O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Daniele522 26/02/2024

Um livro que mexe
Por se tratar de um tema tão sensível envolvendo crianças durante a segunda guerra mundial, precisei de toda a coragem para prosseguir na leitura. Gostei bastante tanto do livro quando do filme, embora tenha chorado horrores.

Vitoria 25/02/2024

O livro nos traz a realidade de como era a vida durante a Segunda Guerra Mundial, e em como os judeus sofriam apenas por serem judeus.
Tanto o livro como o filme nos traz a sensibilidade daquela realidade, que infelizmente era de muitos assim como o do personagem principal Shmuel, uma criança judeu que fez amizade com o Bruno, filho de um oficial nazista.
Durante a história, vemos Bruno, que ainda era uma criança ingênua, conhecendo Shmuel no campo de concentração, e criando com ele um laço de amizade genuína, a única coisa que ele não entendia era o porque seu amigo precisava ficar atrás daquela cerca e o motivo da sua roupa ser daquela maneira.
Uma das reflexões sobre essa história é sobre ter empatia, com qualquer pessoa, valorizando o que ela é, somos todos diferentes um dos outros, mas não precisamos usar isso como algo ruim, visto que é com diferenças que aprendemos o novo, seja pelas crenças, jeitos de viver, entre outros.
Foi um livro emocionante para mim, e com certeza leria novamente.

Lucas.Eduardo 24/02/2024

Um terror, drama, ou suspense?
Nenhum desses.
Esse livro conseguiu passar um sentimento q nenhum outro livro conseguiu para mim.
Ao mesmo tempo q sentia aflição devido as situações impostas, também sentia medo pelo suspense criado, algo q nenhum outro livro antes tinha conseguido, não uma sensação de terror, mas de um verdadeiro medo.
Foi o livro q mais chegou perto de me fazer chorar, um exemplo de literatura perfeita.
Alice 24/02/2024minha estante
Disc.ordo

Alice 24/02/2024minha estante

hiirayy 22/02/2024

EMOCIONANTE
Envolvente ao extremo.
Se chorou no filme, vai se debulhar em lágrimas durante a leitura.
Vale muito a leitura!!!

talita 22/02/2024

?Nossa última aventura.?
O que falar desse livro extremamente delicado e que mexe bastante com os sentimentos?
a leitura é impecável, os relatos são essenciais, a história é bem comovente e principalmente delicada, com certeza vale a pena ser lido.

?Você é o meu melhor amigo, Shmuel?, disse ele. ?Meu melhor amigo para a vida toda.? ????

Vinisius 22/02/2024

...
Não há palavras para descrever a tristeza dessa história. O quanto os adultos são maus e que deveriam ter um olhar mais humano como os das crianças e dos inocentes.

Aos olhos de quem vê, todos somos iguais. E nessa época, infelizmente, o olhar desumano, hostil e maléfico dos homens, deixaram milhares de pessoas mortas.

Uma história única e que todos deveriam ler. Uma leitura obrigatória e extraordinária para entender um pouco mais de humanidade.

E que a história não se repita...

"Shmuel ergueu a parte de baixo da cerca como sempre fazia quando o amigo lhe trazia comida, mas dessa vez ele estendeu a mão por baixo e manteve lá, esperando até que Bruno fizesse o mesmo. Os dois meninos apertaram as mãos e sorriram um para o outro.
Foi a primeira vez que eles se tocaram."

Pag 113.

gesyy 18/02/2024

O Menino de Pijama Listrado
Assim como muitos livros/filmes que contam sobre a Segunda Guerra Mundial, O Menino do Pijama Listrado possui alguns fatos que sabemos que não aconteceram na realidade.
Apesar de Bruno ter 9 anos, a inocência dele em algumas horas chega a incomodar, principalmente, quando ele está conversando com shmuel. Sei que não podemos culpar uma criança por sua forma de agir, mas a insensibilidade e a indiferença do protagonista em relação ao sofrimento do amigo chega a ser absurda e incomoda.

Gigi 17/02/2024

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

lunadaniela 14/02/2024

Livro simples e objetivo
O impacto que tive com essa leitura não foi tão grande, já que pela repercussão que o livro tem, eu já sabia o que aconteceria ao decorrer da trama.
Um livro com uma leitura básica, que mesmo quem não pratica muito a leitura consegue fazê-la facilmente.
Apesar da fantasia de Bruno ser uma criança tão inocente, que em meio a uma sociedade nazista, não consegue perceber o que acontece ao seu redor, ainda assim, é um livro cativante, que traz ao leitor certo desconforto em alguns momentos.

Leiturasdaflora 13/02/2024

Devastador
Queria ter mais palavras para descrever, mas a palavra que tenho é simplesmente: devastador! É preciso dizer que a inocência de uma criança é capaz de mudar o nosso olhar em relação a um fato ou história. O controle nazista na Alemanha e os acontecimentos desencadeados pela perseguição de judeus é um fato histórico que afetou todas as nações mundiais com sua violência e é claro, seus grandes campos de concentração. O que o autor faz em sua obra é retratar de forma singela e através do olhar de um garotinho de oito anos uma parte da história e dos acontecimento de um dos locais mais horríveis da história, o que por um lado ameniza, por outro torna tudo ainda mais terrível.