Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Andre 30/08/2021

Uma lição (atualizada)
Adoro o que chamo a trilogia do Machado (Dom Casmurro, Memórias e este livro); seu ápice está nesta trinca meu ver. Das três este é o que me deixa mais triste e aborrecido. Não pela qualidade da obra; pelo contrário. Reli este livro após a leitura do O Idiota do Dostoievski e vi algumas similaridades, maiormente quanto a pessoas que se aproveitam de outras por serem mais "simplórias" por assim dizer ou por terem algum problema de discernimento. Claro que na obra machadiano isto é mais destacado, talvez porque este traço negativo esteja mais arraigado em nossa psiquê infelizmente. Decerto que são tudo conjecturas, e não sou crítico literário tampouco sociólogo; apenas um brasileiro médio. Este livro ensina tanto em alguns aspectos que até o recomendaria como forma de conhecer o real sentido do termo aproveitador. Claro que o estou tratando apenas por um enfoque porque este foi o que me chamou mais a atenção. Não pretendo esgotar o que dele pode extrair-se. Em suma: obra maravilhosa.

Novo comentário: Na releitura vislumbrei outro aspecto, incrivelmente mais óbvio: diferenciar o bajulador do amigo, aqueles que de fato nos tem apreço e nos querem bem. Falta isso ao protagonista infelizmente. Deveria ter lido Plutarco; isso talvez o livrasse de infortúnios.

Ainda há mais: agora reparei como Machado criou personagens melancólicos (Brás e Bentinho) e meio loucos (Quincas, Rubião e Simão Bacamarte). O que seria?
Nicoli.Zuliani 28/05/2022minha estante
E vendem os três juntos KKKK, pode se dizer uma triologia do machado mesmo

Cristini 10/04/2023minha estante
Concordo demais. Essa tríade é a identidade Machadiana.

Andre 20/04/2023minha estante
Se se quiser fazer uma "quadrilogia" se poderia incluir o Esaú e Jacó

Catharine.Nabuco 15/02/2024

Machadao
A obra é literalmente a cara de Machado. Quem já leu Memórias Póstumas consegue entender.
Machado de Assis é surreal para a época em que vivia o Brasil. Ainda não consigo compreender como ele conseguia expor as mazelas sociais em escritas tão redondas!
Impressionante como esse homem consegue trazer os valores da política e do patriarcado do século XIX.

Fuvest 2025 que me aguarde ?

Wen 15/04/2022minha estante
Esse livro é incrível! Foi um de meus favoritos de 2021. A princípio, achei que não gostaria muito, porque tive uma impressão errada do Quincas Borba quando ele aparece em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", mas a história me surpreendeu muito. Machado de Assis não decepciona haha

Fla 30/07/2021

Excelente
O que é a vida, o que fazer dela? Machado nós leva a analisar no que/quem temos gasto os nossos dias.

Mari 12/10/2020

Livro cobrado pelo vestibular
Mais uma vez lendo uma obra literária para a Fuvest.

Eu adorei o livro, apesar de ter pensando que eu iria odiá-lo ou me irritar com a narrativa como em Memórias Póstumas De Brás Cubas.

Eu odiei o Rubião no começo por bater no cachorro, é um cachorro e ama você!! Não o trate assim!! Mas confesso que acabei gostando dele e me irritando com a burrice ou ingenuidade dele. Toda hora queria dar dinheiro para as pessoas, cuidar dos entes e queridos, assinar 173818 revistas que ele nem fazia questão de ler, confiar o seu dinheiro a estranhos e isso não terminar muito bem :/

A personagem que mais me irritou foi a Sofia. Mano, que mulher chata, mentirosa, falsa, interesseira, cozinheira de homem e tudo de ruim!!! Escrota demais!!!

Gosto da crítica traçada por Machado de Assis e nem precisa estudar muito para entendê-la, pessoas que aproximando de outras pelo seu status social e quando você o perde, elas dão as costas para você.

Gostei mesmo!!!
Leiam!!!

samuel 21/08/2021

QUINCAS BORBA - NÃO TÃO BOM, MAS ÓTIMO
Aproveitei esse mês de agosto para ler o máximo de obras de Machado de Assis que eu conseguisse (já foram 6 até agora haha), e enfim cheguei o famigerado Quincas Borba. Sendo uma espécie de "spin-off" da famosa obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o livro apresenta uma história completamente diferente, tanto no enredo e personagens, quanto na narração e montagem.

De fato estamos falando de mais uma grande obra de Machado de Assis, repleta de críticas sociais e ironias (sendo este último aspecto, na minha opinião, melhor desenvolvido que em 'Memórias Póstumas'). Entretanto, o livro não chega a ser tão bom como as outras obras mais famosas do autor.

Confesso que, de todos os livros que li de Machado, essa foi a leitura mais rápida e fácil, uma vez que a narração ocorre de forma linear, e a narração em terceira pessoa colabora narrando claramente os acontecimentos, sem a imparcialidade que notamos em "Memórias Póstumas".

O livro em geral funciona como uma grande personificação do humanitismo, filosofia idealizada e pregada por Quincas Borba. Cada personagem representa um aspecto de tal filosofia e se olharmos o desenvolvimento em geral tudo estará mais claro.

"Ao perdedor, o ódio ou a compaixão. Ao vencedor, as batatas!"

Laura 05/02/2024

O pirado e o cachorrinho
O livro conta a história de Rubião, um homem simples que de um dia para o outro recebe uma grande herança de Quincas Borba (personagem de "Memórias póstumas de Brás Cubas") e a única condição para que ele receba o dinheiro e os bens era que tomasse conta de seu amado cachorro, também chamado de Quincas Borba.
Quando recebe os preciosos bens, Rubião vai para o Rio de Janeiro para começar sua vida de riquezas na sociedade burguesa fluminense. A história é uma grande crítica à sociedade e à burguesia e mostra como o meio pode enlouquecer o homem (literalmente, no caso de Rubião) com suas futilidades, interesses, traições, falsidade e hipocrisia.
A escrita é perfeita, um dos meus favoritos do Machado de Assis. (Spoiler) Confesso que me deixou piradinha quando ele começou a falar nada com nada, eu voltava a página e relia para ver se perdi alguma coisa, mas era só lelé da cuquisse do Rubião mesmo.E o Machado de Assis trouxe essa insanidade de forma tão realista, primeiro aos poucos, uma coisa ou outra perdida no texto e depois mostrando o protagonista completamente fora de si. Adorei esse aqui.
Henryss 05/02/2024minha estante
Estou lendo Memórias Póstumas e logo em seguida lerei este. Adquiri o kit dos 3 livros realismo de Machado de Assis dessa editora em uma promoção e agora pretendo ler os 3 cronologicamente ????

nath191 28/09/2021

Ao vencedor, as batatas.
Quincas Borba é um filósofo amigo de infância de Brás Cubas. Ele se muda para Minas, lá faz amizade com Rubião e quando morre deixa para o amigo toda a sua fortuna com apenas uma cláusula: que cuidasse de seu cachorro também chamado de Quincas Borba.
Acompanhamos então Rubião se mudar para a corte rico e fazer várias amizades interessadas em seu dinheiro, em especial o casal Palha.
Conforme o tempo passa, ele vai gastando de seu dinheiro, aumentando seu círculo de amizades e ficando meio... paranóico.
O livro termina com a loucura de Rubião, que se intitula Luís Napoleão III, o Imperador da França e então a sua morte e do cachorro.
Toda a obra é narrada por um narrador onisciente que não participa da história, preciso dizer que amei a narração. A escrita de Machado de Assis impecável como sempre. Não me interessei tanto pelo enredo em si, muitas coisas desinteressantes acontecendo ao mrsmo tempo. Porém juro que a filosofia do Quincas Borba aliada a narração icônica machadiana fazem o livro valer a pena.

Titi 08/07/2021

Mais uma obra absurda do Machado, os personagens são complexos, o ambiente é real, e é muito gostoso o livro. Indico.

Victoria361 22/04/2023

Quincas Borba três vezes
Contexto: A obra narrada em terceira pessoa, com o narrador que às vezes conversa com o leitor, conta a história de Rubião, sujeito humilde e professor morador de Barbacena que recebe uma bolada de dinheiro fruto da morte do seu amigo rico, Quincas Borda. Rubião agora é um sujeito rico e decide se mudar para o Rio de Janeiro, levando, agora, seu cachorro Quincas Borba à cidade que possui pessoas pertencentes a uma socidade e elite diferente da que esta acostumado, com valores que estão longe de serem essenciais.

Minha opinião: Eu adoro o Machado, adoro a forma que escreve e dialóga com a realidade de uma forma extretamente real. Mas esse livro em especial não foi meu favorito, apesar de ser excelente. O encontro de Rubião com os dois oportunistas, Palha e Sofia, me prendeu à história pela trama ser tão bem construída e viciante de acompanhar. Palha induzindo a própria esposa a 'dar corda' para o ingênuo Rubião para usufruirem do milionário e não o transformarem em 'inimigo'. Bom, a história mostra que com o tempo esse plano se põe em terra, principalmente quando o Rubião fica doente. Os jogos políticos e a maneira muitas vezes gentil do Rubião lidar com as coisas me deixaram bastante incomodada, por não se fazer enxergar que existia muito maldade envolta dele. O salvamento do meninno Deolindo e a zombaria não muito tempo depois só nos dá a certeza de que é preciso cautela para lidar com as pessoas, nunca se sabe o dia de amanhã. O delírio como imperador foi uma baita surpresa, bom, enalteciam o 'poder' do Rubião justamente pelo interesse dele, mas o jeito que tornou-se salvador e até o poder político que estava se inserindo fez o sujeito delirar, quem diria que seria como imperador. O corte na barba deu uma alevancada, talvez. Confesso que fiquei bastante surpresa com o desenrolar da história e o final, Rubião teve o mesmo fim de Quincas Borba, o fim solitário e inesperado. A maldição do dinheiro trouxe tantas coisas, mas o cachorrinho estava ali, como reflexo do filósofo, quem sabe essa não seria a salvação? Fica a reflexão dessa obra como um todo.

Minha frase favorita: "Diz-se de uma paisagem que é melancólica, mas não se diz igual a coisa de um cão. A razão não pode ser outra senão que a melancolia da paisagem está em nós mesmos, enquanto que atribuí-la ao cão é deixa-la fora de nós." (Quincas Borda, pág 36).

Duda 13/05/2021

Razoável
O livro é muuuiittoo lento, a leitura é muitas vezes chata e arrastada, tem alguns pontos interessantes para refletir, como a loucura, o interesse, o dinheiro... enfim, as leituras obrigatórias para os vestibulares deveriam ser mais atuais e divertidas, isso só torna a leitura difícil (para muitas pessoas) e desgostosa.

Cy 12/04/2021

Quincas Borba: seria o primeiro spin-off brasileiro? Hehehe
Terceiro filho da fase marcada pelo realismo do Machadão (+ Dom Casmurro + Brás Cubas), o filósofo Quincas Borba é um personagem secundário de Brás, e depois ganha um livro todo para chamar de seu (ou não; o título é ambíguo propositalmente, já que há um outro Quincas Borba na história, o cachorro, o Quincas Dog).

Divertido e irônico ao melhor estilo Machadão, o texto critica acidamente o dinheiro e as relações sociais que se criam e modificam em torno e por causa dele. Ah, ele também dá um tapa na cara da "meritocracia". =)

Uma das coisas que mais amo no Machado são seus narradores intrometidos e tagarelas, que conversam com o leitor. Simplesmente genial.

katnissgirl 13/08/2022

simplesmente sem palavras (e não no sentido bom)
foi uma leitura obrigatória da escola, e por algum milagre e MUITA persistência eu li em uma semana, mas vamos lá;
foi minha primeira experiência com o autor, q me deixou traumatizada. digo com tranquilidade q foi a pior leitura do ano
talvez esse livro seja intelectualmente muito avançado pra mim ou só é ruim mesmo, mas de qualquer forma não teve UM único momento que a leitura me interessou
nenhum personagem me cativou, eram todos entediantes - salvo o quincas borba (o cachorro) q era constantemente chutado por aquele protagonista ridículo ?
as tramas paralelas deixavam a história confusa e sem rumo, e não acrescentavam em nada (só na minha vontade de rasgar o livro)
só sei que chegou certo momento q a única coisa q me incentivava a terminar o livro era poder criticar ele com propriedade pelo resto da minha vida
mas, como sempre há alguma luz até na mais profunda escuridão, eu gostei da escrita do autor, mesmo que rebuscada. bem interessante a maneira q ele "conversa" com o leitor, como se eu fosse o confidente do narrador.
Mabelle2 13/08/2022minha estante
MEODEOS DGASKDGASHGHAS VEI MINHA MÃE É ESPECIALISTA EM MACHADO ENT EU TENHO UNS 8 LIVROS DELE QUE NUNCA LI E ELA TEM SEI LA QUANTOS, EU TENHO QUINCAS BORBA TBM, QUE MINHA LEITURA NAO SEJA ASSIM KKKKKKKKK

Mabelle2 13/08/2022minha estante
vei eu to rindo mt dkhgasjkdgashjda vc acabou com o livro mdss dhgsakdga

katnissgirl 13/08/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK desculpa
espero do fundo do coração q o livro funcione melhor pra vc

Dansd1 13/08/2022minha estante
"O alienista" é uma obra do Machado de Assis. Tem 200 e poucas páginas e é uma estória muito boa. Leia alguns contos (são curtos) do autor é bem provável que você irá gostar.