O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

sophiataylors 07/02/2024

Achei mto bonito o jeito q o ator descreveu momentos em q certos trastes cometiam atrocidades de um jeito sutil e indireto.
porém, achei o início mto parado e arrastado, ficando melhorzinho só qnd o shmuel eh apresentado.
tbm achei mto ruim isso de só focarem no " sofrimento " do Bruno, e esquecendo completamente do shmuel ( q foi a pessoa q realmente sofreu).

marinaqz 05/02/2024

Necessariamente triste.
Até hoje penso que os dois só queriam brincar juntos? Nunca tinha assistido o filme e fiquei devastada com o final.

frogsmood 02/02/2024

Problemático
Tem muitas pessoas que utilizam desse material para exemplificar uma história verídica, porém esse livro não cumpre esse papel.
O fato do bruno (protagonista) ser filho de um militar e não saber que ao lado de sua casa tem um campo de concentração só prova o quanto o livro é romantizado e superficial, afinal as crianças durante a segunda guerra mundial já eram doutrinadas desde muito cedo a seguirem os ideias naz1... Então esse papo de "que pijama é esse?" "O que você faz ai dentro?" "O que está acontecendo?" não faz sentido algum.
Outro ponto problemático é o fato da história inteira girar em torno de Bruno, o menino branco filho de militar, tirando completamente o protagonismo dos judeus.
Cria-se uma sensibilidade MUITO maior por Bruno do que por Shmuel (a criança que está neste h0locaust0)

spoiler alert ??
Tanto que é, quando ambos os meninos morrem na câmara de gás, o foco maior é na dor, no choro, no pânico dos pais de Bruno, fazendo os telespectadores sofrerem pela morte dele, fazendo-as se esquecerem de Shmuel (e até mesmo dos outros judeus)!

É isso, a leitura não representa a realidade e se torna extremamente negativa partindo desta perspectiva.

manuzines 04/02/2024minha estante
exato

Alice.Oliveira 01/02/2024

O menino do pijama listrado e a pureza das crianças
Livro muito bom. O autor consegue narrar uma história cruel e visceral de forma simples e sutil, tal qual a pureza da resposta das crianças.
Única coisa que me incomodou foi o fato do autor pontuar inúmeras vezes algumas frases e contexto. No mais, é um ótimo livro apesar da história ser baseada em um triste período da história da humanidade.

Izabel2 01/02/2024

Os meninos dos pijamas listrados pra ser mais exata
Só não dou 5 pq teve mt detalhe desnecessário pra um livro de 190 páginas e oq foi necessário pro filme acabou sendo cortado na hora da produção

Anzxbia 31/01/2024

Esse livro é extremamente maravilhoso. O autor conseguiu abordar fatos reais e perturbadores de uma forma leve. Esse livro é tão bem escrito,não tenho outras palavras a dizer a não ser isso e que o final me deixou muito mal, mas é um livro muito bom mesmo.

Caroline.Walendorff 31/01/2024

História e ficção
Tem que ter muito tato e talento para conseguir abordar um tema tão difícil, triste e pesado de uma forma leve, indireta e sútil. O autor, mesmo não sendo detalhista aos acontecimentos desumanos e atrocidades da época, conseguiu contar uma história com início meio e fim, com sentido e com um fundo histórico marcante, deixando "em aberto" ou com aquele quê de "vcs sabem o que aconteceu" em vários momentos, visto que, todos sabem o que aconteceu e o que foi o holocausto, o nazismo e os campos concentração. É um bom livro para dar início a leituras com um fundo histórico desta época sem sair muito traumatizado com os detalhes e relatos das atrocidades deste fatídico período da história da humanidade.

hmhenrique 29/01/2024

Incrivelmente triste
Eu li esse livro quando era moleque e ele me surpreendeu tanto. É impossível não se comover e sentir a dor ao ler cada página. Momentos angustiantes que nos prendem nessa leitura. O filme também apresenta uma ótima adaptação.

vihcordeiroo 28/01/2024

O menino do pijama listrado é uma leitura poderosa que deixa uma marca profunda na mente e no coração do leitor.

Emy 28/01/2024

Foi uma releitura.
Gostei do livro mas não acho tudo isso que é falado sobre ele.