O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - O Menino Maluquinho

Everton Vidal 28/03/2021

Ler com a filha esses livros que marcaram a nossa infância não tem preço. É uma forma de viajar no tempo e ser menino de novo.
Grande Ziraldo!

Talassa 03/01/2010

Infanto mais adulto impossível

Quem nunca leu ou viu ao filme do Menino Maluquinho, obra clássica de Ziraldo?
Sucesso no mundo infanto-juvenil,sem duvida, pela linguagem e pelo contexto infantil.
Contudo, poucas obras infantis podem ser realmente lidas de forma mais aprofundada por adultos, e Maluquinho é uma delas.

Conforme a gente cresce, a gente vai se perdendo um pouco.
A gente se perde da inocência, da alegria boba, dos laços simples da amizade, da infância.
A gente se perde e acha que cresceu.

Ler Maluquinho resgata tudo aquilo que tivemos um dia e que podemos voltar a ter.

Basta imaginar.
Ser criança de novo.

Resgatar aquilo que lhe é mais precioso: o coração.
Rômullo 04/01/2010minha estante
Ótimo.

Enquanto imaginarmos que só teremos a pureza de uma criança, se formos crianças, ficaremos presos a um mundo da lógica, do conformismo e do imprevisível.

Vamos imaginar e sobrepujar tudo isso!

Se todos tivessémos a humildade e a despreocupação de colocar uma panela na cabeça e pensar como um garotinho levado, teríamos o poder de mudar o mundo! ==)))

Rômullo 05/01/2010minha estante
*Previsível

Esdras 01/12/2014minha estante
Gostei da sua resenha e do comentário do Rômullo também!

simone 06/05/2016minha estante
Menino maluquinho louco por futebol
O livro ?Maluquinho louco por futebol? é muito legal , conta a história do amigo do maluquinho, em uma das passagem da história menina chamada Nina estava na janela e viu o amigo do maluquinho fazendo xixi no poste e falou:
- Coisa feia faze xixi no poste , ela foi correndo perguntar para a mãe por que os meninos gostam de fazer xixi no poste e a mãe pensou que a filha era muito inteligente e a filha respondeu que não precisava mais, pois o Maluquinho mostrou.

Cida Zientarski 22/09/2022

O Menino Maluquinho e Feliz
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças- mas poucas se lembram disso” (O Pequeno Príncipe)

“O Menino Maluquinho”, continua me encantando contando sobre o famoso garoto que usa uma panela na cabeça como se fosse um chapéu. Foi escrito pelo famoso desenhista e cartunista Ziraldo. Não tem como não se apaixonar por ele. Não importa a idade.

Tudo começou com um menino “que tinha o olho maior do que a barriga, tinha fogo no rabo, tinha vento nos pés, umas pernas enormes (que davam para abraçar o mundo) e macaquinhos no sótão (embora nem soubesse o que significava macaquinho no sótão). Ele era impossível”. Seu nome? O autor não diz. Ele o chamou de O Menino Maluquinho! Era assim que todos os chamavam também, pois ele era muito levado e travesso. Estava sempre aprontando das suas. Dando sustos também. Mas era muito amado e muito sabido. E nunca parava quieto. Quanta energia ele tinha! Aproveitava o tempo como ninguém. E quanta imaginação!

Ziraldo escreveu um livro perfeito para crianças, pois é cheio de ilustrações. Uma curiosidade, é que os traços do personagem são muito fortes, você consegue facilmente reconhecê-lo em qualquer lugar. Qualquer criança diante de um desenho dele irá identificá-lo. Além disso, o texto é sempre curto e com um ar de diversão. E um pouco poético também, com versinhos.

O Menino Maluquinho nos contagia porque resgata a infância. Falando de um garotinho que não teve medo de viver a infância ao máximo. Ele aprontava sim, caia e se machucava, de tanto brincar nas férias. Gostava de passar um tempo com seus avós, quando se esbaldava, pintando e bordando e comendo guloseimas. E sempre encontrava tempo para tudo, para ir para a escola, para ler, para colar figurinhas, para brincar, para estudar até tirar dez em todas as matérias, e se trancar no quarto e deixar a imaginação solta com as mais incríveis aventuras.

E o que eu gostei muito é que ele estava sempre fazendo traquinagem, ou querendo conversar, ou inventando brincadeiras. Ele tinha uma mente muito ativa, era muito esperto. E os pais nunca tentaram impedir ou refrear o desenvolvimento dele, pelo contrário, eles se envolviam e até o ensinaram a criar uma pipa, ou fazer um balão. Vamos ver que o relacionamento que ele tinha com a família era muito amoroso. E para mim, esse foi um dos fatores determinantes para ele ser alegre e saudável, como toda criança deveria ser. E foi muito importante para ele aprender a lidar com o problema que irá surgir com os pais. Que não é nada fácil para as crianças.

Mas o que está mais em destaque na personalidade dele é que ele era um menino feliz! Nada o impedia de arranjar um jeito de se divertir, nem um tempo chuvoso, ou um dia muito frio. E muito menos aqueles dias em que sentia um vazio o peito, ou dor. Nada que se aconchegar a família e ganhar muitos beijos e abraços não resolva.

E por fim, a mensagem que traz um exemplo para todos nós. Uma criança amada se torna um adulto muito legal, risos. Eu amei o livro e gostaria que as crianças dessa nova geração o conhecessem.

site: https://storytime.com.br/o-menino-maluquinho-de-ziraldo-resenha/#page-content

Will 17/04/2024

Uma nostalgia honesta
Ziraldo era grande pela simplicidade de seus traços e texto. Uma historinha ingênua e infantil como essa, respingada de momentos maduros (poucos, é verdade, mas muito certeiros) ressaltam sua qualidade e reverberam sua maturidade. E, no fim, a loucura nada mais é que viver bem a vida!

André Hausmann 16/05/2021

É um retorno a infância.
Livro com uma história singela e envolvente com ilustrações que complementam e ampliam o texto.
A sua leitura invoca nostalgia, uma saudade de nosso tempo de criança, além de tocar em pontos delicados que atingem certas famílias. Assuntos sempre tratados com delicadeza e com respeito.
Um livro recomendado para qualquer faixa etária.

Juliana.Anzai 27/10/2023

Nostalgia
Sensacional? me remete a infância! Lembro da minha mãe que sempre comprava um Gib para mim? já q em casa só eu q lia quando criança.
Todos os papais e mamães deveria começar assim? criando esse vínculo com o filho.

8/10

Ilym_ 09/07/2021

menino maluquinho resenha
O livro é completamente mágico me faz lembrar de coisas boas é a história é boa e conta muito sobre a personalidade do nosso personagem principal mais de um jeito animado é infantil, a leitura rápida e leve eu levei mais ou menos de 10 A 30 minutos pra terminar de ler o livro

Velho Vesgo 09/04/2021

Lendário
O que eu posso dizer do meu primeiro livro? Quando minha família não tinha condições de me dar um, uma amiga me emprestou. Foi amor a primeira vista. Já perdi as contas de quantas vezes li este livro. Ziraldo é uma lenda.

megacombo 16/01/2009

Quem não leu O Menino Maluquinho, praticamente não teve infância!!! rssss
Teka 08/11/2011minha estante
Também faz parte da minha infância, ainda mais porque foi minha madrinha que me deu de presente e autografado pelo Ziraldo !
Guardo com muito carinho :)

Livros17 25/01/2021

Um livro que lembra a infância.

Esse livro e essa história fez parte da minha infância e relê-lo agora depois de adulta foi uma experiência bem interessante.

O livro conta com uma ilustração por página o como é a vida e o dia a dia do Menino Maluquinho, com muita imaginação, um coração grandão e claroo muitaaa arte que as crianças aprontam.

O autor desenvolve bem a escrita com as ilustrações e nos mostra o como é a visão e os sentimentos de um menino.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Livro com gostinho de infância
Esse aqui talvez tenha um dos primeiros livros aos quais eu li assim que comecei a ler.Que época boa,a nossa doce infância.Amo esse livro.
Ziraldo nos conta a história de um menino alegre,divertido, aventureiro,bom aluno porém com péssimo comportamento,assim os adultos o apelidam como menino maluquinho.
Livro ótimo pra uma criança que acabou de aprender a ler,cheio de boas ilustrações.Com certeza passarei esse clássico pros meus livros lerem.
No final do livro Ziraldo me mostra que o menino que era considerado maluquinho,era só um menino feliz.Nos dando assim uma grande lição,então que nós já adultos nunca perdemos a criança que há em nós.Obrigada Ziraldo.

Lala 07/01/2021

Aquele sentimento de infância que existe em todos nós...
Li esse livro no segundo ano do fundamental, era um dos livros de literatura que a gnt precisava ler naquele ano e eu lembro que gostei muito, me diverti e li rapidinho, vendo as ilustrações. Mas agora, o sentimento ao ler o livro é diferente, ao mesmo tempo que parecido.
Eu vi que ele não é uma história do Menino Maluquinho como as outras e percebi que nem mesmo é sobre o Maluquinho e sua turma. É sobre o menino e a menina que existem em todos nós, acima de tudo, é um livro sobre a infância. A época em que o tempo parece passar mais devagar e dá pra aproveitar cada minuto, quando cada dia era uma aventura, quando a maior das felicidades era sair correndo, fingindo ser um herói, heroína,pirata ou princesa.
Na releitura, percebi que o livro fala sobre assuntos bastante delicados, como o divórcio dos pais do menino e o processo dele lidando com isso. Outra questão, inventada filme, que é uma adaptação que eu gosto bastante, fala sobre a perda,tudo pelos olhos de uma criança,aprendendo a viver e lidar com os baques da vida.
É um livro sensível, fofo, engraçado,divertido e gostoso de ler, que traz a nostalgia de ser criança. A simplicidade, as piadas que contávamos e ríamos a toa, a alegria de brincar.Tudo isso que ficou para trás,afinal, podemos segurar tudo,exceto o tempo, que avança impiedoso, e como o Menino Maluquinho cresceu, a gente também cresce. Mas eu sei que dentro de cada pessoa crescida, existe um menino ou menina que ainda gosta de sonhar e correr, livros como esse são nosso encontro com esses meninos e meninas que foram levados pelos anos, como um encontro entre passado e futuro. Aquela saudade bonita que chamamos de nostalgia.