Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Diego.Rates 02/04/2021

"Ao vencedor, as batatas!"
Mais uma obra excepcional de Machado de Assis, ainda abrangendo sua fase de Realismo brasileiro, somos apresentados a alguns personagens compartilhados com a genial obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", que interagem com o novo protagonista Rubião.

Nessa obra, que até gostei, mas não tanto quanto as outras, alguns dos elementos mais metalinguísticos que foram os principais motivadores do meu amor a obra do autor, aqui são menos presentes, combinados a uma trama menos envolvente do que as que experienciei anteriormente, o que tornou essa leitura um pouco arrastada em alguns momentos. Ainda assim, o estilo Machadiano e as suas características formas de empregar a ironia e de desfiar a sua trama, ainda são empolgantes suficientes pra tornar essa obra deliciosamente única! "Ao vencedor, as batatas!"

mafe 01/04/2021

Ao vencedor as batatas
Mais uma leitura da Fuvest, e se não fosse obrigatório eu não leria pois foge muito da minha zona de conforto.
O começo eu achei legal, e fluiu muito bem, tanto que eu até fiquei impressionada pq achei que seria desgastante. Mas a partir do meio eu achei a história meio parada e desinteressante. O final é bom também, mas nada que eu não esperava.
Conclui que eu não tenho a perspicácia que é necessária para ler Machado de Assis, que é um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Mariah.Battista 22/03/2021

Ok , vou começar pelo fato de ter me surpreendido dms (de forma positiva) , sai total da minha zona de conforto e mesmo assim me apeguei à história e me envolvi bastante.
Não é o tipo de livro que eu gosto e sentiria vontade de ler , há acontecimentos q me incomodam um pouco mas entendo que eram coisas normais da época.
O último cap me pegou dms e me deixou mei tristinha but amei a leitura !

bianca 21/03/2021

"Ao vendedor, as batatas."
Essa leitura foi difícil, não pela falta de entendimento, mas pela falta de interesse, o início foi ótimo e o fim também, mas todo o meio/desenvolvimento, foi extremamente arrastado, e não despertou a curiosidade e a vontade de ler.
Personagens nem um pouco cativantes, não foi possível ter empatia por nenhum, a não ser o Quincas Borba cão, esse sim merecia cuidado.
Mesmo em um livro mais massivo, Machado ainda trás discussões importes e demonstrações de ingenuidade e sagacidade que valem a pena ser lido.
Futuramente pretendo ler de novo para tentar entender melhor com outros olhos, no momento não funcionou para mim.

Bárbara 30/06/2020

Criativo
Foi o primeiro livro de Machado de Assis que eu li. O que mais me chamou atenção foi a criatividade do autor ao escrever. A linguagem não é tão rebuscada quanto as obras de José de Alencar nem tão simples quanto livros infantis. É equilibrada confortável para quem já se acostumou a ler livros clássicos da literatura brasileira.

Louise 10/10/2020

Ao vencedor, as batatas!
O segundo livro da trilogia realista de Machado de Assis, para mim, não supera o último - Dom Casmurro - escrito em folhetim e só depois reunido para a publicação do livro, a obra não constituí-se apenas de um romance desprezível, o autor também aborda outros temas e histórias que chega a tornar a leitura fatigante. Porém, em relação ao contexto, a sua narração não passa de uma sátira ao positivismo e à teoria de Darwin.

O filósofo Quincas Borba com a sua teoria, "humanita", que também aparece em 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', dá a ideia que a sua filosofia se baseia na lei dos mais fortes, como se descrevesse uma guerra em que os mais aptos ganhariam, guerra que seria essa, uma crítica á sociedade, pois no século XIX, (e o que perdura-se até hoje) as pessoas eram movidas por interesse e influências, e suas companhias eram selecionadas de acordo com status e riqueza que tal pessoa possuía. Tanto é, que desde de o início, o autor detalha essa seleção. Rubião escolhendo Quincas Borba para ser seu cunhado, devido à sua riqueza; Palha e Sofia escolhendo Rubião devido à sua herança.

Então nessa escalada ao patamar, Rubião é apresentado e guiado à corte pelo casal interesseiro que alimentam uma falsa amizade para desfrutar de seus bens, e quando se vêm bem financeiramente decidem "naturalmente" cortar a relação com o ex professor, deixando-o sem nada, e culpando o próprio de estar nessa situação por ser gastadeiro.

No leito de sua morte, (e em outras passagens também) o discípulo do filósofo diz: "Ao vencedor, as batatas!" As batatas seriam a fortuna, e os vencedores seria Palha e Sofia. E para que se possa ganhar, alguém tem que perder, esse alguém foi Rubião que perdeu toda a sua riqueza e lucidez. Só não perdeu o fiel Quincas Borba...

hmbelino 26/02/2021

Em um dos primeiros capítulos do livro, o narrador, de forma descontraída, dizia que alguns homens choram e outros riem, no fim dele, eu ri. Agora, no final, ele repete essa mesma frase, e desceu 2 ou 3 lágrimas solitárias dos meus olhos. Machadinho era perfeito em tudo que fazia.

Maapaes 19/02/2021

Me surpreendendo com um livro que só comecei a ler por ser ?livro da fuvest?
Super recomendo

Leo 20/09/2020

Fantástico
O que mais impressiona é a genialidade na escrita de Machado, é realmente impressionante. O enredo, para mim, ficou em segundo plano, embora tbm seja espetacular. Uma obra que faz jus a sua fama.

Ize 08/11/2020

Rubião tornou-se enfermeiro e amigo do milionário Quincas Borba. Quando Quincas Borba morre, Rubião herda sua fortuna.