O Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - O Menino Maluquinho

Will 17/04/2024

Uma nostalgia honesta
Ziraldo era grande pela simplicidade de seus traços e texto. Uma historinha ingênua e infantil como essa, respingada de momentos maduros (poucos, é verdade, mas muito certeiros) ressaltam sua qualidade e reverberam sua maturidade. E, no fim, a loucura nada mais é que viver bem a vida!

Mari.Butrico 15/04/2024

Muito maluquinho
Muito maluquinho e esse menino.

Com todas as peripécias faz com que voltemos a nossa infância.

Neste livro momentos de risadas em sala de aula pude compartilhar.

Muitos se identificaram, muitos ainda me fizeram acreditar que criancices ainda existem ???

Dango Yoshio 14/04/2024

Sejamos todos maluquinhos!
Já conhecia o personagem, óbvio, já tinha visto o filme e as várias referências a ele, mas nunca tinha lido o livro. E que preciosidade esse texto do Ziraldo.

Sensível, divertido e emocionante. Um lembrete pra sermos mais maluquinhos nesse mundo tão sério.

Luciano Luíz 12/04/2024

A primeira vez que li O MENINO MALUQUINHO do ZIRALDO, não lembro com exatidão, mas foi em 1984 ou 1985, quando tinha entre 6 e 7 anos. Ou como se dizia antigamente, quando eu usava calças curtas. Durante todo esse tempo eu relembrava do livro. O mais interessante é que algumas frases e ilustrações jamais desapareceram da memória. É como se eu ainda estivesse naquele passado distante vendo e lendo com nitidez.
Então queria reler para saber se eu ia sentir algo diferente, se o livro tanto em suas palavras quanto em imagens realmente continuava sendo tão bom. Só que a gente vai deixando umas coisas de lado e assim 40 anos passaram. Naquela época o livro ainda era, digamos mais ou menos recente.
Essa semana resolvi voltar no tempo e a minha opinião é a seguinte: em questão de visual o livro continua maravilhoso. Com aquele traço dinâmico e convincente. O olhar do personagem passa com facilidade todas as suas emoções: alegria, tristeza, as traquinagens, dúvidas, medos e por aí vai. Realmente um trabalho de respeito.
No quesito história é também caprichado, pois a rotina do menino aliada a seus sentimentos lhe convence de que ele é real e vive mesmo sua vida rodeado das coisas boas e más.
O vocabulário é bom, possui palavras que há 44 anos (quando foi publicado pela primeira vez) eram mais comuns na vida das pessoas. Hoje algumas dessas palavras são consideradas ofensivas por uns e outros. Ou devido a cabeça repleta de merda dos adultos que veem maldade em tudo. E sem contar que há também referências ao regime militar de uma forma bem humorada.
Enfim, pra mim é um livro que emociona, pois quando eu era criança entendi pouco dele. Apenas o que era mais simples como algumas brincadeiras e o futebol. Agora depois da releitura senti pena do menino em algumas coisas, principalmente quando há uma separação na família. O pai prum lado, a mãe pra outro e ele ali no meio e depois sentado num canto com aquela carinha de quem pouco ou nada tá compreendendo do que tá ocorrendo.
No meu entendimento O MENINO MALUQUINHO não é exatamente apenas um livro infantil, mas também destinado a um público mais velho, e não me refiro a adolescentes e sim aos adultos. Porque ali vemos uma história de vida de alguém que tá passando por coisas que muita gente do mundo real passou e passa. A criança pode entender algumas coisas (como eu entendi) mais simples, mas o livro em si é uma obra que vai além. Pode ser lido por todos os públicos de todas as idades, mas a gente só tem uma visão completa depois que os anos passam.
Outra coisa curiosa é que a vida do menino maluquinho já não é mais a vida das crianças reais. Nem todas mais brincam na rua ou jogam bola, até porque nas ruas dependendo do lugar é mais perigoso a diversas circunstâncias. Mas o que mais vejo quando ando pelas ruas ou vou ao mercado, são crianças, a maioria ainda bebês de colo, com smartphones nas mãos. Os pais acham bonito, pensam que seus filhos vão virar gênios da tecnologia ou influenciadores, mas a verdade é que estão apenas barrando parte de uma coisa não volta mais. Criando adultos infantilizados que não conhecem limites de quaisquer coisas.
Ah, reler o Menino foi voltar também em parte à minha vida de criança. O Ziraldo morreu há poucos dias e eu em todos esses anos prometendo a releitura. Há outros livros com personagens geniais do autor: Pererê, Julieta (a menina maluquinha), a professora, etc., mas é aqui onde a coisa realmente começa para não mais ter fim. Pois fica sempre contigo.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Loony 09/04/2024

Eu decidi adicionar aqui na minha estante todos os livros do Ziraldo, que me acompanharam com tanto carinho e zelo durante a infância. Todas as memórias que tenho deles são repletas de felicidade, aprendizado, alegria e principalmente amor. Um amor que cresceu e cresceu pela leitura, pela imaginação e pelo inusitado. Gratidão, Ziraldo.

Zezinholendo 08/04/2024

O menino maluquinho e muito esperto uma criança cheia de energia e alegria,onde ele passa é uma festa, na escola em casa todos amam muito o menino maluquinho.um livro muito bom fiquei meio intrigado com uma palavra que Ziraldo usou no livro que aparece 2 vezes e achei desnecessário o uso daquela palavra mas como não quero estragar com o desejo de alguém ler o livro deixo para que vocês mesmos leiam e tirem suas conclusões. Mas é um livro ótimo. Muito bom.

Stella F.. 08/04/2024

Uma criança e um adulto feliz
Aproveitando para reler esse grande clássico. Como é um livro infantil, e já passei os olhos por ele várias vezes, hoje resolvi lê-lo (na realidade escutá-lo no youtube) e depois fui na BibliOn ver os desenhos, e ficar admirado da criatividade de Ziraldo, que fez de um menino um homem feliz. Ele era travesso, mas era uma travessura sadia, que todos fazemos quando crianças, ralar joelho, andar de bicicleta, brincar de pique e outras mil brincadeiras. Olho para os meus joelhos em tem muitas marcas. A infância fica para sempre na memória, boa ou ruim, que bom que o menino maluquinho teve uma infância feliz e eu também.
Recomendo a todos, uma dose de alegria!

Adriana Scarpin 08/04/2024

Em honra do Ziraldo (1932 - 2024).
Ontem ia reprisar o filme do Helvécio Ratton na Globo, mas como estava enrolando demais pra terminar o BBB, tirei o som daquela gente horrível e fui reler o livro do Ziraldo enquanto o filme não começava.
Pouca coisa lembrava do livro ou do filme, mas me surpreendeu a fidelidade do filme para com o livro, o menino maluquinho possui a mesma essência em ambas as mídias e tem toda a razão de ser de ser símbolo da criança brasileira.

Bíh948 07/04/2024

Tão simples, mas tão lindo!
Meu Deus! Ler isso foi algo completamente repentino. Eu me impactei com a notícia do falecimento do Ziraldo e todas as homenagens, me lembrei do quanto eu gostava do menino maluquinho na minha infância e então simplesmente quis ler o quadrinho. E li... E caramba... Eu tô muito emocionada! É tão simples, mas tão sensível, que me fez chorar...

É uma história linda! Todo mundo já foi um menino maluquinho. A pureza do livro, em mostrar a infância, as coisas que o menino maluquinho gostava e fazia, me trouxe tantas memórias da minha infância. Esse livro faz você reviver a criança que há em você, e também valorizar todos os meninos e meninas maluquinhos que conhecemos, e entender que são apenas crianças sendo felizes.

O final, vendo ele crescer e se tornar um adulto me tocou de uma maneira que eu não consigo explicar muito bem, mas me fez chorar.

Uma história perfeita tanto pra adultos como pra crianças, divertida, leve, mas também muito profunda. Não esperava que uma leitura tão descompromissada e rápida pudesse me impactar tanto. Amei!

Dimas.Samuel 07/04/2024

Para todos aqueles que um dia já foram também um ?menino maluquinho? atemporal demais e marcou muito a minha infância

Alzira 07/04/2024

Meu primeiro livro favorito!
Ziraldo se foi, mas sua obra é eterna! Recebi a notícia de sua partida como se tivesse recebendo a de um conhecido, de uma pessoa querida! Mas não deixa de ser, pois Ziraldo foi meu primeiro autor favorito, o que aos 7 anos me fez ler, reler e decorar meu livro favorito da infância, lá em 1990. Livro que comprei pras minhas filhas ( igualzinho o que eu tinha, pequenininho) e que por coincidência, semana passada peguei pra reler com uma delas, pra ver se ainda sabia decorado. E ainda sabia boa parte! Muito obrigada, Ziraldo! Graças a você, sou uma leitora. Minha cabeça sempre terá macaquinhos no sótão, meu olho sempre será maior que minha barriga e sempre terei pernas enormes que darão pra abraçar o mundo! Obrigada por ter me feito uma criança maluquinha e feliz! Vc e Maurício de Souza foram fundamentais na formação dessa leitora aqui! Gratidão!

Lourena2 06/04/2024

O menino maluquinho não conseguia segurar o tempo!
Ziraldo era um gênio, os traços e sua simplicidade faz do menino maluquinho um livro emocionante que não importa a idade que vc tenha sempre será emocionante lê-lo. Sua estrela nunca será apagada ?

Joelson Santos 06/04/2024

Parte da minha infância
Leitura feita hoje, dia 06/04/2024, data de falecimento do lendário Ziraldo. Como homenagem a Ziraldo voltei ao menino maluquinho, a triste notícia de sua morte me pegou como um choque mas ler o menino maluquinho me voltou o sorriso. Sejamos todos maluquinhos assim como Ziraldo foi...

Maira.Brigitte 31/03/2024

Simplesmente o livro da minha infância. Eu reli varias vezes e ainda assistia o filme. Era totalmente viciada.