O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

eduardaaasantosn 12/04/2024

É tanta desgraça ao mesmo tempo que eu fico perdida nas picuinha desse povo
Confusao atras de confusao, picuinha atras de picuinha, simplesmente perfeito, amei esse livro, a leitura é fluida, o aluisio descreve tao bem as cenas que realmente parece um filme, eu sinto que isso faz que a gente nao se esqueça do livro. Os personagens incriveis, pombinha foi a que mais me chocou ne (por motivos obvios). Ja tenho repertorio pra redaçãoooooooo uhuuuu

isadormiu 07/04/2024

Que livro lindo!
Ao início do livro eu achei ele chato, esquisito, detalhista ao extremo?mas ao decorrer da obra fui me adaptando à escrita.
Gostei muito do livro por trazer uma realidade que não é vista muitas vezes. O João Romão é um exemplo de meritocracia, mas também de como o ser humano pode ser mau. No livro ocorre uma zoomorfização dos personagens que me deixou desconfortável, mas mesmo assim, tem uma essência única, eu nunca tinha lido algo assim, gostei demais! E que final ein? é de cair nos peixes.

Maga 31/03/2024

Homens ou animais? Ou os dois estão intrínseco um ao outro?
Um Livro com uma crítica social fortíssima. Traz personagens inescrupulosos dispostos a fazer tudo para o ganho próprio.
O personagem principal João Romão, é um homem avarento, ambicioso, egoísta e sem escrúpulos. O autor o descreve com uma riqueza de detalhes que assombra o leitor, em imaginar que exista alguém tão amante de si mesmo.
Fiquei chocada com o desenvolvimento da história, me perguntei inúmeras vezes como pode existir pessoas capazes de fazer tanto quanto os personagens fictícios desta obra.

Sentir muita compaixão por alguns personagens, que viveram tão infelizes, e tiveram um fim tão trágico. Sentir muito por tantas pessoas sofridas e sem perspectiva de melhoria. Chorei, por quê doeu saber que infelizmente essa realidade cruel perdura ainda nos dias de hoje.

As mazelas e desigualdades sociais estão vivas e presentes no cotidiano de uma grande parte da população brasileira e mundial. A disparidade socioeconômica é algo palpável e eminente no nosso dia a dia.

Se faz necessário uma humanização das pessoas para que diminua o abismo da injustiça social.

Esperava um desfecho um pouco humanizado, mas confesso, que o livro cumpriu seu papel de mostrar a vulnerabilidade socioeconômica, e a face inescrupulosa da sociedade brasileira.

RenanSantana1 12/03/2024

Denso
Nas 224 páginas acompanhamos a trajetória de pessoas que compartilham suas vidas em um cortiço em Botafogo, Rio de Janeiro.
Aluísio narra a história dessas personagens da maneira mais visceral possível. O final é dos mais tristes.

camilapiassa 29/02/2024

Impressionante!
Fiquei impressionada com inúmeras coisas? Não é uma leitura fácil e fluída, é densa e complexa, principalmente pela linguagem da época. Os temas tratados também são sensíveis e me deixaram reflexiva em muitos momentos.

Posso dizer que terminei essa leitura diferente de quando comecei, ela colocou muitas coisas em perspectiva pra mim e foi muito interessante mais do que saber sentir como era a vida nos anos 1800.

Eduardo1927 25/02/2024

Poço sem fundo
Sem palavras para esse livro. o que sinto é uma mistura de raiva e revolta

acompanhar essa história foi como estar preso em uma sala escura cheia de pessoas e ser obrigado a tirar em alguma direção. é desesperador imaginar tantos cenários onde só existe injustiça, preconceito e desesperança

Samuel861 11/02/2024

O reflexo de uma sociedade.
Aluísio Azevedo apresenta realidades sociais de sua época, desvendando os comportamentos de uma sociedade animalizada e complexa de maneira espetacular.
Alguns assuntos e personagens poderiam ter sido mais explorados, mas sem dúvida o livro faz juz aos clássicos da literatura brasileira.

duda 09/02/2024

É mágica a forma como a narrativa te prende do início ao fim. Um clássico da literatura brasileira que conseguiu mostrar a realidade da crueldade humana, desejos que resultam em egoísmo. É emocionante como as novelas antigas da Globo e cada detalhe é colocado de maneira que não é por acaso. Perfeito! Sinto orgulho pois o autor é maranhense como eu!

Igor Almeida 02/02/2024

Sinceridade
Gostei da história no rumo que tudo se leva, mas imagina que um livro não pode da trabalho, ler esse livro e trabalhoso, principalmente pela linguagem e a quantidade excessiva de personagens...
daniel.bpv 24/02/2024minha estante
exatamente!!! é uma linguagem bem complicada e ainda mais com tantos personagems fica difícil entender tudo, mas o livro em geral é ótimo e necessário, tô lendo e tô gostando bastante da história

Leticia 21/01/2024

Obra prima!??
Esse livro é maravilhoso!! O começo é um pouco lento, me forcei a ler mas depois que o cortiço fica pronto e os outros personagens são apresentados o livro se torna muito envolvente.
É um livro antigo, com a escrita totalmente diferente da atual e que deixa qualquer livro no chinelo. A parte onde o Jerônimo vê a Rita Baiana pela primeira vez me deixou encantada, a maneira como o autor descreve me deixou extasiada?
Esse é um dos primeiros contatos que eu estou tendo com leitura clássica, mas estou completamente apaixonada por esse estilo e pela profundidade da escrita.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 12/01/2024

Rerereleitura
Olá queridos amigos leitores! Vamos falar de clássicos brasileiros?
Esse ano prometi para mim mesma que ia ler mais clássicos, e resolvi começar com um que eu ja havia lido duas vezes anteriormente (mas em idade muito jovem) e analisar o que mudou em meu entendimento com a maturidade.
Pois bem, após a leitura finalizada venho falar de alguns pontos que me chamaram a atenção nessa releitura.

??????????????????

O Cortiço é uma obra com muitos personagens, que vão vivendo suas vidas, uns com mais ambição, outros com menos, e outros querendo apenas ser livres.
Um livro que mesmo tendo sido escrito em 1890 tem questões atualíssimas e conflitos interessantíssimos de fidelidade, ganância, e ingenuidade.

?????????????????????

Uma das coisas que me chamou atenção nessa releitura foi algo de que não me lembrava das outras leituras, o personagem Albino, nas outras leituras lá pelos anos 90/2000 não me chamou a atenção o fato de ter um personagem LGBTQ+ em uma obra clássica do Brasil, o que relendo achei genial e muito fora dos padrões da época.
Bem como o encontro noturno entre Pombinha e Leoni.

muitos costumam dizer que a linguagem dos clássicos é muito rebuscada e difícil de entender, porém acredito que com a grande quantidade de livros que consumo não achei tão difícil quanto ler no colegial.

É impressionante como Aluisio Azevedo tratou a união das mulheres no cortiço, mulheres fortes indignadas com injustiças como violência doméstica, e traições.
(o que se formos pensar não era o pensamento geral da sociedade na época já que os homens tinham seus ?direitos ?).

Costumo dizer por aqui que castro Alves é meu crush, mas Aluisio Azevedo compete pertinho ma briga ??.

Para Finalizar O Cortiço continua sendo meu livro clássico brasileiro preferido.
A Edição lindona da foto é da @livrosprincipis .

Amanda.Fernandes 31/12/2023

Achei a leitura maçante e cansativa, de modo que acabei demorando mais tempo para concluir a leitura. Os personagens são bem desenvolvidos, porém existem furos na natarrativa deles .

manô 28/12/2023

Sei que é uma leitura obrigatória para escola e vestibulares, mas virou um dos meus favoritos. a história é cativante e os personagens são viciantes e intrigantes, cada um uma história à ser explorada.

JAlia372 23/12/2023

Muita fofoca mas trazendo lição sobre a sociedade
Tive que ler o livro para a escola mas só pude terminar ele hoje (por conta da escola kk) então isso acabou descontando pontos comigo no livro pois por ser um clássico é um pouco difícil de se concentrar para ler,além de eu ter tido pouco tempo para dedicar à isso. eu amei como o livro explora todos os personagens em suas histórias e peculiaridades e o tanto de crítica que dá para fazer baseado nesse livro que mesmo tendo uma linguagem difícil, fica claro para entender,eu mesma ficava revoltada com cada acontecimento