O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Carol.Dias 29/03/2024

Deveria ter lido antes.
Confesso que nunca tive vontade de ler esse livro, apesar de já ter visto várias indicações dele, mas resolvi ler depois que vi alguns trechos da adaptação que fizeram do mesmo, e eu me arrependi de não ter lido antes.
Que livro incrível, é curto, porém é cheio de significados, a forma como o autor conta uma história que se passa em uma época obscura da nossa história sem ser explícito e muito claro sobre o que está acontecendo é fantástica, adorei cada capítulo e o final realmente é de partir o coração, difícil de ler o penúltimo capítulo na perspectiva do Bruno, que é uma criança inocente e que não sabe e nem entende o que está acontecendo, mas você como leitor entende tudo e fica com um aperto no coração, fiquei sem palavras no final da leitura.

ReinaldoFerraz 28/03/2024

Enredo ruim para narrar as diferenças fãs duas crianças
O livro devia se chamar "o jovem nazista alienado" ou algo assim. O menino do pijama listrado (que só aparece a partir da metade do livro) é só um apêndice para um personagem blindado em uma bolha difícil de acreditar. O jovem alemão pouco se interessa pelo menino na cerca e quando resolve fazer algo a história acaba.

Entendo que o objetivo é contar a história dos horrores do holocausto pelos olhos de um inocente que não sabe o que acontece, mas fica difícil aceitar nessa inocência toda do Bruno. Fica muito falsa.

Pelo menos o livro é melhor que o filme, pois o final retrata melhor o horror daquela situação, mas mesmo assim a história gira em torno de uma criança que não vê o mal (ou não quer ver), mesmo com incontáveis situações presentes.

Lidianne Oliveira 28/03/2024

Um livro curtinho e com uma história muito triste, impossível não se emocionar...
A inocência do pequeno Bruno o acompanhou até o fim...

Rodrigo1185 28/03/2024

Um livro que me marcou.
Amei o livro, uma história emocionante, aprendi muito com a história do menino Bruno, sua inocência o acompanhou o desfecho final, aprendi muito sobre o holocausto, essa triste passagem que ficará registrada para sempre na história da humanidade. Como sou muito empático ao terminar o livro me senti muito mal, muito reflexivo.

Mimim 27/03/2024

Um misto de sentimentos em 190 páginas.
Eu já estava maluca esperando o momento em que o livro e falar explicitamente sobre o que de fato estava acontecendo, esse momento chegou? Não. Durante toda a narrativa algumas ações e falas são interrompidas, ou seja, fica claro que o personagem principal não sabe o que se passa de verdade. Aliado a isso, o leitor precisa ficar a todo momento fazendo uma analogia pra entender todo o horror que se passava na época e entender os "enigmas" e cenários do livro que não são retratados de forma muito direta (o que não considero um ponto negativo). O livro é ótimo, triste na mesma intensidade. Senti falta de alguns detalhes em cenas específicas, mas vale a pena a leitura.

LAvia77 27/03/2024

Muito triste
?ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido de solta-la?

Ja li alguns livros que contam sobre a segunda guerra mundial e, como todos eles, esse também me pegou - apesar de ser ficcional -. A leitura super fluida, o modo como você vê que o Bruno é ingênuo, e mesmo assim proteje as pessoas que ele ama.

Durante todo livro senti muita pena do Shmuel e, talvez se o Bruno soubesse o que realmente estava acontecendo, teria sido mais compreensível e menos insensível em muitas ocasiões. E talvez isso tenha me irritado um pouco, mas relevei porque é apenas uma criança que não tinha noção da crueldade do mundo.

Recomendo muito a leitura!

Hmen0n 27/03/2024

Necessário
Na orelha da capa não recomendam o livro para garotos (as) de nove anos, mas a leitura é tão suave, fluída, de linguagem simples e tão importante, que não vejo porque não. As crianças crianças de hoje não são tão ingênuas quanto o Bruno.
Claro que uma releitura depois seja necessária.
Se torne hoje a criança feliz que é Bruno, e siga até uma cerca (dentre outras) que nunca deveria ter existido.

Michael 25/03/2024

QUE LIVRO!
Tão curtinho mas tão sincero, fluido, e extremamente triste também. Li depois de ter visto o filme e já sabendo o que aconteceria no final, e isso foi me matando ao longo da história.

Isabela1367 25/03/2024

Antes de ler o livro eu já tinha assistido o filme incontáveis vezes então eu já saberia o que me esperaria (ao menos pensava).
Não são histórias diferentes mas, o livro em alguns pontos me tocou mais, como o final da história, que deixa subentendido o que de fato aconteceu com Bruno.
Mas o ponto não é esse, se trata de uma amizade impossível entre um judeu o filho de um soldado Nazista. A amizade deles é muito bonita, são duas realidades completamente diferentes, em uma parte específica eu me senti mal como Bruno agiu, apesar de ter sido por medo.
A história me agradou e é de fato MUITO dolorido.

gio 24/03/2024

??e assim termina a história de Bruno e sua família. claro que tudo isso aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo.
não na nossa época.? ??

Patry21 23/03/2024

Sem palavras...???????????????????????????????????????????

Felipe.GarAs 23/03/2024

Inocência de duas crianças.
Uma amizade proibida que navega em um mar de ignorância e bondade diante de uma guerra cruel. Leitura agradável e bem escrita.

Sabis 22/03/2024

O Menino do pijama listrado
Simplesmente incrível, retrata certinho, em palavras tudo que os judeus passaram no nazismo.
Eu não duvido nada que aconteceu alguma coisa parecida.
Amei demais, recomendo para todos que passaram aqui e leram essa resenha

Leya 22/03/2024

Não estava preparada apesar da preparação
Gente tantas pessoas me falaram sobre a intensidade desse livro, mas nunca poderia imaginar como seria sem antes de lido. No começo eu me sentia cética com todos aqueles dilemas ?bobos? do nosso narrador. Mas nada e nem ninguém poderia me preparar para as emoções que finalizar esse livro despertariam.

Rubrum Avis 21/03/2024

Esse livro é profundo de mais
Esse livro fala de um assunto muito sério narrado por uma criança, o que é mais triste ainda por que a inocência do Bruno deixa o livro ainda mais pesado. É um livro nessesario
brendaflleal 21/03/2024minha estante
Estou tomando coragem pra ler. ???