Sociedade sem Escolas

Sociedade sem Escolas Ivan Illich

Resenhas - Sociedade sem Escolas

Filipe378 03/05/2020

Escolarização como alienação para um mundo de consumo.
Nesse livro Ivan Illich nos alerta para o perigo da institucionalização de valores, da transformação dos valores em produtos e da contraproducência de tal fato. Nos mostra que o papel da escola nesse sistema é a distribuição de funções sociais através de títulos e diplomas e o de inculcar nos seus alunos que tudo, inclusive a educação, é resultado de um processo de produção institucionalizado, que a vida feliz é alcançada através do consumo dos produtos destas instituições que, por sua vez, só são comprados por quem tem condições e só tem condicoes quem passa pela escola. Mostra, também, que para por fim a esse sistema é necessaria a desescolarização da sociedade e o estabelecimento de uma teia educacional que seria o inverso da escola; um processo de educação onde, ao invés de produto, ela é fruto de construção mutua e voluntária dos individuos.
Leitura obrigatória para todos que se preocupam verdadeiramente com a educação.

Prof. Juan Carlos 20/08/2011

Revolucionário
Foi um dos melhores livros que li em toda a minha vida. Acabei lendo outros títulos do autor e posso dizer que ele é um autêntico revolucionário ao combinar paixão e ciência.

Vinícius 02/11/2022

Uma mudança na educação
Uma visão de como se poderia modificar a formação dos jovens, nem com a proliferação de práticas permissivas, nem rígidas demais. A oportunidade de cada um de transformar todo instante de sua vida num instante de aprendizado, de participação e de cuidado. Ao final do livro o autor adere ao discurso ambientalista e moralista ambiental barato, para mim, perdeu-se o foco inicial .

Knox 21/04/2018

SOCIEDADE SEM ESCOLAS| Um discurso crítico sobre o moderno sistema de educação|
...Um livro que reflete sobre o tema que todos-leigos e especialistas-formulam alguma opinião: A EDUCAÇÃO. O autor apresenta com clareza e coragem a sua convicção de que a sociedade deve ser DESESCOLARIZADA.

Illich, começa por apresentar as razões pelas quais as escolas devem ser desinstaladas; Questiona a fenomenologia da escola; Expõe o processo de ritualização do progresso levado a cabo nas escolas; Crítica o aspecto institucional das escolas, ataca as concordâncias irracionais; E segue apresentando as propostas fundamentais para o funcionamento de uma siciedade sem escolas nos capitulos VI-VII.

Finalmente, Ivan conclui que a maioria dos homens tem seu direito de aprender cortado pela obrigação de freqüentar a escola..."
Leo 31/08/2018minha estante
Knox conheço a fama do livro e gostaria de poder ler, mas estou tendo dificuldade em achar a versão física, conseguiria me informar aonde achou?

Gab 16/02/2020

Precisamos de Escolas?
Até que ponto uma sociedade necessita de instituições de ensino como o modelo que temos hodiernamente!? Esse livro nos mostra um outro ponto de vista na questão do ensino indo de encontro à atual forma de ensinar. Temos muito o que refletir sobre o assunto e com certeza esse livro vai abrir nossas cabeças!