A Filha do Rei de Elfland

A Filha do Rei de Elfland Lord Dunsany

Resenhas - A filha do Rei de Elfland

Cris 14/10/2023

Linda história, linda prosa. Ler este livro é sentir o tempo congelar enquanto o lê.

É claro o quanto autores como Tolkien e Lewis se inspiraram na forma como Dunsany, como ele descreve a paisagem e os sentimentos dos personagens.

É uma leitura leve que nos ventila em nossa direção brisas de gentileza e amor.

Carol Matsuoka 11/10/2023

A filha do rei de Elfland
Vi em algum lugar que esse autor foi uma inspiração pra vários outros autores de fantasia, e de fato, quando terminei entendi o porquê.
Esta não é uma história dinâmica e com um ritmo fluido e fácil, pelo contrário senti que era um universo intrigante e maravilhoso e toda vez que eu acompanhava a jornada dos personagens me esquecia de que estava lendo, mas ainda assim foi necessário tempo pra saborear a riqueza desse universo.
Elfland é uma terra mágica que me lembrou um pouco Ponte para Terabitia (sim o filme) de um jeito bom e acabei desenvolvendo uma relação bastante pessoal com o enredo porquê li em um período bastante conturbado da minha vida e a beleza e a magia do livro me trouxeram um quentinho pro coração.

Rosana Miyata 30/04/2023

Confesso que comprei esse livro puramente pela capa linda, o fato de ser uma fantasia também me chamou e achei que fosse gostar, porém a história é muito "parada" e enrola bastante.
O que ajuda é que os capítulos são curtos e a escrita flui. Não é um livro ruim, mas não leia com altas expectativas.

Greice21 31/03/2023

Aquela que só pode ser citado em canções...
20° livro do 1° trimestre
*A filha do rei de Elfland* , _Lorde Dunsany_
Repleto de magia , o livro traz a história de Alveric morador dos campos da terra em Erl, que se apaixona por Lirazel, uma princesa Élfica filha do poderoso Rei de Elfland. Após sua inóspita caminhada até o reino de Elfland, em posse de sua espada mágica , forjada e enfeitiçado pela bruxa Zirionderel,ele chega à fronteira entre os dois mundos , enfrenta guardiões de Elfland e retorna a Erl em posse da bela Lirazel. Após o casamento, e no decorrer dos dias Alveric anseia que sua amada adira as artes e ofícios terrenos. Nasce então o pequeno Órion, e apesar de disso Alveric se vê descontente com a esposa. A princesa Lirazel, sente-se desolada e a saudade dos picos azuis e a terra mágica a assolam mais e mais. A bruxa Zirionderel, babá do pequeno Órion, sabe que algo está para acontecer, pois a fúria do Rei de Elfland pelo rapto de sua filha, não passará despercebido. Como esperado, o rei envia uma de suas runas mágicas, traçando o retorno de Lirazel para Elfland, assim como o desaparecimento da fronteira que dá acesso a Erl. Alveric enlouquecera e viajara em busca de sua amada. Órion cresce forte, apesar da ausência do pai e da mãe, se tornando o novo senhor de Erl e exímio caçador. Acordo pelos moradores, ele se tornou responsável por trazer a magia de volta a Erl , embalado pelo som das trompas de Elfland que jaz distante. Como último pedido, acometida por tamanha tristeza, Lizarel apela ao pai que lhe conceda a última runa.
?Não sou muito fã de fantasia, e acredito que minha visão do livro baseia-se muito no meu gênero Literário favorito ( que não é fantasia) . Quis me desafiar a ler uma fantasia. Os campos da intolerância religiosa, a magnitude de outros mundos, as crenças são alguns dos pilares abordados em torno da história. Achei um pouco maçante a construção do enredo. São personagens fortes, bem representativos, o vocabulário é bem hermético, carregado de linguagem poética. Acho que os personagens sofrem muito para o fim ser habitual, quase um clichê. Poderia ser mais conciso. É considerada pela editora um resgate da fantasia mundial, e que o autor serviu de inspiração para outros , no entanto este título não seria uma possível releitura para mim.

Cello 26/10/2022

Neil Gaiman tinha razão, é um excelente vinho tinto, mas infelizmente estamos acostumados com refrigerante. Esqueça as histórias de fantasia contemporânea, aqui não se tem ação desenfreada e tudo ocorre de forma lenta e sútil. Tentem ler com o coração pois creio que esta era a intenção do autor.

Taci.Souza 25/08/2022

Fantasia foi, durante muito tempo, meu gênero literário favorito e, atualmente, é uma das bases da minha zona de conforto literarária. Muitos mestres já conquistaram meu favoritismo, e sempre me agrada conhecer outros, especialmente quando foram referências e inspiração para aqueles que já admiro. Por essa razão, foi com satisfação que me aventurei pelas páginas de A Filha do Rei de Elfland, obra de Lorde Dunsany.

Publicado em 1924, esse livro resgata a fascinação do fantástico, evocando a magia das coisas que existem além dos campos que conhecemos. Somos presenteados com uma narrativa envolvente e poderosa, dotada de reis e bruxas, príncipes e princesas, elfos e trolls, fadas e unicórnios. A magia salta das páginas para o imaginário do leitor. Páginas que transpiram fantasia.

Entre amores e mistérios, tramas e feitiços; espadas enfeitiçadas e buscas desesperadas; florestas encantadas e castelos que só podem ser mencionados em canções, somos guiados numa jornada que muito nos ensina sobre nós mesmos. Pois a medida que acompanhamos a trajetória dos personagens, somos convidados a contemplar nossos próprios reflexos e entender o que nos olha de volta.

Uma leitura fascinante que ecoa referências da mitologia nórdica e desperta nosso imaginário. Com rapidez, somos transportados para terras longínquas, reinos distantes, eras passadas. Um livro para ser lido em voz alta, ouvindo o crepitar das chamas de uma fogueira, sob a luz cintilante das estrelas e ao som da misteriosa sinfonia de uma noite mágica.

Lelê 05/08/2022

Um conto de fadas raiz
A Filha do Rei de Elflant é uma típica história de contos de fadas, repleta de bruxas, elfos, magias, reinos e espadas mágicas. Sua escrita é um tanto poética, com certo lirismo na construção das frases, portanto embora pequeno, não é uma leitura rápida, além de seu enredo ter algumas "barrigas" ao longo da narrativa, que tornam a leitura um pouco monótona e cansativa em alguns momentos. No entanto essa historia representa um dos marcos iniciais da literatura fantástica e inspirou diversos autores de fantasia, clássicos e contemporâneos. Sendo uma história interessantíssima que trás em suas entrelinhas questões reflexivas como a oposição entre magia e religião, a intolerância religiosa e cultura, o egoísmo, a vaidade e a futilidade que move alguns personagens, que além disso constitui uns núcleo cômico e até crítico.
Em resumo, a história narra as aventuras de um jovem príncipe no mundo das fadas à procura de uma esposa de sangue mágico, como era o desejo do parlamento de seu reino (Erl), e ele encontra ninguém mais, ninguém menos que a mítica princesa de Elflant que foge com ele para Erl e se casam tendo um filho. E as consequências dessa fuga geram angústias, decepções e impactos de diversas formas para todos.
Gostei muito da história, achei o enredo interessante e um clássico relevante para a literatura fantástica, além de uma história gostoso de ler, assim como um conto de fadas, mas ainda assim não é uma leitura fácil sendo monótona e cansativa em diversos momentos.

dudínea. 04/06/2022

A magia dos campos que não conhecemos.
Eu quero começar dizendo que gostei muito da história, dos personagens e principalmente da ambientação. O autor escreve de uma maneira floreada, que me transportou para o mundo da fantasia é isso foi ótimo. Porém, em alguns momentos isso é um pouco irritante.
O livro não é muito grande, mas a sensação é que a leitura não acaba nunca. Tem momentos que se alongam sem necessidade e que poderiam ser descritos de uma maneira mais dinâmica.
Apesar de ser uma leitura lenta, e por vezes cansativa, eu gosto de como o autor escreve. E também gostei muito do desfecho e do fato de não ser uma história de fantasia previsível. Foi uma experiência de leitura diferente e mágica ?????

Talita.Lobo 23/04/2022

A sutileza e a estranheza do mágico.
Romance, fantasia, mágica?. O livro é o precursor dos romances fantásticos. Ora, se as vezes não é fácil falar sobre o óbvio, imagina sobre o fantástico? O romance tem uma história linda, o enredo, a pretensão, a criação dos cenários, os símbolos, a identidade das personagens?..
Mas embora saibamos que o livro está falando sobre elfos, princesas , reinos mágicos, unicórnios, as explicações não são nem um pouco óbvias nem autoevidentes.
A narrativa é densa, o livro é deveras detalhista na construção imagética, muito descritivo. As descrições são bem filosóficas (que podem ser tanto uma vantagem como um empecilho) e as vezes muito moroso.
Mas é uma leitura que se resume em uma super experiência. Apesar das dificuldades o livro também tem leveza, também tem frescor, também trás muita satisfação e prazer.
Além de ser incrível poder conhecer o estilo literário daquele que influenciou Tolkien, Lewis, entre outros?..

Luvanor N. Alves 29/03/2022

Durante a leitura, torna-se nítida a influência do autor sobre diversos autores contemporâneos, como Tolkien, Lewis e Gaiman. Como um grande mito, a narrativa corre enigmática (enfadonha em alguns momentos), mas pertinente ao processo de resgate de mitos e lendas nórdicas .

bárbara 19/01/2022

A Filha do Rei de Elfland é uma fantasia de 1924, que inspirou escritores como Tolkien e C.S Lewis.

Ao longo da narrativa, é possível ver vários fragmentos que foram usados pelos autores citados acima, como as terras élficas, runas, idiomas de povos mágicos?

É um livro narrado em terceira pessoa, muito descritivo, possui poucos diálogos e tem uma escrita bastante floreada. Para quem está acostumado com esse tipo de leitura, ou já leu algo parecido, vai gostar!

GreiceG 01/01/2022

Interessante
Gosto de ler os autores que serviram de inspiração para algumas figuras conhecidas do grande público. Gostei muito da escrita e da narrativa. Lerei mais obras dele com certeza. Pesquisar sobre sua biografia também mostrou que sua vida daria um bom livro com certeza.

Thais645 12/11/2021

É considerado uma obra-prima, mas achei um pouco maçante
A sinopse me deixou super empolgada para ler a história, já que adoro o gênero (e dizia ser uma das histórias que inspiraram Tolkien). Acho que é um livro inovador para a época em que foi publicado e nesse sentido histórico é uma ótima leitura. As descrições e o próprio cenário são incríveis também, mas eu senti que o enredo não é tão envolvente, e com isso a história fica muito longa e maçante. De qualquer forma, para quem gosta do gênero e da temática, acho que é uma leitura recomendada.

Rebeca 10/07/2021

Ótimo
Muito bom, a forma da narrativa te leva na hora pra volta de uma fogueira, ou o colo de um avô contando sobre um lugar distante e mágico.

Giu 15/06/2021

Belo e muito especial, "O Rei de Elfland" é um livro que te transporta junto com os personagens pelos vales da magia e imaginação. O livro conta com uma narrativa bem poética, e metáforas pouco discretas, mas que cumprem perfeitamente seu papel de fazer o leitor refletir.

Porém, se na época em que foi escrito, os homens já não sabiam "contemplar o tempo", hoje sabemos ainda menos, e o livro acaba sendo bem cansativo. Manter o foco e impedir minha mente de vagar durante a leitura foi uma tarefa impossível.