O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

MissWalker 14/03/2024

Trágico e necessário.
Uma leitura bem rápida, mas isso não significa que não seja profunda. A cada capitulo, senti como se fosse uma porrada em meu rosto. Um evento tão importante sendo retratado em pontos de vista ingenuos é de quebrar o coração.
A visão de Bruno e seus questionamentos são a cereja do bolo em meio a retratação de um dos maiores massacres da história da humanidade, e Shmuel é um garoto cativante e inocente, o que torna a narrativa ainda mais angustiante por sabermos detalhes sobre o evento histórico retratado.

Gabriel 11/08/2021

Triste e belo à beça
Eu já havia assistido o filme e alguma coisa tinha me feito não gostar tanto assim da adaptação, o livro é com certeza bem melhor.

O desenvolvimento dos personagens é superior, a ambientação é ótima e as coisas que ficam subentendidas são aterrorizantes.

Não achei os personagens clichês (igual ao filme). A amizade do Bruno e do Shmuel é mais natural.

Gostei muito da narrativa sob a visão de mundo do menino.

O final é obviamente muito triste e impactante. Uma obra curta mas cheia de críticas sociais (principalmente aos regime nazista, obviamente) e certamente inesquecível.

Marina 13/09/2009

Inocência e burrice não são a mesma coisa.
O livro é bom, mas poderia ser muito melhor.

Alguns fatores simplesmente não convencem. Ora, como pode um menino de 9 anos em plena Alemanha nazista não saber quem é Hitler ou o que uma suástica representa, ainda mais sendo filho de quem é (um comandante do exército nazista)?

Mesmo que essa alienação do menino fosse possível, John Boyne subestima a inteligência de um garoto de 9 anos fazendo Bruno, o protagonista, acreditar eternamente que os judeus são pessoas que moram do outro lado da cerca, que não são prisioneiros, e que é muito injusto o fato de que do lado de lá seja muito mais divertido porque há muitas crianças e na casa dele não, mesmo depois de presenciar atos violentos. Ah, faça-me o favor. Capacidade de raciocínio e de tirar as próprias conclusões são nulas, né. Chega a ser irritante em alguns momentos.

Outro ponto que não gostei é a linguagem do autor, muito simples e por muitas vezes boba como o protagonista. Na própria orelha do livro diz que ele não é feito para uma criança ler, mas não é o que o texto de Boyne transmite (se fosse o próprio personagem que narrasse tudo bem, mas não é o caso).

Enfim, apesar de tudo, se você puder ignorar a falta de coerência do escritor, a leitura será bem proveitosa. E o final é surpreendente e emocionante.

kassya 28/07/2009

Guerra e amizade.
Guerra e infancia.
Guerra.

PedroHarpy 14/06/2020

Uma amizade verdadeira.
Bruno é um homenzinho (nunca fale isso perto dele) de apenas 9 anos de idade que morava com seus pais e sua irmã (que é um "caso perdido") em Berlim. O pai de Bruno trabalha para o exército da Alemanha, e devido a guerra (2° Guerra Mundial) iria precisar se mudar para um lugar chamado Haja-Vista, consequentemente, toda a sua família iria junto. Quando soube da notícia, Bruno ficou bravo com a ideia, pois acabaria perdendo contato com seus amigos, porém ele teve que aceitar a decisão de seus pais.

Quando chegaram a Haja Vista, o que mais chamou atenção em Bruno era uma cerca enorme que dividia sua família de um monte de pessoas muito curiosas, que sempre estavam de "pijama listrado" (prisioneiros do campo de concentração). Depois de vários meses se sentindo sozinho, bruno resolve explorar fora da casa, ele sempre gostou muito de brincar de explorar, e seguiu por um longo caminho ao lado da cerca. Durante um certo tempo de caminhada, ele encontra um menino, pequeno, magro, com a cabeça raspada e da sua mesma idade, o Shmuel, que é judeu e vive prisioneiro ali com sua família. Mas Bruno não sabia disso.Tornaram-se amigos e Bruno deixou de sentir-se tão sozinho, pois ia todos os dias ao mesmo lugar conversar com o menino do pijama listrado.

O menino do pijama listrado é narrado em terceira pessoa, possui uma linguagem simples de fácil compreensão, a edição de capa dura trás lindas ilustrações, além de falar sobre um momento histórico para o mundo todo, a Segunda Guerra Mundial, mesmo diante desse cenário tão cruel e de tanto sofrimento, um belo e nobre sentimento surgiu entre duas crianças, a amizade. O final é super emocionante, a história é triste e bonita, a inocência e a pureza das duas crianças (Bruno e Shmuel) toca a alma de qualquer um.
Lais544 14/06/2020minha estante
Adorei a resenha!

Mari 14/06/2020minha estante
Um dos meus favoritos! E essa edição é incrível mesmo!

Noemi 30/03/2022

"E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se
seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as
suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la."

Só quem já viu ao filme sabe o quanto é emocionante, não tenho muito a dizer, só leiam.
Vamlirynna 30/03/2022minha estante
Eu chorei horrores

Noemi 11/04/2022minha estante
Fiquei desidratada e ainda indiquei pra outros ficarem também.

Vamlirynna 11/04/2022minha estante
Soares, é sobre KKKKKKKK

Alice1867 29/11/2022

Muito tocante e real
?Ele juntou os pés e ergueu o braço direito no ar antes de bater um calcanhar no outro e dizer numa voz tão profunda e clara quanto possível?tão parecida com a do pai quanto ele conseguia fazer?as palavras que dizia sempre que saía da presença de um soldado.
? Heil Hitler?, disse, o que Bruno presumia ser outra forma de dizer: ?Bem, até logo, tenha uma boa tarde?. ?
De longe o livro mais bonito e tocante que eu já li. Cada parágrafo é como uma mina de ouro que foi descoberta, a coisa que eu achei melhor foi que a história é narrada vista aos olhos de um menino inocente como Bruno.

Pietra 03/05/2023

O menino do pijama listrado
Ah, não tem muito o que dizer, já que eu li pra escola ;-;
Mas é bem interessante por relacionar com coisas da Segunda Guerra Mundial e tals
Achei o começo e algumas parte meio enroladas e chatas
E é isso

Spoiledcherry 27/05/2022

Eu gostei bastante. Talvez não tanto assim do final...mas gostei.
Eu não sabia da temática, e como sou lerda nem associei o título e capa... 🤦🏻‍♀️
@sandraalmeidaeseuslivros 27/05/2022minha estante
Eu só vi o filme e chorei horrores

Bruh 16/06/2021

Na troca me falaram que a história era emocionante, e tinham razão.
Nunca nem assisti o filme, e mesmo já tendo ouvido falar que a história era triste, não imaginei que iria acabar como acabou, só me dei conta no capítulo 17 (sim, no final do livro), aquela não era uma boa ideia e era claro que algo daria errado. O mais triste de tudo é saber que não se trata apenas de ficção e sim que coisas assim realmente aconteceram, mas é a boa leitura e eu recomendo.
Duda 16/06/2021minha estante
Como consigo ler? Sou Nova aqui.

Bruh 16/06/2021minha estante
Duda vc não consegue ler pelo Skoob, pois aqui é uma plataforma para acompanhamento de leitura, uma estante virtual.
Para ler só livro físico ou e-book mesmo.

danielagarcia 13/01/2023

Nesse livro vemos o nazismo pelo olhar de um garoto alemão que não faz ideia da crueldade que estava acontecendo ao seu redor. Ele joga seus problemas banais pra cima de Shmuel que vive momentos terriveis sem nem saber o quão desastroso é viver do outro lado da cerca.

Kayllana 09/01/2023

EXTREMAMENTE BOM, PROMETE TUDO E ENTREGA TUDO E MUITO MAAAAIS!!! não preciso nem comentar o tanto que eu chorei nesse livro. Só tenho um aviso, LEIAM!!! Juro, vcs não vão se arrepender
A soma de todas as páginas 09/01/2023minha estante
Eu chorei demais fazendo essa leitura

Jessie 09/01/2023minha estante
comecei agrrr ? ja to preparando lencinho

Rafaela573 04/01/2023

4??/ 5 ??
Eu gostei muito do livro. Eu não cheguei a chorar como eu esperava, mas é uma leitura bem triste e que vai te comover. Eu esperava um final bem trágico porque sempre ouvi que era muito triste, porém não tem um final brutal (como eu esperava, mas o final continua sendo triste)
O livro é muito necessário para ser trabalhado nas escolas.