O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Rodrigo1185 28/03/2024

Um livro que me marcou.
Amei o livro, uma história emocionante, aprendi muito com a história do menino Bruno, sua inocência o acompanhou o desfecho final, aprendi muito sobre o holocausto, essa triste passagem que ficará registrada para sempre na história da humanidade. Como sou muito empático ao terminar o livro me senti muito mal, muito reflexivo.

Mimim 27/03/2024

Um misto de sentimentos em 190 páginas.
Eu já estava maluca esperando o momento em que o livro e falar explicitamente sobre o que de fato estava acontecendo, esse momento chegou? Não. Durante toda a narrativa algumas ações e falas são interrompidas, ou seja, fica claro que o personagem principal não sabe o que se passa de verdade. Aliado a isso, o leitor precisa ficar a todo momento fazendo uma analogia pra entender todo o horror que se passava na época e entender os "enigmas" e cenários do livro que não são retratados de forma muito direta (o que não considero um ponto negativo). O livro é ótimo, triste na mesma intensidade. Senti falta de alguns detalhes em cenas específicas, mas vale a pena a leitura.

LAvia77 27/03/2024

Muito triste
?ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido de solta-la?

Ja li alguns livros que contam sobre a segunda guerra mundial e, como todos eles, esse também me pegou - apesar de ser ficcional -. A leitura super fluida, o modo como você vê que o Bruno é ingênuo, e mesmo assim proteje as pessoas que ele ama.

Durante todo livro senti muita pena do Shmuel e, talvez se o Bruno soubesse o que realmente estava acontecendo, teria sido mais compreensível e menos insensível em muitas ocasiões. E talvez isso tenha me irritado um pouco, mas relevei porque é apenas uma criança que não tinha noção da crueldade do mundo.

Recomendo muito a leitura!

Hmen0n 27/03/2024

Necessário
Na orelha da capa não recomendam o livro para garotos (as) de nove anos, mas a leitura é tão suave, fluída, de linguagem simples e tão importante, que não vejo porque não. As crianças crianças de hoje não são tão ingênuas quanto o Bruno.
Claro que uma releitura depois seja necessária.
Se torne hoje a criança feliz que é Bruno, e siga até uma cerca (dentre outras) que nunca deveria ter existido.

Michael 25/03/2024

QUE LIVRO!
Tão curtinho mas tão sincero, fluido, e extremamente triste também. Li depois de ter visto o filme e já sabendo o que aconteceria no final, e isso foi me matando ao longo da história.

Isabela1367 25/03/2024

Antes de ler o livro eu já tinha assistido o filme incontáveis vezes então eu já saberia o que me esperaria (ao menos pensava).
Não são histórias diferentes mas, o livro em alguns pontos me tocou mais, como o final da história, que deixa subentendido o que de fato aconteceu com Bruno.
Mas o ponto não é esse, se trata de uma amizade impossível entre um judeu o filho de um soldado Nazista. A amizade deles é muito bonita, são duas realidades completamente diferentes, em uma parte específica eu me senti mal como Bruno agiu, apesar de ter sido por medo.
A história me agradou e é de fato MUITO dolorido.

gio 24/03/2024

??e assim termina a história de Bruno e sua família. claro que tudo isso aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo.
não na nossa época.? ??

A quebradora da maldição 23/03/2024

Sem palavras...???????????????????????????????????????????

Felipe.GarAs 23/03/2024

Inocência de duas crianças.
Uma amizade proibida que navega em um mar de ignorância e bondade diante de uma guerra cruel. Leitura agradável e bem escrita.

Sabis 22/03/2024

O Menino do pijama listrado
Simplesmente incrível, retrata certinho, em palavras tudo que os judeus passaram no nazismo.
Eu não duvido nada que aconteceu alguma coisa parecida.
Amei demais, recomendo para todos que passaram aqui e leram essa resenha

Leya 22/03/2024

Não estava preparada apesar da preparação
Gente tantas pessoas me falaram sobre a intensidade desse livro, mas nunca poderia imaginar como seria sem antes de lido. No começo eu me sentia cética com todos aqueles dilemas ?bobos? do nosso narrador. Mas nada e nem ninguém poderia me preparar para as emoções que finalizar esse livro despertariam.

Rubrum Avis 21/03/2024

Esse livro é profundo de mais
Esse livro fala de um assunto muito sério narrado por uma criança, o que é mais triste ainda por que a inocência do Bruno deixa o livro ainda mais pesado. É um livro nessesario
Brenda532 21/03/2024minha estante
Estou tomando coragem pra ler. ???

Mih_Remy 20/03/2024

Bom eu acho que falei tudo que tinha pra falar
Para falar a verdade, não gostei muito da história. Provavelmente não sou a única que tem essa opinião e teve essa impressão. Quando ouvi falar do "Menino do Pijama Listrado" e ouvi as pessoas falando que o livro era muito triste, meio que já estava esperando que iria chorar por se tratar de um assunto tão delicado e absurdo (absurdo por pensar que existiram pessoas que cometeram tais atos e genocídio). Mas o que eu estava esperando era uma história tipo "Escondendo Edith" ou "Diário de Anne Frank". Minha decepção ao longo da história foi perceber que se tratava de uma ficção. Para falar a verdade, eu não chorei. Simplesmente não gostei. Acredito que, se soubesse do que se tratava, eu iria gostar mais, por se tratar de ficção sobre um assunto muito importante da história, que requer muito cuidado ao falar e ler sobre. Não gostei da forma que foi contada, pois a história foca muito mais na visão do Bruno de como a vida dele era muito mais linda e bela antes de se mudar para sua nova casa Na qual ele vai ter que aprender a gostar. Bom, e como eu disse, não me desceu, pois não acho certo que falem que esse livro vai contar um pouco sobre o Nazismo e a perseguição dos judeus na 2ª Guerra Mundial. Realmente aborda e fala um pouco sobre o assunto, mas esse livro não aprofunda e nem chega nem um pouco perto do que realmente foi esse período, o quão ruim e odioso ele foi para a história da humanidade e o quão péssimo e triste que até hoje existem sequelas sobre essa época. E durante a leitura, quem não estuda muito sobre o assunto e não tem muito conhecimento sobre o assunto pode pensar que foi só aquilo mesmo!!! O livro é escrito tão superficialmente sobre o Holocausto que eu fiquei me perguntando se realmente eu estava lendo um livro que abordava sobre o assunto, a história pareceu uma história pra boi dormir!!!
Pode ser que talvez você possa gostar do livro e ter uma opinião completamente diferente, recomendo ler o livro pra tirar suas próprias conclusão e por favor não deixe de ler o livro só por causa da minha resenha.
AbobrinhaBaggins 20/03/2024minha estante
Cara, acredito que esse livro tenha a escrita tão "maquiada" sobre a Alemanha no auge do nazismo, não pra enfatizar isso, mas dois elementos que são o tema central do livro: a amizade e inocência. Suponho que Boyne quis mostrar a estupidez da segregação: dois seres completamente diferentes de raça e valores são praticamente os mesmos seres humanos. Essa separação é posta à tona quando Bruno encontra o menino judeu( não lembro o nome dele, faz muito tempo que li) do outro lado da cerca. Em seguida, a tal repulsa que os alemães sentem pelos judeus é praticamente extinta por estes dois, conectados um ao outro pela pureza infantil. Acredito que o tema central não seja o nazismo, e sim a pureza da amizade entre dois meninos. O nazismo seria apenas uma ambientação para tal tema. Realmente, esperava um tom mais violento como li em A Lista de Schindler, Maus e Anne Frank, mas isso causaria um amadurecimento precoce em Bruno, o que é totalmente o oposto que o autor quer ressaltar, que é a pureza infantil. É muito mais interessante observar quão puro e criança Bruno é vendo ele descrever coisas absurdas de um jeito confuso, um olhar de criança pueril. Em seguida, ele é morto no campo de concentração, o lugar onde seu próprio pai trabalhou para matar outros. Novamente, a mensagem "somos todos iguais na morte" aparece. Mas enfim, foi interessante ver seu ponto de vista, mas só escrevi porque gosto muito desse livro e tentei mudar seu olhar sobre ele kkkk mas se não gostar ainda, tudo bem.

Silvia Pimenta 20/03/2024

O que dizer desse livro? Já tinha visto o filme e é bem triste, uma amizade em tempos de guerra com a inocência de duas crianças. Lendo o livro percebo que faltou mais envolvimento em algumas questões.

Alexandre 20/03/2024

Estou com uma viagem marcada para Auschwitz e, pelo que pesquisei, não era tão simples chegar perto da cerca como é retratado no livro. No entanto, a mensagem principal é sobre um garoto de nove anos totalmente alheio ao Holocausto. Da janela do seu quarto, observa uma cerca e além dela, pessoas usando pijamas que o intrigam. Ao conhecer Shmuel, um menino do outro lado da cerca, os dois tentam desvendar os mistérios que envolvem suas famílias. O Menino do Pijama Listrado é uma história emocionante sobre amizade em tempos de guerra, mostrando como a inocência se depara com o horror do Holocausto.