Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

beckyreads 06/03/2024

Ganhei alguns neurônios
Recomendo bastante, Machado de Assis merece todo o reconhecimento atrelado ao nome e legado dele. Um verdadeiro tesouro para a literatura brasileira!

Os temas abordados no livro são importantíssimos e, tirando a barreira de uma linguagem muito antiga, a história é realmente muito boa. Lições e reflexões que carregarei comigo.

Minhas únicas ressalvas são que: é difícil ler nosso queridíssimo Machado, me sinto uma analfabeta! O que eu esperava de um livro publicado em 1891? Não faço a menor ideia. Também acho que esse, em específico, não é muito voltado para um público mais novo.

Talvez eu leia de novo no futuro com outros olhos, outras vivências e consiga apreciar mais. Agora, só pareceu meio maçante e arrastado mesmo, com pouquíssimas exceções do próprio autor “interagindo” com o leitor que são bem divertidas. Foi um quebra gelo muito leve e bom.

Yan Miranda 04/03/2024

Intrigante
Assim como as demais sleituras de Machado com seu realismo importante para a sociedade, traz mais uma vez muitas críticas, inclusive sobre interesses.

anna 04/03/2024

minha opinião: rubião um tonto, sofia uma puta e palha um ridículo. único personagem decente é o pobre do cachorro quincas borba, o que acho que foi meio que a intenção né, criticar a burguesia e tals

marina 29/02/2024

Mesmo demorando para terminar esse livri eu achei ele muito bom como o machado descreve o realismo e o humanitismo nesse livro é impressonante mesmo sendo de uma forma irônica e sutíl

o final me supreendeu fiqui com dó do quincas borba, o cachorro coitado ele só queria ficar com o seu dono :(

booksdalaus 28/02/2024

Quincas Borba
Quincas Borba é um cachorro, mas esse também é o nome de seu dono, um filósofo de Barbacena, Minas Gerais. Quando este rico pensador morre, deixando para trás uma grande fortuna, seu amigo Rubião é nomeado o único herdeiro da herança. Mas o ex-professor só colocaria as mãos no dinheiro sob uma condição ? cuidar e zelar pela vida de Quincas Borba, o cão.
Publicado em 1881, Quincas Borba é o romance machadiano que melhor expõe os dilemas de personagens em uma sociedade de interesses em transição do século XIX para o XX. Ao narrar a transformação da pacata vida de Rubião em um herdeiro-capitalista que atrai os mais diversos tipos de interesseiros, encontrando no caminho o amor e a loucura, Machado constrói uma história na qual o leitor contemporâneo reconhece personas que perduram na sociedade brasileira até hoje.

Japam Martins 25/02/2024

O mais confuso
Pra mim essa obra teve a leitura mais difícil entre todas as obras que já li do Machadinho, por ser a mais confusa, mas também foi muito emocionante no final. Gostei que a narração foi diferente da de Dom Casmurro e Memórias Postumas, que em minha opinião se assemelham.

Samuel861 16/02/2024

Sem dúvida um clássico.
Machado de Assis apresenta uma narrativa envolvente e reflexiva acerca da sociedade em que vivia, com questões morais que permanecem até hoje.

ray :) 16/02/2024

Ao vencedor, as batatas!
Que obra gostosa de ler!

essa é a segunda vez que leio Quincas Borba (já havia lido em 2021), mas dessa vez eu li com um olhar totalmente diferente e com um foco diferente também, visto que vai cair na fuvest esse ano.

da primeira vez que li achei maçante e foi uma leitura arrastada, mas dessa vez eu amei a leitura. eu gosto muito desse padrão realista - as situações do cotidiano, possíveis adultérios, pessoas loucas... é uma delícia de ler. me sinto no século XIX e acho sensacional. esse tipo de literatura me agrada muito.

a narrativa me prendeu bastante (exceto as partes que falam de direito e similares) e eu dei muita risada lendo. algumas partes também me pegaram de surpresa, mesmo com o fato de que eu já li tudo isso antes.

Machado é bom demais!

Catharine.Nabuco 15/02/2024

Machadao
A obra é literalmente a cara de Machado. Quem já leu Memórias Póstumas consegue entender.
Machado de Assis é surreal para a época em que vivia o Brasil. Ainda não consigo compreender como ele conseguia expor as mazelas sociais em escritas tão redondas!
Impressionante como esse homem consegue trazer os valores da política e do patriarcado do século XIX.

Fuvest 2025 que me aguarde ?

Leandro676 13/02/2024

Ao vencedor, as batatas!
Tido como o segundo livro da "trilogia" realista de Machado de Assis, a história trata-se da vida de Rubião - herdeiro de Quincas Borbas, o filósofo - que, após se mudar para o Rio de Janeiro e conhecer o casal Palha e Sofia, passa a enfrentar os mais diversos dilemas.

Tendo como cenário a alta sociedade carioca, Machado analisa as relações de forma bem crítica. Interesse financeiro, moralidade, casamento e insanidade são alguns dos temas.

A leitura não é difícil, mas depois da metade do livro se torna massante. O fato de Machado dar ênfase em outras personagens nesse momento me fez perder o interesse na história. No mais, é excelente!

É um ótimo livro para refletir sobre a complexidade humana, na medida em que o autor traz profundidade as relações, às personagens e usa a metalinguagem.

O ápice, na minha opinião, foi a ascensão financeira e social, a loucura e o envolvimento do cachorro.

Recomendo!

Clara3636 13/02/2024minha estante
o dog pra mim foi o mais querido

madu.zi 12/02/2024

"Ao vencedor, as batatas!"
Confesso que senti muita, muita, muita raiva do Rubião durante a história, mas a raiva deu lugar a pena e compaixão, a raiva se voltou contra todos as companhias parasitárias que rondavam o pobre Rubião. Eu tive o mesmo sentimento de quando eu li A Metamorfose, que quando perdemos a capacidade de oferecer algo aos outros, perdemos junto a isso todo o nosso valor e utilidade diante dos outros. O Realismo empregado nessa obra por Machado de Assis é certeira, toda a descrição, diálogos, tudo é de grande significado para o desenrolar e a compreensão da obra. É uma obra magnífica, me tirou tantos sentimentos que seria uma verdadeira sacanagem se eu não reconhecesse o quão valiosa ela é.

sfmnz_ 09/02/2024

Quincas Borba
Até que ponto somos influenciados, marcados e usados por aqueles que estão em nosso meio? É exatamente essa a pergunta principal que temos acerca desse livro.

Pouco antes de morrer, Quincas Borba (filósofo) por estar doente, dependia dos cuidados de Rubião (ex professor), certo dia viaja para o Rio de Janeiro para tratar de negócios e é lá que ocorre a fatalidade. Após a morte do filósofo, Rubião herda todo o dinheiro e riquezas do mesmo, porém tem que continuar cuidando do cachorro do falecido (que também se chama Quincas Borba!). Rubião decide então ir para o Rio de Janeiro recomeçar sua vida, entretanto na no trem acaba por encontrar e fazer amizade com Palha e sua mulher, Sofia; com o tempo de convívio entre os três, Rubião acaba se apaixonando por Sofia (o que o leva à ruína).
Entre o tempo em que se passa, Rubião se vê cada vez mais apaixonado, faz amizade com muita gente e cada vez mais vai gastando sua herança, além da ocorrência de inúmeros fatos corriqueiros que dão forma para a história.

A obra faz uma crítica sobre uma relação de "dependência parasitária" ou o aproveitamento da ingenuidade alheia, com personagens marcantes, o livro traz também de forma muito sutil o personagem principal se entregando a loucura pouco a pouco e quando vemos...ele já está completamente insano!

p.s.: E esse final?!?!?!

Miih 08/02/2024

Ao vencedor as batatas
Foi o primeiro livro do machado de assis que eu consegui terminar, achei bem interessante esse estilo de escrita realista, não esperava que a história tomasse esse rumo e nem por esse final

((((spoiler))))

tadinho do cachorro ???

Laura 05/02/2024

O pirado e o cachorrinho
O livro conta a história de Rubião, um homem simples que de um dia para o outro recebe uma grande herança de Quincas Borba (personagem de "Memórias póstumas de Brás Cubas") e a única condição para que ele receba o dinheiro e os bens era que tomasse conta de seu amado cachorro, também chamado de Quincas Borba.
Quando recebe os preciosos bens, Rubião vai para o Rio de Janeiro para começar sua vida de riquezas na sociedade burguesa fluminense. A história é uma grande crítica à sociedade e à burguesia e mostra como o meio pode enlouquecer o homem (literalmente, no caso de Rubião) com suas futilidades, interesses, traições, falsidade e hipocrisia.
A escrita é perfeita, um dos meus favoritos do Machado de Assis. (Spoiler) Confesso que me deixou piradinha quando ele começou a falar nada com nada, eu voltava a página e relia para ver se perdi alguma coisa, mas era só lelé da cuquisse do Rubião mesmo.E o Machado de Assis trouxe essa insanidade de forma tão realista, primeiro aos poucos, uma coisa ou outra perdida no texto e depois mostrando o protagonista completamente fora de si. Adorei esse aqui.
Henryss 05/02/2024minha estante
Estou lendo Memórias Póstumas e logo em seguida lerei este. Adquiri o kit dos 3 livros realismo de Machado de Assis dessa editora em uma promoção e agora pretendo ler os 3 cronologicamente ????