

É um filme muito problemático e sem base alguma do que aconteceu no holocausto.
Já começa ruim quando o filme romantiza Bruno e sua família, o Bruno sendo filho de um general nazista que é inocente e não sabe de nada e quer ajudar seu amiguinho, só que não tinha como não saber já que nessa idade ele já faria parte da juventude hitlerista (principalmente porque o Bruno seria obrigado a participar da juventude hitlerista, além de frequentar a escola alemã onde os alunos estavam constantemente sendo ensidos a serem nazistas e ainda mais por ele ser filho de um general nazista e ter um campo de concentração bem na sua frente cheio de pessoas esqueléticas ele deveria sim saber ) e esse é um dos maiores erros, a história ser contada por um nazista ao invés de um judeu, apesar dele ser uma criança é uma criança nazista.
Ele tenta fazer com que tenhamos compaixão pela família como se eles não tivessem outra escolha porque foram criados assim, colocados em um papel de vítima pelo Bruno morrer.
Já o Shmuel aparece mais pro meio/final da história e é apenas representado como um judeu sem qi e personalidade e ele serve como uma peça para vitimizar o Bruno no final da história, o filme mostra ele sempre brincando com Bruno e saindo da cerca quando quisesse, mas não era bem assim, ele não teria tempo pra ficar de conversa e se algum comandante percebesse que ele não presta para o trabalho o mesmo seria morto na hora.
É um absurdo ele ser indicado para fins educativos já que não passa de uma história de ficção escrita por um cara não judeu que distorce completamente os fatos ( O MEMORIAL DE AUSCHWITZ criticou o uso da obra dizendo que era um livro irrealista)
É muito triste pensar que tem tantos filmes e livros escritos por pessoas que realmente são as vítimas da história.
Essa meia estrela que eu dei ainda é muito, é apenas pelos atores excelentes que fazem parte dessa obra de merda

Carol 04/04/2024

Triste, triste e triste.
Não sei explicar a sensação ao ver a inocência dessas crianças, nenhum dos dois entendiam o que estava acontecendo e tudo era colocado entrelinhas.

Muito parecido com o filme, mas vale muito a pena ler porque você sente a inocência de Bruno e a vontade dele ser criança e aproveitar tudo.

Por querer ajudar seu novo amigo, acabou sendo vítima de tudo aquilo junto.

Fiquei revoltada diversas vezes durante o livro, mas nada se compara com o final.

massimoes 03/04/2024

Sempre ouvi que o final de O menino do pijama listrado era triste, e provavelmente por isso demorei para ler, já que sou alguém que gosta muito de histórias sobre a Segunda Guerra.

É interessante acompanhar um evento tão famoso e destrutivo pelos olhos de uma criança, principalmente uma que tem seu dia-a-dia tão próximo dos horrores que todos conhecemos. Por isso achei uma ótima sacada do autor nos apresentar nomes de locais e personagens como são entendidos pelo menino. Deixa a leitura mais leve e nos aproxima do personagem.
Gostei bastante!

UrsaMaior 02/04/2024

Um ponto de vista inocente sobre os horrores da guerra
Quando finalmente decidi ler, esperava uma leitura longa e densa, mas me surpreendi ao descobrir que é na verdade uma história infantil contada do ponto de vista inocente de uma criança sobre um período sombrio da história. Foi uma leitura rápida e emocionante, capaz de fazer até o mais resistente dos adultos derramar algumas lágrimas. Uma narrativa sensível e comovente, que oferece uma perspectiva única sobre os horrores da guerra e a natureza humana.

Jessica 02/04/2024

A história é muito boa (triste, porém boa) apesar de ser 7ma ficção, nos faz refletir sobre momentos históricos importantes que devem ser relembrados, mas não devem ser repetidos.
Detalhe: o livro é muito melhor que o filme!

Luciana.Segala 01/04/2024

O menino do pijama listrado??
Esse livro me quebrou de tantas formas, não chorei pq fiquei extremamente desconcertada esperando que os acontecimentos fossem mais explícitos, o que não ocorreu, mas particularmente tornou ele ainda mais devastador. Já vi o filme quando era criança, então, já tinha uma parcela de trauma da história, entretanto, ler foi uma vivência completamente diferente do que ocorreu, experimentar dos pensamentos de Bruno, de sua inocência; da naturalidade com que a família lidava com a guerra - principalmente a irmã mais velha: o Caso Perdido como diria seu irmão; ver pessoas como Pavel e Maria contarem suas histórias e terem efeitos nos pensamentos e no intelecto de Bruno; ver um menino apaixonado por exploração e de opiniões fortíssimas, andar em direção à uma grade de arame enfarpado e construir um vínculo improvável com um menino que ele nunca viu antes e não entende porque está ali, o menino do pijama listrado. Ahhh esse menino, Shmuel - a cada fala dele meu coração ficava apertado, passou por tantas coisas e muitas das quais ainda parecia não compreender, foi triste demais ver ele passando fome e aterrorizado com o que podia acontecer se comesse sem permissão, e mais ainda, quando seu amigo fingiu que não o conhecia por medo(ou covardia como ele mesmo disse). Sobretudo, esse livro é confrontador, é intenso, é de derramar lágrimas, mas é também revigorante, é uma página de todos nós que precisa ser lida.

JosA225 31/03/2024

O Menino do Pijama Listrado
Eu nem preciso falar nada, que livro bom. Ele tem vários momentos emocionantes e que te pegam, eu fiquei surpreso por só ter vendido 7 milhões mundialmente. Eu achava que tá no mínimo 50 milhões. Mas enfim, eu não tenho muito o que falar porque ele é difícil de descrever só lendo pra entender, mas eu queria fazer uma crítica: quando esse livro lançou, ele gerou uma polêmica por causa que teoricamente, o Bruno ele já deveria saber de tudo que acontecia, já que se passa em 1943. E eu concordo com eles nisso, fora que o Bruno é descrito como curioso. Enfim, mesmo com isso, vale muito a pena você ler. E o filme também é maravilhoso.

luaraevangelista 30/03/2024

Como chorei
Não consigo fazer uma resenha mais elaborada do que apenas dizer que chorei copiosamente com esse livro.

Graziela153 29/03/2024

O menino do pijama listrado, é um livro emocionante e pensativo, mostra como o desrespeito pode mudar a vida de muitas pessoas e todos merecem ter uma vida boa.

Bjs,
Grazi.

Nina 29/03/2024

Chorei
Como já tinha assistido o filme, li sabendo o final, mas isso não impediu de ser um livro maravilhoso! é simples mas ao mesmo tempo complexo, a escrita lúdica e ?repetitiva? me fez entrar na cabeça de Bruno e ver aquele contexto horrível com novos olhos, os de uma criança

maravilhoso, necessário para nunca nos esquecermos.

Isabela1740 29/03/2024

O menino do pijama listrado
Um livro bem intenso e que reflete as condições da segunda guerra mundial, a inocência de uma criança e a educação proporcionada nessa época, o preconceito religioso e o trabalho infantil, e a perda de pessoas de valor para uma criança.